Home / Blog / Educação Infantil / Você já conhece tudo relacionado ao universo do quebra-cabeça Tangram?
  • 01/03/2019

Você já conhece tudo relacionado ao universo do quebra-cabeça Tangram?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
geometria tangram

Você sabe onde surgiu o Tangram? Trata-se de um quebra-cabeça que surgiu na China a mais de 2 mil anos atrás, durante a dinastia Song. Na China antiga era utilizado como um medidor de inteligência humana.

Você já deve ter tido aulas sobre o Tangram na escola ou na faculdade nos cursos de educação. Trata-se de um tipo de quebra-cabeças muito antigo. Ele é utilizado até os dias de hoje em aulas como artes e matemática. Vamos aprender um pouco mais sobre o quebra-cabeça Tangram.

Você já conhece tudo relacionado ao universo do quebra-cabeça Tangram?

Esse jogo tem cerca de dois mil anos. Seu nome original era “Tchi Tchiao Pan”, que a tradução significa “As sete peças da sabedoria”. O principal objetivo do jogo é montar uma figura utilizando sete peças. Outro objetivo pode ser misturar as sete peças e tentar montar a figura do quadrado.

Ele foi posteriormente levado para a Europa por navios de mercadores no século XIX, tornando-se um jogo muito popular. Alguns historiadores contam que a palavra Tangram pode derivar da palavra inglesa “tangam” que significa “mistura”. Outras histórias contam que ele vem de um barco cantonês chamado “bundumocu”, em que muitas mulheres o utilizavam para entreter os marinheiros. Na Ásia o Tangram é muito conhecido por “300 placas”.

Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Assim, pode-se realizar muitos trabalhos artísticos com ele, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico.

Você sabia que o Tangram na matemática é muito utilizado na escola? Esse jogo pode ser utilizado nas aulas de matemática, principalmente para ensinar as formas geométricas, pois ele é um instrumento facilitador da aprendizagem.

As peças do Tangram são conhecidas como “Tans”, e sua utilização trazem muitos benefícios, como, o desenvolvimento de uma visão espacial, aprender a classificar as formas geométricas, noção de composição e decomposição, divisão, estimulam a resolução de problemas e a paciência.

A lenda do Tangram

Você sabe qual é a lenda do Tangram? Existem duas muito conhecidas no mundo inteiro:

A primeira lenda conta que em torno de quatro mil anos atrás, na China, um mensageiro quebrou por acidente o espelho do imperador Tan. O espelho caiu no chão, espalhando-se em sete pedaços de tamanhos e formas variadas.

Desesperado, o mensageiro tentou remontar as peças no quadrado original. Durante esse processo ele descobriu que poderia montar muitas figuras com estas peças. Assim, além do quadrado ele montou figuras de animais, objetos e obras de arte.

A segunda lenda conta a respeito de um discípulo que se despediu de seu mestre, pois iria fazer uma viagem ao redor do mundo. Para lhe ajudar na viagem, seu mestre lhe deu um espelho para que ele pudesse registrar todas as coisas bonitas que visse durante a viagem.

O discípulo não entendeu como ele faria para registrar essas coisas com um simples espelho, e perguntou ao mestre: “Mas como vou fazer isso apenas com um espelho?”. Ao mesmo tempo em que falava isso, o espelho caiu de sua mão, no chão partindo-se em sete pedaços. O mestre lhe respondeu que com essas sete peças ele poderia montar todas as figuras das coisas lindas que visse na viagem. Assim, partiu o discípulo com as sete peças do espelho.

Vamos conhecer algumas imagens de Tangram

As imagens de Tangram são muito variadas. É possível montar objetos como casa, barco e avião. Você pode montar animais como cachorro, gato, coelho, peixe, cisne e cavalo. Também é possível montar inúmeras figuras abstratas, compondo obras de arte.

As peças do Tangram podem ser todas de uma cor, deixando a figura homogênea, podem ser coloridas, dando um aspecto mais alegre, ou todas pretas, tornando um trabalho mais sério. Tudo vai depender da criatividade do jogador. Alguns professores de artes montam mosaicos de figuras coloridas construídas por seus alunos, deixando a escola mais bonita com as obras de arte.

Confira abaixo algumas figuras que podem ser montadas com as peças do Tangram:

Você sabe como se joga Tangram?

 Você provavelmente já deve ter aprendido na escola como se joga Tangram. O jogo possui sete peças de tamanhos e formas diferentes. Essas peças podem ser coloridas, conter alguma ilustração ou serem todas da mesma cor.  

Quais são as regras do Tangram? Por ser um jogo simples, praticado por pessoas de todas as idades, suas regras são bem fáceis, você precisa montar figuras variadas utilizando todas as peças, sem sobrepor nenhuma. O que você acha de conhecer tudo relacionado as regras do Tangram? 

O Tangram na escola

Dentro da escola, o Tangram é utilizado nas aulas de artes, para montar figuras, ilustrações, trabalhar as cores e criação de histórias. O Tangram na matemática é muito utilizado para trabalhar divisão, multiplicação, adição, noção espacial e geometria Tangram.

O jogo pode ser aplicado com crianças desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e incluisve em classes de EJA.  Assim, com o jogo do é possível melhorar o desenvolvimento do lado esquerdo do cérebro, melhorando as habilidades de lógica. O lado direito do cérebro também é estimulado, desenvolvendo assim todas as informações abstratas. 

Você sabe Porque é importante ensinar geometria com Tangram para as crianças? É preciso mostrar para as crianças que as cores e as formas geométricas estão presentes no ambiente ao seu redor, como na natureza, na rua, na escola e em casa, fazendo parte da sua vida e rotina. Aos poucos elas vão aprendendo a identificar as formas geométricas, observando quais são as suas características e desenvolvendo uma percepção visual.

Tangram na educação infantil: saiba como trabalhá-lo com as crianças: com o Tangram na educação infantil, é possível estimular o raciocínio lógico, a concentração e a classificação de formas geométricas. Crianças pequenas são bastante atraídas por jogos de quebra-cabeças, o que exige muita paciência. Quanto mais colorido for ele for, mais interesse irá despertar nos pequenos. 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Recapitulando:

Não existe idade para jogar o Tangram. Ele pode ser aplicado com qualquer criança ou adulto, o importante é usar a imaginação e criar o máximo de figuras que conseguir com as sete peças. Se você tem interesse em aprender mais sobre ele, venha fazer o Curso Online Tangram. Para todos os apaixonados pela área da educação, o Educamundo tem várias opções de cursos online.

Inscreva-se no Educamundo, um dos maiores portais de cursos do país. Adquirindo o Pacote Master, por um valor de apenas R$ 79,90 por ano, você pode melhorar a sua qualificação no mercado de trabalho com muitos cursos online com certificado.

Pesquisar