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Sistema de gestão da qualidade: 7 ferramentas de controle
gestão da qualidade
Conheça como funciona um sistema de gestão da qualidade e quais as metodologias e ferramentas que dão suporte para melhoria de processos de produção e serviços.
Equipe Foco Educação Profissional
16/08/2018

Ao buscar soluções para enfrentar os desafios comuns a todos os tipos de negócios – reduzir custos e despesas; obter melhorias em processos de produção; aumentar o lucro e a produtividade; entre outros -, empresas encontram práticas e ferramentas que conseguem direcionar e orientar suas ações para alcançar os objetivos desejados.

Um dos caminhos é a implantação de um sistema de gestão da qualidade, que as ajuda em um de seus maiores desafios - especialmente as que desejam expandir e ganhar novos mercados: ter um processo de melhoria contínua da qualidade.

Primeiramente, deve-se ter bem claro o que é gestão da qualidade e entender o quanto é importante para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou natureza. A partir daí ao planejamento da implementação das ferramentas de gestão da qualidade, considerando vários aspectos, inclusive a mudança organizacional e a gestão das pessoas envolvidas nesses processos.

Esse cenário resumido que lhe apresentamos precisa de profissionais de gestão de qualidade muito bem capacitados e com uma visão estratégica de negócios. Há um bom mercado para esses profissionais, assim como há ótimas opções em qualificação, como cursos online.

Essa é uma área que pode lhe interessar muito, caso ainda não a conheça. Se você já conhece e pretende se profissionalizar, temos dicas e sugestões perfeitas para a sua capacitação. Se você quer se aperfeiçoar em outro campo, a gestão da qualidade pode lhe proporcionar ótimos resultados. Seja qual for o caso, basta que adquira o aprendizado e saiba usar o conhecimento a seu favor.

Nosso portal, o Foco Educação Profissional, tem o curso de gestão da qualidade que vai ao encontro de seu propósito e lhe proporciona um bom embasamento no tema. Elaborado por um departamento pedagógico dedicado, o curso online Gestão da Qualidade traz um conteúdo consistente, atualizado e de qualidade. É sobre esse curso que falaremos neste artigo, com tópicos dos conteúdos que estudará na plataforma. Acompanhe o texto e tenha uma boa leitura.

 

Gestão da Qualidade: introdução às normas técnicas e dicas de carreira

Quem faz cursos online de áreas da administração sabe que há diversas abordagens - e não há como dizer que uma é melhor. Em qualidade acontece o mesmo, não se pode afirmar que um sistema de gestão da qualidade é melhor do que o outro, ou que pode ser aplicado em todos os tipos de organizações.

Há que se conhecer os sistemas disponíveis e, independentemente da escolha, deve-se analisar a afinidade ou adaptabilidade para a realidade e cultura da organização. Por isso é preciso que o responsável pela implementação de um SGQ conheça bem as opções em programas, que tenha uma visão ampla da empresa e seu negócio e que saiba direcionar e orientar os colaboradores nesse processo, pois a mudança no cotidiano é inevitável e novos hábitos precisarão ser adotados. 

É importante entender que não existe mágica em gestão, e sim pessoas aptas a reconhecer qual a melhor escolha. Também não se pode afirmar que a partir do momento que as ferramentas de gestão da qualidade sejam implantadas, os ganhos de qualidade serão imediatos. Todo o sistema implantado terá que sofrer adaptações e ajustes, e irá dar resultados no médio, longo, e alguns poucos a curto prazo.

Essas são algumas dicas básicas para se tornar um profissional de sucesso em gestão da qualidade. Para nortear seus estudos e carreira nessa e em outras áreas, aproveite todo o potencial de nossos cursos online com certificado. Além do curso online Gestão da Qualidade, aposte também nos voltados ao programa 5S e Qualidade Total nas empresas. Os cursos correlatos são perfeitos para aprofundar os saberes em aspectos mais específicos.

