Home / Blog / Estudo / Cursos de idiomas ampliam horizontes: os 10 mais buscados
  • 15/07/2020

Cursos de idiomas ampliam horizontes: os 10 mais buscados


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
aulas de inglês online

O aprendizado de um segundo idioma foi ganhando várias dimensões ao longo dos anos. O que há algum tempo era apenas uma disciplina obrigatória na escola e requisito necessário para passar no vestibular, ganhou novos contornos nas últimas décadas, incluindo os idiomas poderem ser aprendidos por meio de cursos online.

Aprender inglês é até hoje obrigatório por ser o idioma mundia. Escolas e cursos online de idiomas têm preparado pessoas - crianças, jovens e adultos - para se tornarem fluente nesse que é o idioma internacional. Mas por que o inglês? Explicar como o idioma ganhou status de língua franca seria um pouco demorado e nos levaria por vários - e longos - caminhos da História. Um dos motivos teria sido pela importância dos Estados Unidos na economia mundial.

Aprender espanhol, por sua vez, também era uma opção para quem precisava se dar bem no vestibular. Um dos fatores que determinam a escolha por aprender espanhol é a nossa familiaridade com a língua, principalmente quem vive em lugares mais próximos aos países de língua espanhola, da América Latina - além disso, português e espanhol têm a mesma origem, ambas vêm do Latim, o que facilita muito o aprendizado.

Mais tarde, o idioma também se ganhou o status de “mais importante” - chegava o Mercosul, e as chances de ter uma “melhor colocação profissional” se dominasse o idioma aumentaram. A partir de 2005, o espanhol passou a ser obrigatório nas escolas, como versava a Lei nº 11.161, de 05 de agosto de 2005, que foi revogada, em 2016, pela Medida Provisória nº 746, de 2016, desobrigando o ensino. De qualquer forma, a maioria das escolas tem em sua grade curricular o ensino da língua espanhola, além do obrigatório inglês básico.

Só que a América Latina era ainda pouco, pois se podia ainda ganhar o mundo - o que se tornou possível e real, com o advento da globalização. O segundo idioma era, então, mais necessário do que nunca, pois enquanto novas tecnologias chegavam e a integração internacional (política, social, cultural e econômica) se aprofundava, um novo mercado de trabalho começava a se desenhar - e inglês e espanhol, somente os dois, já não bastavam.  Aprender inglês e espanhol ainda era preciso, mas tinha que se ir além, acompanhando as direções apontadas pela economia mundial e, sobretudo, pelo mercado de trabalho.

Cursos online de idiomas: além do inglês e do espanhol

Inglês e espanhol foram, por um bom tempo, os dois principais idiomas aprendidos como uma segunda língua. Acontece que horizontes se abriram e outras línguas passaram a fazer parte do currículo de muitos profissionais. Dois motivos principais resultaram nisso: multinacionais presentes no país e as parcerias com instituições estrangeiras. Isso fez com quem, além de inglês e espanhol, profissionais começassem a buscar também o francês, italiano, alemão e mandarim.

Essa demanda fez com aumentasse a oferta por cursos de idiomas. Acontece que o ritmo de trabalho também mudou. A vida profissional ganhou um ritmo diferente, muito mais dinâmico, e com as portas do mundo abertas, mais viagens começaram a ser necessárias e os profissionais começaram a se deslocar para todas as partes do mundo, ou precisaram até mesmo mudar para outro país. Com isso, a própria carreira começou exigir mais qualificação dos profissionais, inclusive e principalmente, em idiomas - mas e conciliar tudo isso? Uma resposta a isso: educação à distância. Cursos online de idiomas supriram o problema da escassez de tempo e trouxeram o necessário para que as pessoas começassem a investir mais em sua formação profissional - e continua assim até os dias atuais. Aulas de inglês online passaram a ser vistas como a saída para uma qualificação necessária, mas que encontrava obstáculos na rotina do profissional.

