Home / Blog / Comunicação e Marketing / Como utilizar um script de vendas para aumentar a receita da empresa
  • 03/12/2018

Como utilizar um script de vendas para aumentar a receita da empresa


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
vendas em telemarketing

Quando falamos sobre vendas em telemarketing, um scritp pode ser a chave para o sucesso de uma operação bem sucedida.

Ele não serve apenas como um guia, mas tem o poder de automatizar tarefas, criar protocolos de ação, além de ser um excelente recurso para que o atendente de vendas não esqueça nenhum passo ou cometa equívocos. Conheça a seguir mais sobre essa ferramenta e suas vantagens. 

Script de vendas e as suas vantagens no mundo do telemarketing

O que é um script?

Script é um roteiro de instruções e ações a serem tomadas, que designa um passo a passo a ser seguido diante de determinada situação.

Um script de vendas é utilizado bastante em setores de call centers para padronizar o atendimento dos profissionais de telemarketing, a fim de otimizar o processo e oferecer e vender o produto da melhor forma possível para seus clientes.

Vendas em telemarketing

As vendas em telemarketing acabam sendo muitas vezes o coração da empresa. Porém, como cenário que temos hoje, para atingir o sucesso em telemarketing é preciso entender o mercado e agir com cuidado.

Em média, o brasileiro recebe 37,5 ligações por mês através de serviços de telemarketing. Isso cria um cenário extremamente desfavorável para vendas por telefone, uma vez que o assédio excessivo deixa o consumidor receoso a atender este tipo de ligação.

Um script ajuda a guiar a ligação e a auxiliar seus vendedores a se posicionarem como facilitadores na vida do seu cliente, ao invés de mais uma empresa incomodando-o com produtos que ele não deseja adquirir.

Como fazer um script de vendas

Para entender como fazer um script de vendas de qualidade, é importante ler com atenção e seguir o seguinte passo a passo:

  1. Apresente-se para o seu cliente, especificando quem é você, com quem deseja falar.

  2. Informe  o porquê você está entrando em contato qual seu objetivo com essa ligação.

  3. Pergunte a pessoa se ela tem interesse e deseja continuar conversando com você

  4. Caso afirmativo, entenda os problemas que ela está passando e apresente o seu produto como solução.

  5. Caso negativo, finalize a ligação e agradeça ao cliente pelo tempo.

Técnicas de vendas por telefone

Embora seguir um script seja uma das técnicas de venda por telefone mais indicadas, existem outros  macetes muito enriquecedores para quem atua em telemarketing.

Uma técnica muito importante é focar a conversa nas necessidades que o seu cliente possui. É mais estratégico oferecer o seu produto como uma forma de solucionar o problema do que passar minutos fazendo propaganda do seu serviço.

Outro ponto é treinar a sua equipe. Quanto mais preparado o seu time de atendimento e vendas estiver, melhores serão os resultados da sua operação de telemarketing.

Para ter acesso a outras técnicas super interessantes e se capacitar na área, uma boa alternativa é optar pelo Curso Online Operador de Telemarketing do Educamundo. Por apenas R$ 79,90 você tem acesso a mais de 1.200 cursos online disponíveis no Pacote Master

Invista na sua educação! Inscreva-se hoje mesmo em nosso portal, comece a estudar com cursos online com certificado e dê um up na sua carreira.

Pesquisar