Muita gente pensar em abrir o seu próprio negócio ou tocar o projeto dos sonhos em paralelo a outras atividades. Ou até mesmo largar tudo e assumir possíveis riscos, visando uma melhor qualidade de vida. E essa qualidade de vida está relacionada, muitas vezes, à realização pessoal e, como consequência, o sucesso financeiro. O segredo para para quem almeja conquistar estes objetivos pode estar em empreender. E saiba que para empreender não é um bicho de sete cabeças.

A palavra empreender pode significar apenas pegar uma ideia e colocá-la em prática. Para ser um ótimo empreendedor, você deve assumir responsabilidades, ter muito comprometimento e dedicação, conhecer os riscos envolvidos no processo e abusar da sua ousadia, coragem e, principalmente, da sua criatividade. Não dissemos que seria fácil. E ninguém consegue sucesso e realização sem um trabalho duro, não é mesmo? Podemos auxiliar você a dar os primeiros passos para o sucesso como um empreendedor melhor. Separamos algumas dicas para quem deseja se aventurar e, em seguida, listamos 18 cursos online para auxiliar você nessa empreitada.

Top 18 cursos online em empreendedorismo

4 dicas essenciais para construir o seu perfil empreendedor

Comece a se preparar. Não cometa o erro de começar sem nenhum conhecimento. Busque por cursos a distância que te ensinem a dar os primeiros passos dos procedimentos de como abrir uma empresa, questões legais e relações de trabalho, por exemplo. Cursos online de empreendedorismo são a base para alcançar bons resultados. Afinal, ninguém quer que o negócio dê errado logo de cara.

Identifique algo que goste muito. O segundo passo é identificar, além de uma oportunidade de mercado, um ramo pelo qual você se sinta realmente apaixonado e inspirado. Analise o que realmente ama fazer. Por que não transformar um hobby em alguma coisa lucrativa?

Execute as ideias. Pelo caminho, você irá encontrar diversa barreiras, mas, posso chutar que a primeira delas será sair do campo das ideias e “traduzi-las” para algo palpável. Para que sua empresa deslanche, se torne real, é preciso ter um bom plano no papel.

Faça um bom networking. Ninguém vai longe sozinho. Comece a participar de grupos com o mesmo interesse. As redes sociais, por exemplo, estão cheias de locais muito bons sobre o compartilhamento de ideias de negócios. Seus amigos também podem lhe ajudar e até formar parcerias ou encontrar investidores. Converse com eles.

 "Empreender é se jogar de um precipício e construir um avião durante a queda" – Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn

 Inglês Básico

Antes mesmo de seguir qualquer dica para abrir o seu próprio negócio, você deve ter em mente que falar línguas estrangeiras é fundamental. Você pode ampliar as possibilidades de negócio e conseguir investidores internacionais. Já pensou nisso? Formar parcerias e fazer um bom networking na área que pretende entrar é muito importante. Além disso, outras línguas são necessárias até para entender nomenclaturas como CEO (Chief Executive Officer/ Diretor Presidente) ou CFO (Chief Financial Officer/ Diretor Financeiro). Por este motivo começamos a nossa lista com cursos a distância em idiomas.

Apesar do mandarim ser a língua mais falada do mundo, o idioma considerado como universal  é o inglês. Isso pode ser explicado devido aos países com grande potência econômica e forte influência cultural, tem como língua principal o inglês. No curso online Inglês Básico você terá acesso a um material completo sobre gramática, estruturas de frases, orações mais utilizadas e muito mais. Invista neste tipo de cursos EAD e não perca a oportunidade de entrar de vez no mercado globalizado.

Espanhol Básico

Como já falamos, o ideal é estudar línguas com muita dedicação e, claro, apostar em realizar negociações com empresas estrangeiras, estabelecendo parcerias, negócios ou franquias também. O espanhol também é bastante indicado. Primeiramente porque é a segunda língua mais falada em todo o mundo. E vai aí outro motivo: já parou para pensar os países que falam espanhol? Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e outros. A maioria são países vizinhos do Brasil. A proximidade ajuda na formação de um networking e em negociações, por exemplo.

O curso online Espanhol Básico também irá te auxiliar bastante no aprendizado desse novo idioma. Você vai conhecer frases básicas para utilizar em viagens a negócios, aprender o alfabeto, vocabulário e gramática da língua. Faça sua inscrição e já comece a estudar estes cursos online com certificado.

