O que vem a sua cabeça quando se trata do trabalho no setor público? Uma carreira estável? Um bom salário? Trabalhar poucas horas? Esses são alguns fatores gerais - muito vantajosos, por sinal - que sempre remetem às ocupações de um servidor público. É claro que esse lado bom existe, mas também há muito o que enfrentar para realmente fazer a diferença em sua função e prestar bons serviços à comunidade. Além dos desafios diários, pensar em progressão de carreira também é essencial para muitas pessoas que estão em busca de novas capacitações através de cursos online para servidores públicos.

Milhões de pessoas que decidem investir nesse campo acreditam que, ao serem aprovados em um concurso, estarão em um cargo totalmente estável e não precisarão se preocupar com mais nada. Porém, esse é apenas mais um mito que cerca a área e leva sempre a muitos equívocos. Embora hajam muitos benefícios em ser um servidor do Estado e suas organizações, deve-se pensar em mais que isso, como na vocação para a profissão e no desejo de se desempenhar um bom trabalho. Lembre-se que nada é tão perfeito como parece e tudo demanda muitas obrigações e força de vontade.

Portanto, é fundamental tirar todas essas dúvidas e explanar o que é pertinente sobre o serviço público e o que não é. Acompanhe nosso artigo, entenda todos os passos e saiba como os cursos online do Foco Educação Profissional podem ajudar na missão de se capacitar em variados campos, seja educação, saúde, administração, entre muitos outros. 

Servidor público: vantagens, desafios e progressão de carreira

Por que o funcionalismo público chama tanta atenção?

Não dá para negar que os famosos concursos públicos atraem milhões de brasileiros em todas as regiões do país. São muitas pessoas interessadas em conseguir um cargo em órgãos e entidades governamentais, bem como tudo que está integrado às esferas federal, estadual e municipal. Nesses tempos em que a taxa de desemprego é grande no país, a tal estabilidade e os benefícios da área encantam.

De fato, ser um servidor público revela algumas vantagens interessantes, que sempre são difundidas por vários canais. Não é à toa que muitos jornais e sites divulgam notícias sobre concursos e materiais essenciais para que os interessados estudem, se capacitem e sejam aprovados. 

A máxima, nesse caso, é o salário. Para determinados cargos, são extremamente altos. Por outro lado, a famosa estabilidae também inspira, ainda mais nos tempos atuais e dificultosos. De fato, desde que um servidor público cumpra as regras determinadas, tenha princípios de eficiência e esteja sempre disposto a pensar em progressão de carreira, deixando de lado a ''acomodação'', com certeza ele terá destaque e sem muita dificuldade se manterá em seu cargo até a sua aposentadoria.

Já quanto aos ganhos, existem sim aqueles ramos que pagam muito bem. Um analista do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social), por exemplo, cargo que é buscado por uma infinidade de pessoas, pode receber quase 10 mil reais por mês, de acordo com portais gerais de concursos públicos. Outros que são bastantes populares são de auditor fiscal da Receita Federal – um dos mais disputados no mundo dos concursos, segundo o G1 -, com ganhos de cerca de 15 mil, e para policial rodoviário federal, com salário de até 7 mil mensais.

Não podemos deixar de destacar também que o funcionalismo público também contribui para uma aposentadoria diferenciada. Atualemente, o servidor público se aposenta com o salário integral, fato distinto da iniciativa privada uma vez que existe um teto para contribuintes do INSS. Além disso, um agente aposentado também pode prestar outro concurso e, caso passe, pode acumular os dois valores. Por fim, trabalhar cerca de seis horas diárias é uma realidade para muitos servidores. Essa flexibilidade do horário é vista como uma vantagem fundamental para os interessados, bem como a possibilidade de pedir licença e poder retornar ao cargo até dois anos depois.

Esses benefícios são sempre destacados e não dá para negar que são inspiradores. É óbvio que, quando reunidos, levam muitos indivíduos a pensarem que o melhor caminho é mesmo o investimento nos concursos públicos, seja em uma área específica ou variados ramos. Sabia que tem gente que faz disso um objetivo de vida, viajando até para outros estados para participar das provas, estudando com frequência, fazendo diversos cursos online com certificado e gastando muito com a matrícula em várias opções? Pois é, não dá para deixar de lado a força do funcionalismo público por aqui.

