Home / Blog / Formação Profissional / A certificação ISO 9001 versão 2008 ainda é válida? Descubra agora!
  • 18/03/2019

A certificação ISO 9001 versão 2008 ainda é válida? Descubra agora!


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
FS: o que é ISO 9001

ISO 9001 é uma norma que padroniza um produto ou serviço. Do grupo de normas ISO 9000, tem entre seus objetivos o de melhorar a gestão das organizações e implementar processos padrões que podem resultar em uma certificação de qualidade.

Ao implantar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para buscar melhorias, melhores resultados e procedimentos padrões em seus processos, métodos e produtos, empresas de todos os portes e segmentos podem se encaminhar para a certificação ISO.

Ao ser implantado, o SGQ segue alguns critérios, ditados pela norma ISO 9001. São requisitos necessários para garantir padrões de qualidade, a fim de buscar a melhoria contínua do desempenho das organizações e a satisfação dos clientes.

A norma está em sua versão 9001:2015, adequada às tendências da qualidade e modernizada. Continue acompanhando o texto e saiba tudo sobre essa mudança.

Saiba tudo sobre a mudança da ISO 9001 versão 2008 para a 2015

A mudança da norma ISO 9001 versão 2008 para a versão 2015 não é recente. No entanto, foi delimitado um tempo para que as organizações se adequassem à nova norma – chamado de período de transição.

Mas e quem tinha a certificação antiga, como ficou? Você sabe se o certificado da versão 2008 anda é válido? Vamos descobrir?

ISO 9001 versão 2008 validade: o certificado ainda pode ser usado?

O que temos a dizer sobre a ISO 9001 versão 2008 e sua validade é que as organizações que ainda tinham essa certificação, se não fizeram a transição durante o período compreendido entre setembro de 2015 e setembro de 2018, a perderam.

Isso porque o prazo de transição era até setembro de 2018, três anos a partir da mudança, que ocorreu em 2015.

Muitas empresas deixaram para depois, não se planejaram ou não direcionaram recursos e isso afetou a continuidade do processo. No entanto, é possível que sejam novamente certificadas.

NBR ISO 9001: a nomenclatura correta da norma

Um detalhe importante sobre as normas ISO é a sua nomenclatura. No Brasil, elas têm a sigla NBR. São criadas e gerenciadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por isso sua nomenclatura correta é: ABNT NBR ISO 9001 (ou qualquer outra norma da família ISO).

Quais as principais alterações na ISO 9001?

As alterações na ISO 9001 foram, principalmente, no que diz respeito à avaliação de riscos, flexibilização de documentos, feedback aos stakeholders e também ao alinhamento com outras normas da família ISO.

As principais alterações foram:

  • Nos Princípios da Qualidade: eram 7 agora são 8.
  • No anexo SL: documento que especifica as diretivas da norma.
  • Liderança: a Alta Direção passa a ter mais responsabilidades.
  • Foco nas partes interessadas: o foco não é somente o cliente, mas sim, todas as partes envolvidas com a organização (ou os stakeholders).

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Quer se capacitar em Gestão da Qualidade-ISO 9000?

Esse foi um breve resumo de parte do que você estuda no Curso Online Gestão da Qualidade-ISO 9000. Se tornar um especialista nessa área pode lhe abrir muitas portas profissionais, considerando que as organizações trabalham arduamente para se manterem competitivas e a qualidade é um dos elementos que as prepara para isso.

Além dessa opção, você pode fazer outros cursos online com certificado relacionados, e até mesmo de outros campos do conhecimento.

E vamos surpreender você: durante um ano todo você pode fazer quantos cursos quiser (válido para os mais de 1.200 cursos online do Pacote Master).

Para isso, faça sua inscrição, invista uma taxa única de R$ 79,90 e aproveite todos os benefícios que o portal tem a oferecer. Bons estudos e até nosso próximo post!

Pesquisar