Home / Blog / Indústria e Tecnologia / Conheça o sistema Linux - história, versões, curso EaD e aplicações
  • 23/10/2017

Conheça o sistema Linux - história, versões, curso EaD e aplicações


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
tudo sobre linux

Linux é um sistema operacional que permite a execução de programas em um computador. Ele pode ser modificado ou destruído livremente. Linux, em uma definição mais específica, é o núcleo do Kernel, que é um conjunto de instruções que controlam o funcionamento do processador, a memória, o disco rígido e sistemas periféricos. É um software livre encontrado em todo sistema operacional.

Com mais de duas décadas de história, o Linux é utilizado por milhares de corporações e profissionais em infinitas tarefas. Visto como um dos "rivais" do Windows, possui características bem particulares que encantam uma comunidade de fãs e aficionados em programação e criação.

Por isso, compreender as funcionalidades e os comandos do maior software de código aberto do mundo é o objetivo de muitas pessoas, sobretudo os principiantes no estudo da informática e suas aplicações. Alcançar esse objetivo é fácil, já que existe uma série de cursos online direcionados a esse sistema, como o curso de Linux oferecido pelo Educamundo.

Com o Curso Online Noções de Linux, o cursista desvenda tudo sobre Linux e como aproveitar ao máximo todas as suas ferramentas. Esse sistema é mais usual e dinâmico do que você imagina – é justamente isso que vamos tratar neste artigo. Saiba mais sobre a história, versões e informações básicas e prepare-se para se aprimorar ainda mais com um excelente curso online.

Você sabia? O Educamundo – um dos melhores portais EaD do país - possui mais de 1200 cursos a distância de áreas plurais atestados por mais de 200 mil alunos. Incrível, não é?

História do Linux

No início da década de 1990 a informática ainda se estabelecia no mundo, e a oferta de sistemas operacionais era absolutamente baixa. Além do MS-DOS e do Mac OS, figurava o Unix, todos extremamente caros e utilizados apenas por um pequeno grupo de empresas.

Nesse cenário, os programadores tentavam encontrar alternativas para democratizar esses sistemas e criar seus próprios softwares. Foi assim com o Minix, baseado no código Unix e lançado abertamente por um especialista holandês. Embora fosse extremamente limitado e cheio de erros, esse sistema abriu margem para novos testes e projetos, como o lançado pelo finlândes Linus Torvalds.

O que era pra ser apenas um trabalho para a universidade acabou se tornando um robusto software que deu um jeito em todos os problemas do Minix e conquistou diversos programadores – o famoso Linux que conhecemos hoje. A partir dos conhecimentos de Torvalds e com a ajuda de uma comunidade de especialistas, surgiu como alternativa às aplicações pagas. Estável, democrático e facilmente manipulável, não demorou para se tornar o maior sistema de código aberto do mundo.

Atualmente em sua versão 4.0, o kernel Linux é um produto gerenciado pelo projeto GNU e licenciado pela General Public License (GPL), que garante seu uso livre para estudos, cópias, melhorias e alterações. Nesse ponto, vale esclarecer que o sistema operacional em si é oficialmente tratado como GNU/Linux, composto por distribuições (versões) distintas.

É um pouco complexo entender essa relação de kernel, sistema e versões de distribuição. Ao contrário do Windows, o Linux tem variadas ramificações que podem confundir os usuários iniciantes. Em todo caso, você se familiariza melhor com esses recursos em um curso de Linux online – especialmente com o curso de Linux do Educamundo.

Versões do Linux

Saber tudo sobre Linux demanda um longo estudo, mas pode ter certeza que será muito instigante e animador aprender mais sobre esse sistema em cursos online com certificado. Práticos, flexíveis e seguros, os cursos a distância conquistam milhões de pessoas e dão um verdadeiro upgrade em sua formação pessoal e profissional.

