Home / Blog / Formação Profissional / A arteterapia como grande aliada da psicologia da depressão. Entenda
  • 21/03/2019

A arteterapia como grande aliada da psicologia da depressão. Entenda


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
terapia para depressão

A arteterapia é um procedimento terapêutico que busca unir a arte e a psicologia como forma de tratamento para problemas que afetam a saúde mental, como a ansiedade, depressão e outros. 

A arteterapia é uma terapia alternativa, que usa os diferentes tipos de artes e suas manifestações para ajudar na psicologia da depressão. Confira neste post por que essa terapia é uma grande aliada nos tratamentos de saúde.

A arteterapia pode ser um grande aliado na psicologia da depressão

Nas últimas décadas tem se investido muito em tratamentos para melhorar a saúde mental das pessoas. A correria do dia a dia, o mercado profissional e o mundo acadêmico podem ser estressantes, contribuindo para o desenvolvimento de transtornos e doenças como a ansiedade, a depressão e a síndrome do pânico.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 5,8% dos brasileiros estão dentro do quadro de depressão. É um problema comum e recorrente, que pode afetar a vida pessoal e profissional.

Dessa forma, o número de atendimentos com psicólogos e psiquiatras tem aumentado a cada ano. Porém, tem se buscado formas alternativas de terapia para depressão.

Por que fazer terapia para depressão?

A depressão, como qualquer outra doença, se não tratada pode levar a estados mais graves e até ao suicídio. O problema não é brincadeira e nem drama de criança, é algo que precisa ser levado a sério. Para isso, existem profissionais habilitados para tratá-lo. 

Vamos conhecer os principais sintomas da depressão:

  • apatia;

  • falta de motivação e vontade de fazer as coisas;

  • insônia;

  • dificuldade de concentração;

  • medos e paranóias;

  • perda ou aumento do apetite;

  • sentimento alto e recorrente de angústia e tristeza;

  • irritabilidade;

  • sensação de solidão e pouco sentido em viver;

  • dores no peito e no corpo;

  • tensão na nuca e nos ombros;

  • problemas gástricos e intestinais. 

Você sabia que existe tratamento alternativo para depressão?

Além do uso da medicação prescrita por um profissional da saúde, existe tratamento alternativo para depressão, que auxiliam os métodos tradicionais utilizados pela psicologia. 

Conheça alguns desses tratamentos:

  • ioga e meditação: dentro de um estado depressivo é comum ter pensamentos mais negativos sobre as coisas e pessoas. Com o auxílio da meditação é possível limpar a cabeça desses pensamentos e refletir melhor sobre as situações.

  • aromaterapia: através do uso de óleos essenciais busca-se complementar os tratamentos de depressão. Estudos realizados indicaram que esses óleos são muito benéficos para o paciente se utilizados da maneira correta.

  • atividade física: um grande aliado do combate à depressão, os exercícios físicos ajudam o corpo a liberar certas substâncias químicas que melhoram o humor.

Entenda tudo sobre arteterapia e psicologia

A arteterapia e psicologia são forte aliadas no combate da depressão. Elas ajudam o paciente a se concentrar em uma atividade, desenvolvendo a criatividade e o processo criativo. Assim, o indivíduo se abre para novos caminhos, busca mais reflexão sobre si e ganha apoio para lutar contra seus problemas.

Há um grande crescimento interior durante o processo da arteterapia. Ela ajuda a pessoa em seu processo de busca por equilíbrio emocional. A técnica favorece a reflexão dos conflitos internos, das questões pessoais mal resolvidas e dos questionamentos recorrentes.

Não há dúvidas que atividades de arteterapia só favorecem e complementam os tratamentos de depressão. Além disso, ajuda, no controles dos quadros de ansiedade.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Estude arteterapia no Educamundo

Que tam aprender mais sobre arteterapia? Faça o Curso Online Arteterapia, do Educamundo.

Inscreva-se no portal, que é um dos maiores portais de cursos online do país. Investindo apenas R$ 79,90 por ano, você tem o acesso liberado a diversos cursos do Pacote Master. São mais de 1.200 opções, que você pode fazer ao longo de um ano. Invista na sua carreira e faça os nossos cursos online com certificado!

 

Pesquisar