Você sabe como editar vídeos profissionalmente? Quais as melhores maneiras de se especializar e seguir carreira na área audiovisual? Existe uma série de plataformas e programas excelentes para usar, e você pode descobrir como funcionam passo a passo em um curso de edição de vídeo e manuais presentes também em cursos online.

Um trabalho analítico e que demanda muita atenção, senso de estética, ritmo e linguagem, a profissão de editor abre caminho para atuação em empresas, agências de comunicação, emissoras de TV, entre muitos outros locais. Desde que haja uma boa qualificação e conhecimento, com certeza dá para se destacar – e até montar seus próprios projetos.

No Curso Online Edição de Vídeo, destaque do Foco Educação Profissional, você confere os principais aspectos desse campo, técnicas e dicas, além de tutoriais sobre os softwares mais famosos. Um curso online completo e atualizado frequentemente com tudo que você precisa saber para facilitar seu trabalho.

Seja iniciante ou experiente, vale a pena saber mais sobre como editar vídeos e algumas composições desse ramo. Acompanhe nosso artigo e fique por dentro dos cursos a distância que podem te auxiliar bastante.

Curso e conceito de edição de vídeo

Processo técnico e artístico, a edição tem como objetivo compilar e alterar diversas sequências de vídeo (gravação) originais. Assim, cria um produto final, uma versão estruturada com um conjunto de elementos que une tanto o vídeo quanto áudio, efeitos especiais, entre outros recursos.

O objetivo principal de um vídeo é contar uma história, e com o advento das mídias digitais – bem como a facilidade em gravar e manipular seu próprio material – tornou-se não linear, ou seja, com o auxílio de computadores e aplicações que acabaram com o modo mecânico de edição.

Entenda, basicamente, a diferença desses dois tipos – os detalhes estão listados em nosso curso de edição de vídeo:

  1. Edição linear: pode ser feita na própria câmera, por montagem de acordo com as tomadas e utilizando fitas. Também se caracteriza pela inserção, em que um material novo pode ser gravado sobre um original – nas antigas fitas cassete e fitas de vídeo esse processo era bastante comum. De modo mecânico, tudo é feito utilizando geradores de caracteres, controladores e protocolos de edição, mixagem de som ou dublagem do áudio.
     
  2. Edição não linear: o computador é a principal ferramenta, porém depende de recursos como uma placa de vídeo potente (são vários tipos existentes) e de aplicações robustas. Para editar de forma simples, há programas básicos, mas para quem pretende se especializar nessa função e produzir filmes, é essencial manipular os softwares renomados.

Um vídeo tem diversos objetivos e tipos. Pode ser desde um documentário até um longa metragem, uma campanha publicitária até uma matéria jornalística. Em todos os ramos da comunicação há integração com o audiovisual, mas cabe ao profissional ter boas noções de linguagem, arte e tecnologia também.

Em nosso Curso Online Edição de Vídeo, há uma abordagem teórica e prática de toda essa função. Já em outros cursos online com certificado do Foco Educação Profissional, você pode ampliar seu conhecimento sobre todas essas áreas que citamos.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Edição e Montagem

O procedimento de montagem é o principal de toda edição, que inclui ainda processos como decupagem e finalização. Um material captado, ainda mais nas produções atuais, já possui demarcações que guiam o editor de vídeo, mas de qualquer forma é necessária uma avaliação de todos os planos e cortes para formar um filme coerente, de acordo com as expectativas.

Geralmente, um editor profissional trabalha conjuntamente com outros profissionais orientadores, tanto o responsável pelo projeto quanto diretores gerais, diretores de arte e outros técnicos. É importante salientar que tanto o ambiente quanto os equipamentos disponíveis contribuem bastante para a qualidade do vídeo – como a tecnologia Ultra HD ou 4k, por exemplo, bem como máquinas da Apple e softwares da Adobe, aclamados por muitos editores.

Para quem deseja se tornar um youtuber ou produzir seus curtas para internet, é recomendado entender como editar vídeos, especificações técnicas, planejamentos e guias teóricos sobre o tema. Além do curso de edição presente em nosso portal, há muitos cursos a distância complementares atestados por mais de 140 mil alunos.

