Home / Blog / Educação Infantil / Tangram na educação infantil: saiba como trabalhá-lo com as crianças
  • 25/02/2019

Tangram na educação infantil: saiba como trabalhá-lo com as crianças


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
aula de Tangram

O Tangram é um jogo chinês muito antigo, conhecido no mundo todo. Muitos professores de matemática utilizam ele para ensinar geometria. Entretanto, ele pode ser utilizado com crianças de todas as idades. Vamos aprender um pouco mais sobre o Tangram na Educação Infantil.

Tangram na Educação Infantil: saiba como trabalhá-lo com as crianças

Você conhece a história do Tangram? A lenda conta que uma vez, há muito tempo, um monge chinês encarregou seu aprendiz de uma missão: viajar o mundo todo atrás de todas as belezas existentes, dando a ele um espelho para registrá-las.

Certo dia o aprendiz, por descuido, deixou o espelho cair no chão, se partindo em sete peças de formas diferentes. Assim, ele observou e descobriu que poderia montar todas as maravilhas do mundo da forma que quisesse.

Essa lenda é muito interessante para trabalhar com o Tangram na Educação Infantil. Ele pode aparecer em conteúdos de matemática e de artes, desenvolvendo a criatividade e o conhecimento das formas e cores.

A importância do Tangram para a educação

A importância do Tangram para a educação é muito significativa. Utilizado por professores pelo mundo afora, é muito comum encontrá-lo nas aulas de artes e de matemática. Com ele a criança desenvolverá melhor seu raciocínio lógico e a resolução de problemas.

Assim, o trabalho com quebra-cabeças contribui para a aprendizagem das formas geométricas, classificando-as através da exploração das sete peças do jogo. O objetivo principal do Tangram é ensinar que um todo sempre é divisível em várias partes, que posteriormente podem ser reorganizadas em um outro todo diferente. Assim, a criança já está construindo a noção espacial e de divisão.

Por que ter aula de Tangram?

Mas então, por que ter aula de Tangram? Com esse jogo é possível montar várias figuras diferentes e isso deve ser explorado em sala de aula. Com concentração, a criança inicia o processo de analisar as propriedades das peças e da figura que deseja montar, diferenciado uma figura da outra, compondo e decompondo peças.

No geral, o Tangram é um tipo de quebra-cabeças, que além de trabalhar a criatividade, estimula a paciência e a concentração nas crianças.Já foi analisado que a sua aplicação traz ótimos resultados para o processo de ensino aprendizagem com crianças da Educação Infantil e do ciclo de alfabetização.

Você sabe como trabalhar com o Tangram na Educação Infantil?

Vamos conhecer agora algumas ideias interessantes de como trabalhar com o Tangram na educação infantil. Primeiro, faça uma contação de histórias com a lenda da origem do Tangram, as crianças ficarão impressionadas. Depois, explore cada característica física das peças que compõem o jogo.

O professor pode estimular as crianças a montarem várias figuras diferentes utilizando as peças. Dessa forma, estará trabalhando a composição e a decomposição. Com as figuras dá para criar novas histórias, realizar ilustrações e montar um grande painel com todos os trabalhos.

Além de tudo isso, o professor trabalha com as formas geométricas, identificando e classificando cada uma delas, mostrando aos alunos que é possivel dividir um todo em várias partes e com essas partes dá para formar uma figura concreta ou abstrata, de acordo com a imaginação de cada um.  

Dicas de como fazer Tangram de animais

  • Para montar o gato você utiliza os dois triângulos menores como orelha, o quadrado como rosto, um triângulo grande e um médio como tronco, o triângulo grande que restou será a parte inferior do gato e o paralelogramo será a cauda.

  • Para o cachorro você irá utilizar um triângulo pequeno como orelhas, o quadrado como cabeça, os dois triângulos grandes e o médio como corpo, o paralelogramo e o outro triângulo menor como patas.

 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Lembre-se!

O Tangram estimula a coordenação motora, a concentração, a criatividade, a imaginação e a memorização das formas geométricas. Você gostaria de aprender mais sobre a aplicação desse jogo com as crianças? Venha fazer o Curso Online Tangram e aprender tudo sobre ele. Além dele, no Educamundo você pode fazer outros cursos da área da educação.

O Educamundo é um grande portal de cursos online. Nele, você pode realizar muitos cursos online com certificado opcional. Você se inscreve investindo apenas R$ 79,90 por ano e terá acesso integral a todos os cursos do Pacote Master durante 1 ano inteiro. Inscreva-se agora mesmo!

Pesquisar