O campo do direito realmente é muito amplo. Inclusive, fazer cursos na área de direito não é interessante só para quem atua no ramo, mas para qualquer cidadão que tenha interesse em saber um pouco mais sobre a nossa legislação e sobre como o nosso sistema legal funciona. E felizmente, existem diversos cursos online que podem esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

Afinal, o direito está presente a todo momento em nosso dia a dia. Seja com aquela amiga que sofreu assédio moral, ou um casal de colegas que estão interessados em adotar uma criança. Ou quando presenciamos alguma injustiça, sofremos alguma lesão ao contratar algum serviço ou mesmo quando somos assaltados.

Saber um pouco mais sobre direito é fundamental para entendermos melhor a sociedade na qual estamos vivendo. Seja como um profissional da área querendo se especializar, ou apenas um cidadão querendo aprender mais, cursos de direito online são ideias para você.

10 cursos online na área do direito

Cursos a distância mudaram a forma como aprendemos e temos acesso a conteúdos novos. Afinal, não é de hoje que a rotina do brasileiro é corrida. E sempre foi muito complicado encontrar tempo para se dedicar aos estudos.

Jornais, livros, documentários ou revistas, costumavam ser os principais meios pelos quais conseguíamos acessar um conteúdo interessante. Era o mais próximo do que poderíamos chegar a aprender fora da sala de aula. Com a criação da internet, o acesso a informação foi ficando cada vez mais fácil. E com o tempo, os cursos online com certificado foram surgindo.

Mas cursos online com certificado não servem apenas para acessar conhecimento novo, apesar de serem uma ferramenta excelente para isso. Eles são cursos profissionalizantes, que capacitam pessoas, atualizam especialistas e aperfeiçoam profissionais em suas áreas de atuação.

Cursos de direito online com certificado, por exemplo, podem e devem ser feitos por profissionais que atuam na área do direito, ou desejam atuar. Porque, além de proporcionar acesso a conhecimento, os cursos online com certificado proporcional a possibilidade da certificação, que é a comprovação do conteúdo estudado.

Os certificados dos cursos na área de direito podem ser usados para incrementar o seu currículo, te ajudar a ter aquela progressão de carreira e, no caso de estudantes universitários, servem como comprovação de atividades extra curriculares. Isso sem falar que cursos EAD vão te ajudar a estudar e passar naquele concurso tão sonhado.

Aqui no portal Foco Educação Profissional temos mais de 50 cursos de direito online com certificado pra você ficar fera no assunto e se tornar um excelente profissional da área. Para te ajudar mais ainda, separamos os 10 cursos online mais procurados aqui no portal por nossos alunos.

1. Licitação

O primeiro curso de direito EAD da nossa lista de cursos de direito online com certificado aborda um assunto muito interessante no mundo contemporâneo. Afinal, você sabe o que é uma licitação pública ou como ela funciona?

A licitação é como se fosse um leilão público, de serviços que precisam ser feitos, mas por empresas privadas. Sendo assim, ocorre uma licitação, na qual a empresa com o melhor projeto, e com menor custo, consegue o serviço. Porém, não se trata apenas de preço. Existem diversos aspectos mínimos, como questões legais por exemplo, como quais é preciso ficar atento. E existem regras e consequências que uma empresa que ganha uma licitação precisa estar ciente.

Esse é um dos cursos de direito online que é interessante para todas a pessoas, porém, ele é indicado principalmente para quem trabalham em empresas privadas que concorrem ou desejam concorrer às licitações públicas. No Curso Online Licitação, será possível conhecer os princípios da licitação, saber diferenciar os tipos, fases, etapas e modalidades de uma licitação pública, além de conferir um pouco mais sobre a legislação e do funcionamento desse segmento.

2.  Assédio Moral no Trabalho

O assédio moral no trabalho é algo que acontece diariamente, e que pode atingir qualquer profissional atuante no mercado. Por esse motivo, é preciso estar por dentro e pesquisar sobre assunto, tanto para se proteger e conhecer os seus direitos, quanto ajudar colegas de trabalho ou amigos que, infelizmente, são vítimas de assédio. E, como você já sabe, cursos a distância são uma mão na roda para se informar e ter acesso a conteúdo relevante sobre o assunto.