Nosso curso de gestão da qualidade ajuda também na preparação para uma das principais funções de quem atua na área, que é o desenvolvimento e viabilidade de projetos para empresas que buscam a certificação em normas técnicas, como o ISO 9001 e ISO 14001. Você sabe que normas são essas? Veja a seguir.

Normas técnicas: conheça algumas delas

A denominação ISO é sigla de International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização) e tem a finalidade de implantar normas técnicas e padrões para organizações a fim de melhorar a qualidade de produtos e serviços. Há vários conjuntos de normas designados por essa sigla, veja alguns:

A ISO 9000 é composta por cinco normas que visam assegurar a qualidade em vários aspectos. A certificação ISO 9000 indica que a organização tem uma gestão voltada à qualidade de acordo com as normas internacionais. Entretanto, a certificação não é obrigatória - um grande número de empresas que adotam um sistema de qualidade o fazem sem o objetivo de certificar, e sim, de buscar melhorias em seus processos.

A série ISO 14000 direciona a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e dá diretrizes para: Auditorias Ambientais; Avaliação do Desempenho Ambiental; Rotulagem Ambiental; e Análise do Ciclo de Vida dos Produtos.

As normas ISO 18000 apontam o sistema de certificação OHSAS (Occupational Health and Safety Assessments Series), traçado para ajudar as organizações com o desenvolvimento de políticas e metas de saúde e segurança ocupacional. Suas normas se aplicam a qualquer tipo de organização que queira ter ações mais efetivas em gestão dos riscos à saúde e segurança no trabalho. Os sistemas de gestão da OHSAS 18001 são medidos em várias dimensões e sua abrangência de aplicação dependerá de fatores como a natureza de suas atividades e as condições sob as quais opera.

No âmbito dos Modelos de Qualidade de Sistemas e Software há modelos como o CMMI ou a norma ISO/IEC 15504, também conhecida por norma SPICE (Software Process Improvement and Capability Determination). No que diz respeito aos Modelos de Qualidade de Serviços TI, há referências como o CobiT ou o ITIL.   

Há muito para aprender, não? Mas não se assuste, pois ao estar matriculado nos cursos online com certificado do Foco Educação Profissional, você verá que pode aprender de forma descomplicada, por meio de explicações didáticas e um conteúdo de fácil entendimento.

Ferramentas da Qualidade e o MASP

"Sete Ferramentas da Qualidade" é a denominação dada a um conjunto de ferramentas estatísticas, de controle da qualidade e de análise, cuidadosamente selecionadas para a aplicação nas chamadas Metodologias de Resolução de Problemas. Uma dessas metodologias, e a mais utilizada mundialmente, é o MASP.

Para um melhor entendimento, o que acontece é isso: ao aplicar o MASP para resolver problemas, o usuário precisará de reforços, pois somente o método não é suficiente para resolvê-los efetivamente. Os reforços são as ferramentas, que auxiliam fazendo o que o método não consegue. Para isso, há uma infinidade de opções, entre elas as Sete Ferramentas da Qualidade.

Veja nos tópicos seguintes o que é o MASP e conheça as sete ferramentas.

O que é o MASP?

O Método de Análise e Solução de Problemas - MASP é um processo de melhoria, dividido em oito etapas, em que cada uma delas ajuda a fazer a identificação do problema e a criar ações de correção e prevenção para minimizar ou eliminá-los. Uma de suas vantagens é que consegue estabelecer um rápido controle de situações adversas ou problemáticas e ajudar a planejar o que será feito. Por meio de suas respostas se consegue priorizar o que exige mais atenção.

No curso de gestão da qualidade, esta metodologia é destrinchada e cada etapa estudada. Uma das coisas que você verá no curso é que o MASP usa o PDCA (Plan, Do, Check, Action), um dos métodos de organização e controle da gestão da qualidade que é amplamente utilizado na aplicação de melhorias contínuas. Algo importante que você precisa saber é que há muitas práticas, técnicas, programas e ferramentas de gestão da qualidade, e como já dissemos em outro momento, a escolha depende de muitas variáveis.

