Home / Blog / Bem Estar e Cotidiano / Tratamento para enxaqueca: como a acupuntura pode te ajudar?
  • 24/01/2020

Tratamento para enxaqueca: como a acupuntura pode te ajudar?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
acupuntura para dor de cabeça

Você sabe que a acupuntura pode ser uma alternativa para tratar exaqueca? Pois é, veja como a técnica pode ajudar. 

Segundo a Fundação Americana de Enxaqueca (em inglês: American Migraine Foundation), a enxaqueca é caracterizada por dor moderada a intensa, que pode ou não latejar. Concentra-se em um lado da cabeça e pode incluir sensibilidade à luz e ao ruído, náusea e vômito.

A enxaqueca é o segundo tipo mais prevalente de distúrbio primário de cefaleia, que afeta aproximadamente 12% dos adultos nos países ocidentais — sendo três vezes mais comum entre as mulheres.

Os benefícios do tratamento para enxaqueca vão além do efeito analgésico

Além de ser extremamente incômoda e muitas vezes incapacitante, a enxaqueca pode estar associada à outras comorbidades graves. Veja alguns exemplos:

  • a enxaqueca, especialmente quando crônica, está frequentemente associada a desregulação do temperamento afetivo e comportamento suicida;

  • aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;

  • aumenta o risco de lesões cerebrais clinicamente silenciosas;

  • duração longa e frequência aumentada das crises de enxaqueca estão correlacionadas com diminuição do desempenho cognitivo.

 

Para resolver ou diminuir a frequência e a gravidade das crises, os pacientes recorrem, na maioria das vezes, ao tratamento conservador, que inclui o uso de analgésicos combinados com cafeína, anti-inflamatórios não esteroides, entre outros medicamentos.

Infelizmente, alguns pacientes podem sofrer com efeitos colaterais desses medicamentos ou podem simplesmente não se beneficiar do seu uso. Sendo assim, optar por um tratamento para enxaqueca que seja complementar, como a acupuntura, pode ser uma excelente alternativa.

Veja a seguir os mecanismos pelos quais a acupuntura beneficia pacientes que sofrem deste problema e quais os acupontos mais indicados para tratá-lo.

Acupuntura: uma alternativa de tratamento não farmacológico para enxaqueca

O efeito da acupuntura no tratamento da enxaqueca é bem reconhecido na Medicina Tradicional Chinesa e, nos últimos anos, o mesmo tem acontecido na medicina ocidental moderna.

O que é acupuntura?

A acupuntura é um tratamento com agulhas, que são inseridas em pontos específicos do corpo para fins terapêuticos ou preventivos. Derivada da medicina chinesa, baseia-se na crença de que uma energia vital, conhecida como Qi, flui através do corpo em canais chamados  meridianos.

De acordo com um artigo de revisão publicado em 2016, há evidências de que a acupuntura reduz a frequência de dor de cabeça pela metade em indivíduos com enxaqueca. Os autores ainda sugerem que seu efeito pode ser semelhante ao observado no uso de medicamentos preventivos.

O mecanismo fisiológico da acupuntura para enxaqueca não é claro. Estudos indicam mudanças no desempenho do sistema nervoso em resposta a este tratamento. Outras hipóteses justificam o impacto da acupuntura no alívio da dor pela estimulação de um efeito analgésico no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e no sistema opióide endógeno.

Os pontos tradicionalmente usados para tratar esta condição são: DU20 (Baihui), DU24 (Shenting), GB13 (Benshen), GB8 (Shuaigu), SJ20 (Jiaosun) e GB20 (Fengchi).

Na Medicina Tradicional Chinesa, os pontos ainda podem ser escolhidos de acordo com a região da dor de cabeça. Neste caso, a localização da dor estaria associada à problemas em um meridiano (canal de energia) específico. Entenda:

Dor de cabeça associada ao meridiano Shao yang

Dor na lateral da cabeça e/ou na região temporal​​​​​​​ ​​​​​​​​​​​​​​Pontos: SJ5 (Waiguan), GB34 (Yanglingquan).

Dor de cabeça associada ao meridiano Yang ming

​​​​​​​Dor na testa. Pontos: LI4 (Hegu), ST44 (Neiting).

Dor de cabeça associada ao meridiano Tai yang

Dor na região cervical. Pontos: BL60 (Kunlun), SI3 (Houxi).

Dor de cabeça associada ao meridiano Jue yin

​​​​​​​Dor no topo da cabeça. Pontos: LR3 (Taichong), GB40 (Qiuxu).

Saiba tudo sobre acupuntura para dor de cabeça

Os benefícios da acupuntura para dor de cabeça são inegáveis. Se você está procurando informações atualizadas e de confiança sobre este tema, cursos online livres são uma excelente alternativa.

O Educamundo tem em seu extenso catálogo de cursos online com certificado, uma capacitação completa sobre essa técnica.

O Curso Online Acupuntura faz parte do nosso Pacote Master e foi elaborado por uma competente equipe pedagógica que organizou os conteúdos de forma descomplicada, para atender curiosos e profissionais de todos os níveis de conhecimento. Inscreva-se no portal por apenas R$ 79,90 ao ano e comece a estudar agora mesmo!

Pesquisar