Estudantes e profissionais de arquitetura, engenharia, design e demais áreas correlatas sabem o quão importante é saber desenhar à mão livre. Traçar linhas precisas de um projeto no papel com certeza é um diferencial e tanto para qualquer um desses especialistas, contudo, o que mais dá visibilidade no mercado de trabalho hoje em dia é a expertise em softwares de desenhos técnicos. Uma ideia para chamar a atenção dos recrutadores, por exemplo, é realizar um curso de autocad online, que trata sobre um dos principais programas do ramo, essencial para qualquer pessoa que queira uma carreira de sucesso.

Aqui no Foco Educação Profissional você encontra o Curso Online AutoCAD‍, ideal para quem quer se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar quanto às ferramentas disponíveis na plataforma e oferecer serviços cada vez melhores. Formulado por um setor pedagógico dedicado, esse é um dos cursos a distância mais procurados do portal principalmente por oferecer um conteúdo bem completo e diferenciado. Que tal experimentar para se destacar em sua área de atuação?

Para lhe convencer de que os cursos online com certificado são boas pedidas para se qualificar, elaboramos o presente artigo cheio de dicas e informações precisas. Aqui você verá inúmeros tópicos que fazem parte de nosso curso de autocad e sugestões de outros cursos online para incrementar o currículo com eficiência. Leia e tire suas dúvidas.

Curso de AutoCAD online: elabore projetos com total qualidade

Quem busca se profissionalizar em áreas já citadas anteriormente como arquitetura e engenharia, por exemplo, deve aprender utilizar instrumentos digitais para criação de desenhos técnicos. Um dos mais utilizados no mundo todo é o AutoCAD, produto da empresa AutoDesk, criado em 1982. De lá para cá, muitas versões foram lançadas, sempre acompanhando o avanço tecnológico e a necessidade da indústria. Hoje, ele fornece recursos para criar projetos em duas ou três dimensões, seja em Windows ou Mac, e com uma maestria difícil de ser vista em qualquer outro programa.

Por ser tão indispensável para diversos setores produtivos, há profissionais dedicados a trabalhar somente com AutoCAD, sendo denominados cadistas. Além disso, as faculdades e os cursos técnicos incluem a aula de autocad em seu conteúdo programático, mas pelo tempo que há disponível, as lições não são aprofundadas e os alunos acabam ficando com dúvidas e sem a formação ideal.

Por conta disso que é super válido procurar por um curso de autocad online, pois de forma prática, ele ensina tudo o que você precisa para atuar em seu ramo, seja como autônomo ou funcionário de alguma empresa. Com esse tipo de qualificação no currículo, você verá que será mais fácil concorrer por uma vaga de emprego, pois os conhecimentos de bons cursos a distância agregam muito valor. 

Se quer melhorar seus desenhos técnicos para conquistar o mercado de trabalho, continue acompanhando nosso artigo. Selecionamos diversas ferramentas para você conhecer melhor e expandir seus saberes em um bom curso online relativo.

Entendendo a Terceira Dimensão

Assim que o AutoCAD foi criado, as funções se limitavam à criação de desenhos em duas dimensões. Isto é, as coordenadas utilizadas eram somente X e Y, nas posições horizontal e vertical. Cerca de três anos depois, viu-se a necessidade de evoluir o programa para elaborar projetos em 3D, importantíssimos para apresentar plantas e produtos diversos com um visual mais modernizado. Nesse caso, o eixo Z é adicionado às coordenadas, e é por causa dele que conseguimos enxergar o desenho diferente, quase que saltando aos nossos olhos.

Importante saber que a forma de manusear a plataforma se diferencia um pouco do desenho 2D e por isso merece uma atenção especial. Primeiramente, você deve compreender para que serve uma modelagem em 3D. Basicamente, ele dá uma ênfase maior ao modelo real que você está criando, ajudando o cliente ou parceiro a visualizar todas as características de uma maneira bem mais clara do que o formato 2D.

Em 2D utilizamos linhas e objetos hipotéticos, mas que não dão sentido de profundidade, por exemplo. Por isso esse tipo de desenho é mais inteligível por profissionais da área e são mais técnicos. São aqueles desenhos que os engenheiros utilizarão para levantar um prédio ou outra obra qualquer, os eletricistas verão para entender onde passará a fiação, entre outros.

