Conquistar clientes - esse é um dos objetivos principais de qualquer empreendimento. Mas hoje, com a concorrência acirrada em praticamente todos os segmentos de vendas, sejam de produtos ou serviços, se destacar e garantir uma clientela fiel têm sido verdadeiros desafios. Para auxiliar neste processo, muitas empresas têm apostado no marketing de relacionamento com o cliente, estratégia que funciona muito bem para negócios de todos os tipos e portes.

Como é um conceito novo, apesar de estar super em alta, nem todos sabem o que é marketing de relacionamento, tampouco qual é sua importância para o mundo corporativo. Por conta disso, cada dia mais tem surgido materiais complementares de qualidade para ensinar tudo sobre a prática. O Foco Educação Profissional, por exemplo, oferece um curso online específico sobre esse conjunto de técnicas, elaborado por uma equipe pedagógica dedicada a esta área de atuação.

O Curso Online Marketing de Relacionamento aqui do portal visa capacitar, aperfeiçoar e atualizar estudantes, profissionais e demais interessados em melhorar seus atendimentos e garantir a fidelização de clientes de uma maneira eficaz e sólida.

Vale lembrar que os cursos online com certificado se mostram uma das melhores pedidas para qualificação hoje em dia, já que podem ser feitos no local e horário de preferência para os alunos - basta ter um computador ou tablet com acesso à internet. É uma ótima dica para quem possui uma rotina cheia de compromissos, mas deseja aprimorar seus conhecimentos para crescer na carreira.

Quer conhecer tudo sobre as ações de marketing de relacionamento? Acompanhe o artigo que preparamos com diversas explicações dinâmicas e dicas de cursos a distância para fazer a empresa onde trabalha ou seu negócio próprio decolar e trazer bons frutos.

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Importância do marketing de relacionamento com o cliente

Uma empresa, de qualquer ramo que seja, sem os seus clientes, não é ninguém. Por isso, além de dar atenção aos produtos/serviços oferecidos, ao site, ao local de atendimento, à renovação de estoque, entre outras atividades, é preciso valorizar a relação positiva com os consumidores - tanto com os atuais quanto com aqueles que podem se tornar cativos. E não há método mais eficiente para esse intuito do que o marketing de relacionamento.

Segundo o autor Regis Mckenna, um dos principais especialistas do setor, marketing de relacionamento significa a integração dos clientes com a empresa, do projeto e desenvolvimento de processos industriais às vendas definitivas.

Para ele, quem investe neste conjunto de técnicas consegue construir e sustentar a infraestrutura das relações com o consumidor. É uma forma muito segura de conquistar o cliente e fazer com que ele permaneça fiel a sua marca por muito tempo. Com as ações de marketing de relacionamento, qualquer empresa pode encantar seu público-alvo, garantindo muita credibilidade - os especialistas dizem que, com elas, os clientes se tornam "defensores" do serviço ou produto. 

Além de fidelizar clientes, o investimento neste tipo de marketing poderá proporcionar inúmeras vantagens para o negócio. Uma delas é a obtenção mais frequente de feedbacks de qualidade, já que haverá muito mais proximidade com o consumidor. Isso ajudará bastante a corrigir falhas e realizar melhorias em diferentes processos.

Outro benefício inegável é consequência desta boa gestão de relacionamento e da priorização da excelência no atendimento. Trata-se do conhecido marketing boca a boca, que é estabelecido após a empresa cativar seus clientes. Encantados, eles não se farão de rogados na hora de indicar os serviços e produtos, e ainda fazer elogios quanto aos diferenciais oferecidos.

São transformações sequenciais, que nascem a partir do momento que se implanta estas estratégias. Nosso curso Marketing de Relacionamento disponibiliza um conteúdo abrangente para profissionais que visam dar um up no currículo e querem trazer ótimas soluções para as empresas. É um bom curso online para profissionais da área de administração, comunicação, RH e empreendedores de um modo geral.

Marketing de relacionamento no mercado

É muito importante entender que o marketing de relacionamento pode ser empregado de diversas formas, todas para beneficiar a performance profissional e/ou corporativa. Muita gente desconhece que este é um mercado amplo e altamente necessário na atualidade. Felizmente, há cursos online bem completos, que abordam todas as vertentes que se beneficiam com essas táticas.

Conheça abaixo as principais maneiras de se aplicar as ações de marketing de relacionamento e aproveite os materiais detalhados do curso online aqui do portal para elevar seu nível de conhecimento.

Mercado consumidor

Bom, o marketing de relacionamento com o cliente é o mais conhecido e aplicado, e por isso surge como foco principal de cursos a distância sobre a temática. Para colocá-lo em prática, no entanto, é recomendado seguir um passo a passo específico, a fim de alcançar o proveito que se espera. Elencamos as características principais dessas etapas para você ficar por dentro.

