Home / Blog / Direito / Você conhece todos os casos de inexigibilidade de licitação pública?
  • 10/10/2018

Você conhece todos os casos de inexigibilidade de licitação pública?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Licitação inexigível

Você sabe o que é inexigibilidade de licitação? Ela ocorre nos casos em que a licitação é juridicamente impossível, ou seja, existe um empecilho que impede que a licitação ocorra e esse obstáculo é associado à impossibilidade de competição.

Perceba que, além das hipóteses previstas em lei, de casos de dispensa de licitação, ainda podemos citar os casos em que ocorre a sua inexigibilidade.

Todo esse conteúdo merece uma atenção especial e um estudo aprofundado e o Curso Online Licitação do Educamundo, é a ferramenta perfeita para aprender cada um desses detalhes. E foi baseando-se no conteúdo lá presente, que organizamos este artigo, com a explicação detalhada sobre esse tema tão importante.

Diferença entre dispensa e inexigibilidade de licitação

Antes de tudo é necessário conhecer os casos de dispensa e inexigibilidade de licitação.

A dispensa ocorre quando a licitação é possível, há competição mas a própria lei dispensa, as causas de dispensa estão previstas no artigo 17, inciso I e II. Por outro lado, na inexigibilidade não há competição, não existem competidores suficientes para dar início a uma disputa.

Isso normalmente ocorre pela singularidade do produto ou serviço em questão, tornando praticamente impossível a competição.

Mas quais são os casos de inexigibilidade de licitação previstos na lei? Para conhecer cada um deles, é necessário uma análise do artigo 25 da lei 8666, que através de um rol exemplificativo de 3 incisos, define cada uma das situações, vejamos.

O artigo 25 da lei 8666 e a licitação inexigível

O artigo 25 da lei 8666 define apenas exemplos (rol exemplificativo) de casos em que há licitação inexigível, diferente dos casos de dispensa, em que estamos diante de um rol taxativo, ou seja, sem margem para interpretações extensivas.

Logo, são casos de inexigibilidade de licitação:

  • a) A aquisição de materiais e equipamentos que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo

  • b) Contratação de serviços técnicos especializados com profissionais ou empresas de notória especialização

  • c) A contratação de profissional de qualquer setor artístico

No caso A, a preferência de marca é proibida e o "atestado de exclusividade" deve ser feito por especialistas na área como um Sindicato ou uma Confederação Patronal. No B, existe a exceção dos serviços de publicidade e divulgação e no C é permitida a contratação de profissional de qualquer setor artístico desde que seja consagrado pela crítica e pelo público.

Os parágrafos seguintes do artigo 25 da lei 8666 tratarão dos aspectos a serem observados em cada um desses incisos e merecem uma atenção especial, portanto, é interessante que você faça a leitura dos mesmos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Dica extra para aprofundar seus estudos sobre o tema

Quer aprender tudo sobre contratos administrativos e licitações? Aqui no Educamundo com uma assinatura e um investimento anual (sem mensalidades), você garante acesso a todos os mais de 1200 cursos online em diversas áreas do conhecimento.

Para ter acesso a todo esse conteúdo, é só inscrever-se no site, escolher o Pacote Master e por apenas R$ 79,90 por ano, garantir seu acesso a todos os cursos de direito, administração, nutrição, informática e muito mais.

É uma oportunidade incrível para aprender com cursos online com certificado e se destacar com um conhecimento diferenciado, inscreva-se e bons estudos.

Pesquisar