É claro que a escolha do melhor método ou programa não é feita ao acaso. Você, como gestor ou analista de qualidade, fará uma profunda análise sobre o que precisa em sua empresa e as melhores opções. Mais um motivo para estar matriculado em nosso curso online Gestão da Qualidade e qualificando-se nesse campo de atuação.

Mesmo que não saiba muito sobre gestão para a qualidade, nosso curso online conduz desde os primeiros passos, começando com conceitos básicos sobre o que é gestão da qualidade, como aplicá-la, seus benefícios etc, até chegar aos temas mais complexos.

Nosso próximo tópico mostra algumas ferramentas de análise e controle da qualidade, segundo Kaoru Ishikawa, um dos maiores nomes em Qualidade.

sistema de gestão da qualidade

As Sete Ferramentas de Controle de Qualidade

De acordo com Ishikawa, um dos "gurus da Qualidade", a utilização das 7 ferramentas da qualidade resolve até 95% dos problemas que as organizações apresentam. Isso porque essas ferramentas foram elaboradas para subsidiar e, sobretudo, simplificar a análise de informações.

A popularidade das ferramentas é percebida pela sua utilização a nível global e por todos os níveis das empresas, de gerentes a operadores. As conheça aqui e aprenda como aplicá-las.

  1. Diagrama de Pareto

Este diagrama é composto por barras, que são usadas para ordenar os problemas, de maior para menor frequência. Ele deve ser utilizado quando se quer priorizar os que causam maiores impactos nos resultados.

  1. Diagrama de Causa e Efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa)

Indica de maneira simples e fácil as possíveis causas para um determinado problema. É utilizado para ampliar o número de potenciais causas para análise.

  1. Diagrama de dispersão

Esta ferramenta é utilizada para comprovar a relação entre uma causa e um efeito. Representa graficamente valores de duas variáveis, simultaneamente, e mostra o que acontece com uma delas quando a outra se altera.

  1. Histograma

É um diagrama de barras que expõe uma frequência de dados numéricos, facilitando a avaliação dos mesmos. Ele mostra com que frequência ocorre uma determinada amostra de dados. Uma pesquisa de satisfação, por exemplo: por meio do histograma se consegue analisar graficamente quantas vezes determinada nota foi dada – em uma escala predeterminada, de 0 a 10.

Nos processos fabris, o histograma é utilizado para a análise da frequência de padronização das saídas de um processo, em que se pode verificar se os requisitos estabelecidos foram atendidos e se sofreram alterações.

  1. Fluxograma

Representa graficamente os passos de um processo, dando uma visão global de onde o produto passa, mostrando o fluxo de trabalho. Essa ferramenta ajuda a garantir a qualidade e ajuda a aumentar a produtividade dos colaboradores. E ao documentar o fluxo das atividades, possibilita que sejam realizadas melhorias.

  1. Carta de Controle

Esta ferramenta promove muitos benefícios, pois ajuda a identificar facilmente as causas de variações indesejadas, como falhas causadas pela equipe de trabalho, por exemplo. A Carta de Controle ajuda a verificar se o processo está dentro dos padrões ou se há alguma causa comum ou especial. Por causa comum se entende as inevitáveis, como alguma causada pelo próprio sistema. Já uma causa especial pode ser evitada, como o exemplo que demos, da equipe ter falhado em algum momento do processo. Identificando as causas, de qualquer tipo, medidas de correção são aplicadas.

  1. Folha de verificação

É uma tabela ou planilha na qual dados e informações são marcados para análise. De todas as ferramentas, é a mais simples, mas nem por isso menos eficiente. Por ser uma ferramenta simplificada, economiza tempo.