Já o 3D, oferece uma qualidade visual mais abrangente, pois exibe traços que dificilmente veríamos com um desenho em duas dimensões. Podemos citar o exemplo de um automóvel, quando desenhado em 3D pode dar a sensação mais viva de como ele será quando for materializado. O bacana dessa opção é que você pode tanto trabalhar somente com a ideia volumétrica, mostrando de ponta a ponta o objeto criado, como pode também explorar cenas que componham a realidade do projeto - um jardim, um carro, a paisagem por detrás, etc. 

A ideia do desenho gráfico em 3D é reproduzir o que as maquetes físicas são capazes de mostrar. É um conceito que pode ser aprendido em cursos online com certificado a respeito do tema como o Curso Online Maquete,‍ especial para quem quer entrar de cabeça nesse setor de produção. 

WCS, UCS, VPOINT e HIDE

Outro tema bastante extenso e que deixa muita gente curiosa após a aula de autocad da graduação ou curso técnico é sobre os sistemas de coordenadas trabalhados no programa, principalmente quando se trata de desenhos 3D.

Aprender as coordenadas é essencial para qualquer profissional que queira ter sucesso com o software. Alguns professores dizem que esse sistema precisa ser abordado por qualquer curso de autocad de qualidade, pois ele será imprescindível para a construção de bons projetos.

Para quem não sabe, o AutoCAD trabalha baseado no plano cartesiano, no qual é representado pelo eixo X (abscissa) e o eixo Y (ordenada). Esse conceito é estudado, inicialmente, pela matemática, e você pode até lembrar dele de suas aulas do colégio, pois é o mesmo a ser utilizado pelo software.

Ao definir um ponto de partida para você começar o seu desenho, você sempre utilizará os comandos no zero, para qualquer que for o eixo. O zero no X, zero no Y e zero no Z, como são representados no desenho 3D, serão reconhecidos como WCS (World Coordinate System). Sendo assim, temos uma segunda variação em relação às coordenadas, que seriam o elemento UCS (User Coordinate System).

Podemos dizer que tanto o sistema WCS quanto o UCS serão trabalhados pelo AutoCAD desde o início e estão sobrepostos um ao outro. Quando abrir um arquivo em branco no programa, logo você verá as coordenadas WCS já criadas na tela (ou seja, X,Y,Z). E o UCS propriamente dito, existe para que você possa mudar a referência do (0,0) de seu desenho para o local que desejar. Portanto, você pode fazer todo o seu projeto respeitando as coordenadas originais do AutoCAD ou criar novas, no ponto em que preferir, utilizando o sistema UCS.

Outro tópico sobre desenho 3D muito abordado em nosso curso online autocad é sobre a ferramenta Vpoint. Ele é interessante, pois muda o ponto de observação relacionado ao sistema de coordenadas padrão, o WCS, e também do desenho. Desta forma, você pode ter uma visão mais ampla de todos os detalhes de seu projeto, poder fazer melhorias mais precisas durante o processo de criação, e dar um up na hora de apresentá-lo para o cliente ou em um seminário na faculdade.

Aprenda de forma aprimorada essas e outras dicas de ferramentas em nosso curso de autocad e em demais cursos a distância relacionados à área de projeções. Uma sugestão bacana que temos aqui no portal é o Curso Online Projetista Mecânico‍, que ensina todas as funções ligadas a essa profissão. Vale a pena conhecer.

curso de autocad online

Dividindo objetos tridimensionais

Quando se trabalha em 3D, como dissemos antes, há mecanismos que se diferenciam do projeto em 2D. Um deles é o método para cortar objetos tridimensionais, importante para quem está nessa fase de criação e que também deve ser explicado em um curso online de referência. Essa ferramenta é ideal para inúmeras ações que for fazer em seu desenho, sendo a principal delas a divisão de objetos de todos os tamanhos. Isso é realizado para demonstrar como o objeto é em sua parte interna.

