Assessoria de imprensa: com certeza você já ouviu falar nessa área tão comum em comunicação e marketing e parte de toda empresa, organização, entidade e pessoa pública. Mais do que porta voz de seus clientes, trata-se de um ramo com muitas atividades distintas que visa fortalecer uma imagem e criar uma relação entre organizações e canais de mídia.

Tanto pela popularidade quanto pela versatilidade de funções, cada vez mais pessoas são atraídas e realizam um curso de assessoria de imprensa para se especializar. Além da graduação, em que a disciplina é obrigatória (ainda mais em jornalismo e relações públicas), muitos cursos online abordam os conceitos referentes a esse campo.

Aqui no Foco Educação Profissional, portal especializado com os melhores cursos a distância do mercado, há o Curso Online Assessoria de Imprensa, com conteúdo preparado por um setor pedagógico dedicado e essencial para um aprendizado completo e primoroso. Com essa opção, os alunos entendem todos os pontos da assessoria de imprensa, da história aos dias atuais, das tendências clássicas à era digital.

A partir deste artigo, conheça alguns pontos principais da área e os detalhes do nosso curso de assessoria de imprensa online, excelente para capacitação, atualização e aperfeiçoamento de vários estudantes, profissionais e interessados. Surpreenda-se com as informações, anote as dicas e fique por dentro dos cursos online com certificado que agregam ótimos valores a sua formação.

Definição, curso e tipos de assessoria de imprensa

Toda empresa, órgão ou personalidade pública depende de uma assessoria de comunicação para divulgar seus fatos, eventos, produtos e ações corporativas que valem a pena ser exaltadas. Isso contribui para a construção de uma boa imagem e como referencial para o público alvo, além do destaque em relação à concorrência. Nesse setor, atuam uma série de profissionais, desde relações públicas até publicitários e, claro, assessores de imprensa.

Os responsáveis por esse cargo atuam como uma ponte entre a comunicação empresarial e o meio externo: tanto a opinião pública quanto os diversos canais de mídia disponíveis – televisão, rádio, jornal, revista e internet (meios digitais em geral). Por meio de releases e sugestões, um texto bem feito e preparado por esse profissional pode ser difundido em um veículo para aumentar a credibilidade, passar uma orientação e até fortalecer a imagem do assessorado. Tudo depende de um trabalho planejado e de boas estratégias realizadas tanto pela assessoria de comunicação do local quanto por aqueles que lidam diretamente com a imprensa.

É nesse contexto que esse setor se destaca e atualmente é primordial para muitos lugares. Podemos ver a presença da assessoria de imprensa em empresas públicas e privadas de todos os portes, em órgãos governamentais, em organizações das mais variadas causas, para artistas de todos os níveis, atletas e esportistas no geral, entre outros que precisam manter uma boa imagem e relacionamento com aqueles que o seguem, sejam fãs, clientes, críticos, veículos, etc.

Como apresenta muitas variáveis e tipos distintos de atendimento, a assessoria se moldará de acordo com a necessidade do cliente. Do contrário, o assessorado busca o estilo que mais se complementa aos seus objetivos. Sendo assim, há quatro classificações possíveis:

  1. Interna – ocorre quando o setor está alocado dentro da própria empresa/cliente que atende, geralmente parte de toda a assessoria de comunicação do local. Nesse caso, é necessário um conhecimento dos processos internos e forte ligação com outros ramos, como o de marketing e recursos humanos, auxiliando na gestão de crises, planejamento estratégico, publicidade e treinamentos de líderes e funcionários para entrevistas e coletivas.
     
  2. Externa – a assessoria de imprensa externa é realizada de modo autônomo, seja por agências especializadas ou profissionais liberais. É a terceirização do trabalho de comunicação feito tanto em curto quanto em longo prazo. Nesse caso, há maior autonomia para propor ideias, estratégias e críticas visando a melhoria da imagem e das ações do cliente.
     
  3. Sazonal – muitas empresas não realizam divulgações e contatos frequentes com a imprensa e a opinião pública, por isso abrem mão de um serviço de assessoria contínuo e o contratam sazonalmente apenas para campanhas de curto prazo. Esse tipo pode ser vantajoso tanto para o assessorado (que tem custos mais baixos) quanto para o assessor, que pode trabalhar para uma diversidade de clientes de modo livre e independente.
     
  4. Mista – a assessoria mista une ações tanto da assessoria de comunicação já existente em uma corporação quanto de uma agência de fora, com o intuito de revigorar as atividades ou para algum serviço externo. Quando é preciso cobrir um evento internacional ou lidar com um cliente de outro estado, por exemplo, a empresa pode contratar uma assessoria local para apoiar seu grupo.

Perceba que esse campo é abrangente e tem papel fundamental em uma comunicação empresarial eficaz. Justamente por essa força e popularidade, muitos cursos online com certificado revelam todos seus conceitos e informam os interessados sobre as características da área, como o Curso Online Assessoria de Imprensa, destaque do Foco Educação Profissional.

