Home / Blog / Administração / Xô procrastinação! O Educamundo o ajuda a ser mais produtivo
  • 21/04/2020

Xô procrastinação! O Educamundo o ajuda a ser mais produtivo


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
aumentar a produtividade

Procrastinar é deixar para depois determinada atividade ou tarefa que se precisa fazer e que, geralmente, tem data definida para entrega. É o ato de adiar repetidas vezes a tarefa e deixar para a última hora.

A procrastinação é a inimiga número um da organização no trabalho. Procrastinar é um tipo de comportamento, de certa forma, natural a todas as pessoas. No entanto, quando se trata do ambiente de trabalho, acaba interferindo na entrega de resultados.

Cabe aos líderes e gestores ajudarem os colaboradores a vencer essa situação e a aumentar a produtividade da empresa.

É claro que essa é apenas parte de uma eficiente organização no trabalho. É parte também do Curso Online Organização do Ambiente de Trabalho, do Educamundo. Esse curso é uma excelente alternativa para quem quer entender os processos para se ter uma empresa organizada, desde a arrumação física até os eventos digitais, como o arquivamento de documentos.

Com a ajuda do curso e as dicas deste artigo, fica bem mais fácil compreender a importância da organização no ambiente de trabalho e como combater problemas como queda na produtividade, desperdício de materiais, problemas na comunicação interna e, é claro, procrastinação.

Continue a leitura e conheça formas de os gestores ajudarem suas equipes a abandonar o hábito de procrastinar. Além disso, aproveite as dicas de qualificação que damos ao longo do artigo – e lembre-se que, com cursos online com certificado no currículo, sua carreira decola!

Procrastinação: formas de combatê-la e aumentar a produtividade

Com papel importante na identificação e solução de problemas relacionados aos projetos e processos afetados pela procrastinação de um ou mais colaboradores, os líderes e gestores podem também podem contar com a ajuda do setor de RH. Afinal, quanto mais forças se unirem, melhor, principalmente porque um procrastinador (ou mais) pode significar custos caros para a empresa.

Iniciativas contra a procrastinação

Organização no trabalho e foco

A organização da mesa de trabalho dos colaboradores e nos demais espaços, físicos ou digitais, não é trabalho dos líderes, no entanto, eles podem incentivar e propor a adoção de práticas que promovam melhorias no ambiente de trabalho.

Usar o Programa 5s, por exemplo. Esse programa ajuda a promover hábitos focados na produtividade e eficiência.

Os líderes são essenciais, em todos os aspectos da organização no ambiente de trabalho. Por isso também indicamos o Curso Online Liderança, para ajudar a desenvolver todo o potencial do profissional como líder e reforçar conhecimentos já existentes.

Lista de tarefas

Pode parecer meio bobo, mas a lista de tarefas ainda funciona. Uma listagem com prazos pode ajudar o colaborador a vencer a procrastinação.

Uma lista por projetos pode ser bem eficiente, principalmente porque ela pode ter o desdobramento das tarefas que o projeto envolve.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Apoio psicológico

A procrastinação muitas vezes está associada a problemas emocionais, momentâneos ou não. Estresse ou exaustão mental, por exemplo, que causam a Síndrome de Burnout, podem ser causas do constante adiamento de tarefas.

Por isso, os líderes devem estar atentos e, se identificarem isso, devem buscar apoio de especialistas que possam ajudar essas pessoas.

Administração do tempo

Dividir as tarefas em partes e definir tempo para que sejam desenvolvidas é uma maneira de focar a atenção ao término do trabalho. Além disso, uma excelente maneira de afastar a procrastinação.

Como dica, o Educamundo tem o Curso Online Administrando Melhor o Tempo, excelente para aprimorar as técnicas de gerenciamento de tempo. Não deixe de conhecê-lo.

social_login_tag.blade

O mercado não espera! Matricule-se agora mesmo para evoluir mais em sua carreira.

Além de todas essas opções, o portal tem mais de 1.200 cursos online no Pacote Master, que você assina por R$ 69,90 ao ano.Não espere mais, inscreva-se agora mesmo!

A melhor notícia deixamos para o final: você pode baixar agora um e-book com dicas de capacitação e de ferramentas essenciais para a organização do ambiente de trabalho.

Baixe o e-book: 10 cursos e ferramentas excelentes para acabar com a desorganização profissional - O guia que pode fazer a diferença em sua carreira

E-book Organização do Ambiente de Trabalho

Pesquisar