Mas, além de pensar apenas no que é ''material'', naquilo que trará apenas ganhos financeiros no geral, é necessário garantir que valores como: responsabilidade, disciplina, boa vontade e integridade estejam sempre latentes. Lidar com os interesses coletivos é algo para se orgulhar, sentir que é preciso prestar auxílios para a sociedade com a sua ocupação a fim, claro, de mudar um pouco algumas realidades existentes no país. Considerando esses aspectos, é importante saber que nem tudo são flores quando se trata dessa área, muito pelo contrário: o parâmetro nunca é o mesmo, e sempre existem dificuldades e desafios. 

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Os desafios em ser um servidor público

Poderíamos destacar aqui apenas as grandes vantagens em ser um funcionário público, aquelas que sempre são divulgadas por muitos portais somente para venderem cursos EAD e materiais para que as pessoas estudem o máximo para a aprovação. Mas, é bom ser transparente e abordar também as adversidades dessa carreira. Se você está investindo pesado para ter sucesso nesse campo, deve saber claramente os dois lados da moeda, pois nada é perfeito e quem já é servidor público também enfrenta algumas dificuldades, sobretudo aqueles ligados à educação.

Bom, não precisamos nem dizer que, quando se fala de educação, o Brasil ainda tem muito que melhorar. Muitos professores concursados reclamam da falta de estrutura da área. Não é à toa que existem problemas latentes, como a falta de pagamentos por benefícios, realidade no Rio de Janeiro nesse e em outros setores, como os de segurança. Logo, vale a pena refletir: se em uma das maiores capitais do país as falhas são grandes e visíveis, imagine em regiões mais distantes e vulneráveis, onde faltam recursos básicos?

A mídia mostra, muitas vezes, pontos distorcidos quando se trata dos direitos e deveres de um servidor. A ''romantização'' da carreira leva muita gente a pensar que esse é um caminho perfeito para ganhar muito dinheiro, nunca ser demitido e ter benefícios incríveis que inexistem no setor privado. Porém, é importante colocar em pauta os contratempos também. Para que fique claro, há categorias que sofrem e não vivem um ''mar de rosas'' como outras, sobretudo a educação, em que as greves são frequentes.

Dentre as situações que geram mais reclamações, estão as condições precárias de trabalho, com a falta de materiais e aparatos indispensáveis ao trabalho (de computadores até cadeiras), atreladas a burocracia que assola praticamente qualquer ramo do país. A lentidão de processos presentes em muitas áreas também prejudica e leva muitos lugares ter fama de ''ruim''. Isso acontece tanto em meios externos (no atendimento coletivo) quanto internos (dentro da própria corporação), talvez porque em muitos locais há falta de funcionários e de uma equipe realmente integrada.

Outros fatores comuns em muitos campos públicos são o nepotismo, apadrinhamento político e a hierarquia excessiva. Sabe qual é a relação? Muitas pessoas são nomeadas para o cargo de chefia por prefeitos e demais políticos. Embora alguns sejam realmente competentes, outros têm pouca experiência, dificultam trabalhos e acabam criando um clima totalmente desfavorável no ambiente de trabalho.

Nesses pontos, a comunicação é um dos meios que acaba mais afetado, criando adversidades que deixam os procedimentos ainda mais lentos e prejudicados. Paralelo a isso, ainda há chefes e funcionários que são desqualificados, não visam se atualizar e não estão dispostos a mudar. O principal pensamento é aquele que já conhecemos, um grave problema estrutural e cultural brasileiro: se já está assim há tanto tempo, por que pensar em mudanças? Difícil, não é?

Outra situação que é mito e sempre confunde é quanto aos recebimentos. A grande maioria dos servidores públicos não ganham salários astronômicos como muita gente pensa, aqueles que são destacados na primeira capa dos jornais e chamam atenção de muitas pessoas. Um professor do ensino fundamental e médio em São Paulo, por exemplo, tem um piso de pouco mais de 2 mil reais - isso porque estamos falando da maior capital do país. Apenas poucas áreas (com vagas mínimas visto a concorrência) proporcionam bons ganhos, como aquelas que destacamos anteriormente.

Quanto à estabilidade no emprego, é bom esclarecer que ela só acontece quando o concursado passa por um período conhecido como estágio probatório. A duração, em média, é de três anos. Nesse tempo, ele será avaliado e poderá ser demitido normalmente caso não cumpra as especificações determinadas. Apenas quando é aprovado nessa etapa, torna-se um funcionário estável e só é dispensado em caso de justa causa, processos em que é julgado culpado, entre outras situações graves.

cursos online para servidores públicos

Mudar realidades sociais: o verdadeiro papel do servidor público

Visto tantos motivos, não é porque se é um servidor público que obrigatoriamente todos devem deixar de lutar por seus direitos e ficarem estagnados. É válido para qualquer profissional ir atrás do que acha justo, buscar progressão de carreira e, claro, executar um ótimo trabalho independente da função, pois desempenha um pepel fundamental em várias esferas sociais. 