No Curso Online Assédio Moral no Trabalho, será possível compreender os tipos e etapas do assédio, os conceitos que permeiam esse assunto, e quais as medidas legais a se tomar quando se é vítima de assédio. O curso de direto EAD também aborda sobre as consequências do assédio moral no trabalho e as diferenças do assédio entre homens e mulheres.

3. Direito Administrativo

Já parou para pensar no direito administrativo e na importância que ele possui no dia a dia? Afinal, toda questão de administração de recursos e diversos setores públicos e baseiam no direito administrativo em suas atividades. Se você está interessado em trabalhar em algum órgão público e fazer concursos, esse é um curso de direito EAD que você precisa fazer.

No Curso Online Direito Administrativo, será possível aprender sobre as amplitudes do direito na administração pública, entender quais são os deveres do servidor, compreender sobre os conceitos que permeiam esse tema, além de estudar sobre a personalidade jurídica do Estado.

cursos online na área do direito

4.Estatuto da Criança e do Adolescente

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é a proteção legal que defende o direito dos jovens brasileiros. O objetivo principal do ECA é garantir a proteção de crianças, tão vulneráveis na sociedade em que vivemos, tornando-as prioridade máxima em questões de políticas públicas.

No Curso Online Estatuto da Criança e do Adolescente, é possível entender qual a função do conselho tutelar, qual a relação entre a escola, a criança e o estatuto, o que diz a constituição federal em relação ao ECA, e quais são os direitos dos jovens defendidos no estatuto.

Para se informar um pouco mais sobre o assunto e confirir dicas sobre o ECA leia o artigo “ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente: guia completo e dicas”.

5. Assistência a Crianças e Adolescentes em Situação de Risco

No Brasil, milhares de adolescentes e criança atualmente estão em situação de risco. O que quer dizer que estão vulneráveis a situação de fome, maus tratos e vivendo em condições desumanas, desrespeitando, em qualquer âmbito, os direitos que possuem, defendidos no estatuto da criança e do adolescente.

O tráfico de crianças, a gravidez precoce, o casamento na infância, a prostituição infantil, o abuso sexual… Todos esses assuntos são extremamente difíceis, mas que precisam possuir uma atenção especial da sociedade. Afinal, trata-se do futuro do país. Tanto legalmente, quanto socialmente, é possível fazer, e muito por essas crianças e adolescentes, vítimas de situações de risco. Mas para que seja possível lutar por elas, é preciso se informar.  

No Curso Online Assistência a Crianças e Adolescentes em Situação de Risco, o aluno terá acesso a um panorama sobre a infância no Brasil a partir de um ângulo histórico, entender qual a relação entre o conselho tutelar e as criança que estão em situações de risco, além de estudar qual a melhor forma de contribuir para a formação de uma rede de proteção para os jovens que sofrem em nosso país.

6. Direito Infância e Juventude - Fundamentos Essenciais

Para se trabalhar com direito da criança, ou ser um membro atuante em defesa dos direitos dos jovens e adolescentes, é preciso saber mais do que o que diz o ECA. Afinal, o direito da infância e juventude é um assunto bem mais amplo do que isso.

Mas fique tranquilo. Com o Curso Online Direito Infância e Juventude - Fundamentos Essenciais, você vai saber tudo o que precisa sobre os direitos na constituição federal das crianças e adolescentes, como funcionam as medidas sócio-educativas, além de saber um pouco mais sobre a convivência familiar e comunitária.

7. Direitos Humanos

Atualmente um assunto muito polêmico e que divide opiniões, os direitos humanos definitivamente é um assunto que precisa ser discutido. Principalmente pela quantidade de argumentações equivocadas que existem sobre a temática, puramente pela falta de conhecimento sobre o assunto.

