Home / Blog / Formação Profissional / Como e por que desenvolver um pensamento futurista?
  • 24/01/2019

Como e por que desenvolver um pensamento futurista?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
pensamento futurista

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um mindset futurista não é um dom ou um poder sobrenatural. Pensar à frente das ideias comuns e além da previsibilidade é uma questão de desenvolver um olhar específico sobre o futuro das coisas, um olhar que considera todas as possibilidades, permitindo decisões mais certeiras.

Para o mercado de trabalho atual, essa é uma habilidade que pode ser decisiva para carreiras em todos os setores. Isso porque pensar como um futurista facilita a previsão de situações que podem afetar diretamente a sua posição na empresa.  

Por isso, o site de empregos Adzuna resolveu explicar o que exatamente o pensamento futurista quer dizer e como pode construir vantagens profissionais.

O QUE É?

O principal diferencial de um futurista é o foco em crescimento constante e a disposição a crescer pelo aprendizado. Para desenvolver um pensamento futurista, é preciso entender processos e lógicas e racionalizar sobre os mesmos, e isso só é possível ao reunir o máximo de informações.  

Para entender melhor como funciona, vale fazer uma pesquisa mais detalhada sobre o conceito de growth mindset, ou mentalidade expandida. A expressão define um pensamento que compreende plenamente um problema e suas motivações e cria soluções customizadas, sempre com o objetivo de atingir um resultado específico. Significa transformar dificuldades em oportunidades e utilizar a tecnologia como aliada para tanto. É um olhar macro sobre ideias, situações e projetos, ou seja, expande a observação para que o foco não esteja em um ponto específico, mas em como todos os fatores envolvidos influenciam uma situação.

Um profissional com esse tipo de mentalidade é capaz de desenvolver e trabalhar novas habilidades para superar um desafio inédito ou que apresenta características desconhecidas. Ou seja, o pensamento futurista requer coragem para ultrapassar o que você acha ser o seu limite e buscar as respostas fora da sua zona de conforto. Em áreas diferentes, mercados diferentes ou mesmo em ideias estrangeiras.

COMO APLICAR?

O pensamento futurista está diretamente relacionado ao mundo digital. Por isso, existem inúmeros recursos que aprimorizam a experiência de um futurista e aos quais você deve ficar atento(a) se deseja desenvolver esse mindset.

Segundo a Adzuna, algumas disciplinas e ferramentas são chaves para aprender as melhores formas de prevêr situações e adaptar-se às possibilidades do futuro. Para um profissional, significa fazer planos para a carreira com maior precisão.

Então quais aprendizados são fundamentais?

 

1. Machine Learning

Machine Learning, ou Aprendizado da Máquina, é uma disciplina que busca aprender o processo de “raciocínio” das máquinas, ou seja, como elas “aprendem” e reproduzem ações  a fim de alcançar um resultado específico. Trata-se de compreender o “cérebro” das máquinas.

No passado, máquinas precisavam ser programadas para executar determinado tipo de tarefa e programas de computador só podiam ser empregados em certas funções específicas, para as quais foram desenvolvidos.

Hoje, graças à Inteligência Artificial, computadores são capazes de “entender” dados e comparar variáveis a fim de tomar decisões sem necessitar da intervenção humana. O objetivo do Machine Learning é utilizar a tecnologia para reproduzir o pensamento humano e encontrar soluções antes que seja necessário avaliar o problema.

Seja criando softwares que possuem a capacidade de aprendizado, desenvolvendo soluções com base na técnica ou mesmo simplesmente aprendendo a lógica por trás do funcionamento da inteligência artificial, devido à característica preditiva e progressista do conceito, é um conhecimento muito útil para quem pretende desenvolver a lógica futurista.

 

2. Análise preditiva

Dados e informações são a moeda do século XXI e com eles é possível construir planos mais certeiros. São também o pilar da análise preditiva, um tipo de processamento de dados que permite criar modelos executivos ou analíticos para entender situações ou tomar decisões em praticamente qualquer área.

