Home / Blog / Educação Infantil / O que você acha de conhecer tudo relacionado às regras do Tangram?
  • 29/01/2019

O que você acha de conhecer tudo relacionado às regras do Tangram?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
quebra-cabeça chinês tangram

Você já jogou e brincou com Tangram na escola? Trata-se de um jogo muito popular formado por figuras geométricas, encontrado em várias salas de aulas, sendo utilizado como instrumento de aprendizagens e brincadeiras. Vamos entender um pouco mais sobre as regras do Tangram neste artigo.

O que você acha de conhecer tudo sobre as regras do Tangram?

O Tangram é um tipo de quebra-cabeça, muito apreciado em diferentes lugares do mundo e jogado por pessoas de várias idades. Esse jogo não exige habilidades especiais. Só é preciso que seus jogadores tenham muita criatividade, tempo e certa paciência.

Para que o jogo se desenvolva da maneira correta é preciso que todas as suas peças sejam utilizadas, sendo que nenhuma delas deve se sobrepor à outra. Nem todos sabem qual a importância do Tangram para as aulas de matemática, mas seu uso ajuda muito no estímulo do raciocínio lógico.

Você sabe qual a importância do Tangram?

Com o Tangram você ajuda a estimular o lado esquerdo do cérebro, o qual é responsável pelas habilidades de lógica. Além disso ele ajuda também no lado direito, onde estão armazenadas as informações abstratas. Assim, desenvolvemos habilidades como:

  • Prática de exercícios de resolução de problemas, colocando cada peça no seu devido lugar;

  • Desenvolvimento da criatividade, através da formação de figuras, juntando as peças de diferentes formas;

O jogo quebra-cabeça chinês Tangram

Dizem as lendas que o quebra-cabeça chinês Tangram é originário da dinastia Song, que durou do ano 960 d.C até o ano de 1279 d.C. Ele era muito utilizado para analisar o nível da inteligência humana através de testes.

Dessa forma, o Tangram é jogado há muitos séculos por todo o Oriente. Depois da China, ele se espalhou por boa parte da Ásia. Posteriormente ele foi encontrado pela Europa e nos Estados Unidos. Depois da revolução industrial ele foi fonte de inspiração para a fabricação de muitos outros jogos e brinquedos, divertindo e ensinando crianças até os dias atuais.

Vamos aprender um pouco como fazer figuras de Tangram

Então, como fazer figuras de Tangram? Esse jogo é formado por sete peças, as quais são denominadas “Tans”. Com essas peças é possível formar diferentes figuras, concretas e abstratas. Através das figuras, as crianças treinam a visão espacial e aprendem mais sobre formas geométricas.

Com o tangram é possível estimular muito a criatividade e ensinar colaboração e trabalho em equipe. As figuras mais comuns montadas com o Tangram são o barco, cachorro, casa, cisne, gato e o coelho.

Dicas de como fazer Tangram de papel

1º - Recorte o papel no formato de um quadrado;

2º - Com uma caneta faça uma reta no meio, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais;

3º - Faça um ponto no meio da reta que foi desenhada;

4º - Faça uma reta do ponto até a extremidade superior esquerda do quadrado;

5º - A partir disso, trace as seguintes retas igual ao desenho.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Ficou interessado em aprender mais sobre o Tangram? Venha fazer o Curso Online Tangram do nosso portal. Além dele, você pode fazer muitos outros cursos da área da educação.

Inscreva-se agora mesmo no Educamundo. Um portal que se preocupa com a qualidade de seus cursos. Nele, a aprendizagem é  garantida, contando com várias opções de cursos online. Com o Pacote Master, por um valor de apenas R$ 79,90 por ano, você ainda pode fazer muitos cursos online com certificado para melhorar a sua posição no mercado de trabalho. 

Pesquisar