A procura por profissionais formados em Tecnologia da Informação cresce a cada ano devido à informatização constante das empresas. As organizações necessitam de profissionais eficientes que potencializem seus negócios, criem programas inovadores e que saibam técnicas de desenvolvimento.

Quem deseja ingressar na área de TI pode fazer o curso online Gestão da Tecnologia da Informação do Foco Educação Profissional e complementar o seu aprendizado. O profissional de gestão de TI encontra um mercado bastante favorável, afinal as organizações precisam de pessoas com um conhecimento diversificado, que é o caso de quem cursa Gestão da Tecnologia da Informação.

Com o curso de TI do nosso portal você será capaz de agregar à empresa suas habilidades técnicas e gerenciais como administrar o banco de dados, coordenar as redes de computadores, desenvolver sistemas, gerir projetos etc.

Outra parte interessante da área é a capacidade em desenvolver aplicativos, sejam eles para computadores ou celulares, além de saber proteger e gerenciar a segurança online da organização.

Se você deseja conhecer melhor a Gestão da Tecnologia da Informação, a carreira, o mercado de trabalho e alguns temas que envolvem a TI, acompanhe o artigo e fique por dentro!

Tecnologia da Informação e Desenvolvimento de Sistemas

A Tecnologia da Informação e o desenvolvimento de sistemas são assuntos que estão entrelaçados quando o profissional trabalha com gestão de TI. O gestor precisa analisar, desenvolver e projetar os sistemas de informação de uma empresa.

O seu principal papel é gerenciar todo esse processo, contudo ele também precisa saber criar os sistemas informatizados, saber pelo o menos o básico de programação e desenvolver softwares para que os recursos tecnológicos da organização tenham sempre capacidade de atender as demandas do negócio.

Dentro desses requisitos, o profissional também deve estar sempre atualizado quanto às inovações tecnológicas e ter uma boa noção dos negócios da empresa na qual atua.

Gestão Empresarial

Hoje muitas empresas veem a tecnologia como uma oportunidade de crescimento do negócio, aumento de produtividade e redução de despesas. Para isso é preciso que a Tecnologia da Informação e a Gestão Empresarial andem e trabalhem juntas.

Vale lembrar que a TI vai muito além que apenas automatizar o ambiente de trabalho. Ela tem uma função bastante importante para os negócios da empresa e auxilia na definição de estratégias para que a tecnologia esteja presente em todos os setores da organização.

Infelizmente algumas empresas - principalmente as pequenas e médias - enxergam a gestão de TI mais como uma barreira do que um setor estratégico, por isso quando há cortes de orçamento, a área corre riscos. Entretanto é preciso lembrar que a informação é o bem mais valioso que a organização tem e a TI tem a função de dar segurança a esses dados.

Claro que a empresa não pode fazer um investimento além do que se possa bancar, por isso a gestão empresarial e a TI devem caminhar juntas. A gestão atua para otimizar os recursos, terceirizar os serviços de tecnologia quando necessário e cria outras alternativas de equilibrar o orçamento da empresa.

Já a tecnologia da informação leva soluções para automatizar e modernizar à organização para aliviar os custos operacionais que a empresa tem, sempre trabalhando com a gestão. 

Se você está interessado em conhecer melhor a TI, não deixe de fazer o curso de Tecnologia da Informação do Foco Educação Profissional. O conteúdo é completo para você que quer se aperfeiçoar através de cursos online em uma das áreas que mais cresce no mundo!

Tecnologia da Informação

Segurança da Informação

A segurança da informação é hoje um dos critérios mais importantes para a tecnologia da informação. Como dissemos anteriormente, a informação é o bem mais precioso que uma empresa tem e por isso esses dados devem estar protegidos de forma eficiente.