Para testar esse recurso você precisa criar, inicialmente, alguma geometria ou até mesmo um desenho completo em três dimensões. Tendo ele pronto no programa, o ideal é utilizar o comando Vpoint, sobre o qual falamos no tópico anterior. Ele será útil para deixar seu objeto no ponto de visualização do jeito que você quer. Outra dica é passar o cursor pelo desenho para ter uma prévia do que você enxergará após o item ser cortado, assim, não correrá o risco de dividi-lo incorretamente.

No caso da maquete eletrônica de uma casa, por exemplo, para exibir o que há dentro o mais indicado é cortar o topo dela. Desse jeito toda a obra poderá ser observada de forma global, muito melhor para projetos profissionais. Precisa ativá-lo? Basta utilizar o comando "Slice", que também tem seu ícone situado dentro do setor "Home". O passo a passo completo você descobre em cursos online eficientes sobre o assunto, como o que oferecemos aqui no portal. 

As Superfícies de Revolução

Um tema complexo e que precisa ser estudado antes de se iniciar projetos em 3D é sobre a criação de sólidos por revolução, ferramenta que é acionada através do comando "Revolve". Então se você quer gerar sólidos no autocad tendo como base um contorno 2D, pode utilizar esse recurso, encontrado no painel superior, na aba "Solid". Ele fará o que chamamos de revolução do contorno em torno de um eixo.

Nesse sentido, você precisará ter um contorno 2D já desenhado e ainda uma base para ser o seu eixo de rotação. Assim que você ativar o botão Revolve, clicando na linha definida para ser solidificada, você já terá a imagem do objeto. Aí é só rotacionar na angulação que você desejar, apertar enter ou definir com o teclado a medida exata. Vale saber que o ângulo padrão de rotação do AutoCAD é 360º.

Assim como demais ferramentas do programa, o Revolve também dispõe de algumas opções de aplicação, que podem modificar as formas de como você obterá os resultados. Você pode fazer a rotação em torno do objeto, selecionando-o como exemplificamos acima, mas também em torno do eixo X, eixo Y ou eixo Z.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Impressão

Projetos profissionais e acadêmicos, muitas vezes, precisam sair da zona digital e passar para o papel. Desta forma, você precisará estar apto para promover as modificações necessárias no desenho para poder imprimi-lo. Exato, você não pode simplesmente finalizar um desenho e imprimir diretamente, assim como acontece com um texto no Word, por exemplo. É preciso fazer alterações para deixar os objetos proporcionais à impressão.

No curso online aqui do portal você compreende todas as técnicas que envolvem a impressão de projetos variados. Uma dica bacana é você aprender a imprimir desenhos 2D, como plantas baixas, e 3D de diversos objetos ou projetos arquitetônicos.

Primeiro, você deve criar folhas para impressão dentro da interface do autocad, configurando-as para o tamanho desejado. As mais utilizadas são as folhas A0, A1, A2, A3 e A4. Tendo isso em mente você clicará com o botão direito em cima da página em questão, e escolherá a opção "page setup manager". Nessa janela você vai configurar o tamanho do papel, o tipo dele, a escala do desenho, a marca da impressora, etc. 

Todas as informações pertinentes à impressão você aprende em uma aula de autocad completa como a que oferecemos aqui no Foco Educação Profissional. Essa etapa deve ser bem destrinchada para que o projeto fique perfeito.

Pode ter certeza que com um curso de autocad online você se tornará um expert no software e fará sucesso em qualquer entrevista de emprego e atendimentos variados. Além disso, os cursos online com certificado são ótimos para pessoas que desejam prestar concursos públicos ou até mesmo preencher as horas complementares da faculdade. Qualquer que seja o seu caso, todo o aprendizado será muito bem-vindo e, se quiser, pode ser garantir a certificação, que será emitida com a carga horária ideal para sua necessidade.

Faça já sua inscrição aqui no portal e comece a se qualificar para se destacar no mercado de trabalho. Além de nosso Curso Online AutoCAD, por apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista), você pode aprender em mais de 1000 cursos online  do Pacote Master. Uma ótima notícia, não?

Então não perca tempo, comente abaixo o que achou do artigo, compartilhe com seus amigos e eleve o nível de seu currículo. Boa sorte e até mais!