Os direitos humanos foram criados com o intuito de definir e defender quais são os direitos básicos e as liberdades que todos os seres humanos possuem, como liberdade de expressão e e igualdade perante a lei, por exemplo. Seu principal objetivo é garantir dignidade, igualdade e justiça em um mundo tão problemático como o que vivemos.

No Curso Online Direitos Humanos, será possível estudar melhor sobre o contexto histórico e os motivos que levaram a criação dos direitos humanos, qual a legislação que garante com que eles sejam cumpridos no Brasil, o que diz a declaração universal dos direitos humanos e qual a relação deles com a ética e cidadania.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

8. Básico Sobre Balística

A balística é a ciência que estuda disparo de projéteis e quais são as reações que acarretam essa ação, tendo armas de fogo como seu objeto de estudo. Quando falamos de direito criminal, entender o básico de balística é fundamental para conseguir construir uma boa defesa em acusações que  envolvem o uso de armas.

No Curso Online Básico Sobre Balística, o aluno irá aprender sobre os conceitos e fundamentos da balística, o que é uma tabela balística, além de estudar os fundamentos básicos da balística forense.

9. Ética e Cidadania

O conceito de ética e cidadania é um dos tópicos mais estudados da sociologia. Afinal, como é possível descobrir quais os limites invisíveis das nossas ações, e combinar os valores morais de todo um grupo de pessoas? Afinal, a ética vai muito além da sociedade. Cada um tem também o seu código de éticas individual, o que torna o assunto bastante complexo, e necessário de ser discutido e estudado.

Além disso, o que é cidadania? Quais são os direitos e deveres de um ser humano que o tornam cidadão de uma nação? E com será que nós estamos agindo atualmente como cidadãos? Seja no meio político ou social?

São todas essas perguntas que fazem necessário com que a ética e a cidadania sejam assuntos que façam parte da sua formação. Por isso, o Curso Online Ética e Cidadania é tão importante. Com esse curso de direito EAD, será possível entender os conceitos e definições de ética e cidadania, refletir sobre o cidadão e a sociedade tecnológica, além de estudar sobre a ética e a política.

10. Adoção de Crianças e Adolescentes

O último da nossa lista de cursos de direito online, porém não menos importante, é o Curso Online Adoção de Crianças e Adolescentes. O tema adoção no Brasil é extremamente complicado. Primeiro, porque milhares das crianças que vivem em abrigos, possuem uma família. E, legalmente, antes de serem adotados, eles precisam ter a chance de voltar para a sua família biológica, o que muitas vezes não acontece.

Segundo porque, atualmente, existe um perfil de crianças que costumam ser adotadas mais rapidamente. E geralmente, trata-se de crianças mais jovens, de até 5 anos de idade. Então, se uma criança que possui uma família, mas está no abrigo, tem que esperar anos para que o sistema libere a sua adoção, as chances dessa criança ser adotada se tornam cada vez menores. Isso sem falar das taxas de abandono de crianças adotadas que são devolvidas para os abrigos.  

Mas antes de refletir sobre essa problemática, é preciso conhecer a fundo como sistema de adoção funciona. E é aí que cursos EAD podem te ajudar. Neste curso online, é possível aprender mais sobre a legislação brasileira nessa temática, compreender um pouco mais sobre o conceito de adoção, como que acontece o cadastramento, e quais são os procedimentos que envolvem todo o processo de adotar uma criança ou um adolescente.

Invista no seu futuro com Cursos a distância

Além desses cursos na área de direito, o portal Foco Educação Profissional tem cerca de 700 cursos online para você se profissionalizar, nas mais diversas áreas. Até porque, é sempre bom variar os seu campo de conhecimento, principalmente se você é um profissional da área do direito.

Aqui no portal, mais de 140 mil alunos já avaliaram os nossos cursos a distância, e comprovaram que estudar com a gente faz a diferença. Invista na sua carreira e na sua formação. Inscreva-se hoje mesmo, e tenha acesso a todos os cursos EAD do nosso portal.

Gostou desse artigo? Comente e compartilhe com seus amigos!