Home / Blog / Dicas / 6 bons cursos para conseguir horas complementares de direito
  • 10/12/2020

6 bons cursos para conseguir horas complementares de direito


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
horas complementares direito

Um certificado de horas complementares de Direito é obrigatório para o estudante que está na faculdade e precisa passar por muitos desafios antes de conseguir se formar, como entrega de trabalhos, de provas, estágios, TCC e por fim, o tão temido Exame da Ordem.

Além de tudo isso, ainda é preciso comprovar uma quantidade de horas complementares, ou seja, os estudantes de Direito também precisam assistir a cursos, palestras, seminários ou realizar qualquer outra atividade fora da sala de aula para conseguir receber o diploma.

Dentre todas as atividades listadas, os cursos online para horas complementares têm sido as opções mais atrativas para estudantes, isso porque eles podem ser feitos de qualquer lugar e a qualquer hora, sendo a flexibilidade uma das principais vantagens.

Saiba mais, acompanhe o artigo!

O que são horas complementares em Direito?

Horas complementares Direito são as horas necessárias para comprovar uma atividade complementar na faculdade. Elas são obrigatórias e necessárias para a graduação do aluno. Ou seja, caso ele não apresente essas horas complementares até o final do curso, não pode se formar. Por isso, quanto antes você fizer cursos para horas complementares, melhor.

A quantidade de horas complementares de Direito são estipuladas pela própria instituição de ensino superior, já o tema a ser estudado pode ser de escolha do aluno, desde que esteja relacionado a temas que ele esteja estudando no referido período — se estiver estudando sobre violação dos direitos humanos, por exemplo, pode fazer um curso relacionado, como o de Direitos Humanos. 

Cursos horas complementares em Direito: como escolher?

Escolher bons cursos complementares de Direito não é uma tarefa fácil, mas o estudante pode aproveitar esse momento na faculdade para identificar o seu perfil profissional e focar em adquirir conhecimento nesta área específica.

Se gosta de Direito Penal, por exemplo, e se identifica profissionalmente com o ramo, então deve investir nisso e buscar aprender assuntos relacionados à temática logo na faculdade, assim sairá com uma formação complementar bem direcionada.

Também é preciso escolher uma boa instituição de ensino para estudar e fazer cursos para horas complementares. Ter anos no mercado, reconhecimento e ser associada de instituições relacionadas, como a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), é o básico para qualquer empresa que preste esse tipo de serviço.

A boa notícia é: você está no lugar certo. Em nosso portal há excelentes cursos para horas complementares de Direito

Como conseguir horas complementares de Direito?

Além de cursos para horas complementares de Direito, qualquer atividade jurídica fora da sala de aula são opções para os estudantes conseguirem horas complementares de Direito. Alguns exemplos contemplam palestras, simpósios, congressos, assistir a audiências, júris e participar de conferências jurídicas.

O certificado de horas complementares de Direito: a importância desse documento

O certificado de horas complementares de Direito é um documento importante que comprova a participação do estudante em atividades extracurriculares relacionadas à sua formação acadêmica. 

Essas horas complementares são obrigatórias em muitas instituições de ensino e têm um papel relevante no desenvolvimento do estudante e na sua futura carreira jurídica, seja para tratar de temas como crimes contra a Administração Pública ou de violação dos direitos humanos, por exemplo. 

Aqui estão algumas razões que destacam a importância do certificado de cursos para horas complementares:

Cumprimento de requisitos acadêmicos

Como já dissemos anteriormente, muitos cursos de Direito exigem um determinado número de horas complementares como parte do currículo acadêmico. O certificado de horas complementares é a prova de que o estudante cumpriu esses requisitos e está apto a receber o diploma.

Desenvolvimento de habilidades

Participar de atividades extracurriculares pode ajudar os estudantes a desenvolver habilidades essenciais para a prática do Direito, como comunicação oral e escrita, pesquisa, análise crítica, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Diferenciação no mercado de trabalho

Ter um registro sólido de horas complementares no currículo pode fazer com que os graduados em Direito se destaquem no mercado de trabalho. Os empregadores costumam valorizar candidatos que demonstram compromisso com o aprendizado contínuo e experiência prática relevante.

Preparação para a carreira jurídica

As horas complementares podem incluir estágios em escritórios de advocacia, tribunais, órgãos governamentais e outras instituições jurídicas. Isso oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática, desenvolver contatos profissionais e obter uma visão mais clara do que é trabalhar no campo jurídico.

Networking e oportunidades futuras

Participar de eventos acadêmicos e atividades extracurriculares também permite que os estudantes conheçam professores, profissionais do Direito e colegas que podem abrir portas para oportunidades futuras de estágio, emprego ou pesquisa.

Requisito para exames de ordem e pós-graduação

Em alguns países, como o Brasil, a comprovação das horas complementares é um requisito para se inscrever no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou ingressar em programas de pós-graduação em Direito.

