Home / Blog / Formação Profissional / As normas internacionais de contabilidade e as profissões contábeis
  • 15/01/2019

As normas internacionais de contabilidade e as profissões contábeis


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
normas internacionais IFRS

A profissão de assistente contábil, assim como todas as outras desse segmento, devem acompanhar as mudanças importantes no mundo da Contabilidade. Não somente o contador tem essa responsabilidade, mas todos os envolvidos.

Os últimos anos, em especial, trouxeram novos desafios aos profissionais da área contábil. Podemos citar como exemplo a reforma trabalhista e a implementação do eSocial.

Essas transformações não são algo que aconteceu e que ficaram no passado. São mudanças que impactam hoje e impactarão a área também nos próximos anos, exigindo bastante de quem atua na área contábil.

Nesse mesmo movimento está a convergência das normas contábeis nacionais às internacionais, que é o tema deste nosso artigo. Quer saber mais? Continue lendo!

O que são as normas internacionais de contabilidade

Conhecidas como IFRS, sigla para International Financial Reporting Standards, as normas internacionais de contabilidade foram introduzidas no cenário brasileiro a partir da Lei 11.630, de 2007.

O objetivo da convergência é minimizar as diferenças entre as práticas e critérios usados para reconhecer transações internacionais. Isso se tornou necessário pela posição e inserção do país no mercado globalizado e de capitais.

O que é IFRS? É o conjunto de normas contábeis harmonizadas com as normas internacionais que criam um padrão de escrituração contábil para que as empresas tenham um balanço patrimonial claro e capaz de ser interpretado em nível global.

Até quando as normas internacionais IFRS serão implementadas?

As normas internacionais IFRS estão sendo implementadas aos poucos. A harmonização (termo que substitui “padronização”) das normas contábeis acontece ao longo de cada ano. Em 2018 houve a harmonização de três normas. Há mais para 2019 e estima-se que esse processo se estenda até 2022.

A harmonização traz desafios, mas também oportunidades. Por isso é preciso estar sempre bem preparado – o Curso Online Assistente Contábil do Educamundo é uma excelente opção para isso.

As IFRS e as características qualitativas da informação contábil

Alcançar características qualitativas da informação contábil é o grande objetivo das demonstrações financeiras em IRFS. Essas informações são, por exemplo, mudanças e resultados na posição financeira de uma organização, que devem ser úteis ao todos os stakeholders (pessoas de interesse) e à tomada de decisão.

São consideradas características qualitativas:

  • Relevância
  • Compreensibilidade
  • Comparabilidade
  • Confiabilidade

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como ficam as normas internacionais de contabilidade para o setor público

As normas internacionais de contabilidade para o setor público passaram a vigorar a partir de 2017. Chamadas de IPSAS, sigla para International Public Sector Accounting Standards, elas serão utilizadas pelo setor público no mundo todo, para preparar demonstrações contábeis. As IPSAS são baseadas nas IFRS.

Com as práticas contábeis do setor público revistas, elas passarão a ajudar com o controle do patrimônio – antes havia somente o controle de orçamento.

Capacite-se no Educamundo

Se você quer ficar por dentro de todas as mudanças no campo da Contabilidade, deve fazer o curso de assistente contábil e demais cursos online correlatos, oferecidos pelo portal.

Com um investimento de R$ 79,90, em taxa única, você tem acesso a mais de 1.200 cursos online com certificado opcional que compõem o pacote Master. Durante 12 meses, pode fazer qualquer curso que quiser (os disponíveis no Pacote Master).

Faça a sua inscrição e comece a se qualificar agora mesmo. Bons estudos!

Pesquisar