Se você ou sua empresa procuram uma suíte de escritório gratuito e que oferece ferramentas avançadas para seu trabalho, precisa conhecer o popular LibreOffice.

Formado pelo editor de texto Writer, pelo criador de planilha Calc, o de apresentações Impress, de desenhos e fluxogramas Draw, o editor de equações Math e o banco de dados Base, o LibreOffice é de código aberto e livre para download.

O projeto foi iniciado em 2000 com o nome OpenOffice e liberado para que contribuintes possam desenvolvê-lo e melhorar cada vez mais os programas. A intenção é oferecer aplicativos de baixo custo e de alta qualidade para os usuários.

Em 2002 o nome da suíte aqui no Brasil passou a se chamar BrOffice. No entanto, em 2010, para dar unicidade ao projeto, a desenvolvedora passou o nome do projeto para LibreOffice em todo o mundo. Mesmo mudando de nome algumas vezes, isso não alterou em nada o alto padrão de qualidade dos programas. Os aplicativos estão cada vez melhores, com mais recursos e possibilidades de grandes trabalhos.

Todos os programas da suíte são compatíveis com as ferramentas Microsoft Office e ainda permite a conversão para PDF.

Quer saber mais sobre os aplicativos e como usar o LibreOffice? Acompanhe o nosso artigo, conheça o curso online LibreOffice do Foco Educação Profissional e saiba tudo sobre o melhor e mais popular suíte para escritório de código aberto do mundo!

Aqui no nosso portal você ainda encontra outros cursos online com certificado que dão um up na vida de qualquer profissional. Continue conosco!

LibreOffice Calc

O LibreOffice Calc é a planilha da suíte que possui diversos recursos para quem deseja criar e incluir informações financeiras, planilhas de vendas e outros dados para organização pessoal, profissional e empresarial. Além disso é possível formatar dados, inserir operações, funções, fórmulas e cálculos, dentre outras opções matemáticas.

Assim que o usuário abre o LibreOffice Calc, o programa traz um ambiente integrado para desenvolver projetos a nível de planilhas. A interface é bem semelhante ao Excel, gerador de planilhas da Microsoft. O programa possui um menu, logo abaixo uma barra de ferramentas, uma de formatação e por último um campo para inserir fórmulas para a planilha.

Criar planilhas

Para a construção de planilhas, o usuário pode tanto fazer uma nova - que já é criada automaticamente assim que se abre o programa Calc - ou importar uma planilha já existente clicando na aba "arquivo" e depois "abrir".

O encontro de uma coluna com uma linha é chamado de célula, e cada célula pode ser chamada pela letra que forma uma coluna e pelo número que forma uma linha. A primeira célula de uma planilha, por exemplo, é chamada de A1 e por aí vai.

Para inserir dados nas células é simples: basta selecionar a célula que deseja colocar informações e começar a digitar. Fácil não é mesmo?

Formatar dados

Com a planilha aberta e com os dados inseridos, é hora de trabalhar com a formatação. Na barra de formatação, o usuário pode mudar a posição dos dados, colocá-los à direita, ao centro, justificado ou à esquerda.

Para mudar a posição de uma célula, basta clicar apenas na célula deseja. Se quiser mudar uma coluna ou linha inteira, clique na numeração da linha ou na letra da coluna que queira fazer a alteração.

Na barra de formatação é possível ainda colocar os dados em negrito, sublinhado, alterar a fonte, tamanho das palavras, cores etc. Muito simples e fácil.

Aqui no Foco Educação Profissional você aprende essas e outras informações para se tornar um expert em LibreOffice. Não perca essa chance: com o nosso curso online LibreOffice você fica muito mais preparado para o mercado de trabalho. Além disso, o nosso portal possui outros cursos online ligados à informática e tecnologia para você se tornar um profissional completo. Inscreva-se hoje mesmo!

LibreOffice

Inserir fórmulas

O BrOffice Calc - como ainda é conhecido no Brasil - traz um ótimo suporte para cálculos e fórmulas matemáticas, desde as básicas até outras mais avançadas.

Vamos começar com fórmulas matemáticas básicas: para calcular, por exemplo, porcentagem, clique na célula que deseja inserir o cálculo, digite o sinal de "=", o número que quer calcular a porcentagem, depois "*" e o valor da porcentagem.

Exemplo: se você digitar "=1300*11%" ou "=1300*0,11", o resultado será 11% de 1300. Fácil e simples não é mesmo?

Se você está gostando desse aprendizado, comece agora mesmo o curso online LibreOffice do nosso portal e aprenda também fórmulas avançadas para aprimorar os seus conhecimentos!

Com certeza, após o curso de LibreOffice, você vai se interessar por outros cursos online com certificado da plataforma e vai se transformar em um candidato diferenciado nas entrevistas de emprego.

Crie apresentações com LibreOffice Impress

Assim como o editor de texto Writer e o criador de planilha Calc, o LibreOffice Impress é simples de manusear e muito intuitivo para aprender.

A área de trabalho do Impress é bem parecida com o PowerPoint da Microsoft. A tela principal apresenta uma página com opções de inserção de textos, imagens, gráficos e no canto à esquerda uma barra com os slides.

Para criar mais de um slide, basta o usuário clicar com o botão direito do mouse no canto que fica aparecendo todos os slides e escolher "novo slide". É possível criar o tanto que for necessário para sua apresentação.

Slides, gráficos e animações

Em cada slide o usuário pode inserir variadas opções para personalizar a sua apresentação, desde textos e imagens simples, até áudios e vídeos.

Na barra que aparece à direita da tela, existem outras possibilidades de formatação. Tem outros modelos de layout para os slides, opções para a transição dos slides - podendo colocar efeitos e animações - inserção de sons em cada transição etc.

O Impress possui inúmeras maneiras de deixar sua apresentação profissional e totalmente personalizada. Conhecendo bem as funções do programa você pode surpreender seus clientes, sua empresa e dar um passo a mais em sua carreira.

Aprenda agora mesmo como usar o LibreOffice e seja um profissional preparado para as exigências do mercado de trabalho.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

LibreOffice: a suíte ideal para os seus trabalhos

Desde o projeto inicial do OpenOffice, passando pelo BrOffice até chegar ao LibreOffice, os programas da suíte evoluíram muito e hoje entregam excelentes ferramentas de escritório.

Todo ano, os desenvolvedores e participantes do LibreOffice trazem novos recursos e tecnologias para profissionalizar os projetos de todos os seus usuários.

Não perca essa chance e comece a estudar o curso de LibreOffice do nosso portal. Aqui você encontra um conteúdo completo e atualizado para seu aperfeiçoamento profissional.

Para aprender a manusear o editor de texto Writer, o aplicativo Calc, o criador de apresentações Impress e as outras ferramentas contidas na suíte, inscreva-se no Foco Educação Profissional, invista 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do LibreOffice e a mais de 1.000 cursos online do Pacote Master por 12 meses.

Com estudos e dedicação você saberá como usar o LibreOffice e terá dado o passo certo para a sua vida profissional. Mais de 140 mil alunos se cadastraram e aprovaram os cursos online com certificado da nossa plataforma. Você está esperando o que para complementar o seu currículo?

Inscreva-se agora mesmo e tenha acesso 24 horas por dia ao melhor conteúdo online do Brasil! Você estuda quando e onde quiser pelo seu computador, tablet ou celular. Assim você adapta o aprendizado a sua rotina diária.

Gostou dessas dicas exclusivas? Então não deixe de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais, seus amigos também podem estar interessados em cursos online! Bons estudos e até a próxima!