Home / Blog / Formação Profissional / Entenda mais sobre os 4 principais sujeitos do processo pena
  • 22/10/2019

Entenda mais sobre os 4 principais sujeitos do processo pena


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

Estudar o processo penal é muito mais do que se atentar apenas a procedimentos e prazos, existem regras específicas, crimes e os sujeitos que fazem tudo acontecer.

Por isso, se você estiver estudando ou tem interesse em conhecer mais sobre o processo em si, é necessário entender cada um dos seus pontos integrantes, e um deles é os sujeitos do processo penal.

Neste artigo, vamos explicar o que são, quais são e como identificá-los dentro do processo. Acompanhe a leitura e aprenda mais sobre o assunto agora mesmo.

Os sujeitos do processo penal

Na relação processual penal existem os seguintes sujeitos:

  • Juiz;

  • Ministério Público;

  • defensor;

  • acusado.

O Juiz de Direito

O juiz de direito é aquele que detém uma importância ímpar no processo. É ele o responsável pelo julgamento do acusado.

O código de processo penal determina que ao juiz cabe a imparcialidade, ou seja, não deve ele julgar com preferência para qualquer um dos lados da relação processual.

Acusado

Ao acusado é imputado a infração penal, é ele que será responsabilizado pelo crime cometido.

O termo acusado pode ser utilizado como gênero, no qual indiciado e réu podem ser utilizados como espécies.

O que significa indiciado?

Uma pessoa passa da condição de acusado para indiciado quando a autoridade policial encontra indícios suficientes para imputar-lhe um crime. Desse modo, após a investigação e a colheita de provas, aquela passa da condição de mero acusado para indiciado, tornando a acusação contra si mais séria.

Como funciona o Ministério público?

Você sabe como funciona o Ministério Público no processo penal? O MP é o órgão estatal responsável pela defesa da ordem jurídica e do regime democrático. E, no processo penal, a ele cabe a promoção da ação penal pública contra o acusado.

De posse das provas colhidas pela autoridade policial, o Ministério Público faz a acusação e a imputação do crime ao réu, buscando a responsabilização deste em âmbito judicial.

Vale ainda mencionar que, nas ações penais privadas, não cabe ao Ministério Público a sua proposição, mas apenas uma atuação como fiscal da lei.

O defensor

O defensor é o representante do acusado, a ele cabe a defesa daquele contra as acusações impostas.

O papel do defensor normalmente é ocupado por um advogado, entretanto, quando este não está presente, lhe é nomeado um defensor dativo para que o réu não seja julgado ou até condenado sem defesa.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda mais sobre o assunto com o curso do Educamundo

Se você tiver interesse no processo penal, o setor pedagógico do Educamundo preparou um curso perfeito para ti. Trata-se do Curso Online Direito Processual Penal, com um conteúdo completo sobre a temática.

Sabe o que é melhor? Investindo apenas R$ 79,90, uma única vez ao ano, você garante acesso não apenas a este, mas a todos os mais de 1.200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master.

São cursos nas mais variadas áreas de atuação para você estudar, qualificar-se e aprender mais com um excelente conteúdo.

Está esperando o que para começar os seus estudos ainda hoje? Inscreva-se no portal de cursos online que há mais de 10 anos ensina com qualidade e qualifique-se conosco!

Pesquisar