Seja através de cursos online, na grade curricular escolar ou em cursos extracurriculares, quase todo adulto já foi exposto à aprendizagem da arte em algum momento de sua vida. Não é à toa que muitos têm como principais lembranças de sua vida escolar as aulas de Educação Artística ainda na Educação Infantil, regadas a pinturas, desenhos e colagens, na companhia dos coleguinhas de sala.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, através da Lei º 9.394 de 1996, já determinava a obrigatoriedade do ensino de arte na educação básica. Porém, a partir do dia 03 de maio de 2016 este cenário mudou um pouco: graças à aprovação da Lei 13.278/2016, foram incorporados novos  componentes à grade curricular do ensino básico do país, no que refere-se às linguagens de artes visuais, dança, música e teatro. Apesar de o martelo já ter sido batido, as escolas devem reajustar as grades curriculares dentro de 5 anos, a partir da data de aprovação da Lei. 

Tais alterações valorizam ainda mais a formação dos professores e educadores da área de artes. Por outro, exigem profissionais cada vez mais capacitados e dispostos e atender às novas demandas da educação, em todos os níveis. Neste sentido, obterão as melhores oportunidades aqueles profissionais que dominarem as discussões relacionadas à Arte na Educação, bem como os que possuírem bons cursos profissionalizantes no currículo, como o curso online Arte na Educação, oferecido pelo Foco Educacão Profissional.

Para lhe auxiliar nesta questão e valorizar ainda mais a sua qualificação, preparamos este artigo que aborda 6 questões importantes relacionadas ao tema. Além disso, trazemos para você tudo sobre o curso online Arte na Educação, que certamente não pode faltar em seu currículo – seja para conhecimento a nível profissional ou pessoal. Anote todas as nossas dicas e tire todas as suas dúvidas. Vamos lá?

Tire suas dúvidas sobre a aula de Artes e seus componentes curriculares

1. Importância da dança, teatro e artes visuais no ensino básico

Na opinião de Ana Mae Barbosa, referência nacional no estudo da arte-educação brasileira, o estudo desses 3 componentes, além da música pode contribuir – e muito! – para o fortalecimento do raciocínio lógico e da inteligência afetiva e emocional. Além disso, como as atividades artísticas são, na maior parte das vezes, realizadas em grupos, o senso de coletividade e “preocupação com o outro” também são aguçados. Além da aula de Artes, a busca pela inteligência afetiva e emocional dos alunos também pode ser trabalhada durante aulas de disciplinas como a Língua Portuguesa, por exemplo, através da Literatura.

Os pontos positivos trabalhados pelas disciplinas artísticas estendem-se às demais matérias da grade, uma vez que há o desenvolvimento da inteligência racional, que pode ser medida e analisada pelos famosos testes de QI. Alguma dúvida de que um curso de artes contribui positivamente com o progresso do aluno no ensino básico?

Cursos relacionados que podem te interessar:

2. O curso de artes e o desenvolvimento do aluno

Além dos benefícios citados no tópico anterior, existem outros pontos positivos no ensino de artes no âmbito escolar. As vantagens relacionam-se ao fortalecimento da expressão e cultura do aluno. Vamos explicar para você.

O curso de artes traz duas facetas: o desenvolvimento expressivo e, de outro lado, o desenvolvimento cultural. Quando falamos em expressão, falamos sobre a capacidade e possibilidade de uma pessoa se expressar através da própria arte, utilizando inúmeras formas e linguagens. Agora, quando discutimos sobre o desenvolvimento cultural, tratamos da amplitude cultural e do conhecimento acerca de artistas que foram importantes para a arte, tanto nacional quanto internacionalmente. É muito interessante que os alunos obtenham conhecimentos sólidos sobre os processos artísticos vivenciados em seu próprio país e na sua cultura, bem como nas demais partes do mundo. A bagagem de conhecimento intercultural, neste sentido, é a maior das vantagens oferecidas pela aula de Artes.

3. Inferiorização das disciplinas artísticas

Pode questionar no seu grupo de amigos: muitas pessoas têm a ideia controversa de que a arte na educação infantil, assim como no ensino fundamental e médio, não tem importância, tratando-se apenas de aulas divertidas e que em nada agregam à formação dos estudantes. A questão pode ser considerada cultural. Tal inferiorização pode estar relacionada às bases jesuítas da educação brasileira. Para um melhor entendimento: como obras muitos sensoriais poderiam se relacionar com a sexualidade, os jesuítas se assustavam com as referências artísticas, considerando-as algo pecaminoso, alimentando assim um preconceito equivocado – o mesmo ocorria com a dança, aliás.