Agora que você já tem uma noção histórica do surgimento do Linux, vamos apresentar as versões mais famosas – que também são listadas e detalhadas no curso de Linux online:

  • Ubuntu: em sua versão 8.04, o Ubuntu é atualmente uma das distribuições mais populares do Linux. Tem como características gerais uma dinâmica e moderna interface ao usuário, facilidade de instalação e atualização, central de programas prático e design intuitivo.
     
  • Fedora: o Fedora é uma versão mais leve, ágil e estável, com um ciclo de desenvolvimento rápido e aplicação em praticamente qualquer tarefa – do trabalho ao entretenimento.
     
  • Mint: começou como uma variante do Ubuntu e logo se tornou uma versão independente, com ótimas ferramentas de configuração e foco no design elegante e facilmente manipulável. Além disso, o Mint apresenta bom suporte para multimídia e menus personalizados.
     
  • Debian: Debian é uma das distribuições mais antigas que serviu de base para a criação de versões mais modernas. Possui boa estabilidade e passa por testes frequentes, além de um dos maiores diretórios para instalação de uma variedade de programas pré-compilados.
     
  • CentOS: o CentOS é o sistema preferido para uso em servidores e aplicações mais robustas, pois apresenta ótimos comandos de segurança e estabilidade. Possui uma grande comunidade de desenvolvedores prontos a dar suporte e ótimas dicas para os principiantes.

Outras distribuições famosas do Linux: Slackware, OpenSuse, Kurumin, Red Hat. No curso de Linux do portal, destrinchamos todas as características desses sistemas para você escolher qual se adequa melhor as suas atividades. Aproveite esse curso online para aperfeiçoar seus conhecimentos e facilitar suas tarefas com Linux.

Para usar o Linux: 

  • Como instalar o Linux? 1) Faça download do Linux. 2) Grave um disco do sistema operacional. 3) Prepare o computador para inicializar do drive de DVD. 4) Coloque o cd no drive e inicie a instalação. 5) Conecte-se à internet . 6) Clique para apagar o disco e reinstalar o Linux. 7) Escolha o teclado. 8) Crie nome de usuário e senha. 9) O programa realiza a próxima etapa automaticamente. 10) Reinicie o computador.
  • Para que serve o Linux? O Linux é um sistema operacional livre e grátis que oferece uma grande quantidade de softwares que atendem diversas necessidades de quem usa o computador. Serve tanto para uso profissional quanto para uso individual. Ele permite instalar e desinstalar programas de forma rápida e fácil, facilitando o uso do sistema.
  • Como instalar programas no Linux? Há várias formas de instalar programas no Linux, dependendo do tipo de software desejado. A maioria dos programas para Linux são de código aberto, disponíveis nos repositórios oficiais das distribuições. A instalação é feita na conta do super usuário (root) e varia entre as formas mais simples até as mais complexas.
  • Como evitar prejuízos em arquivos com o uso experimental do Linux? Busque se familiarizar com o sistema antes de instalar de forma definitiva, instale no computador sem remover o sistema atual. Teste o equipamento com um live cd Linux. Aprenda sobre as diferentes distribuições, crie um sistema duplo de inicialização e instale os aplicativos.

 

curso de Linux

Principais aplicações do Linux

Muitas pessoas se perguntam por que é necessário saber tudo sobre Linux e como aproveitar suas principais aplicações. Quem é leigo no assunto precisa se atualizar quanto às funcionalidades desse sistema, considerado por muitos indivíduos mais dinâmico e flexível que o Windows. Uma das principais questões é sobre os programas mais utilizados e sua performance. Listamos alguns - vale a pena baixar e saber como funcionam na prática também.

  • OpenOffice: a maior rede de aplicações para escritório, uma alternativa gratuita ao Microsoft Office e totalmente multiplataforma. Possui um conjunto completo de programas de edição de texto, planilhas e cálculos, apresentações, banco de dados, desenhos, fluxogramas, entre outros. É mantido atualmente pelos desenvolvedores da Apache Software Foundation.
     
