Home / Blog / Formação Profissional / Última versão ISO 9001: entenda por que a norma sofreu alterações
  • 21/02/2019

Última versão ISO 9001: entenda por que a norma sofreu alterações


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
principais mudanças ISO 9001

A última versão ISO 9001 trouxe mudanças importantes para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). As alterações na norma foram feitas em setembro de 2015, no entanto, as organizações tinham até setembro de 2018 para efetuar a transição à nova norma. A partir disso, quem não fez a transição, deve se certificar novamente.

Para quem não sabe, a norma ISO 9001 é a que incorpora todos os requisitos necessários para que uma organização alcance padrões de qualidade a fim de ter uma melhoria contínua em seus métodos e processos e satisfazer os clientes.

A ISO 9001 pode ajudar a mensurar e avaliar resultados, evitar desperdícios e retrabalho e melhorar a gestão das atividades dos negócios.

Quer saber mais sobre as principais mudanças na ISO 9001? Continue lendo o post!

Tudo que você precisa saber sobre a última versão ISO 9001

Por que houve alterações? A norma foi revisada para que fosse adequada às novas tendências em negócios e refletisse práticas empresariais modernas.

Como o mundo dos negócios é bastante dinâmico, alguns pontos ficaram defasados, sendo preciso uma revisão e alteração dos mesmos para que a ISO 9001 continuasse sendo uma ferramenta importante para o mercado.

Conheça as principais mudanças na ISO 9001

A nova estrutura é a mudança mais evidente na ISO 9001 2015. Os chamados Princípios da Qualidade, que eram 7 e agora são 8, representados na norma por seções:

  • Seção 0-3: Introdução e escopo da norma
  • Seção 4: Contexto da organização
  • Seção 5: Liderança
  • Seção 6: Planejamento
  • Seção 7: Suporte
  • Seção 8: Operação
  • Seção 9: Avaliação de desempenho
  • Seção 10: Melhoria

Outra mudança significativa é o enfoque dado à gestão de risco. A Alta Direção ganha mais responsabilidades e a norma ganhou melhor compatibilidade com outras normas do sistema de gestão.

A ISO 9001 2015 já vigora totalmente, a versão 2008 sai de cena

Na verdade, a versão antiga já saiu de cena em 2015, o que ainda tinha validade era a certificação. Empresas certificadas antes de setembro de 2015 manteriam o certificado, cuja validade é de 3 anos, e durante esse período fariam a transição.

No entanto, o “deixar para depois” e a falta de planejamento (inclusive de recursos financeiros) pode ter feito muitas empresas perderem a certificação. Mas isso não impede que comecem o processo novamente.

Manual da Qualidade ISO 9001 2015: como se apresenta?

O Manual da Qualidade ISO 9001 2015 é o documento que especifica o Sistema de Gestão da Qualidade das organizações.

Esse não é um documento padrão. Seu formato varia conforme a organização, seu tamanho e complexidade. Ele contém a política adotada pela organização na execução de seus processos, registra os princípios adotados para o alcance dos objetivos, como processos, diretrizes, missão, visão e valores.

O que é Informação Documentada na ISO 9001 2015

A nomenclatura “informação documentada” era um item separado em “documentos e registros” na versão 2008, e dificultava a interpretação por parte de auditores e empresas. A troca de nomenclatura se deu para facilitar que a informação seja encontrada.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Estude ISO 9001 no Educamundo

Com o Curso Online Gestão da Qualidade-ISO 9000 você pode aprender muito sobre qualidade, certificação ISO e demais aspectos relacionados ao tema.

Além disso, pode complementar seus estudos com outros cursos online com certificado de temas correlatos.

Você investe R$ 79,90 uma única vez e ganha acesso ao Pacote Master, com mais de 1.200 opções em cursos online, e pode fazer quantos quiser durante um ano inteiro.

Inscreva-se agora mesmo e comece já os seus estudos. Boa sorte e até nosso próximo post!

Pesquisar