União da equipe

Ajustar a cultura da empresa em prol de bons atendimentos é a primeira coisa a se fazer. Afinal, de nada adianta adotar estratégias perfeitas se não há um entendimento generalizado de que a recepção e o suporte aos consumidores são as peças-chave para o sucesso.

Isso significa que todos os colaboradores devem estar unidos para melhorar a relação com os clientes, antes, durante e depois do atendimento. Quando há harmonia entre os setores, as chances de conseguir bons resultados são ainda maiores, pois não haverá desencontros de informações ou objetivos. Trabalhe internamente primeiro para depois expandir as técnicas para o mercado consumidor.

Identificação do público

Com a cultura organizacional em dia, a empresa deverá identificar seu público principal. A quem o seu serviço ou produto se destina? Quais grupos se interessam por sua marca? Você deseja expandir seu leque de atendimento? Pense em questões dinâmicas como estas para criar um banco de dados sobre seus clientes.

Uma dica bacana é dispor um formulário básico a cada compra ou demonstração de interesse, para que eles coloquem informações pessoais para identificação e contato posterior. Isso é possível tanto para empresas físicas quanto digitais. A partir destes dados, a empresa pode realizar as seguintes ações:

  • Avisar sobre promoções, levando em conta as preferências de cada cliente.

  • Enviar mensagens em datas comemorativas e parabenizar pelo aniversário.

  • Agradecer pela primeira visita à loja, a cada compra e/ou oferecer descontos após um determinado número de compras.

  • Perguntar o que o clientes acham sobre produtos, serviços, atendimento, o site ou estabelecimento, o que precisa mudar, etc.

Há muitas outras táticas que funcionam bastante na hora de estreitar as relações com a clientela e podem ser mostradas em bons cursos online com certificado. Apostar em nosso curso sobre Marketing, por exemplo,‍ é uma opção legal para quem quer saber um pouco mais sobre públicos específicos e como identificá-los. 

marketing de relacionamento com o cliente

Canais de atendimento

Nada mais estressante para qualquer cliente do que a impossibilidade de falar com a empresa onde comprou um produto. Por isso, um quesito importante do marketing de relacionamento é implementar canais de atendimento eficientes, nos quais é possível receber dúvidas, críticas, sugestões, opiniões, etc.

Os canais mais utilizados são o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), que precisa ser muito bem estruturado para receber ligações ou e-mails de clientes que possam ter dúvidas ou estar insatisfeitos com a empresa; e as redes sociais, que são conhecidas por SAC 2.0, e uma das prediletas dos consumidores hoje em dia, pela facilidade de fazer contato.

É imprescindível que a empresa leve a sério todos esses meios de atendimento, pois eles podem mostrar muito do trabalho que está sendo realizado. Com as reclamações, é possível elaborar estratégias para que tais falhas não se repitam e até resgatar a confiança dos clientes. É indicado que as mensagens no Facebook, no e-mail ou os chamados pelo telefone, por exemplo, sejam respondidos e solucionados o mais rápido possível. Isso também pode influenciar na hora de reconquistar um consumidor chateado.

Quer entender como manter a reputação de uma empresa em alta? Além do curso Marketing de Relacionamento aqui do portal, temos outras alternativas que cabem perfeitamente neste objetivo. O Curso Online Qualidade no Atendimento ao Cliente‍ é um desses exemplos, vale a pena conhecer para atingir os resultados almejados.

Mercado pessoal

Bons conceitos de marketing também podem modificar sua trajetória profissional e pessoal, sabia? Podemos aplicar diversas teorias de relacionamento interpessoal no conhecido marketing pessoal, importantíssimo para fazer uma excelente gestão de carreira. Ele consiste em atribuir mais valor a sua própria imagem, visando o reconhecimento de todos ao redor, de forma que você sempre seja lembrado por características positivas.

O que muita gente não sabe, é que o marketing pessoal também é essencial para profissionais que desejam melhorar as relações com os clientes. Podemos dar o exemplo de um vendedor de uma loja física. Com vestimenta e postura inadequadas, sem mostrar conhecimento necessário sobre o produto vendido ou simplesmente não apresentar desenvoltura e simpatia, ele não conseguirá cativar seus clientes, prejudicando assim, o atendimento completo.

De acordo com o especialista em vendas Keldner Pedreira, o marketing pessoal pode atuar em prol dos relacionamentos, ajudando qualquer pessoa a disparar nas vendas. Ele explica que, além de questões visíveis, os profissionais devem investir em autoconhecimento. Desta forma, eles saberão aquilo que os motiva e quais são suas limitações, conseguindo promover atendimentos ainda mais humanos e verdadeiros.

