Muito se fala sobre proteção do meio ambiente, preservação da natureza e sustentabilidade. Afinal, o Planeta Terra dá sinais diretos de que é preciso rever, em caráter de urgência e de forma imediata, as ações realizadas por uma grande parcela da população. Para você entender o cenário: segundo a edição 2016 da Ciclosoft, pesquisa de abrangência nacional que acompanha a coleta seletiva, 82% dos municípios brasileiros ainda não possuem sistema de coleta seletiva, projeto sustentável essencial. Entende a dimensão do problema? Utilizar ferramentas como cursos online e projetos específicos é indispensável para a consicentização mútua.

Você, analisando internamente, se preocupa com o meio ambiente? Faz tudo o que está ao seu alcance para que possamos aproveitar ao máximo as dádivas que a natureza nos proporciona? Os propósitos de Educação Ambiental podem estar claros na mente de todos, mas muitos ainda não dão a devida atenção ao assunto. Muitas vezes, pequenas ações passam despercebidas no dia a dia e, mesmo sem notarmos, acabamos tomando decisões totalmente nocivas ao meio ambiente e que vão contra as leis do Direito Ambiental.

Faça cursos online e salve o meio ambiente

Mas nem tudo está perdido: se você quer colaborar com o Meio Ambiente e salvar o planeta, deve focar suas ações não somente nas atitudes pessoais, mas também nos processos de conscientização e dissipação de informações positivas. Relacionamos ao longo do artigo 10 cursos online de Meio Ambiente que vão lhe transformar no melhor protetor do Meio Ambiente. Ah, engana-se quem pensa que estes cursos são direcionados exclusivamente para quem atua ou pretende atuar na área de Meio Ambiente. O material é de interesse público, direcionado à todos os cidadãos. A propósito: se você já fez um curso Técnico em Meio Ambiente ou em outras modalidades, os conteúdos podem colaborar, e muito, com a sua formação. Pronto para encarar este grande desafio e proteger o futuro do planeta? Vem com a gente!

Descartes de Resíduos em Laboratórios

Os resíduos químicos, conhecidos também por resíduos resultantes de Laboratório, são compostos químicos altamente nocivos, oferecendo riscos não somente à saúde mas também ao meio ambiente. Tais substâncias são categorizadas de acordo com o nível de gravidade da toxidade, bem como de poluição.

O curso online Descartes de Resíduos e Laboratórios traz conhecimentos e informações certeiras para que o descarte destes resíduos seja realizado da forma esperada. De grande valia para interessados no tema e, principalmente, profissionais que atuam na área da saúde, estes cursos à distância oferecem capacitação para o manejo e descarte dos resíduos, além da manipulação com segurança. O material também trata das normas técnicas e de segurança dentro dos laboratórios, gerenciamento de resíduos químicos e biológicos. O estudo é complementado com um guia definitivo para o manejo de resíduos sólidos em estabelecimentos de saúde.

Desenvolvimento Sustentável

Certamente você ouve bastante à respeito da Sustentabilidade. Ao contrário do que muitos imaginam, pensar em estratégias de desenvolvimento sustentável vai muito além de cuidar do meio ambiente nos dias hoje. É preciso refletir sobre o estado do planeta nos próximos anos, seja a curto, médio ou longo prazo. Neste sentido, deve-se refletir sobre a necessidade de suprir as demandas da geração atual, porém, sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras.

Através do curso online Desenvolvimento Sustentável é possível discutir sobre os conceitos, definições e estratégias focadas em sustentabilidade, bem como os cuidados direcionados ao meio ambiente. Os cursos EAD ligados à temática também oferecem a possibilidade de discutir a importância da Educação Ambiental dentro de sala de aula, fazendo com que crianças, jovens e adultos atentem-se e conscientizem-se quanto à preservação da natureza.

Gestão de Resíduos Sólidos

Dentre os cursos online de Meio Ambiente e relacionados ao tema que fazem diferença para quem deseja, de fato, salvar o meio ambiente, vale frisar a importância de entender sobre a Gestão de Resíduos Sólidos. Para quem não sabe, este assunto é respaldado judicialmente: temos a Lei nº 12.305/10, que aborda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de modo que sejam utilizados direcionamentos, estratégias e ferramentas que reduzam os contratempos ambientais, sociais e econômicos oriundos do manejo e do descarte irregulares dos resíduos sólidos.

