Home / Blog / Estudo / Gestão tributária nas empresas: GUIA DEFINITIVO do assunto
  • 19/03/2020

Gestão tributária nas empresas: GUIA DEFINITIVO do assunto


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Enquadramento tributário

Gerenciar um negócio é uma habilidade que todo empreendedor deve possuir. Caso contrário, a falência será uma consequência inevitável.

A gestão não é algo simples, pois os responsáveis por ela devem se dividir em várias frentes para que o negócio continue firme, ou seja, será preciso entender de gestão tributária, administrativa, financeira, saber realizar um planejamento, bater metas, dentre outros assuntos.

O Educamundo, buscando auxiliar todos aqueles que estão sempre em busca de conhecimento, cria e disponibiliza materiais gratuitos e cursos online sobre os mais diversos assuntos, inclusive para a área de gestão.

Um dos cursos mais bem avaliados no portal atualmente nesta área é o Curso Online Gestão Financeira, nele você poderá aprender sobre características da gestão tributária, o sistema tributário nacional, tributos em espécie e muito mais.

Além disso, dentre os materiais gratuitos que disponibilizamos sobre a temática, está o ebook que te ajuda a pensar e planejar a gestão fiscal de um empreendimento.

Neste artigo nós disponibilizaremos esse ebook, mas antes, gostaria de explicar algumas coisas sobre a gestão tributária nas empresas.

Continue a leitura e entenda cada detalhe.

A gestão tributária nas empresas

Muitos empreendedores estão ignorando a gestão tributária do seu negócio e isso pode resultar em graves consequências.

Para quem não sabe o que é a gestão tributária nas empresas, trata-se do gerenciamento da carga tributária de um empreendimento, o que envolve a gestão de impostos, taxas, contribuições evitando-se assim o endividamento da mesma.

Com uma gestão tributária eficiente, a empresa pode, inclusive, diminuir a carga tributária incidente sobre o seu faturamento. Ou seja: mais dinheiro no bolso do empreendedor!

Para realizar uma gestão de tributos, é preciso ficar atento a alguns pontos que explicaremos logo a seguir.

Ponto 1: o planejamento tributário

Economia fiscal: essa é a consequência de um planejamento tributário eficiente. Analisar a situação da empresa e entender o seu tamanho, as áreas de atuação, produtos e demais fatores, pode resultar em economia.

Com o planejamento tributário é possível que a empresa pague menos tributos, de forma legal.

Ponto 2: o enquadramento tributário

Quando falamos em enquadramento tributário, estamos nos referindo ao regime que a sua empresa escolherá para se relacionar com o fisco, o que vai variar de acordo com o tamanho, faturamento, número de funcionários, dentre outros aspectos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Ponto 3: os tributos em espécie

Outro ponto importante é conhecer os tributos em espécie. Estes dividem-se em impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições. É fundamental entender quais são os aplicados ao seu empreendimento e assim realizar o pagamento sempre no período determinado.

Afinal de contas, não pagar imposto é crime?

Antes de tudo é preciso saber que não pagar tributo é diferente de sonegar. Em regra, deixar de pagar o imposto não é crime, mas tão somente uma sanção administrativa. Entretanto, alguns meios utilizados para o seu não pagamento podem resultar em sonegação, esta sim é considerada crime.

Os três pontos aqui apresentados, serão explicados com maiores detalhes em nosso ebook de gestão tributária. Para baixá-lo, é bem simples, basta clicar na imagem abaixo.

E-book Gestão Tributária

Não deixe de comentar e compartilhar este material com amigos e familiares ok? Ah, também não esqueça de conhecer nossos cursos online com certificado, principalmente o Curso Online Gestão Tributária. Até a próxima!

Pesquisar