As funcionalidades, características e usabilidade do Linux são tão interessantes que existe uma grande comunidade de usuários e empresas interessados em aprimorar esse sistema. Por ter código livre e muitas versões gratuitas, pode ser aplicado em inúmeras tarefas com total segurança e desempenho.

Não é por menos que cada vez mais pessoas procuram um curso de Linux para ficar craque em suas aplicações – da instalação até o uso cotidiano. Um exemplo bacana e completo para aprimorar seus conhecimentos é o Curso Online Noções de Linux, um curso online atualizado e com todas as informações pertinentes desse sistema incrível.

Além disso, o Foco Educação Profissional possui variados cursos a distância da área de tecnologia e informática que conquistam muitos alunos. Você pode se qualificar profissionalmente e aproveitar seu conhecimento técnico para realizar múltiplas atividades. Que tal se capacitar e se especializar? Saiba tudo sobre Linux neste artigo e no curso de Linux online que oferecemos, com certeza você gostará bastante e ficará animado para aprender mais e mais.

Características do Linux

Antes de iniciar seus estudos em Linux, é primordial conhecer as principais características desse sistema, um dos que mais cresce atualmente devido a inúmeras vantagens:

  • É o maior sistema operacional de código livre do mundo, com núcleo (kernel) totalmente aberto para modificações e melhorias – desenvolvidas por programadores e empresas voluntárias.
     
  • É licenciado pelo Projeto GNU, portanto seu nome oficial é GNU/Linux.
     
  • Apresenta centenas de distribuições, cada qual com suas peculiaridades. Entre as principais podemos citar o Ubuntu, o Debian, o Kurumin e o Suse.
     
  • Você pode usar e aprender tudo sobre Linux conjuntamente com outro sistema, no mesmo computador, seja Windows, Mac OS, entre outros.
     
  • É totalmente multitarefa e multiusuário, sem limitações.
     
  • Tem ampla segurança e pouca vulnerabilidade a vírus tanto pelas suas características quanto por ser bem menos visado por hackers em comparação ao Windows, por exemplo.

Você sabia? Ao realizar um curso de Linux e cursos online com certificado correlatos você pode se preparar para conquistar até a certificação LPI (Linux Professional Institute), muito requisitada por empresas da área de TI.

  • Estável, dificilmente trava e passa por problemas sérios de sistema.
     
  • Possui ótimo desempenho mesmo com hardwares limitados. Não precisa de um processador "top de linha" para rodar com eficiência.
     
  • Suporta nomes extensos de arquivos e diretórios (até 255 caracteres), porém é Case Sensitive – diferencia caracteres maiúsculos de minúsculos.
     
  • Tem um simpático pinguim como mascote, conhecido como TUX, que sempre está presente na promoção de suas novas distribuições.

Muitos cursos online explanam informações básicas e avançadas para diferentes objetivos dos usuários. No curso de Linux do Foco Educação Profissional, por exemplo, o aluno começa a ter noções gerais e pode investir em outras opções para se especializar e quem sabe até se tornar um desenvolvedor.

Fique ligado: há muitos cursos a distância de programação disponíveis no portal, do PHP ao HTML, do Java ao CSS. Que tal conhecê-los e complementá-los ao estudo no curso de Linux online?

Softwares do Linux

Por mais que o Linux tenha softwares bem particulares, eles são equivalentes a muitos programas conhecidos do Windows e de outros sistemas, com funções semelhantes e ótima performance para usar em qualquer atividade cotidiana. Conheça alguns deles:

  • Segurança: Nessus, Firewall Builder, AVG, Ethereal.
  • Programação: Jext, Jedit, Dia, Amaya, Netbeans, Screem.
  • Som e vídeo: Real Player, Amarok, Kiso, Easytag, Kaffeine.
  • Imagem: GIMP, Inkscape, Kicad, Picasa, Scribus.
  • Internet e rede: Joomla, Mambo, Mercury, Apache Server, Opera, Bittorrent.
  • Utilitários: OpenOffice, Wine, Crusader, Bacula, Cacti.