O curso online Gestão de Resíduos Sólidos aborda os princípios tópicos da Norma NBR ISO 14001 – que auxilia as empresas na identificação, priorização e gerenciamento dos riscos ambientais, permitindo que tais práticas sejam adotadas no dia a dia da empresa, independente do setor de atuação. Cursos online com certificado relacionados à Gestão de Resíduos também são interessantes àqueles interessados que desejam se qualificar profissionalmente, ou apenas obter novos conhecimentos para fortalecer as práticas de preservação do meio ambiente.

Análise de Solos

Quando precisamos saber a quantas anda a nossa saúde, recorremos aos exames médicos, correto? O mesmo acontece com o solo: para que seja possível decifrar todas as propriedades físico-químicas presentes em uma determinada área, os pesquisadores e interessados recorrem ao procedimento denominado Análise de Solos. Concluindo tal análise, é possível ter acesso à quantidade de nutrientes que pertencem àquele espaço.

Existem basicamente três tipos de análise de solos, sendo estas relacionadas à fertilidade, aspectos físicos e caracterização para fins de uso, manejo e conservação. Mas não se preocupe caso você não faça ideia do que seja uma análise solos: existem bons cursos EAD nesta área, como o curso online Análise de Solos, que lhe oferecerão todo o conhecimento necessário acerca da temática.

Além de abordar os diversos tipos de análise de solos, cursos deste tipo proporcionam uma grande reflexão quanto aos impactos naturais causados pelas ações do homem. Ao final do curso espera-se que os inscritos dominem assuntos como amostragem do solo para análise de fertilidade, comparativos entre o mapeamento de uso do solo e cobertura vegetal, recuperação e quantificação da matéria orgânica do solo.

Cursos Online Meio Ambiente

Auditoria e Perícia Ambiental

Você já se imaginou como um expert em questões ambientais, trazendo consigo todo o conhecimento necessário para executar perícias e auditorias ambientais, independente do âmbito organizacional ao qual pertence? Esta capacitação é importante não somente para quem já atua na área ambiental e se qualificou através de um curso Técnico em Meio Ambiente, por exemplo, mas também aos que buscam informações atualizadas sobre Direito Ambiental, com destaque para as leis atualmente vigentes.

Cursos EAD, como o curso online Auditoria e Perícia Ambiental, é possível refletir sobre a importância e necessidade de criar projetos focados na sustentabilidade ambiental, considerando não somente o dia a dia corporativo mas o desenvolvimento social. Capacitando-se em auditoria e perícia ambiental, você estará apto a analisar os riscos ambientais em determinada área, bem como refletir sobre o seguro ambiental no Brasil. Ao final do curso, os inscritos também obterão conhecimentos sobre Perícia Ambiental, embasando suas ações nos Fundamentos Básicos da Gestão Ambiental, também estudados ao longo do curso.

Política e Gestão Ambiental

Outra possibilidade de estudo para os que buscam qualificação profissional em Meio Ambiente através de cursos online com certificado é a realização do curso online Política e Gestão Ambiental. Afinal, para que possamos  é indispensável sabermos planejar e, principalmente, executar bons projetos ambientais. Aliás, vale salientar que os projetos com cunhos mais inovadores, e amplamente benéficos à sociedade e ao meio ambiente são os relacionados à Educação Ambiental, reciclagem, biotecnologia e infra-estrutura urbana.

Durante os cursos à distância direcionados à área de Gestão Ambiental, os interessados são inseridos em reflexões que abordam o equilíbrio da relação entre o meio ambiente e homem. No curso disponibilizado pelo Foco Educação Profissional, os inscritos terão acesso às normas técnicas da Gestão Ambiental, as políticas públicas nacionais que envolvem Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável.

Finalizando o curso com uma visão geral dos problemas e da política ambiental do Brasil, os interessados capacitam-se e qualificam-se quanto às demandas de Gestão Ambiental, bem como Direito Ambiental. Trata-se, também, de um excelente material para quem deseja complementar a carga horária de um curso Técnico em Meio Ambiente ou até mesmo de graduação.

Agroecologia

Dominar as definições teóricas e práticas da Agroecologia, área que direciona seus estudos às perspectivas ecológicas da Agricultura, é indispensável a todos aqueles que desejam exercer funções em ONGs, pequenas cooperativas e unidades de agricultura familiar, ou seja, que estão totalmente ligados à preservação do Meio Ambiente. As principais análises da Agroecologia referem-se aos ecossistemas agrícolas, porém, com um diferencial que deve ser considerado: esta ciência não reúne somente questões técnicas, mas incorpora aos seus estudos as experiências populares oriundas da realidade da agriculta camponesa e indígena.