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Perfil profissional e contexto de mercado

O que é preciso para se tornar um assessor de imprensa? Quais os requisitos? Como está o mercado atualmente? Essas são algumas dúvidas comuns que precisam ser elucidadas para quem pretende seguir carreira e entender definitivamente como esse ramo funciona. Na teoria, muitos imaginam que é simples, mas é nesse pensamento que acabam se dando mal frente aos desafios e situações que acontecem rotineiramente.

Para atuar nesse ramo é preciso ser formado em Comunicação Social, geralmente com ênfase em jornalismo. Embora profissionais de relações públicas também sejam cotados, suas ações são complementares às atividades do assessor, com um foco mais direcionado e específico à empresa.

No contexto de mercado, a área se fortaleceu bastante nos últimos anos e está em ascensão, tornando-se parte do planejamento de comunicação e marketing de muitas organizações. Além de trabalhar alocado, a vantagem do assessor é prestar serviços de modo autônomo ou em agências, o que garante a variedade de clientes e metas.

Segundo a Fenaj, Federação Nacional de Jornalistas, esse é um dos cargos mais bem pagos da Comunicação, ainda mais se o profissional é concursado, tem boa experiência e qualificação excelente – seja em relacionamento, redação, perfil estratégico, entre outros pontos. É nessa linha que percebemos o quanto é fundamental se capacitar sempre, tanto com o curso de assessoria de imprensa na graduação quanto com um curso online complementar, e o que não faltam são boas alternativas para isso.

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Estruturação de Planejamento de Comunicação Integrada

Planejar, ordenar e avaliar as ideias, informações e atividades; estabelecer prazos para a execução das ações e focar em um monitoramento constante são práticas essenciais na rotina de um assessor. Segundo Rivaldo Chinem, um dos grandes especialistas da área, trata-se de um processo abrangente, que define metas, objetivos, público alvo e políticas de comunicação que serão adotadas pelo cliente.

Antes de uma divulgação, existem etapas de estruturação primordiais para criar um cronograma perfeito, com muitas análises e visando todo o plano de comunicação integrada da instituição. Não é à toa que o trabalho do assessor depende sempre das decisões de outros setores coligados – publicidade e marketing, recursos humanos, inteligência estratégica, relações públicas, entre outros.

Vale destacar que esse procedimento não tem como objetivo apenas promover ou garantir um referencial/boa imagem ao negócio, mas também se manter consistente frente às crises e adversidades. Problemas aparecem e a fiscalização das campanhas devem ser contínuas, ainda mais agora em que as pessoas tem voz graças aos meios digitais e os canais de mídia atuam com mais agilidade. Seguindo esse método, aqueles que se preparam e organizam seu trabalho frequentemente com certeza terão a experiência necessária para lidar com os contratempos e manter a reputação intacta.

Imersão no negócio do cliente

Mas, para que tudo alcance um ponto de equilíbrio e bons resultados sejam gerados, é essencial tanto ao assessor de imprensa quanto toda a equipe de comunicação se dedicar ao negócio e as atividades de seu cliente. Se existe o desejo de mudar parâmetros, estabelecer uma nova imagem e se colocar à frente no mercado, não basta apenas alterar padrões básicos e costumeiros.

Cabe a esse setor agir estrategicamente com base no cenário real do contratado, que nunca será o mesmo de um para outro. O mercado, as atividades, as funções e os objetivos mudam, assim como sua posição. Há empresas bem estabelecidas e com muita credibilidade, já outras estão envoltas em casos realmente complexos.

A imersão no negócio do cliente é um trabalho árduo, mas desde que haja o comprometimento e a intenção em moldá-lo para se tornar um referencial, com certeza dá para bater todas as metas. Boas táticas levam a benefícios incríveis para os dois lados, não é à toa que muitos assessores são disputados e contratados a peso de ouro por diversas organizações.

Seguir esse caminho e alcançar esse status é o desejo de todo profissional, é o primeiro passo é revigorar suas competências no ramo, sempre se atualizando com fontes preciosas, como o nosso curso de assessoria de imprensa online e demais cursos online da área de comunicação e marketing disponíveis no portal.

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Despertando o interesse da mídia

Falando em desafios, despertar o interesse da mídia é um dos principais quando se trata de assessoria de imprensa. A visão estratégia deve fazer a diferença para não soar "desesperado", saber como abordar e formar um relacionamento consistente com os jornalistas e canais. Embora não exista uma fórmula do sucesso para garantir que sua divulgação seja aceita por todos os veículos e traga logo os melhores resultados, estudos e dicas podem auxiliar bastante, como:

  • focar na construção de um release de valor – e não apenas em um mero comunicado -, produzindo um conteúdo relevante;
  • analisar quais são os principais alvos e como atingi-los facilmente de acordo com suas métricas;
  • caprichar no press-kit (as fontes que garantem a veracidade e qualidade do texto);
  • montar e estabelecer uma rede de contatos, agindo sempre com empatia e disponibilidade para tirar qualquer dúvida.