A disciplina de artes tem ação direta na formação emotiva e criativa do ser humano. Entender tal importância é parte essencial no processo de valorização da área de estudos e, consequentemente, dos profissionais que atuam no nicho.

4. Método de ensino dos componentes artísticos

Há uma grande dúvida sobre como as quatro disciplinas ligadas à arte – teatro, música, dança e artes visuais – são ministradas aos alunos. Seria interessante analisar a elaboração dos projetos de arte com foco na interdisciplinaridade, ou seja, um currículo no qual quatro profissionais, ligados a cada uma das disciplinas, trabalhem em conjunto, mas em aulas separadas.

Vale salientar que um projeto curricular que utiliza disciplinas diferenciadas de arte, abrangendo os componentes em aulas e com professores diferentes, pode se tornar inviável para as instituições de ensino privadas e para os órgãos públicos. Neste caso, seria necessária a contratação de 4 profissionais com formações distintas. Uma boa solução para essa questão seria criar um planejamento que possibilite à um único professor de artes ministrar conteúdos e criar projetos que envolvam as várias facetas artísticas - como artes, música e teatro, por exemplo - mas em aulas separadas,

5. Preparação de grade curricular unindo artes visuais, música, dança e teatro

É preciso ter muita cautela com o processo de elaboração do planejamento direcionado à aula de Artes, independentemente do nível de ensino. Sabemos que um dos principais objetivos do governo brasileiro, inclusive perante aos projetos apresentados ao longo destes anos, é a popularização do ensino integral. Neste sentido, a elaboração dos planejamentos deveria analisar a decisão de acrescentar as quatro disciplinas em suas grades curriculares, complementando de forma produtiva e eficaz as 8 ou 12 horas diárias nas quais o aluno permanecerá dentro da escola.

É como muitos especialistas dizem – e, a propósito, Ana Mae concorda: o planejamento atual de ensino, que contempla 4 horas diárias de atividades escolares pedagógicas, pode estar com seus dias contados. Para uma formação escolar (e cidadã) completa, sobretudo para que todos os componentes artísticos sejam trabalhados com a devida importância e relevância, os processos devem ser reanalisados, reavaliados e modificados.

Curso online Arte na Educação

6. Preparação e qualificação dos professores

Os profissionais da área da Educação necessitam de uma formação completa, focada na percepção da linguagem. O ideal é que a formação do educador na área de artes seja baseada nos seguintes pilares:

  • Escolha da área de atuação visando o seu crescimento pessoal perceptivo e inventivo.
  • Leitura de imagens, que vai muito além da identificação de figuras em uma publicação ou uma embalagem de leite. O profissional deve ser capaz de entender o conceito inserido por trás das formas, a fim de decifrar o real sentido da imagem e, por fim, compartilhá-lo e apresentá-lo aos seus alunos.
  • Contextualização de imagens, que visa estudar o cenário e contexto nos quais as imagens são inseridas. Abre-se aí o espaço para interdisciplinaridade que comentamos anteriormente, principalmente com a disciplina de história.

Além destes pilares, é essencial que os profissionais estejam atentos aos processos de capacitação, qualificação e atualização em Artes. Esta etapa pode ser garantida com a busca por cursos EAD em plataformas específicas, como é o caso do Foco Educação Profissional. Os cursos a distância oferecidos possuem cargas horárias que variam entre 5 e 360 horas, possibilitando a emissão de certificados. Além de atualizar seus conhecimentos e adquirir novos, os inscritos podem utilizar os certificados de cursos online para vários fins, além do enriquecimento do currículo. É possível, por exemplo, usá-los em provas de titulação em concursos públicos.

Valorize-se profissionalmente com o curso Arte na Educação

Na área de Artes, o Foco Educação Profissional disponibiliza o curso online Arte na Educação, que traz uma abordagem voltada para o desenvolvimento do pensamento artístico, que é responsável por dar sentido às experiências pessoais de cada indivíduo. Fortalecendo e desenvolvendo este pensamento, as possibilidades de percepção, reflexão e imaginação tornam-se ainda maiores e mais valiosas. Ao completar cursos online com certificado direcionados a este tema, os profissionais que já ministram aulas de arte - além dos demais interessados - passam a dominar estratégias metodológicas e teóricas que facilitam a aplicação de atividades artísticas, seja ensino infantil ou nos ensinos funtamental e médio.