Softwares para edição de vídeos

Quais os melhores softwares para edição de vídeos? Bom, isso depende muito das metas e do tipo de filme que se deseja produzir. De modo geral, listamos os mais famosos, dos gratuitos e básicos até aqueles mais complexos e que você pode dominar e manipular profissionalmente estudando com cursos online.

Adobe Premiere Pro

Considerado o software de edição mais acessível, é um dos destaques da gigante Adobe, utilizado em trabalhos de grande porte por muitas produtoras audiovisuais e de mídias. A grande vantagem do Premiere é sua fácil integração com outros aplicativos excelentes da empresa, como o After Effects, o Photoshop e o Illustrator. Tem versão gratuita de 30 dias e acesso ilimitado via assinatura.

Dica: entre os cursos online com certificado mais acessados do portal está o Curso Online Photoshop‍, opção excelente para ficar craque na edição de imagens profissionais também.

curso de edição de vídeo

Avid Media Composer

As ferramentas do Avid são mais complexas e demandam uma manipulação mais apurada, por isso é recorrente em produções de cinema e TV. Não é uma aplicação casual que dá para usar no dia a dia, tanto por ser "pesado" para um computador convencional quanto por exigir uma qualificação e bons tutoriais em seu uso. Apresenta versão de teste e planos de acordo com os objetivos do editor e sempre é aplicado em muitas opções de curso de edição de vídeo

Vegas Pro

O Vegas Pro, conhecido anteriormente como Sony Vegas, pertence hoje à desenvolvedora alemã MAGIX. Atualmente na versão 14, tem grande aceitação para material em tecnologia Ultra HD, além de ferramentas estáveis, completas e dinâmicas e interface intuitiva – ótima para os calouros. A grande questão é o preço da versão premium, mas assim como os concorrentes, também dá para testar um período grátis.

E o Movie Maker, opção popular da Microsoft? Assim como outros programas gratuitos, o Movie Maker pode ajudar os iniciantes ou quem precisa de uma edição simples. Já para quem pretende entender como editar vídeos de forma profissional e deseja contar com recursos avançados, é melhor recorrer às alternativas que citamos.

Outros softwares de edição que valem a pena conhecer: Final Cut Pro - exclusivo da Apple -, Lightworks, Corel VideoStudio, VirtualDub.

Fique ligado: No curso de edição do portal você se inteira sobre as ferramentas e funcionalidades de todos esses programas. Aproveite e escolha também outros cursos online para dar um plus em seu aprendizado, como o Curso Online Web Design Avançado‍ e o Curso Online Fotografia‍.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Dicas para se especializar em edição de vídeos

Como se especializar? O que é preciso para ser um ótimo profissional nessa área? Eis algumas dicas:

  1. Aprimorar seus conhecimentos em equipamentos, gravação e produção audiovisual;
     
  2. Ter noção de comunicação, arte, linguagem, tecnologia e áreas correlatas (presentes em muitos cursos online com certificado);
     
  3. Apurar a concentração, a assimilação de ideias e até a imaginação para criar histórias convincentes;
     
  4. Gostar de trabalhar com diferentes visões e profissionais, aprender a administrar o tempo e lidar com vários públicos – você pode realizar um curso online relativo também.
     
  5. Qualificar-se sempre, seja na capacitação, atualização ou aperfeiçoamento com um curso de edição.

A opção de ouro do Foco Educação Profissional é o Curso Online Edição de Vídeo, preparado por um setor pedagógico dedicado e atestado por centenas de alunos. Estude com esse curso online onde e quando quiser, com total autonomia e praticidade, investindo apenas uma taxa única de R$69,90.

Uma vez que sua matrícula tenha sido feita, você terá acesso aos mais de 1000 cursos online com certificado do Pacote Master durante um ano inteiro. Proposta exclusiva do portal para dar um up total em sua formação pessoal e profissional. Conte com os melhores cursos a distância e inscreva-se agora, seja para se especializar na edição de vídeo ou em outras pautas.

Tem dúvidas? Entre em contato! Deixe um comentário e compartilhe nosso artigo também. Até a próxima.