  • Amarok: é um dos principais utilitários de som e vídeo, com alta conectividade, integração com outras plataformas e suporte para mídias de diversos formatos. Uma alternativa ao Real Player ou ao famoso Windows Media Player.
     
  • GIMP: o GIMP é perfeito para edição de imagem e o preferido de muitos web designers. Semelhante ao Photoshop, aceita vários formatos e funciona com alto desempenho em todas as distribuições Linux.

Dica: conheça mais sobre o GIMP no Curso Online Web Design para iniciantes, um dos melhores cursos online para interessados nessa área tão requisitada.

  • Nessus: ideal para segurança do sistema, detecta e corrige erros frequentes, checa as vulnerabilidades a ataques e sugere possíveis soluções ao usuário por meio de relatórios dinâmicos.
     
  • Bacula: o Bacula é um dos principais softwares utilizados no Linux para restauração, verificação e backup de dados. É totalmente flexível e de fácil configuração, além de também ter código aberto.
     
  • Jext: um ótimo aplicativo para programadores, com suporte para variadas linguagens de programação, do HTML a Phyton. Edita código fonte e dá abertura para o desenvolvimento de diversos plugins.

Esses são apenas alguns softwares populares utilizados no Linux que agradam muitos usuários. Há várias alternativas e tipos com características diferentes – no Curso Online Noções de Linux, listamos outros programas que vale a pena conhecer e testar.

Fique por dentro: além do curso de Linux online, o Educamundo possui diversos cursos online com certificado voltados à tecnologia, informática e formação profissional. São mais de 1200 opções preparadas por uma equipe pedagógica exclusiva e dedicada.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso de Linux: aproveite o melhor desse sistema estudando online

Por ser um dos maiores sistemas operacionais do mundo, há muito que descobrir sobre o Linux. Fizemos um apanhado geral neste artigo para você conhecer e saber mais sobre a abordagem do curso de Linux oferecido pelo portal, um dos cursos online mais populares e renomados do assunto, opção 5 estrelas do nosso portal. Que tal se aprimorar com esse conteúdo?

Saiba mais sobre o sistema operacional:

  • Qual a melhor versão do Linux? As melhores versões do Linux tanto para PC quanto para notebook listadas em 2018 são: Ubuntu 18.04 LTS, Fedora 28, Elementary OS 0.5, Solus OS, Antergos, Linux Mint, Manjaro. Teste a melhor versão para o seu uso, busque opiniões para escolher a que se adapta a suas necessidades.
  • O que é Kali Linux? Kali Linux é uma das distribuições do Linux muito utilizada por pentester, auditores de segurança, hackers éticos e analistas de segurança de TI, pois é um dos mais avançados sistemas para testes de invasão e pen test (identifica falhas de segurança em sistemas e redes corporativas).
  • O que é uma distribuição Linux? É um sistema operacional formado por vários softwares de aplicação, criando um conjunto que é distribuído livremente ao público. Há distribuição Linux comercial e não comercial. Na comercial o usuário paga pelo sistema e recebe assistência técnica e a não comercial é realizado o download na internet e não tem o suporte técnico.
  • O que se estuda em um curso de Linux? Em um curso de Linux o aluno estuda: * Características do Linux; * Distribuições Linux; * Como instalar o linux; Iniciação no ambiente gráfico; * Linguagem Linux; * Métodos de armazenamento de dados; * Manipulação de objetos; * Como instalar e desinstalar programas.

Faça sua matrícula no Educamundo e estude tanto o Curso Online Noções de Linux quanto o curso online que quiser durante um ano inteiro. Seu acesso à plataforma é integral por 12 meses mediante um investimento único de R$ 79,90. Não precisa se preocupar com mensalidades, dê um up em sua formação profissional com cursos online com certificado excelentes.

Inscreva-se e comece já. Se tiver alguma dúvida, deixe um recado. Aproveite e compartilhe essa proposta com seus amigos, eles vão adorar as vantagens dos cursos a distância. Boa sorte e até mais.

Pesquisar