Home / Blog / Informática / Segurança Wordpress: 4 passos para ter um site mais seguro na internet
  • 16/04/2019

Segurança Wordpress: 4 passos para ter um site mais seguro na internet


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
O que é certificado SSL

Donos de website sabem que estão sempre expostos a alguns perigos. Principalmente quem tem loja virtual ou trabalha com meios de pagamentos online, devem pensar na segurança da página para evitar alguns contratempos. 

Principalmente para quem está começando a ler sobre o tema, é preciso pensar em algumas precauções para a sua página. Criamos alguns passos que ajudarão você a sanar esse problema e não correr mais riscos! 

Segurança Wordpress: 4 passos para ter um mais site seguro na internet

Há algumas maneiras de manter em ordem a segurança Wordpress. Mostraremos como a importância de manter o sistema sempre atualizado, de escolher uma senha segura e outros detalhes que fazem a diferença para você. Confira.

Passo 1: atualização Wordpress sempre em dia

O Wordpress é uma plataforma que é constantemente atualizada. Novas versões podem surgir em poucos meses e isso, para alguns usuários, fica em segundo plano.

Acontece que cada nova atualização Wordpress traz reforços que o sistema precisa para manter os sites mais profissionais, modernos e seguros.

Por isso, sempre que visualizar um alerta de nova versão do Wordpress ou de alguns plugin, não deixe de atualizá-la!

Passo 2: se preocupe com as informações armazenadas em seu site

A cada novo acesso, principalmente em sites que precisam de login e senha, uma série de informações confidenciais de seus usuários são coletadas. Isso inclui dados do computador, senhas bancárias, cartões de crédito, documentos e muito mais.

Há alguns certificados de segurança, como o Certificado SSL, que bloqueiam qualquer ação de pessoas mal-intencionadas. São tecnologias criptografada e que garantem uma navegação sem dores de cabeça – para você e para seu usuário -.

O que é Certificado SSL?

O Certificado SSL ou Secure Socket Layer, é uma tecnologia de segurança para todo site que armazena informações de usuários. Ele é fundamental para toda loja virtual, pois autoriza compras com cartão de crédito ou débito em total segurança.

Passo 3: escolha senhas seguras

Escolher uma senha não precisa ser uma dor de cabeça, mas deve ser importante para você. Atualmente o Wordpress oferece a geração de senhas seguras, com uma mescla de letras, números e caracteres especiais, dificultando a invasão de hackers.

Evite senhas com:

  • Datas lógicas, como data do aniversário ou alguma data comemorativa no Brasil;

  • Nome do usuário;

  • Sequência lógica, como 1, 2, 3 ou 3, 2, 1;

  • Números repetidos, como 000 ou 2222;

  • A mesma senha de outros acessos. O ideal é que você tenha uma senha para cada plataforma que usa.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Passo 4: cuidado com temas gratuitos Wordpress

Quem tem um site novo geralmente utiliza a galeria de temas gratuitos Wordpress para criar a sua página. É possível ainda fazer o download de templates prontos em diversos sites nacionais e internacionais e utilizar o código livremente no seu site. Há também uma terceira possibilidade aqui, que é a utilização de temas piratas na plataforma.

Todas as ações acima podem levar você a instalar um template que contém malware ou links suspeitos – como o black hat – ocultados no código. Se você não tem experiência com códigos de sites, certamente não conseguirá identificar esses erros.

O melhor é sempre comprar um layout em sites parceiros do Wordpress ou, até mesmo, dentro da própria plataforma! Outra opção é criar um template do zero para a sua empresa!

Agora você já sabe como fazer a segurança Wordpress e não precisa mais deixar seu site em risco. Além dessa dica, ainda é possível aprender mais sobre a plataforma no nosso Curso Online Wordpress!

O Educamundo é uma plataforma de cursos online livres e conta com mais de 1.200 cursos online com certificado (opcional e de acordo com as conidções de contratação) em diversas áreas, por apenas R$ 79,90 anual no nosso Pacote Master. Faça a sua inscrição hoje mesmo!

Pesquisar