A análise preditiva é o que permite que bancos avaliem o crédito de seus clientes rapidamente ou que um aplicativo de música decida qual a recomendação ideal para um usuário, por exemplo. Com base em experiências e números anteriores é feita uma análise das possibilidades futuras.

 

3. A carreira

O futurista é um novo tipo de profissional. Em vez de desenvolver habilidades que o colocam como executor de tarefas (como dominar certa plataforma ou tecnologia), ele investe em repensar a maneira como trabalha. Esse profissional é responsável por implantar o “futurismo” na empresa, de forma a estimular profissionais e processos a seguirem essa lógica de crescimento contínuo.

No passado, saber datilografia já foi uma habilidade essencial. Hoje, é basicamente uma prática rotineira e automática. Cabe ao futurista entender quais tarefas serão tão comuns quanto a datilografia no futuro e entender como a empresa para a qual trabalha (e ele(a) próprio(a)) pode permanecer relevante no mercado nesse novo contexto.

POR QUÊ APRENDER?

As vantagens de ter um pensamento futurista se apresentam tanto em momentos decisivos quanto em situações rotineiras que parecem não ter importância imediata, mas podem acabar tendo grande influência. Então desenvolver esse mindset auxilia em todos os níveis da sua carreira e dia a dia.

A Adzuna listou alguns dos principais benefícios da lógica futurista de acordo com o conceito de mentalidade expandida:

1. Oportunidades

Em muitos casos, não conseguimos enxergar oportunidades claramente quando elas aparecem. Nem toda oportunidade se apresenta de maneira óbvia. Ou mesmo hesitamos em aceitá-la por não nos sentirmos preparados(as) para o desafio.

E é nesse momento de hesitação que acabamos por perder grandes chances, como aceitar um novo emprego, participar de atividades fora da zona de conforto ou até desenvolver relacionamentos interpessoais mais duradouros.

O pensamento futurista auxilia na mudança desse cenário ao possibilitar a identificação de oportunidades com mais facilidade. Como? Estimulando um novo tipo de raciocínio em que toda informação e experiência se transforma em potencial ferramenta para o alcance de resultados. Ou seja, desenvolve a engenhosidade.

O growth mindset, portanto, é a base do pensamento futurista, porque foca no crescimento futuro com base nas experiências e oportunidades obtidas no presente.

2. Autoestima
 

Ser capaz de pensar de forma inovadora e, mais importante, efetiva, é um estímulo também para a autoestima e autoconfiança ao se encontrar de frente a um desafio.

Um dos principais objetivos do pensamento futurista é tentar prever situações a fim de facilitar a preparação para lidar com elas. E quando você se sente preparado(a), sua autoestima é reforçada.

3. Conhecimento

Pensar como um futurista significa reunir aprendizados. É uma competência que estimula o desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal naturalmente, porque requer sede por conhecimentos variados.

É comum ficarmos estagnados na posição em que nos encontramos porque temos dificuldade em acreditar que somos capazes de desenvolver determinadas habilidades. E isso cria uma bola de neve, que nos prejudica na hora de desenvolver as características de que precisamos para nos destacar.

O pensamento futurista é o movimento que falta a essa estagnação. Por ser uma competência alinhada às novas tecnologias e à agilidade do mundo digital, desenvolver um pensamento futurista significa estar ciente das mudanças e de como elas podem se tornar aliadas do crescimento profissional e mesmo pessoal. Para isso, estudo é essencial, então o mindset é um grande estímulo do conhecimento e, consequentemente, do progresso intelectual.

O pensamento futurista é capaz de gerar benefícios muito além dos mencionados nesse texto. Ser capaz de analisar dados e informações e utilizá-los a favor de seu futuro  profissional é uma grande vantagem.

E para alcançar um pensamento futurista é preciso analisar suas ações e identificar os traços da sua personalidade que precisam ser ou já estão direcionados a uma mentalidade expandida. Pergunte-se: como você se comporta diante de um problema? Que tipo de lições tira dos desafios que te apresentam?

O primeiro passo pode estar nas quase 300 mil vagas de emprego da Adzuna!

Pesquisar