O computador é uma máquina multifuncional que serve para diversas tarefas, por isso deve estar sempre com o máximo desempenho. Quando não é utilizado corretamente e aparece alguma falha, é necessário se atentar à montagem e manutenção de micro, procedimentos que podem ser realizados previamente por qualquer usuário.

Atualmente, muitos cursos online e tutoriais revelam macetes que ajudam nessa função. Assim, dá para escolher as melhores peças, pesquisar o tipo que mais se adequa aos seus objetivos, realizar a manutenção de computadores para evitar grandes problemas e até se especializar.

Apostando em opções como o Curso Online Montagem e Manutenção de Microcomputadores, do Foco Educação Profissional, você se capacita e adquire um bom referencial teórico sobre o trabalho com computadores. Basta se aperfeiçoar e escolher os melhores cursos a distância para te ajudar – propostas dinâmicas e flexíveis para você estudar com total autonomia.

A partir desse curso online e com base nas dúvidas mais comuns dos usuários, preparamos 10 dicas de montagem e manutenção de micro que vão esclarecer muitas questões. Leia todas, surpreenda-se e conheça ótimos cursos online com certificado renomados.

Montagem e manutenção de micro: 10 dicas para facilitar sua vida

Qual será a utilidade do PC?

Começar a montar um PC exige uma análise prévia. Seu plano é montar um PC gamer? A máquina deve rodar aplicações robustas? O computador pode ser mais básico, só com programas tradicionais? A partir daí é possível saber qual equipamento irá satisfazer suas necessidades, tanto para não gastar muito quanto para escolher as peças e configurações exatas.

Conhecer e escolher cada peça detalhadamente

Ter noção do que é e de como funciona cada peça lhe ajudará muito na montagem e manutenção de computadores. Mesmo que não seja você o responsável pelo trabalho, é indicado saber como cada parte funciona para orientar o técnico e verificar se tudo atenderá a meta desejada. Atente-se, sobretudo, às peças internas: memórias, placas, disco rígido (HD), processador e similares.

A dica de ouro desse tópico – que também é destacada em nosso curso online – é ter coerência na escolha das peças antes de montar seu PC. Não adianta escolher um processador de última geração se as memórias não têm boa qualidade, por exemplo.

Procurar peças em lojas especializadas

As peças devem ser compradas sempre em lojas especializadas. Quanto melhor a qualidade de recursos como memória, processador e disco rígido, maior será o desempenho e a durabilidade do computador. Um dos maiores segredos é buscar periféricos que sejam de primeira linha e tenham garantia, bem como durabilidade e alta performance. Evite comprar produtos "piratas" ou que você não conheça a procedência. 

Atentar-se ao fabricante

Na busca por economia, muitos desavisados acabam adquirindo computadores e equipamentos ruins e que não atendem suas expectativas. Por isso, é sempre bom notar se o fabricante é confiável. Você sabia que itens como placa mãe, fonte e gabinete são os recursos mais importantes e devem ser escolhidos a dedo?

Mesmo que você peça conselhos para um lojista ou técnico, tente sempre pesquisar ao máximo em fóruns, redes sociais e até sites de reclamação – como o Reclame Aqui – para saber como é tal fabricante e seus produtos. Além disso, não abra mão do Curso Online Montagem e Manutenção de Microcomputadores e outros cursos online de informática para conhecer passo a passo as funcionalidades de hardwares, softwares e de todo o computador em si.

Realizar backup frequente

Partindo para dicas de manutenção de computadores, nunca se esqueça de fazer backup frequente dos arquivos e documentos mais relevantes em seu trabalho. Além de guardar uma cópia em seu PC, vale a pena salvar em um pendrive, HD externo ou em um servidor em nuvem. Há várias opções interessantes, como o Google Drive, o Dropbox e o Microsoft OneDrive.