O cronograma deste curso é bem completo e aborda questões relacionadas ao conceito da arte, as modalidades artísticas, os benefícios e vantagens da arte na educação infantil, a importância da arte no desenvolvimento cognitivo dos bebês e crianças e a história da arte no Brasil. Os conteúdos complementares propostos pelo curso também são bem diferentes de outros cursos oferecidos no mercado: destacam expressões artísticas populares como o grafitti, bem como temas extras que devem ser discutidos junto à arte na educação, como a relação entre a psicomotricidade e a música na educação infantil.

 

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Conheça outros cursos EAD na área de Artes

Além deste, o Foco Educação Profissional ainda oferece os seguintes cursos a distância para interessados em Arte na Educação. Os dois cursos online com certificado a seguir são bem populares em nosso portal:

Curso online Artes Visuais Para Educação Infantil

Detalhando o histórico do ensino em artes visuais no país, o curso online Artes Visuais Para Educação Infantil oferece aos inscritos informações sobre os diferentes tipos de linguagem das artes e suas influências nos processos de aprendizagem. O curso também promove uma reflexão sobre a inclusão social, destacando tópicos como as artes visuais para crianças cegas. Quanto ao planejamento de aulas, o conteúdo oferece conhecimento teórico sobre as metodologias mais inovadoras para o ensino de teatro, música e dança – facilitando o processo de aprendizagem.

Trata-se de um conteúdo enriquecedor para todos os interessados na aplicação de atividades de arte na educação infantil, com foco na faixa etária de 0 a 3 anos.

Curso online Capacitação em Arte

Para quem deseja se capacitar e se qualificar na área de Artes, bem como atualizar seus conhecimentos conquistados ao longo da carreira, o curso online Capacitação em Arte é outra opção bem interessante. A história da arte no Brasil tem grande destaque no conteúdo programático, elucidando os inscritos, de maneira simples, sobre a importância da disciplina no ensino regular. Oferece ainda conhecimento prático sobre as melhores metodologias que podem ser utilizadas no ensino dos diversos componentes de artes como dança, música, teatro e artes visuais. Ao mesmo tempo em que trabalha as necessidades profissionais do educador que atua na educação infantil, o curso também propõe uma discussão sobre a formação dos professores de artes no ensino superior.

Ao final do conteúdo, espera-se que os interessados dominem as metodologias de capacitação em arte, apostando no estímulo da aprendizagem de maneira lúdica e sonhadora. Vale frisar que o curso online Capacitação em Arte pode ser uma boa opção para educadores que desejam valorizar a formação profissional e, assim, concorrer a melhores oportunidades profissionais.

E então, agora que você entendeu, de fato, a importância da Arte na Educação, além de obter as respostas para as principais questões e discussões relacionadas ao tema, que tal fazer sua inscrição no curso online Artes na Educação, ou ainda em uma das demais opções em cursos online que lhe apresentamos? O Foco Educação Profissional oferece qualidade e conteúdo de valor, por um preço que cabe no bolso.

Você sabia que aqui não há mensalidades? Isso mesmo! Você investe R$69,90 uma única vez e tem acesso liberado ao conteúdo por 1 ano. E o melhor, você pode acessar qualquer um dentre os cerca de 700 cursos online com certificado que disponibilizamos, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Sem custos extras. Bacana demais, não? Só quem é referência em cursos EAD pode disponibilizar vantagens como esta.

Há ainda a possibilidade de emissão de certificado, impresso ou em versão digital, que você pode utilizar para valorizar o seu currículo, apresentar naquela entrevista de emprego dos sonhos, conquistar progressão de carreira caso seja servidor público ou, também, complementar carga horária na faculdade, pós ou curso técnico.

Faça como mais de 140 mil alunos: finalize sua inscrição no Foco Educação Profissional e comece a sua jornada de sucesso. Temos certeza de que com nossos cursos a distância a sua vida profissional receberá aquele upgrade. Se tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário que logo responderemos. Bons estudos e até a próxima!