Home / Blog / Direito / O que é Direito? Aprenda o seu conceito e seus pontos introdutórios
  • 23/09/2019

O que é Direito? Aprenda o seu conceito e seus pontos introdutórios


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

Você sabe o que é direito?

Vários são os conceitos existentes na atualidade. O mesmo pode ser identificado como um conjunto de normas que regem a sociedade, como um ramo da ciência que estuda essas normas e, até mesmo, como a capacidade de alguém decidir invocá-las para buscar seus interesses.

Quanto ao último caso, existe o direito subjetivo como forma de que um direito seja exigido a seu favor, para entender mais sobre o tema, colocamos a sua disposição o Curso Online Direito Objetivo e Direito Subjetivo.

Entretanto, neste artigo vamos falar do Direito como ciência e entender como o curso está estruturado, as matérias presentes na faculdade e demais pontos introdutórios.

Você sabe o que é direito?

Direito como ciência estuda as normas de uma sociedade e, analisando-o sob o ponto de vista social, pode-se afirmar que o mesmo só existe dentro dela.

Tal ciência existe há muito tempo, desde o momento de surgimento das primeiras civilizações e, com o passar dos séculos, vem se desenvolvendo de acordo com a evolução de cada grupo social.

Mas a frente, o conceito de direito pode ser visto do ponto de vista axiológico, expressão que dá a essa ciência o sinônimo de justiça.

O conceito de direito sob o ponto de vista de Hans Kelsen

Hans Kelsen foi um jurista austríaco muito famoso dentro do estudo desta ciência. Em sua obra mais importante, denominada “Teoria Pura do Direito”, o autor traz uma abordagem deste como ciência pura, sem a interferência de outras ciências sociais.

Para Kelsen, o direito não pode ser identificado apenas como uma norma, mas como um conjunto de normas que possui o mesmo fundamento de validade. Ou seja, todas as normas existentes no ordenamento jurídico retiram o fundamento de sua validade de uma norma fundamental, que está no topo da pirâmide mencionada por ele na obra anteriormente mencionada.

Como foi visto, o conceito de direito pode ser apresentado muito além da simples análise do termo, mas também sob um ponto de vista sociológico, filosófico ou sob o olhar de outras matérias do direito que o aluno estuda na graduação ou através de cursos online.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Quais e quantas são as matérias do direito?

O estudante, para se tornar um bacharel, deve seguir uma grade de disciplinas que vão desde matérias propedêuticas (como filosofia jurídica, teoria do estado, sociologia e psicologia) até disciplinas do direito material e processual (como direito civil, direito penal, direito administrativo, dentre outras).

Aqui no portal, além do curso anteriormente mencionado, você pode qualificar-se em outras tantas disciplinas integrantes do Pacote Master.

Dentre os cursos, podemos mencionar um de direito administrativo, direito constitucional, direito penal, civil e muitos outros.

Para consultar todo esse conteúdo, basta investir um valor único de R$ 79,90, uma vez ao ano, e, dessa forma, garantir acesso a estes cursos e a todos os mais de 1.200 do pacote.

Não perca essa oportunidade, inscreva-se e aproveite para aprender mais e se qualificar com um dos portais de cursos online com certificado que mais cresce no país!

Pesquisar