6 bons cursos online para horas complementares em Direito

Agora que você já conhece os benefícios do certificado de horas complementares de Direito, vamos explorar os cursos online que são opções interessantes para qualquer aluno ou profissional de Direito.

1. Curso Online de Licitação

Um dos melhores cursos para horas complementares de Direito é o  curso de licitação pode ser considerado um dos mais importantes dentro da seara do Direito, mesmo por quem não atuará na área administrativa. Isso porque, entender licitações é fundamental para quem busca ser aprovado em concursos públicos.

No setor privado, é grande o número de profissionais que trabalham em empresas que tenham alguma relação, seja direta ou indiretamente, com o setor público, o que torna indispensável o conhecimento deste procedimento.

2. Curso Online Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Em qualquer área que o profissional for atuar, precisará conhecer os Direitos e deveres das crianças e adolescentes. Isso porque eles são parte integrante de qualquer relação social.

Além de se destacar com um conhecimento aprofundado em ECA, o profissional que se dedica ao estudo do estatuto da criança e do adolescente, pode encontrar boas oportunidades de trabalho e fundamentar suas peças e decisões com base no respeito ao Direitos desses atores sociais.

3. Curso Online Direito constitucional

Nem é preciso afirmar a importância do Direito constitucional para a vida profissional de um jurista. Entender bem a constituição e seus ditames é fundamental para compreender todos os demais Direitos infraconstitucionais e o profissional que domina isso, se destaca.

Por isso, dentre os cursos extracurriculares de Direito mais indicados, o de Constitucional é aquele que merece uma atenção especial do estudante ainda na faculdade.

4. Curso Online Introdução à Criminalística

Este é para os amantes do Direito Penal. Para quem deseja seguir esse caminho, um bom curso de introdução à criminalística se torna indispensável.

É na criminalística que o estudante pode aprender sobre as técnicas necessárias para elucidar crimes e descobrir os autores por trás das infrações penais. Para quem deseja se tornar um juiz de Direito, promotor, delegado, advogado criminalista ou mesmo um perito criminal, este é um dos cursos que não podem faltar no currículo.

5. Curso Online Técnicas de Redação Jurídica

O profissional do Direito trabalha se expressando e por isso precisa saber se comunicar como ninguém, seja através da linguagem falada ou da escrita.

Dominar essa habilidade de comunicação pode ser decisivo em sua carreira e quando ele vai além e domina técnicas de redação jurídica se destaca.

Neste curso é possível aprender sobre os princípios gerais da redação, como redigir uma petição inicial de sucesso, como mencionar os pedidos, expressões em latim e muito mais.

6. Curso Online Direito Processual Civil

Outra excelente opção em cursos para horas complementares de Direito é o Processual Civil, pois entender o processo e todas as suas fases e procedimentos vai fazer você ter mais confiança e controle no momento de agir em situações pontuais como por exemplo, a participação em uma audiência.

Conhecer as técnicas vai te fazer ir longe e por isso, reforçar o seu treinamento com um bom curso de Direito processual Civil será um divisor de águas na sua carreira.

Neste curso você aprenderá sobre as noções do processo civil, procedimentos, as fases do processo, regras do novo código de processo civil e muito mais.

Dica bônus: Curso Online Direitos Humanos

Um curso online de direitos humanos é uma opção de aprendizado que aborda os princípios fundamentais dos direitos humanos, a evolução histórica dos direitos humanos, os desafios contemporâneos e as questões relacionadas aos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.

Geralmente, esses cursos oferecem uma visão abrangente dos tratados internacionais de direitos humanos, organizações que os promovem e aplicam, bem como estudos de casos de violação de direitos humanos e casos de defesa desses direitos.

Eles são acessíveis a pessoas de diferentes origens e podem ser uma ferramenta valiosa para entender, promover e defender os direitos humanos em todo o mundo.

Muito além de atividades complementares, aprenda com cursos extracurriculares de Direito

Quem busca por atividades complementares de Direito viu que nos cursos online tem a oportunidade para aprender mais e desenvolver habilidades que serão fundamentais para crescer profissionalmente.

E se você quer centenas de opções em mais de 20 áreas do conhecimento humano em uma instituição de renome nacional, então o Educamundo é o que você precisa.

Inscrevendo-se agora mesmo, você tem acesso a todos os 1.500  cursos online com certificado opcional do Pacote Master. São cursos na área de Direito, Educação, Saúde, Administração e muito mais.

Todo o conteúdo está disponível em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), moderno e intuitivo que te dá a possibilidade de estudar e aprender no seu tempo, seja através do computador, tablet ou smartphone com acesso a internet.

Matricule-se agora no portal e tenha acesso completo a todo esse conteúdo por um ano e com um investimento que cabe em seu orçamento: apenas R$ 79,90!

E se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com amigos e familiares.

Até a próxima!

Pesquisar