O contato com a imprensa pode parecer dificultoso em um primeiro momento, mas é essencial se aprimorar e ter paciência até a conquista do espaço. Hoje em dia, além do meio digital (e-mail, redes sociais, aplicativos), presencial e telefônico, há ainda muitas plataformas e agências que ajudam a aproximar canais, profissionais e organizações.

Há muitos guias com normas e macetes para auxiliar nesse tópico e ajudar na conversão dos releases nos veículos de comunicação. O curso de assessoria de imprensa do Foco Educação Profissional possui módulos direcionados a esse assunto, um curso online estruturado com dados amplos e essenciais sobre esse campo que atrai jornalistas e muitos interessados.

Gerenciamento de Crises

E a crise de imagem, como lidar? E quando a credibilidade de uma empresa ou pessoa pública é afetada, bem como outras adversidades que podem surgir no cotidiano? Bom, gerenciar um contratempo está longe de ser uma tarefa simples, mas também não há caminho sem volta. Sempre há maneiras de corrigir as falhas, minimizar impactos e lidar com esses momentos de tensão.

O objetivo principal, nesse caso, é evitar ao máximo que haja danos latentes à reputação do cliente. O aspecto financeiro também conta, mas até pode ser deixado em segundo plano visando reduzir os contratempos que possam manchar sua imagem. A partir desse ponto, é recomendado sempre ser transparente e honesto com a imprensa e a opinião pública.

É melhor assumir uma verdade do que tentar atenuar uma mentira, portanto, toda a comunicação deve ser bem íntegra, mostrando o ponto de vista da organização de forma objetiva e direta. Críticas e polêmicas podem surgir, porém é preciso ser cuidadoso e de maneira nenhuma se silenciar ou, pior que isso, ser agressivo.

Em um trabalho conjunto com demais setores e com a gestão responsável pela empresa, tomar decisões assertivas é um bom caminho. Desde que se tenha um sistema bem consistente e qualificado, com certeza é possível encontrar ótimas soluções. Além disso, é essencial ter um bom media trainning para orientar os responsáveis e porta vozes do local nas coletivas e pronunciamentos – bem assessorado, um executivo consegue falar em público, expor seus argumentos e mostrar muita coerência no contato com a imprensa.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


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Como empreender em assessoria de imprensa

Fechamos nosso artigo falando de empreendedorismo e assessoria de imprensa. Essa relação é crescente por uma série de fatores, sendo o primeiro deles a percepção e necessidade das corporações em contatar esse serviço para ajudar em todo seu cronograma de comunicação. Se antes a área era vista totalmente como dispensável, atualmente há setores montados exclusivamente para o ramo.

A questão mercadológica também contribui para que muitos profissionais montem agências especializadas e ofereçam serviços externos, mistos e sazonais para os clientes. Visto a variedade de empresas, pessoas e entidades, não é tão difícil conquistar ascensão desde que realizado um bom trabalho.

Outra variável interessante que liga esse campo com o empreendedorismo é quanto à consultoria. Sobretudo aqui no Brasil – em meio à crise econômica – muitos jornalistas tornam-se autônomos e oferecem serviços de modo independente. Essa é uma relação vantajosa tanto para o assessor quanto para o contratante, que podem conversar diretamente e definir as melhores estratégias e projetos a desenvolver.

Definitivamente, o crescimento desse campo é ótimo e anima muitas pessoas ligadas à área de comunicação que, embora vasta, ainda encontra percalços e desvalorização em muitas partes. Nessa situação, a melhor saída para se destacar é investir em qualificação, fortalecer as competências, fazer bons contatos e nunca parar de se renovar.

Precisa de qualificação? Especialize-se com ótimos cursos online

Atento a essas metas fundamentais para muitas pessoas, o Foco Educação Profissional produz cursos online excelentes para capacitação, atualização e aperfeiçoamento, seja um curso de assessoria de imprensa online (destaque de nosso texto) ou demais opções de diversos campos. São mais de 1000 cursos a distância preparados especialmente para um aprendizado primoroso e dinâmico.

Realizando um curso online do portal, você se qualifica, dá um plus em sua carreira e currículo e compreende conceitos até então desconhecidos. Para isso, basta se inscrever investindo apenas uma taxa única de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). Assim, você tem acesso a todos os cursos online com certificado do Pacote Master por um ano inteiro, quando e onde quiser, com total flexibilidade e praticidade. Caso opte pela certificação, é só escolher a melhor carga horária (5h a 420 horas) e realizar a avaliação final. O O processo de certicação é opcional.

Comece com o Curso Online Assessoria de Imprensa e aposte também nas dicas que destacamos ao longo do artigo. Com certeza você gostará bastante. Se tiver dúvidas, é só entrar em contato conosco. Boa sorte e até a próxima.