Home / Blog / Formação Profissional / Os movimentos sociais na formação da consciência coletiva
  • 14/04/2023

Os movimentos sociais na formação da consciência coletiva


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
movimentos sociais

 

Os movimentos sociais são fenômenos históricos e políticos que buscam a transformação da sociedade por meio da mobilização coletiva. 

Eles surgem como resposta às desigualdades sociais, políticas e econômicas e têm como objetivo lutar por direitos, justiça e igualdade. 

Um dos principais efeitos dos movimentos sociais é a formação da consciência coletiva, que é a percepção compartilhada de um grupo sobre sua própria realidade e sobre os desafios que precisam ser enfrentados para transformá-la.

A consciência coletiva é um conceito sociológico que se refere à ideia de que as crenças e valores compartilhados por um grupo de pessoas formam uma "consciência" coletiva que orienta o comportamento e as ações desse grupo. 

Essa consciência coletiva é influenciada por diversos fatores, incluindo os movimentos sociais.

O que é consciência coletiva?

A consciência coletiva é um conceito sociológico que foi desenvolvido por Émile Durkheim, um dos principais teóricos da disciplina. Segundo Durkheim, a consciência coletiva é o conjunto de crenças, valores, normas e costumes que são compartilhados por um grupo social e que orientam as ações e comportamentos dos indivíduos que fazem parte dele. 

O que são movimentos sociais?

Os movimentos sociais são ações coletivas organizadas em torno de um objetivo específico, como a busca por direitos civis, igualdade social, justiça ambiental, entre outros. 

Esses movimentos podem surgir de forma espontânea ou serem organizados por grupos específicos, como sindicatos, organizações não governamentais e partidos políticos.

Os movimentos sociais são uma forma de expressão da sociedade civil, que busca reivindicar seus direitos e influenciar as decisões políticas. Eles têm o poder de mobilizar as pessoas, trazer visibilidade para questões sociais e criar mudanças significativas na sociedade.

A relação entre movimentos sociais e consciência coletiva

Os movimentos sociais têm um papel fundamental na formação da consciência coletiva, pois são responsáveis por trazer à tona questões que muitas vezes são negligenciadas ou ignoradas pela sociedade. Eles ajudam a moldar a opinião pública e a influenciar a forma como as pessoas veem o mundo e suas relações sociais.

Por exemplo, o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos na década de 1960 foi responsável por trazer à tona questões de discriminação racial e desigualdade social que muitos americanos não estavam conscientes ou não se importavam anteriormente. Esse movimento ajudou a mudar a forma como a sociedade americana via a questão racial e criou um impulso significativo para o avanço dos direitos civis e da igualdade racial no país.

Exemplos de movimentos sociais que moldaram a consciência coletiva

Existem muitos exemplos de movimentos sociais que moldaram a consciência coletiva ao longo da história. Aqui estão alguns exemplos notáveis:

Movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos

O movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos foi um movimento social que teve como objetivo garantir igualdade de direitos civis e políticos para os afro-americanos, incluindo a eliminação da segregação racial. Foi um movimento liderado por figuras como Martin Luther King Jr e Rosa Parks.

Aqui, aliás, cabe uma menção ao inspirador discurso de Martin Luther King, do qual conhecemos a famosa frase “I have a dream” (eu tenho um sonho, em tradução livre). Como dica, vale a leitura! O discurso tem versões traduzidas em português também. 

Movimento feminista

O movimento feminista lutou pela igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres em todo o mundo. 

Esta não é uma luta recente, desde a primeira onda do movimento no século 19 até a quarta onda atual, o feminismo tem lutado pela igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres, mudando a consciência coletiva em relação às questões de gênero e igualdade e ressaltando a importância da representação e do empoderamento das mulheres.

Movimento ambientalista 

O movimento ambientalista luta pela proteção do meio ambiente e pela conservação dos recursos naturais, mudando a consciência coletiva em relação à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental.

O movimento ambientalista busca proteger o meio ambiente e preservar a biodiversidade. Desde a década de 1960, ativistas têm trabalhado para conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade e promover políticas e práticas que preservem o meio ambiente.

Movimento LGBTQIA+

O movimento LGBTQ+ luta pelos direitos e pela igualdade de tratamento para pessoas que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer ou outras identidades não-heteronormativas. 

O movimento tem conseguido grandes avanços em todo o mundo, incluindo o reconhecimento do casamento igualitário e a proteção contra a discriminação no local de trabalho.

Movimento Black Lives Matter

O movimento Black Lives Matter surgiu em 2013 como uma resposta à violência policial contra pessoas negras nos Estados Unidos. 

Desde então, o movimento tem lutado por justiça racial e pelo fim do racismo sistêmico em todo o mundo. As manifestações do movimento Black Lives Matter em 2020 tiveram um grande impacto na discussão sobre o racismo e a justiça social em todo o mundo.

E então, o que achou do conteúdo de hoje?

Sabia que pode aprofundar conhecimentos sobre o tema fazendo nosso Curso Online Movimentos Sociais e Sociedade Civil?

Pois é! Aqui no Educamundo você faz sua matrícula por R$ 79,90 e tem acesso a esse e a mais de 1.500 cursos online, durante um ano inteiro. 

Aproveite e matricule-se agora mesmo!

Pesquisar