Empreendedorismo

Bom, relatada a importância sobre falar outros idiomas, chegamos ao próprio curso de empreendedorismo. Se deseja ser dono ou dona de uma empresa lucrativa e de renome no mercado, você necessita saber sobre os principais conceitos envolvidos na prática de empreender. O curso online Empreendedorismo traz um conteúdo completo sobre este universo, que perpassa por todos os tipos de empresas, incluindo organizações de cunho filantrópico até o chamado empreendedorismo social.

Princípios da Administração

Dentre os vários cursos online com certificado ligados a área de Administração do Foco Educação Profissional, este é um dos mais importantes para os empreendedores. Como disse no início, para ter uma empresa indo de “vento em polpa” você deve começar a se aprimorar aprofundando nos assuntos. São conceitos básicos, como a história da administração, administração clássica, e os elementos e princípios dessa ciência que auxiliarão no seu crescimento. É o curso online Princípios da Administração que pode oferecer subsídios para você se tornar um expert no tema.

Práticas Administrativas nas empresas

O curso online Práticas Administrativas nas Empresas irá ajudar o empreendedor a enxergar novos caminhos para formar um equipe de qualidade, desenvolver um perfil de liderança e fazer da melhor forma a gestão dos recursos humanos da empresa. Com este curso de empreendedorismo você aprenderá as melhores técnicas de armazenamento de dados, estratégias e como montar planilhas de resultados. Ao fazer esta capacitação você também terá um visão ampla sobre o comportamento atual das empresas, quais seus principais problemas e como resolvê-los.

Como iniciar seu próprio negócio

Este é outro curso de empreendedorismo que se apresenta como essencial para quem busca conhecimentos antes de criar uma empresa independente. O curso online Como Iniciar seu Próprio Negócio te ensina tudo sobre o caminho da independência financeira, o passo a passo de como abrir uma empresa, como identificar e prever riscos, planejar, emplacar no ramo e sobre o principal preço do sucesso. O material deste curso ensina também a criar a missão, visão e valores de uma empresa.

Liderança

Ser um líder e ter características de tal, é um sonho de qualquer pessoa que almeja ocupar grandes cargos. Nas funções de chefia não há espaço para quem não saber negociar, perceber e resolver problemas, administrar conflitos, dividir o trabalho entre a equipe, aproveitando da melhor forma o potencial de cada colaborador. O curso online Liderança possibilita que o aluno aprenda tudo isso e muito mais.

Não ter um líder capacitado na empresa pode acarretar em funcionários menos produtivos, desmotivados ou com pouca criatividade, por exemplo. Com os materiais do curso de liderança online, você pode ficar tranquilo. Se dedicando às aulas você conseguirá criar um ótimo ambiente organizacional e poderá ter a melhor equipe do mundo junto com você. O curso de liderança online irá transformar você em um empreendedor melhor.

Administrando Melhor o Tempo

Empreender é deixar a procrastinação e preguiça de lado e botar a mão na massa. E aqui, tempo é dinheiro e realização profissional. Além do “deixar para depois”, com o  curso online Administrando melhor o Tempo você irá conseguir identificar situações que “comem” o seu tempo, como dar aquela olhadinha no whatsapp, facebook, LinkedIn, por exemplo. E é um fato: quando nos damos conta, já passamos duas horas ou mais entretidos. Você conseguirá se organizar melhor entre um afazer e outro, aprenderá a colocar em prática a técnica pomodoro e conhecer outras dicas.

Marketing

Gente, marketing é tudo, quase a alma do negócio. Se você quer que a sua organização vá pra frente, você deve investir em cursos a distância sobre este tema. O curso online Marketing oferece aos alunos conceitos fundamentais sobre as técnicas e métodos de aplicação do marketing para satisfazer necessidades do seu público, estratégias para elaboração de campanhas e como manter uma comunicação de qualidade, zelando pela imagem e reputação da sua empresa.

Comunicação Empresarial

Por falar em Marketing, o nono lugar da nossa lista de cursos online ainda está no âmbito da comunicação. Os empreendedores e demais interessados no assunto adquirem, no curso online Comunicação Empresarial, um material super completo sobre como gerenciar crises de imagem, ter um bom relacionamento com a mídia e como aproximar os gestores de todos os outros colaboradores. Você entenderá os novos paradigmas na comunicação organizacional, provenientes da modernidade, e saberá tudo sobre ética nas instituições e empreendedorismo social.

