Home / Blog / Estudo / Quais as vantagens em me tornar servidor público?
  • 06/10/2022

Quais as vantagens em me tornar servidor público?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
servidor-publico

Trabalhar como servidor público é um desejo de muitos estudantes, em especial os que estão se especializando nas áreas de administração, ciências contábeis ou direito.

E os números não mentem, segundo a POLTIZE!, entre 1970 e 2019, a quantidade de carreiras na administração pública aumentou em 319%.

Mas não se engane, todas as pessoas podem prestar provas para uma vaga de servidor público, independentemente de sua área de atuação.

Mas por que tantas pessoas desejam traçar uma carreira como servidor público? Quais são as vantagens? O que é melhor em relação ao setor privado?

Para responder essas perguntas, preparamos este artigo completo.

Confira abaixo e tire toda as suas dúvidas.

Quais as vantagens em ser servidor público?

Muitas pessoas se perguntam se realmente vale a pena estudar e dedicar sua vida para se tornar um servidor público.

Afinal, as provas são muito concorridas e pode-se levar até anos para alcançar a tão sonhada aprovação.

Todavia, existem uma série de benefícios em seguir a carreira como servidor público. Abaixo separamos algumas delas:

Salários elevados

Quando o assunto é se tornar um servidor público, uma das principais vantagens que as pessoas procuram é o salário elevado e superior à CLT.

Segundo dados da PNAD, disponibilizados pela POLTIZE!, o salário médio habitual de um servidor público é de R$ 4415.30, em contra partida com o valor médio de um CLT de R$ 2427.70.

Benefícios e direitos garantidos

Com um salário médio sendo quase o dobro da área privada, o servidor público terá acesso a diferentes benefícios.

Anualmente, o servidor público receberá um adicional pelo tempo de serviço prestado. Este valor é proporcionalmente aumentado conforme o tempo que a pessoa exerça sua função.

Além disso, um servidor público tem o direito de receber diversos benefícios como:

Férias remuneradas;

• Vale alimentação;

• Vale transporte;

• Auxílio home office (a depender do cargo);

• Licença remunerada;

• Possibilidade de uma licença remunerada de 3 meses a cada 5 anos trabalhados.

É importante lembrar que os benefícios irão mudar de acordo com a instituição que o servidor público trabalhar e seu cargo.

Estabilidade garantida

A estabilidade do servidor público é prevista e garantida pelo Artigo 37, II da Constituição Feral Brasileira de 1988.

“a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;”

Ou seja, para se tornar um servidor público, é necessário realizar um concurso público, sendo proibido a nomeação por parte de terceiros e também a desautorização de um servidor público em perder seu cargo.

Plano de carreira assegurado por lei

Uma vantagem que muitos servidores públicos procuram são a ascensão profissional dentro da instituição que está trabalhando.

Além do bônus acumulativo por prestação de serviços ao longo dos anos, o servidor público pode melhorar seu currículo e ser promovido internamente.

Existem também, concursos internos, onde o servidor publico pode prestar uma prova e atingir um cargo mais elevado, aumentando seu salário e sua lista de benefícios.

Dicas práticas para te ajudar a estudar para concurso

Com tantas vantagens e benefícios, se tornar um servidor público não é uma tarefa simples, requer muito estudo e dedicação.

Para amenizar seu estresse e facilitar seu estudo, separamos algumas dicas para te ajudar a estudar para os concursos públicos.

Fique atento ao edital (mas não se prenda a ele)

Um erro comum que muitas pessoas que desejam se tornar um servidor público cometem é esperar o edital sair para começar seus estudos.

Por mais que o edital vá ditar exatamente o que deve ser estudado, a maioria dos concursos cobram temas em comum, como português e matemática.

Comece estudando essas matérias e foque nas específicas após a saída do edital. Dessa forma você otimizará seu tempo e estudos.

Aposte em cursos online de especialização

Ao fazer cursos online, em áreas como administração por exemplo, você ampliará seu horizonte de conhecimentos e aumentará suas chances de passar em um concurso público desta área.

Além disso, existem alguns concursos públicos que eliminam candidatos por um sistema de pontuação, quanto mais certificados e conhecimentos tiver, mais pontos fará.

Refaça as provas anteriores

Muitas bancas de concursos para o cargo de servidor publico possuem um estilo único de perguntas e “pegadinhas”.

Ao estudar provas anteriores, você se acostumará com o ritmo das questões, o que se deve tomar cuidado e os temas específicos que mais são cobrados.

Reserve um momento para descansar

O ritmo de um estudante de concurso público é bem árduo e intenso, todavia, é importante separar um momento para o lazer.

Ao descansar, reduzimos o estresse, a ansiedade e preparamos nosso corpo e mente para mais horas de estudo e foco.

Conheça o Educamundo

Somos uma plataforma focada no constante aprimoramento e conhecimento de nossos alunos.

Fornecemos cursos na área de administração pública que otimizam seu currículo, seus conhecimentos e suas colocações nos concursos públicos.

Clique no link abaixo e conheça já nossos cursos em administração pública

 

QUER CONHECER OS CURSOS JÁ

Conclusão

Salários elevados, férias, planos de carreira, e diversos benefícios são alguns dos motivos pelos quais diversas pessoas optam por prestar concursos para se tornarem um servidor público.

Como muitos concursos possuem um sistema de avaliação por pontos, apostar em cursos online garantem uma melhor colocação aos estudantes.

É importante lembrar que se tornar um servidor público requer muito esforço e dedicação e deve ser feito um planejamento bem traçado antes de prestar as provas.

Pesquisar