O curso online Agroecologia é de grande valia para quem deseja dominar, tanto na teoria quanto na prática, as técnicas de Agricultura, com foco na saúde humana e animal. Além de oferecer aos interessados dicas para a elaboração e execução de projetos pedagógicos relacionados à estrutura familiar, cursos online de Meio Ambiente com ênfase neste assunto abordam também questões mais estratégicas e científicas, bem como o viés educativo na agricultura familiar. Ao finalizar todo o conteúdo proposto pelo portal, é possível apostar nos conceitos e técnicas da Agroecologia como pilares na construção do desenvolvimento rural sustentável.

Alguns dados relacionados à Agroecologia são essenciais para um melhor entendimento do papel desta ciência na sociedade. Nos anos 60 e 70, por exemplo, a Agroecologia foi essencial ao processo de conscientização da preservação de recursos naturais, visto que promoveu grandes e importantes discussões sobre agricultura sustentável. Ainda tem dúvidas quanto à importância de cursos online relacionados à Agroecologia?

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Os Seres Vivos e o Meio Ambiente

Você entende como deve ser a relação entre os seres vivos e o meio ambiente? Conhece, por exemplo, o nível de dependência dos seres vivos aos recursos naturais? Informações como estas são relevantes para a preservação do meio ambiente. Tais questões podem ser conferidas no cronograma do curso online Os Seres Vivos e o Meio Ambiente, que aborda não somente as relações entre os seres vivos de uma comunidade, mas, também, classifica-os de acordo com suas características e particularidades.

Uma vez inscritos no curso, os interessados também serão expostos à organização estrutural dos seres vivos, conceitos de biodiversidade, origem dos seres vivos e às relações interespecíficas. Um bom conteúdo para entender, em detalhes, a importância de uma boa relação entre os seres vivos e o Meio Ambiente. 

Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (Abrecon), o Brasil produz, anualmente, meia tonelada de resíduos oriundos da construção civil. E mais: por não existir a consciência da necessidade de reciclar tais resíduos, o país perde aproximadamente R$8 bilhões de reais ao ano – já que 70% de todos os resíduos. E engana-se quem pensa que nesta conta entram apenas os resíduos de grandes construções: as pequenas reformas domésticas também são consideradas.

Para amenizar o problema é interessante que os cidadãos entendam, de fato, a necessidade de reciclar os resíduos produzidos pelas construções. Neste sentido, o curso online Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil é uma excelente alternativa para qualificação. Além de enfatizar as principais leis vigentes relacionadas à temática, estes cursos à distância abordam questões que envolvem sustentabilidade e reciclagem, as características dos resíduos e qual deve ser o seu destino. Complementando, os conteúdos também são direcionados aos principais cuidados que devem ser cuidados com o Meio Ambiente. Há ainda um estudo completo e detalhado sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil - PGRCC.

Técnicas de Agroindústria: Derivados do Leite e Vegetais

Quando falamos sobre o consumo de leites e vegetais, assim como de qualquer outro tipo de alimento, é necessário enfatizar a importância da higienização, transporte e conservação – uma vez que a má conservação destes alimentos oferece risco total à saúde do consumidor. Possuir conhecimentos direcionados às práticas de processamento mínimo de vegetais, por exemplo, é indispensável ao currículo de qualquer interessado em meio ambiente, agroindústria e conservação dos alimentos. O curso online Técnicas de Agroindústria: Derivados do Leite e Vegetais oferece uma excelente oportunidade de qualificação.

Durante os cursos EAD na área, os interessados estudam sobre a importância do consumo de leite e derivados de qualidade, evidenciando os riscos e prejuízos à saúde quando estes são conservados e consumidos erroneamente; as normas técnicas que devem ser seguidas para a construção de estabelecimentos que os comercializam e a tecnologia na fabricação destes alimentos. Complementando este rico conteúdo, os inscritos ainda têm acesso ao Manual de Orientação da Agroindústria.

Realizando cursos online com certificado é possível obter os conhecimentos necessários para que sejam traçadas as ações ideais de preservação ao meio ambiente, garantindo uma boa sobrevivência desta e das gerações futuras. Nesta jornada, o Foco Educação Profissional é o melhor caminho: mais de 140 mil alunos já passaram por nosso portal. São cerca de 700 cursos disponibilizados. Nosso grande diferencial é o investimento único, que permite que você acesse todos os cursos do portal, durante o período de 1 ano, com um investimento de apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). Muito bacana, não é mesmo?

Todos os nossos cursos online contam com emissão de certificado, caso seja de interesse do inscrito. Este pode ser utilizado para enriquecer o currículo, em provas de titulação em concursos públicos e, também, como complementação de carga horária em faculdades.

E então, o que está esperando? Inscreva-se no portal hoje mesmo. Se tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário que logo responderemos. Até breve!