São softwares usuais e que fazem muito sucesso entre os usuários do Linux, mas sempre ao instalar um programa, verifique a disponibilidade para o sistema. Muitos navegadores (como o Firefox) e utilitários (como o Skype) têm versão que se adequa a grande parte das distribuições Linux e dá para usar tranquilamente. No mais, vale a pena fuçar e descobrir o que de melhor esses programas podem te oferecer.

Aproveite o Curso Online Noções de Linux para se familiarizar com diversas aplicações e usufruir ao máximo as suas vantagens. Muitos programas substituem versões pagas, como é o caso do GIMP comparado ao Photoshop.

curso de Linux

Sistema de arquivos do Linux

Ao iniciar os estudos em Linux, você perceberá que o sistema de arquivos possui uma dinâmica bem diferente – ainda mais em comparação ao Windows. São vários diretórios que se completam e "conversam" a partir de uma raiz que é representada apenas pelo sinal "/".

Nessa estrutura base há outros diretórios, cada qual com sua função específica, dos quais podemos citar os principais:

  • /bin: ferramentas de operação do sistema;
  • /sbin: ferramentas de manutenção do sistema;
  • /etc: arquivos de configuração do sistema;
  • /dev: arquivos de dispositivos de hardware;
  • /usr: programas, aplicações e ambiente de trabalho do usuário;
  • /home: área de gravação de arquivos e acesso do usuário

No começo é comum se confundir um pouco com esses termos e siglas, mas conforme a manipulação do sistema, qualquer principiante consegue dominar tudo sobre Linux, da rotina básica à técnica. Caso tenha dúvidas, um curso online relativo serve de auxílio para responder quaisquer questões – os cursos online com certificado do portal ficam à disposição do usuário por um ano, para acesso integral quando e onde quiser.

Linux Educacional

Não podemos deixar de tratar de uma aplicação do Linux que tem alcançado cada vez mais sucesso em muitas instituições: o Linux Educacional (LE). Desenvolvida pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) em parceria com o Ministério da Educação, visa promover a informática educativa em escolas públicas e particulares.

Com o Linux Educacional, os educadores têm acesso mais facilitado a diversas plataformas de apoio e uma vasta gama de conteúdos. Para se ter ideia, são mais de 5000 obras livres para consulta e uso nas aulas, de textos a vídeos de todas as disciplinas. Por meio do Edubar, dá para aproveitar todo o material de canais como TV Escola, Portal do Professor, Domínio Público e Banco Internacional de Objetos Educacionais.

Em sua versão 5.0, o Linux Educacional passa sempre por atualizações e melhorias desenvolvidas por especialistas da Universidade Federal do Paraná. Embora o download e a instalação sejam simples, por meio da página oficial do projeto, o MEC disponibiliza um curso online para os interessados em compreender todas as ferramentas do LE. A ótima notícia: tudo é gratuito, o que incentiva tanto o uso do sistema operacional quanto a informática educativa no ensino das escolas do país.

Em nosso curso de Linux, há um conteúdo voltado especialmente para o LE para você realizar junto aos demais cursos online oferecidos. Educadores em geral não podem deixar essa oportunidade de lado, é muito interessante e agregador para as aulas.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso de Linux: aproveite o melhor do sistema operacional

Com tantas perspectivas animadoras e ferramentas bacanas, aprender mais sobre Linux pode ser proveitoso para sua formação pessoal e profissional. Além de gratuito, está cada vez mais crescente e com ascensão em muitas áreas, da educação à TI, da informática à indústria. Aproveite as aplicações multidisciplinares e aprimore seus conhecimentos com um curso de Linux online.

Aqui no Foco Educação Profissional temos a opção ideal para que você inicie sua capacitação. Você pode começar com o Curso Online Noções de Linux e buscar outros cursos online para seu aperfeiçoamento – são mais de 1000 cursos a distância de mais de 20 áreas distintas. Faça sua inscrição investindo apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) e acesse todo o material do Pacote Master por um ano inteiro. Além de não precisar se preocupar com mensalidades, você pode estudar com total autonomia e até optar pelo processo de certificação. Bacana, não é?

Faça sua matrícula e conte com todos os benefícios dos cursos online com certificado mais renomados do mercado. Tem dúvidas? Deixe um recado pra gente. Boa sorte e até breve.