Marketing pessoal: valorize a imagem e renove seu perfil profissional‍ - que tal conhecer um artigo exclusivo do portal sobre esse tema? Ele explana sobre todas as características, dá dicas de cursos online e de como melhorar sua carreira! 

Mercado organizacional

E quem pensou que o ambiente interno das empresas ficaria livre das ações de marketing de relacionamento se enganou. Estagiários e profissionais de Recursos Humanos, Comunicação Interna e Endomarketing sabem mais do que ninguém que as empresas precisam de uma gestão poderosa para motivar colaboradores, promover o trabalho em conjunto e acelerar processos.

Esta é uma atividade extremamente importante para que a corporação alcance o sucesso em todos os âmbitos e por isso é abordada pelo Curso Online Marketing de Relacionamento. Afinal, quando os funcionários estão em harmonia, os resultados esperados ficam muito mais próximos.

O marketing de relacionamento pode ser aplicado dentro do universo organizacional de variadas formas, priorizando os conceitos de parceria e colaboração. Da mesma forma, podem ser criadas estratégias, como treinamentos, dinâmicas de grupo e sessões de coaching, para que os colaboradores conheçam a missão, visão e valores e vistam a camisa da empresa.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

CRM para fidelizar clientes

Compreendendo amplamente o que é marketing de relacionamento, você pode começar a se dedicar a uma estratégia, que deve ser elaborada com os objetivos bem definidos. Um dos métodos mais utilizados para esta finalidade é o CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Ele consiste em um conjunto de práticas e tecnologias voltadas para o atendimento de excelência ao cliente.

Empresas de todos os portes podem utilizar o CRM para fazer a gestão e análise de suas interações com os consumidores. As estratégias empregadas visam, principalmente, antecipar as necessidades e os desejos do público, otimizar os procedimentos de vendas e prospecção e, claro, trazer mais lucratividade.

Os cursos a distância sobre marketing de relacionamento são excelentes para ensinar tudo sobre CRM e suas principais metodologias. Confira abaixo algumas que são primordiais para manter clientes antigos e conquistar novos:

  1. Cadastre clientes e prospects: um erro comum na hora de colocar o marketing de relacionamento com o cliente em prática é fazer o cadastro no CRM somente daqueles que já são clientes da empresa. Na realidade, além de obter dados e peculiaridades dos compradores/contratantes, é indispensável coletar informações sobre quem já demonstrou interesse de alguma forma, quase fechou o negócio mas desistiu por um motivo qualquer, entre outros. Ter estas pessoas no CRM ajudará muito na hora de prospectar novos clientes, saber o momento certo de fazer contato e qual produto/serviço oferecer.

  2. Não esqueça o cliente: é comum acontecer de algum cliente não responder um e-mail ou ficar um tempo sem dar notícias. Nesses casos, é sugerido entrar em contato com ele, para saber se houve alguma coisa e que você está à disposição. Faça isso de forma que ele não se sinta cobrado, mas perceba que é importante para a empresa, muito mais do que só uma estatística de venda. Você pode conhecer algumas dicas de como acompanhar o atendimento ao cliente de uma forma natural no curso Marketing de Relacionamento aqui do portal.

  3. Esteja sempre presente: valorize cada cliente de uma forma exclusiva. Quando fecha um contrato ou fazer uma venda, não deixe ele de lado. Elabore estratégias para mostrar que você está disponível também no pós-atendimento e pode ajudar também em outros trabalhos. Uma boa sugestão é agendar encontros pessoais para falar sobre negócios no geral, descobrir as principais metas de vida e demais informações pertinentes. Isso vai estreitar a relação empresa/cliente e, possivelmente, gerar projetos futuros.

  4. Faça uma gestão organizada: o CRM deve ser utilizado para beneficiar a gestão de relacionamento da corporação. Por isso, não faz muito sentido aplicar suas estratégias e usar suas tecnologias se não há muita organização na hora de preenchê-lo. Gerencie todos os processos através do sistema adotado, não se esqueça de incluir a etapa que cada cliente está e mantenha-o atualizado.

Segundo o especialista em marketing e atendimento, Fernando Mindlin Serson, para fazer o CRM valer a pena, é necessário que todos os setores da empresa tenham comprometimento para colocar as estratégias em prática. Ele diz ainda, que os colaboradores devem ter clareza dos objetivos prioritários do CRM, bem como será o trabalho diante dessa nova ferramenta.

Entendeu o que é marketing de relacionamento e como ele é valioso para potencializar os resultados de qualquer empresa? Agora aprenda muito mais sobre conceitos e práticas em bons cursos online com certificado.

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Então não perca tempo: faça sua matrícula, realize o Curso Online Marketing de Relacionamento e todos os outros que você desejar. Esperamos que tenha gostado de no artigo e que retorne mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima!