Home / Blog / Educação Infantil / Você sabe quais são os tipos de deficiência mais comuns em crianças?
  • 12/08/2019

Você sabe quais são os tipos de deficiência mais comuns em crianças?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

Deficiência é como chamamos algum tipo de problema na estrutura fisiológica, anatômica ou psíquica de uma pessoa. Há dois tipos, as que já nascem com o indivíduo, e as adquiridas por motivos de doenças, acidentes etc.

As deficiências se encontram alocadas em cinco grandes grupos: visual, auditiva, mental, física e múltipla.

Havia um problema sério de segregação a um tempo atrás. Pessoas com deficiência eram mantidas escondidas da sociedade.

Felizmente, e graças ao processo de inclusão, isso acabou e, atualmente, elas têm seus direitos garantidos. Isso inclui acesso à educação regular e uma pessoa responsável por acompanhar crianças e jovens com deficiência nessa jornada, além do professor de sala: o cuidador ou professor assistente. 

Se essa é uma linha de trabalho de seu interesse, você precisa saber quais são os tipos de deficiência e quais cuidados essas crianças necessitam.

Vamos falar sobre alguns deles neste artigo, e você pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos com o Curso Online Cuidador da Criança com Deficiência do Educamundo.

Quais são os tipos de deficiência mais comuns em crianças?

Entenda quais são as deficiências que as crianças mais apresentam e que, como cuidador, você deve saber lidar com elas.

Deficiência auditiva e surdez

A deficiência auditiva e surdez são causadas pela falta parcial ou total de audição em um dos ouvidos ou nos dois.

Qual a diferença entre surdez e deficiência auditiva?

A diferença é do ponto de vista clínico e está relacionada à extensão da perda de audição. Ou seja, pessoas com profunda perda de audição não escutam nada, enquanto outras têm parte da audição. Neste último caso, é perda leve ou moderada.

Síndrome de Down

Normalmente, associa-se a Síndrome de Down como deficiência mental ou intelectual, o que não é verdade. Trata-se de uma trissomia do cromossomo 21, que é uma anomalia genética, cuja causa é a presença parcial ou integral de uma terceira cópia do cromossomo 21.

As pessoas com Down podem ou não apresentar comprometimento cognitivo. Isso significa que em um grupo de crianças com Down há uma diversidade, ou seja, mais desafios aos cuidadores, professores e pedagogos.

Transtorno Invasivo do Desenvolvimento

Um transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) não é exatamente uma deficiência. Os transtornos envolvem distúrbios como déficit de atenção, hiperatividade, dificuldades de comunicação, interação e comportamental. O autismo é um exemplo de TID.

Sendo assim, todos os envolvidos com educação inclusiva devem conhecer os sintomas e aprender a elaborar projetos e atividades pedagógicas inclusivos que auxiliem esse público e que promovam sua integração.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Quer ser um cuidador de crianças com deficiência? Estude no Educamundo

Que tal fazer cursos online e se tornar um cuidador de crianças com deficiência e altas habilidades?

Aqui no Educamundo, há o Pacote Master, com mais de 1.200 opções. Você investe R$ 79,90 e tem acesso à plataforma durante um ano inteiro e pode fazer todos os cursos que quiser. Não há cobrança de mensalidades.

Faça como mais de 200 mil alunos que já passaram por aqui e capacite-se com este que é portal de referência em cursos online com certificado.

Inscreva-se agora mesmo e enriqueça um pouco mais seu currículo!

Pesquisar