Fazer limpezas recorrentes para liberar espaço

Limpezas frequentes também ajudam a melhorar o desempenho do seu PC. Esse tópico tem grande relevância no curso de montagem e manutenção de micro devido a sua extrema importância para o trabalho do usuário. Após a realização do backup, vale muito a pena:

  1. Eliminar programas e aplicações que você não usa;

  2. Esvaziar a Lixeira;

  3. Limpar a área de trabalho e áreas como Documentos, tirando pastas inúteis;

  4. Restaurar o navegador, eliminado cookies, histórico e aplicações que deixam sua execução lenta;

  5. Atualizar os drivers, o sistema operacional e os programas mais usuais;

  6. Realizar uma checagem de erros e limpeza de disco por meio do próprio utilitário presente em seu sistema operacional. Caso necessário, vale a pena desfragmentá-lo.

Ficou com dúvida em algum desses passos? Aprofunde seus conhecimentos com o curso de montagem e manutenção de micro e com outros cursos online com certificado do Foco Educação Profissional.

montagem e manutenção de micro

Adequar o computador a suas atividades

Seja para redigir textos, manipular imagens, editar vídeos, jogar ou rodar aplicações simples e pesadas, tente adequar o computador as suas atividades principais. Embora a máquina seja multitarefa e realize diversas funções, evite o acúmulo de atividades, sobretudo ao mesmo tempo. Tente otimizar suas ações e torná-la mais rápida e acessível, com certeza você evitará problemas como lentidão e travamentos.

Internet não funciona? Investigue a causa do problema

Ficar sem conexão de internet é uma situação péssima que tira a paciência de qualquer pessoa. Mas antes de se estressar com seu PC, tente investigar a causa da falha, geralmente é algo simples de resolver. Se for problema no sinal de Wi-Fi, verifique se o sinal está habilitado ou se o modem funciona normalmente – aliás, checar a aparelhagem é uma tarefa preliminar que muita gente esquece.

Verificar a configuração de rede do PC também é fundamental, seja para atualizar o firmware ou do roteador/modem ou zerar as próprias configurações, fazendo um tipo de reset. Você pode ter melhor noção desse macete em um tutorial ou cursos a distância relativos a redes, como o Curso Online Introdução a Redes de Computadores‍.

Se nada disso der certo, vale a pena consultar seu provedor ou verificar se o problema não está no próprio computador ou algum periférico. Com o conhecimento adquirido na montagem e manutenção de micro, fica mais fácil descobrir qual é o defeito que está interferindo em sua conexão.

PC lento? Macetes para deixá-lo mais rápido

Quando o computador demora a ligar e está ficando lento, vale a pena apostar em três macetes interessantes para solucionar o problema. O primeiro é ativar a Inicialização Rápida – válida para o Windows 10 -, clicando com o botão direito no menu Iniciar e seguindo o atalho: Opções de energia - Escolher a função do botão de energia - Alterar configurações não disponíveis no momento – Ligar inicialização rápida – Salvar.

Outra dica é desabilitar a execução automática de programas assim que o sistema operacional é iniciado. Vale para o Skype, Spotify e outras aplicações. Para isso, basta acessar o Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Alt+Del) e checar o status na aba Inicializar, retirando essa função dos mais "pesados" ou de todas as opções.

Por fim, vale a pena se atentar aos recursos de hardware do PC: será que a memória RAM é eficiente? Há outros periféricos que atrapalham as funções do computador? Fortaleça seus conhecimentos nesses sistemas com o curso de montagem e manutenção de micro e demais alternativas.

Aqui no Foco Educação Profissional há mais de 1000 cursos online com certificado de diversas áreas, sobretudo de informática e tecnologia, perfeitos para você aprender com qualidade, economia e segurança.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aposte em um curso online e aprenda mais

Aprender com cursos online é tendência e facilitará sua vida na manutenção de computadores e em qualquer serviço que deseja realizar em seu micro. Além de aprender tudo sobre as funções do PC, você ainda pode se especializar nesse trabalho e até prestar consultoria como um técnico capacitado – para conhecidos, empresas, profissionais em geral, etc.

Comece com o Curso Online Montagem e Manutenção de Microcomputadores e conheça outros cursos a distância que agregam conhecimentos a sua formação. Inscreva-se no Foco Educação Profissional investindo apenas uma taxa única de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). Assim, você tem acesso a todo o conteúdo do portal por um ano, realizando o curso online de preferência quando e onde quiser. Que tal?

Valorize seu aprendizado e faça sua matrícula. Se tiver dúvidas, deixe um recado. Boa sorte e até mais.