Home / Blog / Educação / Jogos educativos: descubra como utilizar essa ferramenta na educação
  • 08/05/2019

Jogos educativos: descubra como utilizar essa ferramenta na educação


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

O avanço tecnológico garante que novas ferramentas pedagógicas digitais sejam desenvolvidas. Elas são capazes de auxiliar no processo de ensino, inclusive, de crianças com transtornos de aprendizagem.

Os jogos educativos digitais são exemplos de recursos pedagógicos criados a partir da tecnologia. Existem diversos tipos e cada um é especifico para estimular determinado conhecimento. Alguns trabalham a alfabetização, outros o ensino dos números e tem aqueles que ensinam os nomes dos animais. Saiba mais neste post. 

A tecnologia é fundamental para a criação de jogos educativos 

Atualmente, uma das ferramentas pedagógicas mais utilizadas por educadores são os jogos pedagógicos digitais, pois são capazes de sintetizar o processo de aprendizagem por meio das brincadeiras.

O que são jogos pedagógicos?

Os jogos pedagógicos são desenvolvidos não apenas para divertir as crianças, mas também para ajudá-las a aprender sobre algum tema, de forma lúdica e simples. Também estimulam determinadas habilidades, como coordenação motora e os sentidos dos pequenos.

Benefícios dos jogos de alfabetização

Os jogos de alfabetização são fundamentais para o processo de aprendizagem, pois garante que a criança se interesse facilmente pelo conteúdo, devido sua forma lúdica. Dessa forma, é mais fácil conquistar o interesse da criança, pois ela tem prazer em brincar.

Opções de jogos educativos e como eles podem auxiliar seus filhos

Para as crianças de 1 a 5 anos, uma boa opção são os aplicativos que auxiliam nos primeiros aprendizados escolares. Por exemplo, o App “ABC do Bita”, que ensina o alfabeto de maneira simples e muito divertida. Você também pode optar pelo “Jogo Educativo Crianças”, um aplicativo composto por um mix de jogos que ensina os números, as cores, as formas geométricas e os animais.

Para as crianças de 4 a 8 anos tem o App “Aprender a ler”, ótima ferramenta para auxiliar os pequenos que acabaram de entrar na escola. O App “Matemática fácil” é ideal para as crianças de 6 a 10 anos, pois ajuda no ensino das operações matemáticas simples. Já para os bebês podem se beneficiar do App “Som Animal”, ele mostra as fotos de vários animais e ao apertar a foto é emitido o som do animal em questão.

São inúmeras opções de jogos que podem ser baixados para os smartphones e tablets. Além dos jogos educativos citados acima, existem opções que ajudam na aprendizagem da tabuada, história, ciências e geografia. Para os alunos mais velhos tem ainda apps que ajudam a gerenciar o tempo e as atividades que precisam ser estudadas e que ensinam a tabela periódica.

Jogos educativos estimulam o ensino de crianças com transtornos de aprendizagem

Além dos jogos educativos que estimulam o aprendizado de temas importantes, algumas versões também auxiliam crianças com transtornos de aprendizagem. O “Edupaint”, por exemplo, foi desenvolvido para ajudar crianças com dislexia a melhorarem a capacidade de leitura, assim como o jogo “Arqueiro e Aramumo”, que auxiliam na aprendizagem das palavras. Já o jogo “Mimosa e o Reino das Cores” ensina a grafia correta.

Desenhos educativos também colaboram com a aprendizagem

A maioria dos desenhos não são apenas fontes de entretenimento, mas também auxiliam na educação e no desenvolvimento infantil. Eles são desenvolvidos a partir de linguagem lúdica, ou seja, são repletos de cores, musicalidade, movimento, temporalidade e temática, elementos que juntos tornam desenho animado de fácil compreensão.

Eles podem trabalhar vários tipos de conhecimentos. O ”Bob o Trem”, por exemplo, trabalha a alfabetização, já em ”Little Baby Bum”, o ”Mundo Bita” e ”Bob Zoom” as crianças aprendem cantando. E não para por aí, em ”A Casa do Mickey Mouse” eles aprendem nomes de vários objetos, animais, números, cores e formas. 

Em ”Dora Aventureira”, ”Go Diego Go” e “De Onde Vem” também são ótimas opções de desenhos educativos para auxiliar a aprendizagem dos pequenos. Além disso, muitos desenhos trabalham questões morais, os contos de fadas, por exemplo, ensinam para as crianças regras simples de convivência em sociedade e mostram de pontos importantes relacionados à moral e ao respeito. 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Capacite-se no Educamundo

Esse é uma tema bem complexo e interessante, não é mesmo? Para se aprofundar ainda mais nesse tema indicamos o Curso Online Inclusão Digital. Nele você entenderá como aplicar diversas ferramentas para uma escola mais inclusiva. 

Além disso, ao investir R$ 79,90 por ano, você tem acesso não só a esse curso, mas a todos os mais de 1.200 cursos online do Pacote Master. Faça agora mesmo sua inscrição e estude em um portal que é referência em cursos online com certificado!

Pesquisar