Um exemplo de sua utilização: em uma fábrica de massas, o acompanhamento da produção é feito semanalmente. A cada semana o responsável coloca na folha a quantidade produzida de cada tipo de massa. Veja (considerando 1ª, 2ª, 3ª e 4 ª semana):

Parafuso: 40 – 60 – 80 - 90

Espaguete: 50 – 70 – 70 - 80

Penne: 50 – 50 – 40 – 30

A fabricação da massa penne diminuiu, isso é um alerta e pode ser indício de algum problema. A partir disso, outras ferramentas serão aplicadas para identificar o que aconteceu e aplicar a devida correção.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Custos da Qualidade

Chegamos ao último tópico deste artigo e aqui você vai conhecer um pouco sobre os custos da qualidade. Talvez você se pergunte se oferecer um produto ou serviço com qualidade ao cliente não seria um aspecto inerente a todos os tipos de negócios. Sim, é isso mesmo. Mas há um custo para isso, além do de produção - e esses custam caro e comprometem o nome da empresa. Quantas vezes você já viu fazerem recall de produtos? Quantas vezes você mesmo já devolveu ou solicitou a troca de um produto com defeito? Pois é, disso que falamos.

São os chamados "custos escondidos" que se referem a falhas, refugos, excesso de estoque, horas extras, expedições erradas, avarias e muitos outros. São classificados assim:

Da qualidade

Custos de avaliação: os necessários para manter que o produto esteja em conformidade com os requisitos de qualidade. Estão relacionados a medições, avaliações e auditorias de tudo que está envolvido no processo produtivo. Exemplos: inspeções e testes.

Custos de prevenção: que contribuem para a redução de falhas e para avaliação dos produtos. São relacionados ao projeto e à execução do sistema de gestão da qualidade. Exemplos: documentação de processos, treinamentos e outros.

Da não qualidade

Custos das falhas internas: quando um produto não satisfaz as exigências de qualidade antes de chegar ao cliente. Acontecem por erro humano ou mecânico. Exemplos: produtos retrabalhados, matéria-prima refugada, descartes etc.

Custos das falhas externas: quando o produto não está de acordo com as exigências de qualidade após chegar às mãos do cliente. Exemplos: devoluções, perda de encomenda e de clientes.

Qualifique-se em Gestão da Qualidade e outras áreas

A qualificação em gestão da qualidade não é somente para analistas, gerentes, técnicos e inspetores de Qualidade que precisam aprender mais e se atualizar constantemente. Todos os envolvidos só têm a ganhar ao aprofundar os conhecimentos no tema e entender de que forma estão envolvidos nos processos.

Além disso, já citamos anteriormente outras opções em cursos online que complementam os saberes na temática Qualidade – e há vários deles no Foco Educação Profissional.

Mas além da Administração, na qual a gestão de qualidade está inserida, entre os 1.300 cursos em uma diversidade de áreas. Matriculado no portal, o aluno pode fazer o seu curso escolhido e qualquer outro do Pacote Master – e melhor, pode fazer quantos quiser em um ano. O investimento é bem acessível - apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) em taxa única e sem mensalidades. Basta fazer a inscrição, começar os estudos e optar pela certificação ao final, caso queira. 

Lembramos a você que nossos cursos online com certificado são opções certeiras a quem precisa aprender e reforçar conteúdos, seja para a graduação, concursos ou para reciclar os saberes. Mas eles também podem contar pontos em provas de títulos, se o edital assim especificar e somar créditos nas atividades complementares da graduação ou curso técnico. Já para quem atua no setor público, são formas de valorizar o currículo e se preparar para uma progressão de carreira.

Para finalizar, queremos saber se você entendeu o que é gestão da qualidade e se gostou de nosso artigo. Deixe seu comentário, sugestão ou até mesmo dúvidas, que nossa equipe entra em contato. Bons estudos e sucesso! 

Equipe Foco Educação Profissional
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