Há também quem busque cursos online de idiomas para se qualificar culturalmente, porque vai viajar para determinado lugar e quer compreender o idioma do país ou porque somente quer aprender mesmo, afinal, conhecimento nunca é demais. O fato é que os cursos EAD vão de encontro às necessidades dos alunos, sejam quais forem seus objetivos ao aprender um outro idioma.

De outro lado, há os interessados em ter profissionais bilíngues em seus quadros de funcionários. Por isso algumas empresas disponibilizam cursos profissionalizantes para seus funcionários, como aulas de inglês online (ou de outro idioma). Essas empresas sabem que fomentar o conhecimento de seus colaboradores em temas que são sensíveis à empresa garantirá os resultados por ela esperado: reter talentos e aumentar a produtividade, assim como comprometer a equipe.

Do global para o local: e a nossa Língua Portuguesa?

A palavra “idioma” sempre nos leva a pensar em um diferente do nosso, mas nossa língua nativa precisa também ser dominada. Ser nativo não significa exatamente ser fluente no idioma, ou seja, apesar do português ser a nossa língua mãe, nem sempre o dominamos completamente  - motivo mais do que essencial para que também se pense em aprofundar conhecimentos em Língua Portuguesa.

Também é muito importante lembrar que o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em caráter obrigatório em 2016, trouxe consigo a necessidade de uma atualização, principalmente porque ainda causa muitas dúvidas e tem regras minuciosas, que precisam ser bem trabalhadas. Considere que a Língua Portuguesa é muito rica e complexa, podemos estudá-la por anos e sempre teremos algo a aprender. Outra consideração: por mais que fazer um curso de inglês online seja o seu objetivo imediato, não deixe de cogitar fazer uma atualização em sua língua nativa.

10 motivos pelos quais você deve fazer um curso de idiomas

São inúmeros os motivos, sob todos os aspectos, que tornam imprescindível que se aprenda um segundo - e quem sabe, um terceiro, quarto e quinto - idioma. Compartilharemos alguns com você:

  • conhecer novas culturas - além de aprender a se comunicar em outra língua, esse aprendizado abre um novo mundo para você. Você passa a ter um maior acesso a informações e também a entender melhor as diferenças culturais, lhe tornando mais “sensível” à forma como estrangeiros se portam ou como encaram determinadas situações;
  • experiências internacionais - experiências fora do país contam pontos em seleções para vagas de emprego. Muitas empresas, inclusive, já colocam isso nos requisitos, mesmo que seja apenas um intercâmbio. Ter no currículo uma formação profissional no exterior pode garantir alguns benefícios por aqui;
  • crescimento profissional - novas oportunidades certamente surgirão quando você dominar outro idioma. Vários caminhos se abrem, possibilitando avanços na carreira, como um cargo mais elevado;
  • melhores salários - suas habilidades e competências farão muita diferença no seu salário. Aperfeiçoá-las e melhorá-las lhe garantirão uma maior remuneração. Quem é fluente em outro idioma pode ter salário até 60% maior do que alguém que não tenha conhecimento em outra língua, considerando a mesma função;
  • tornar-se indispensável - com a forte concorrência no mercado de trabalho, tornar-se indispensável para a função é o que garantirá o seu emprego, principalmente em épocas com alto número de desemprego, então aposte no estudo de outro idioma e torne-se fluente. Quer estudar dois idiomas? Melhor ainda;
  • você pode estudar de onde estiver e quando puder;
  • são mais baratos que cursos presenciais;
  • o material está sempre disponível no ambiente virtual;
  • as aulas são preparadas por profissionais altamente capacitados;
  • o certificado de cursos EAD tem tanto valor quanto o de cursos presenciais.