Para que a Gestão da Tecnologia da Informação funcione corretamente, é preciso que a informação empresarial esteja protegida de acordo com os 5 pilares da segurança da informação. são eles:

  • Confidencialidade: informação disponível apenas para pessoas autorizadas;

  • Integridade: proteção para que a informação não sofra mudanças indevidas;

  • Disponibilidade: informação acessível e utilizável quando for preciso;

  • Autenticidade: garantia de que a informação veio da fonte que afirma ser;

  • Não-repúdio: processo em que o usuário pode ser identificado como o autor da mensagem.

Esses 5 pilares são as primeiras medidas que devem ser implementadas na empresa para que seus dados estejam minimamente seguros. Na Gestão de TI o profissional deve conhecer a norma ISO 27001, que descreve como precisa ser o sistema de gestão de segurança da informação.

A primeira coisa é estabelecer diretrizes e políticas de segurança para que os colaboradores as apliquem em todos os procedimentos e processos da empresa. Depois o próprio gestor vai implementando e gerenciando outras necessidades de segurança de acordo com os negócios da empresa.

Gestão de Projetos para TI

Além desses e de outros requisitos, um bom curso de TI com foco em Gestão da Tecnologia da Informação também deve abordar a gestão de projetos para formar um gestor de TI.

A gestão de projetos é uma das ferramentas mais importantes para que a empresa tenha um crescimento de seus negócios. Ela consegue estruturar a companhia com qualidade, economia e rapidez atendendo as necessidades dos clientes e satisfação de suas demandas, além de melhorar o trabalho interno da organização.

Com a experiência em gestão de projetos para TI, o profissional terá domínio para utilizar metodologias ágeis para o planejamento e execução de projetos em tecnologia da informação. Também saberá usar as melhores práticas de gestão para aplicar em diferentes tipos de projetos de TI.

O melhor é que todos esses temas são abordados de forma atualizada e completa no curso de Tecnologia da Informação do Foco Educação Profissional. Ao fim do conteúdo o aluno terá capacidade de colocar em prática os métodos compreendidos em qualquer empresa, sejam ela pequena ou grande. 

Além disso, o aluno assinante do Pacote Master do portal terá acesso, além do curso online Gestão da Tecnologia da Informação, a centenas de cursos online com certificado para aprimorar os seus conhecimentos em tecnologia, informática e outras 23 áreas de atuação diferentes.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Tecnologia da Informação: uma carreira promissora

Não é mais novidade pra ninguém que a profissão de TI é uma carreira promissora, entretanto é preciso estar preparado para cumprir os requisitos exigidos pelas vagas de emprego. Não é a toa que cursos online são muito procurados para quem quer turbinar o currículo e ser inserido pelo mercado de forma rápida e com salários atrativos.

O curso online Gestão da Tecnologia da Informação é um dos mais requisitados do nosso portal por aliar habilidades tanto operacionais como gerenciais. O aluno aprende técnicas para trabalhos de nivel operacional como programação, manutenção de banco de dados e desenvolvimento até atuações de nível gerencial, como gestão de projetos e processos, gestão de contratos e administração.

Não deixe para depois e inscreva-se hoje mesmo no portal mais qualificado do Brasil. Para isso é fácil, basta investir uma pequena taxa no valor de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) que você terá acesso ao curso de Tecnologia da Informação e a mais de 1.000 cursos online com certificado. Não é incrível?

Enquanto outros portais cobram mais de R$ 400 por um curso, aqui você estuda centenas de cursos online preparados por um departamento pedagógico exclusivo e se atualiza com qualidade para o mercado de trabalho sem precisar sair de casa!

Todos os cursos online com certificado ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana para você estudar onde e quando quiser através do seu computador, tablet ou celular. 

Matricule-se agora no portal em que mais de 140 mil alunos já estudaram e aprovaram o nosso conteúdo programático e método de ensino.

Se você gostou das nossas dicas não deixe de compartilhar esse e outros artigos em suas redes sociais, seus amigos ou familiares também podem se interessar no curso de TI do Foco Educação Profissional. Além disso, não deixe de comentar aqui sobre esse assunto. Bons estudos!