Home / Blog / Dicas / Hipertensão, o perigo silencioso: como identificar e tratar
  • 17/11/2020

Hipertensão, o perigo silencioso: como identificar e tratar


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
hipertensão arterial

Hipertensão arterial é uma condição clínica em que a pressão sanguínea nas artérias se mantém constantemente elevada. A longo prazo, a condição pode causar várias doenças graves, como insuficiência cardíaca, AVC e outras. 

Conhecida popularmente como “pressão alta”, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, cujos sintomas costumam aparecer quando a condição já está avançada.  

A hipertensão acomete tanto adultos quanto jovens e crianças e pode estar associada, dentre outros fatores, ao consumo excessivo de calorias e à oferta desequilibrada de nutrientes na alimentação.   

É desencadeada pela força que o sangue faz contra as paredes das artérias para que consiga circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias faz com que o coração bombeie com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Com esse movimento, a hipertensão acaba dilatando o coração e danificando as artérias.  

Por isso, todo cuidado e acompanhamento da pressão arterial é fundamental. Para que você aprofunde seus conhecimentos, nosso portal criou o Curso Online Hipertensão Arterial. Com ele você sana as principais dúvidas sobre essa condição e aprofunda teoricamente seus conhecimentos no assunto.  

Hipertensão arterial: o cenário brasileiro 

De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão afeta um a cada quatro brasileiros adultos . Ou seja, um quarto da população brasileira adulta tem problemas com pressão alta.  

Um dos principais causadores da hipertensão é o consumo exagerado de sódio, que é o principal componente do sal de cozinha. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 5g diários, no entanto, o consumo diário do brasileiro está em 12g diários.  

Outras causas da pressão alta 

Além do alto consumo de sal, são também causas de hipertensão: 

  • obesidade; 

  • histórico familiar;  

  • estresse; 

  • envelhecimento. 

Estima-se que a obesidade e o sobrepeso acelerem em até 10 anos o aparecimento da hipertensão.  

O que é CID i10 

O CID i10 é o código que identifica a hipertensão primária. A hipertensão é catalogada Código Internacional de Doenças (CID) como CID 10.  

Quando primária, a hipertensão é geneticamente determinada — é essa que o CID i10 identifica.  

A secundária, por outro lado, é a que ocorre por outros motivos de saúde, como doenças renais, tireoide e outros. Essa é identificada dentro do CID 10 como i15.  

O que são fatores endógenos 

Fatores endógenos são os que já vêm com o indivíduo, geneticamente, por exemplo. Sendo assim, a hipertensão primária é um fator endógeno, uma vez que é geneticamente determinada.  

Quais são os sintomas de hipertensão arterial? 

A princípio, a doença não apresenta sintomas. Quando eles surgem é porque a doença já está desenvolvida.  

Nesse caso, os sintomas são: 

  • tontura; 

  • falta de ar;  

  • Palpitações;  

  • dor de cabeça frequente; 

  • alteração na visão. 

Conforme mencionamos, a hipertensão é geralmente uma doença silenciosa, esses sinais podem ser de alerta. Por isso, é importante aferir regularmente a pressão arterial. 

Tratamento após o diagnóstico de pressão arterial e complicações 

Na maioria das vezes, a hipertensão não tem cura. Entretanto, pode ser controlada. O tratamento nem sempre é por meio de medicamento, mas um estilo de vida mais saudável é sempre necessário e fundamental para o controle da doença.  

Mudança de hábitos alimentares, prática de atividades físicas regularmente, redução do consumo de sal e cuidados relacionados ao consumo de álcool e cigarros — estes últimos, na verdade, devem ser parados.  

A hipertensão pode trazer complicações à saúde do hipertenso. As principais são doença renal crônica, infarto agudo do miocárdio e derrame cerebral (AVC). Arritmia (hipertrofia do músculo do coração) também pode se rum problema resultante da hipertensão arterial.  

O tratamento continuado amplia a expectativa de vida, por isso é tão importante e deve ser seguido à risca.  

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Prevenção e controle da hipertensão 

Alguns hábitos simples podem ser bastante eficientes para controlar a hipertensão, e até mesmo preveni-la. Veja alguns: 

  • substituir o sal por outros temperos que deem sabor aos alimentos, como limão, cebola, alho, salsa verde e outros tipos de ervas; 

  • manter o peso adequado; 

  • abandonar o cigarro; 

  • moderar o consumo de bebidas alcoólicas; 

  • evitar alimentos gordurosos; 

  • controlar o diabetes; 

  • praticar atividades físicas regularmente.  

O Ministério da Saúde publicou o Guia Popular para a População Brasileira, com excelentes recomendações sobre alimentação saudável. O objetivo é ajudar a promover a saúde e evitar doenças.  

Esse guia é bastante útil a pessoas hipertensas, pois as ajuda a melhorar a alimentação e reduzir o consumo de sal, uma vez que recomenda como base da alimentação o consumo de alimentos in natura ou processados minimamente. Além disso, orienta sobre o uso de sal, açúcar, gorduras e óleos para cozinhar e temperar alimentos.  

Hipertensão e o Covid-19 

Quem apresenta quadro de hipertensão deve redobrar os cuidados em tempos de pandemia. Isso porque pacientes com problemas crônicos de saúde estão no grupo de risco, uma vez que essas condições agravam o quadro do Covid.  

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) pacientes com condições como a hipertensão têm versões mais graves da doença causada pelo Covid. Nesses casos a infecção se desenvolve mais rapidamente.  

Assim, o ideal é manter o controle da pressão arterial e continuar se prevenindo para não pegar a doença causada pelo Coronavírus.  

Lembrando que caso haja suspeitas de hipertensão, um médico deve ser imediatamente procurado. Assim se identifica logo o problema e se inicia o tratamento.  

Onde estudar sobre hipertensão arterial e enriquecer o currículo 

Aqui no Educamundo você se capacita, por meio de cursos livres, em várias áreas do conhecimento. Uma delas é a da Saúde, que disponibiliza o curso de hipertensão arterial.  

Nosso portal é comprometido em oferecer conteúdo de qualidade e acesso facilitado. Por isso, por apenas R$ 69,90, você tem acesso ao Pacote Master, que tem mais de 1.200 cursos online com certificado opcional, durante um ano inteiro.  

Além do curso de atendimento educacional especializado, você encontra centenas de outros títulos voltados à educação especial, como tecnologia assistivaaltas habilidades/superdotaçãoautismotranstornos globais do desenvolvimento e outros.  

Não deixe para depois: faça sua matrícula agora mesmo e estude online, a qualquer dia e horário e de onde estiver. 

Pesquisar