Os cursos EAD têm preparado e qualificado profissionais para o mercado de trabalho, mais do que nunca. Cursos online com certificado são buscados por quem precisa agregar conhecimento, profissionalização e especialização ao seu currículo. Essas pessoas sabem que os cursos à distância são excelentes meios de se preparar para continuar o caminho de busca do sucesso na carreira. Fazer um curso de inglês online, aprender inglês ou aprender espanhol em um ambiente virtual foi a solução perfeita para quem precisava casar o aprendizado de um novo idioma com uma agenda engessada. É justamente essa flexibilidade característica dos cursos online, que faz com que cada vez mais pessoas ingressem na modalidade de ensino à distância.

 

Os 10 cursos online de idiomas mais buscados

Com tudo o que já foi dito e com uma breve linha do tempo mostrando como cresceu a importância de se saber outros idiomas, é hora de conhecer os cursos à distância mais "badalados" do portal Educamundo.  Veja quais são os 10 cursos online mais procurados na área de idiomas.

Curso Online Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa

O Curso Online Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa é voltado a estudantes, professores e a todos que querem tirar dúvidas com relação às novas regras que o Novo Acordo Ortográfico trouxe à língua. Além de abordar diretamente os novos usos, o curso também se estende à interpretação de texto e aos gêneros textuais. Enfatizando que o curso também ajuda a preparar quem vai prestar vestibular ou concursos públicos e lembrando que cursos online com certificado contam pontos no currículo de profissionais da educação. Indiscutivelmente, é o curso que todo mundo deveria fazer. Há uma inscrição somente à sua espera, nem pense em deixar para depois.  

Curso Online Inglês Básico

É claro que o inglês básico é um dos carros-chefe. E se você tem aquele velho discurso de que só se ensina “The book is on table” e Verbo To Be, este é o momento de rever os seus conceitos e pensar em realmente aprender inglês. O Curso Online Inglês Básico vai mostrar o quanto há por trás desse idioma: cultura dos povos de língua inglesa, a história do idioma, as diferenças do idioma nos países em que é falado, gramática da língua inglesa e muito mais. Além disso, trabalhará e aperfeiçoará as quatro habilidades essenciais para uma boa fluência: leitura, escrita, conversação e compreensão. O curso de inglês básico trabalha em cima de situações reais, de forma que o aluno se ambiente em um dia de trabalho em seu escritório, em uma viagem de negócios ou até mesmo em seus momentos de lazer. Quer inglês como a sua segunda língua? Matricule-se e comece as suas aulas de inglês online agora mesmo.

Curso Online Interpretação de Textos em Inglês

Voltado a quem precisa especificamente desenvolver a habilidade de compreensão e análise, o Curso Online Interpretação de Textos em Inglês direcionará o ensino do idioma para as técnicas que ajudarão no entendimento de estruturas da linguagem. A interpretação de textos é uma habilidade bastante valorizada, uma vez que há que se entender a fundo o uso do idioma para que se saiba o sentido de determinada expressão ou frase e na contextualização do tema. O mercado absorve muito bem quem tem esse entendimento amplo, principalmente empresas que têm relações de negócios com empresas no exterior. Para começar a fazer o curso de inglês online voltado à compreensão de textos, basta inscrever-se - é fácil e rápido.

Curso Online Ler, Escrever e Interpretar em Inglês

Como outra opção para que você amplie seus conhecimentos no idioma e prepare-se para concursos, candidaturas de mestrado, doutorado ou mesmo se você precisa dominar um pouco mais a língua por fins profissionais, o portal oferece o Curso Online Ler, Escrever e Interpretar em Inglês. Esse curso trabalhará fortemente as habilidades citadas, além de dar dicas de aprendizado, de memorização e de como se tornar fluente em inglês. É um curso que pode ajudar bastante professores de inglês que precisem de um “upgrade” em seus conhecimentos já adquiridos.

