Como anda o mercado de trabalho onde você mora? As vagas de emprego estão estáveis ou parece que sobram candidatos e faltam possibilidades? Muito provavelmente, o que está sendo visto é ultimo caso e, tendo isso em mente, não deixe de ler o artigo de hoje.

Ao longo do texto, traremos dicas incríveis e simples de aplicar para quem quer se diferenciar profissionalmente. Dessa maneira, será bem mais fácil ser chamado para seleções e, melhor, ser aprovado nelas. Preparado? Venha com a gente!

Como se destacar no mercado de trabalho brasileiro?

Desde 2017, a oferta de empregos vem caindo no Brasil. No ano de 2019, foram mais de 13,4 milhões de pessoas buscando vagas em empresas de todo o país. E com a chegada da pandemia do coronavírus, o cenário ficou ainda mais instável. Confira mais detalhes no infográfico abaixo:

Entretanto, você pode realizar ações agora mesmo para se posicionar melhor como profissional e chamar a atenção dos recrutadores. Para fazer isso, basta seguir as três dicas dos próximos tópicos.

Invista em cursos livres

Realizar cursos livres é a melhor forma de ganhar e atualizar conhecimento de forma rápida e eficiente. Isso porque grande parte deles duram poucas horas e não é preciso fazer nenhuma seleção para assistir ao conteúdo.

Além do mais, você pode optar por fazer esses cursos de modo presencial ou online. Neste último caso, dá para estudar no conforto da sua casa com total flexibilidade. E, dependendo do portal escolhido, como é o caso aqui do Foco Educação Profissional, é possível ter acesso a conteúdos com certificados digitais ilimitados, já incluídos na matrícula.

Investir em educação é algo muito valorizado pelas empresas, pois mostra que você tem proatividade e está sempre se aperfeiçoando.

Foque na criação de portfólio

Nem todos investem na criação de portfólio, porém isso é um grande erro. Afinal, o portfólio tem o objetivo de reunir os melhores trabalhos de um profissional. Isso ajuda as empresas a analisarem os talentos de cada candidato de forma prática, para além de um simples registro de informações no currículo.

Desse modo, não perca tempo e crie essa lista agora mesmo. Para fazer isso, é possível reunir suas principais realizações e imprimi-las, gerando um arquivo físico. Todavia, o ideal é montar algo online.

Sendo assim, crie um site gratuito no Wix ou Wordpress, por exemplo. Aqui, temos o Curso Online Wordpress, caso queira ajuda nesse processo. Também é possível utilizar plataformas como o Behance, Cargo Collective e Rock Stage.

Crie um perfil no Linkedin

Muitas pessoas não conhecem, mas o LinkedIn é uma rede social profissional. Nela, é possível criar um currículo completo com informações relacionadas aos últimos empregos que você teve, listar os cursos que já realizou, descrever suas habilidades etc. Todavia, a plataforma tem muitos mais recursos do que isso.

Ao criar um perfil no Linkedin, você pode se conectar com outras pessoas ou empresas, do mesmo jeito que ocorre no Facebook, por exemplo. Assim, dá para trocar mensagens privativas, criar postagens, compartilhar posts com algum conteúdo interessante, entre outras coisas.

Manter uma presença constante na rede o ajuda a ser visto no mercado de trabalho. Isso, consequentemente, aumenta suas chances de encontrar e conseguir uma vaga de emprego.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Mas, afinal, o Linkedin é pago ou gratuito?

O acesso ao LinkedIn é totalmente gratuito, assim como ao Instagram, ao Twitter ou a qualquer outra rede social. Entretanto, a plataforma oferece também uma versão paga, com valor médio de R$ 50 por mês e vários tipos de serviços premium.

Esses serviços incluem, por exemplo, ferramentas de recrutamento e análises para avaliar seu perfil em relação ao de outros candidatos em algumas seleções.

Bem, colocando em prática as três dicas que apresentamos, temos certeza que você ganhará destaque no mercado de trabalho. E, como mostramos, os passos para isso não são difíceis. Na verdade, todos podem ser realizados dentro da sua casa, de forma virtual.

Caso queira um pequeno empurrão para dar o primeiro passo, matricule-se aqui no Foco Educação Profissional. Nós temos mais de 1.000 cursos online com certificado em diferentes áreas e você pode ter acesso a todos eles, incluindo a certificação digital, por 12 x R$ 19,70.

Então, não perca tempo e venha para o portal que é referência em cursos online!