Portanto, tenha em mente de tudo que acontece realmente na área que deseja seguir. Existem cargos e concursos variados, em todos os locais do país, cada qual com suas características e exigências. É bom estar sempre ligado ao edital, seguir as regras e atentar-se a todas as normas descritas, fazendo boas escolhas. Pense que sua vocação deve estar além de ganhar bem e estagnar no ramo. Mais que isso, fazer o que gosta é essencial, tanto quanto correr atrás do que acha correto, protestando e buscando por melhorias.

Essa abordagem é interessante para transparecer todas as informações aos concursados e para esclarecer alguns pontos aos servidores que já atuam em diversas posições ligadas à Administração Pública. É importante que, além dos benefícios, as dúvidas também sejam sanadas para que tudo fique bem claro. A partir daí, é importante pensar em se capacitar, fazer cursos para servidores públicos e ter em mente que o trabalho deve ser executado com a máxima eficiência, pois é fundamental para diversos setores e, claro, para a sociedade em si. Só assim podemos dar um jeito na péssima burocracia, fazendo desses serviços totalmente funcionais e auxiliares a todos os cidadãos.

O Foco Educação Profissional está engajado nessa luta e apoia que todos os servidores públicos que buscam fazer diferente, indo atrás de seus direitos para melhores condições de trabalho e buscando a cada dia tornarem-se profissionais de destaque. Nada mais justo do que ir atrás daquilo que se acredita para que vários padrões sejam modificados e a valorização aconteça de modo justo para todas as camadas trabalhadoras em geral, da educação ao direito, da saúde à tecnologia.

Estudar, capacitar e atualizar sempre

Visando acabar com essa história de que servidor público vive uma carreira estável e sem qualificação, desde a Constituição de 1988, surgiram várias propostas e programas para que os profissionais de variados ramos sejam avaliados e façam um curso de capacitação. Um deles é o Princípio da Eficiência, disposto na Emenda Constitucional nº 19, de 4 de junho de 1998. Sua base é que todos os agentes e organizações governamentais atuem de modo eficaz, neutro, imparcial, transparente e em busca da qualidade.

Esses são os primeiros aspectos avaliados para novos servidores, assim como a Lei de Progressão por Capacitação, processo em que as instituições do poder público incentivam e exigem de seus trabalhadores que façam cursos para servidores públicos para que se desenvolvam e tenham destaque nas provas que são aplicadas frequentemente.

Assim, com o estímulo à atualização, os diferentes campos se modernizam e podem garantir ótimos benefícios para a sociedade. Otimizar os serviços ajuda a acabar com a má fama de vários locais, dar fim a problemas sérios e mostrar ao cidadão que ele será bem vindo, atendido e que terá suas questões resolvidas em qualquer espaço ligado ao Estado e suas ramificações. Esse deve ser sempre o verdadeiro papel de um servidor: estar disposto sempre a servir, dar o melhor de si, se qualificar e pensar que seu trabalho é competente e ajuda muitas pessoas.

Quem tem em mente esses valores pode, desde a preparação para um concurso, pegar firme nos estudos. Ler livros, manuais, participar de aulas preparatórias e realizar cursos a distância são boas dicas que levam à aprovação. Além disso, é bom ficar atento à prova de títulos, exigida em alguns editais. Nesse caso, os candidatos mais preparados se destacam e ficam mais bem classificados, de acordo com os pontos exigidos e os cursos realizados. 

Então, tenha sempre em mente que o objetivo maior de um servidor público é, além de prestar um serviço de excelência à comunidade com o máximo desempenho, se qualificar frequentemente para tornar-se um profissional de excelência. Para isso, felizmente, há muitos cursos de capacitação EAD para servidores públicos que podemos indicar para a progressão de carreira.