Curso Online Avaliações de Proficiência em Inglês - Fundamentos Essenciais

Comprovar competência em um segundo idioma é algo frequentemente solicitado a estudantes que vão estudar fora, a candidatos a vagas de mestrado e doutorado, por exemplo. Trata-se de provar que se é fluente em determinado idioma. Sabe quem pode ajudá-lo? O portal Educamundo, por meio do Curso Online Avaliações de Proficiência em Inglês - Fundamentos Essenciais, que ajuda você a preparar-se, usando, inclusive, modelos de provas, para que você tenha um referencial do que estará lhe esperando e assim possa, além de sentir-se mais seguro, sabendo de que forma será avaliado. Interessado no curso? Faça já a sua inscrição.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso Online Capacitação para Professores de Inglês - Fundamentos Essenciais

Você, professor de inglês, que precisa de um upgrade e de conhecer novas técnicas de abordagem, além de novas metodologias, está no lugar certo. O Curso Online Capacitação para Professores de Inglês - Fundamentos Essenciais te leva por temas especialmente desenvolvidos para que suas aulas atraiam os alunos e sejam aquele sucesso esperado por todo professor. Quem ainda não trabalha nessa área, mas está se preparando para se tornar um professor de inglês, ou começando na carreira, terá no nosso curso subsídios necessários para garantir que suas aulas sejam preparadas para atingir o objetivo principal: aluno interessado e aprendendo. Matricule-se agora mesmo e já tenha acesso ao seu material.

Curso Online Espanhol Básico

Você que quer adotar o espanhol como sua segunda língua, precisa conhecer e fazer o Curso Online Espanhol Básico. Gramática, fonética, vocabulário amplo, diferenças básicas entre o espanhol falado em diversas partes do mundo, frases do dia a dia e para viagens são alguns dos tópicos do curso que ensina a o segundo idioma mais popular. Torne-se um conhecedor e falante do idioma a partir de agora: inscreva-se e pode começar agora mesmo.

Curso Online Capacitação para Professores de Espanhol - Fundamentos Essenciais

Professores de espanhol têm no Curso Online Capacitação para Professores de Espanhol - Fundamentos Essenciais insumos para tornarem as suas aulas bastante atrativas ao seus alunos, além de se atualizarem sobre o que há de novo em metodologias. As aulas também mostram técnicas que podem ser usadas no intuito de ajudar os estudantes a assimilar o conteúdo, como memorizar vocabulário, por exemplo. Sabe-se que a criatividade nas aulas de idiomas é elemento-chave para que, além de não deixarem as aulas chatas, os alunos sintam-se motivados e mais aplicados em aprender. Motive-se também e inscreva-se no curso.

Curso Online Francês Básico

O Curso Online Francês Básico abre muitas portas no mercado de trabalho, considerando que, devido à sua distribuição global, o francês é uma língua bastante importante para a comunicação mundial. Por esse motivo, muitas vagas de emprego têm como pré-requisito, conhecimento e fluência na língua.  Aprender francês traz enriquecimento cultural e a possibilidade de subir alguns degraus na carreira profissional.  Então que tal inscrever-se agora mesmo em um curso de francês online?

Curso Online Italiano Básico

Outro curso que lhe proporcionará grandes experiências: Curso Online Italiano Básico. Além de aprender gramática, vocabulário, expressar-se no idioma e compreendê-lo, você fará uma bela viagem pela cultura da Itália, outro belíssimo país. No campo profissional, considerando que o país tem um volume grande de exportações e que isso a coloca como potencial parceira comercial do Brasil, você pode ser a pessoa de contato entre as empresas parceiras comerciais, por exemplo. Interessado em começar pelos caminhos desse belo idioma? Inscreva-se e comece agora mesmo.

Agora que está por dentro dos 10 cursos de idiomas mais buscados no portal, e que sabe que cursos online com certificado podem fazer uma grande diferença na sua carreira, conte-nos quais deles são de seu interesse. Deixe sua opinião ou sugestão nos comentários e não esqueça: não saia sem antes fazer a sua inscrição.

Pesquisar