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  • 05/01/2022

5 soft skills que o servidor público precisa desenvolver


  • Autor: Equipe Educamundo
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soft skills

Imagine um jogo em que dentro de cada fase, o personagem só tem uma opção de ação para ir à próxima fase. Esse jogador segue uma sequência de passos, depois uma sequência de fases, até chegar no fim, em que finaliza todo o game seguindo um processo.

Em um jogo, cada passo do personagem foi pensado, planejado e criado para que o jogador se divirta. 

Ou seja, todos os jogadores do mundo que jogam aquele mesmo game, irão passar pelos mesmos desafios, nada novo, nada diferente, tudo predefinido.

Diferente do jogo, acredita-se que a vida não é pré-programada e o mercado de trabalho, bem como a vida pessoal são caixas cheias de incertezas em que o imprevisível é o mais previsível.

Olhando pelo lado profissional, estar preparado para o imprevisível é se tornar, hoje, um profissional completo. 

Para isso, é preciso, muito além de habilidades técnicas, desenvolver habilidades pessoais para enfrentar as possíveis situações que possam surgir no dia a dia.

Essas habilidades pessoais são também chamadas de “soft skills” e têm sido fundamentais para qualquer profissional hoje, inclusive para o funcionário público.

Quer saber mais sobre elas e entender como desenvolvê-las para se destacar profissionalmente? 

Listamos algumas neste artigo que são indispensáveis para o servidor público, confira.

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O que são soft skills?

Soft skills são também chamadas de “habilidades humanas”, ou seja, competências e habilidades vinculadas ao ser, a pessoa, e que são indispensáveis, principalmente, para o trabalho em equipe.

Se você trabalha, por exemplo, em um determinado projeto que precisa ser entregue no prazo e, por motivos alheios a sua vontade, ele atrasa, é preciso saber agir com serenidade, saber liderar (se preciso for), usar a criatividade a seu favor e trabalhar sob pressão, ou seja, ter o domínio de habilidades comportamentais, as chamadas soft skills.

Qual a diferença das soft skills para a hard skills

Diferente das soft skills, as hard skills são habilidades técnicas, obtidas através do estudo e prática em cursos online, faculdade, dentre outros. 

Você consegue comprovar as hard skills através de diplomas e certificados que atestam que você passou por um processo, e diante disso, possui capacidade para solucionar algo mais técnico.

Aquele que faz um curso de excel, por exemplo, e obtém um certificado de conclusão para comprovação de suas habilidades, tem o domínio de uma hard skill.

Soft skills na gestão pública

Independente do cargo ocupado na administração pública hoje, o servidor público deve pensar em desenvolver suas habilidades comportamentais. 

Elas tem sido, inclusive, chamadas de “as novas habilidades do servidor público do futuro”, uma vez que quebra o paradigma da inércia associado ao profissional da administração pública e o coloca como ser atuante, capaz de agir e desenvolver novas capacidades para tornar o atendimento ao público cada vez melhor e a administração pública cada vez mais eficiente.

A necessidade do desenvolvimento dessas habilidades, surge em um cenário cada vez mais complexo, em que a governança pública precisa ser repensada.

Diante deste cenário, podemos listar algumas das principais soft skills que os servidores precisam desenvolver, são elas:

1- Resolução de problemas

Reconhecer um problema, antecipar as dificuldades e pensar em soluções não está mais restrito somente aos “chefes de setor”, mas deve se estender a toda organização. 

Desse modo, o profissional passa a ter uma visão crítica sobre o seu trabalho e busca participar do processo de decisão e solução de problemas.

2 - Habilidades políticas

Entender como funcionam as relações de poder dentro da organização e identificar as relações de hierarquia fazem parte da habilidade política. O profissional que a detém consegue conversar e debater sobre soluções para a administração e desenhar a sua rede de contatos para auxiliar e participar ativamente do processo para a nova administração pública.

3 - Comunicação assertiva

No convívio em sociedade, os conflitos são previsíveis, ainda mais quando se está falando do ambiente de trabalho, local em que as divergências podem surgir. 

Para evitar o conflito e buscar a comunicação sem gerar um “climão” ou um ambiente desgastante, é fundamental investir na comunicação assertiva.

O objetivo aqui é levar ideias de forma clara utilizando instrumentos que facilitam a comunicação.

4- Adaptação

Outra habilidade fundamental para o profissional do futuro é a capacidade de adaptação. 

Ela é necessária devido à velocidade na mudança do mundo e dos procedimentos adotados nos processos gerenciais.

Um exemplo foi a pandemia, em que surgiu a necessidade de adaptação ao trabalho remoto de modo abrupto.

Nesse caso, além da adaptação, outras habilidades se colocaram à prova, como a resiliência e a flexibilidade.

5 - Autodesenvolvimento

A administração pública vem passando por um intenso período de adaptação a um novo modelo de gestão e com isso, cabe ao servidor, além da capacidade de se adaptar, resolver problemas ou se comunicar, também de buscar o autodesenvolvimento.

Ou seja, aquele que busca desenvolver suas habilidades por conta própria consegue se destacar, tanto como pessoa quanto como profissional e, consequentemente, auxilia na melhoria da gestão da administração pública. 

Para isso, ele busca se manter atualizado, realizando cursos de pós, MBA e cursos online de qualificação mantendo-se um servidor sempre ativo.

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