A vantagem dos cursos online com certificado é tanto a carga horária à escolha, quanto a flexibilidade e o conforto em realiza-los no local em que você achar conveniente. Desde que você escolha uma ótima instituição, com metodologias essenciais e bons comprovantes, com certeza todo o conteúdo será assimilado, você ainda poderá provar esse conhecimento e, claro, coloca-lo em prática sempre.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Cursos online para servidores públicos

Veja a lista que selecionamos com cursos online para servidores públicos que podem te ajudar bastante em seus planos, desde os estudos preliminares para o concurso público até a função em si. Um curso de capacitação faz toda a diferença e a boa notícia é que você pode contar com os cursos EAD para isso. Confira nossa lista:

Redação Oficial

O Curso Online Redação Oficial revela todas as práticas fundamentais para escrever um documento próprio para as instituições públicas. Esse parâmetro é diferenciado e precisa ser compreendido passo a passo: todas suas características, modelos e conceitos presentes em um manual perfeito para você desbravar. Escrever bem é indicado para qualquer área, portanto, independente da sua função, vale muito a pena investir em cursos de capacitação EAD para servidores públicos como esse.

Pacote Office

Dominar o Word, Excel, Outlook, Access e demais programas usados amplamente em muitas corporações é requisito básico para analistas, auxiliares, gestores, educadores e demais profissionais de todos os ramos. Nesse contexto, um dos melhores cursos a distância para fazer é o Curso Online Pacote Office, opção popular e eficiente do Foco Educação Profissional.

Gestão da Informação e do Conhecimento

Já o Curso Online Gestão da Informação e do Conhecimento aborda esses conceitos em empresas públicas e privadas, visando sua aplicação para a otimização do trabalho em qualquer empresa/contexto. Ao fazer cursos online, o servidor precisa ter em mente que precisa optar por alternativas modernas, que farão diferença em sua função e agregarão valores primordiais a ela.

Ética e Cidadania

Lembre-se que, independente do cargo, um funcionário público precisa agir sempre com o respeito máximo ao cidadão, ainda mais aqueles que recebem pessoas de todos os tipos, personalidades e condições. O Curso Online Ética e Cidadania trata justamente disso, com definições direcionadas para os mais diversos ramos: política, imprensa, educação e na sociedade em si.

Seu objetivo principal deve ser sempre tornar-se um profissional diferenciado, que não realize as tarefas apenas por fazer. Mesmo na estabilidade e gozando de ótimas vantagens, nunca deixe de trabalhar pensando sempre no melhor. Faz bem para sua carreira, para você e muitas pessoas.

servidor público progressão de carreira

Excelência no Atendimento ao Público

Já que estamos falando de atender e tratar bem, um dos melhores cursos online com certificado para uma ótima avaliação no serviço público é o Curso Online Excelência no Atendimento ao Público.

Infelizmente, ainda há aquele preconceito de muitas pessoas com grande parte das tarefas executadas por servidores, ainda mais quando se tratam de direitos básicos. Por isso, ir contra esse velho padrão é fundamental. Nada como ser reconhecido como um funcionário realmente disposto a auxiliar as pessoas no que for preciso, portanto, não pense duas vezes ao fazer esse curso de capacitação.

Coordenação e Orientação Escolar

Grande parte dos educadores são os que mais buscam se atualizar com cursos de capacitação EAD para servidores públicos. Seja um professor, um gestor ou um coordenador em diversos níveis, tornar o ensino competente e garantir o melhor aprendizado aos alunos faz toda a diferença.

Para isso, convém estudar e se atualizar por meio do Curso Online Coordenação e Orientação Escolar, para uma abordagem pedagógica integrada, interdisciplinar, versátil e democrática. O campo é desafiador e enfrenta-lo com o máximo empenho e dedicação torna-se essencial para esse público.

Inspire-se e seja um ótimo profissional

Essas foram algumas opções de cursos a distância gerais que servem para todos os funcionários buscarem cada vez mais conhecimento e aperfeiçoamento para serem realmente ótimos em seus cargos. Perceba que não dá para ficar alheio aos cursos online, muito pelo contrário. Fuja dos mitos, escolha sua área e faça de sua função a melhor possível em todos os contextos.

Nossa dica para a melhor forma de progredir em seu campo com cursos online para servidores públicos é investir nas cerca de 700 opções do Foco Educação Profissional. O portal conta com os melhores cursos EAD do mercado, que podem estar a sua disposição por um ano apenas com um investimento de R$ 69,90. Você pode escolher a carga horária (de 5 a 420 horas) e estudar quando achar conveniente, com o máximo conforto.

Sua carreira no funcionalismo público depende, além da atualização frequente, de bons valores, métodos qualitativos de trabalho e disposição para exercer suas funções sempre com primor e boa vontade. Inscreva-se, organize seu tempo, otimize os estudos e certifique-se com cursos para servidores públicos excelentes. Aproveite também para tirar suas dúvidas, entrando em contato ou comentando no artigo, além de compartilhar com todos seus amigos. Boa sorte e até mais.