Planejamento Estratégico

O planejamento é uma coisa que deve ser levada bem a sério ao iniciar o procedimento de abertura de empresa - e durante toda a existência da mesma. Ele consiste na implementação de programas e ações, levando em conta as condições da empresa e a sua evolução estimada de crescimento a curto, médio e longo prazo. O curso online Planejamento Estratégico é a base para que você aprenda tudo sobre o assunto. Profissionais pedagógicos selecionaram um material especial e de qualidade para este curso, que aborda o planejamento estratégico para pequenas, médias e grandes empresas. Ou seja, mais um de nossos cursos online de empreendedorismo que você não pode deixar de fazer.

cursos online de empreendedorismo

Controle de Arquivos e Documentos

Notas fiscais, licenças de prefeituras, alvarás, registro de pessoa jurídica, contrato de aberturas de contas… estes são alguns dos vários documentos que uma organização necessita. Agora, já imaginou se isso fica desorganizado? Se fosse você, não queria pensar na confusão. O curso online Controle de Arquivos e Documentos auxilia você justamente a ter uma noção de como organizar e controlar seus arquivos e documentos e apresenta as principais ferramentas e programas utilizados para realizar tais atividades, mais conhecidos como sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.

Plano de negócios

Esse é um dos cursos EAD para quem está mesmo planejando abrir ou que quer reestruturar seu negócio. Saber fazer um plano de negócios é indispensável para qualquer empresário, seja ele um microempreendedor, microempresário, sócio e outros. O curso online Plano de Negócios prepara o aluno a fazer esse planejamento desde a ideia até o seu desenvolvimento, materialização e a implantação da empresa. É possível aprender também como identificar oportunidades e mercados lucrativos, produtos e serviços inovadores. Com essa capacitação você saberá estudar os seus variados públicos e concorrência, a fim de definir as melhores estratégias de marketing. Além desses, há muitos outros temas interessantes para quem quer empreender.

Gestão das Funções Organizacionais

Conhecer tudo o que envolve a administração de empresas é fundamental, como já havia dito. O curso online Gestão das Funções Organizacionais reúne diversos conceitos sobre esse tema, a fim de introduzir os alunos à capacidade de comandar uma corporação.

Este é um dos cursos online de empreendedorismo que aborda a evolução da administração até os dias de hoje, colocando em pauta a gestão em diversos tipos de organizações, o conceito de empreendedorismo social e também muitas técnicas de implementação para uma gestão eficaz. É uma ótima aprendizagem para promover ações estratégicas eficientes e aumentar a produtividade de sua empresa.

Estratégias de Negócios na Internet

Sugiro que você não pense em abrir um negócio apenas em lojas físicas. Hoje em dia, ter um e-commerce, ou seja, uma espécie de loja virtual, é fundamental. Os hábitos de compras mudaram e todos gestores devem se adaptar a eles. O curso online Estratégias de Negócios na Internet pode te ajudar nessa missão. Nele, você terá a oportunidade de conhecer as inúmeras estratégias de divulgação, o uso ferramentas de envio de e-mail em massa, como acompanhar o dia a dia de seu negócio e mensurar seus resultados. Este é um dos cursos online mais importantes do nosso portal. Não deixe de investir o seu tempo estudando sobre essas estratégias.

Responsabilidade Social Empresarial

A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas ou realizam ações que promovam o bem comum, seja dos seus colaboradores, pessoas carentes ou que interferem positivamente no meio ambiente. No curso online Responsabilidade Social Empresarial você entenderá de forma detalhada tudo sobre este conceito e saberá como sua empresa pode utilizar as estratégias de empreendedorismo social e outras relacionadas para alavancar sua imagem e reputação.

 

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Sociologia Geral

Você deve estar se perguntando: por que um curso sobre sociologia está nesta lista de cursos EAD ao invés de um curso de liderança online, por exemplo. Simplesmente porque um bom empreendedor deve entender sobre a organização e comportamentos da sociedade abrir qualquer tipo de negócio. Com os materiais do curso online Sociologia Geral você conhecerá as teorias dos principais sociólogos, questões sobre as ciências sociais, globalização, relação de trabalho e o processo de industrialização e muito mais.

Relações Humanas

No curso online Relações Humanas você fugirá um pouco dos números e planejamentos e passará para as complexidades gerais da relações interpessoais e relações profissionais. O conteúdo aborda a importância das relações éticas, como solucionar conflitos em ambientes organizacionais, como lidar com competições entre funcionários e muito mais.

Lembre-se: para ser um empreendedor de sucesso e fazer com que o negócio dê certo, você precisa ter os conhecimentos que estes cursos online com certificado oferecem. Gostou de todos e deseja começar logo? Basta realizar a sua inscrição e por apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista), você terá direito a todos estes e outros cursos que disponibilizamos. Não esqueça de comentar conosco a sua experiência no ramo do empreendedorismo e comprtilhar este artigo com os seus colegas. Até a próxima!