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 Equipe Foco Educação Profissional  22/11/2017
Entenda o que é marketing, conheça 13 tipos principais e qualifique-se

Muito ouve se falar desse conceito, mas você sabe definir exatamente o que é marketing, quais suas características e principais definições? Mais que isso, conhece quais são os tipos e ramificações? Pois é, quando se trata de dicas de marketing, há diversos métodos e pontos bem interessantes, e é justamente sobre isso que falaremos neste artigo.

Preparamos um guia geral para você entender definitivamente o que é marketing e como se aplica em variados contextos, do pessoal ao digital, do cultural ao político. Com essa visão prática, com certeza você ficará instigado a aprender muito mais com cursos online – sabia que o Foco Educação Profissional possui ótimas opções para sua qualificação?

Além do Curso Online Marketing, nosso portal oferece cursos a distância de diversos campos coligados a essa disciplina para você estudar sempre que quiser, com total flexibilidade. A partir desse curso online, estudantes de todos os níveis, concursistas, comunicólogos e demais interessados podem se capacitar, atualizar e aperfeiçoar em muitos temas fundamentais.

Animou-se com essas propostas incríveis? Então se prepare para mergulhar no mundo do marketing com nosso artigo e conhecer mais sobre os principais tipos. Ao final, conte pra gente o que achou e não deixe de se especializar com os melhores cursos online com certificado do mercado.

O que é marketing? Definição e os 13 tipos principais

Introdução ao marketing

Para colocar as melhores dicas de marketing em prática é preciso compreender exatamente os objetivos dessa área que possui conceitos que sempre se renovam. Embora seja um termo utilizado de modo universal, marketing provém da língua inglesa e deriva de market (mercado), sendo definida como uma disciplina responsável pelo estudo de todas as tendências mercadológicas - dos objetivos às causas e resultados - com base tanto no consumidor quanto no fornecedor.  

As estratégias de marketing são fundamentais para a gestão dos mercados e seu desenvolvimento, visando a satisfação da necessidade dos clientes por meio de produtos e serviços – vendendo, negociando, criando valor, fidelizando, etc. Funciona como um processo de troca em que uma organização/empresa analisa o mercado e oferece aquilo que o consumidor mais precisa, fortalecendo a relação e conquistando ótimos benefícios – como o reconhecimento da marca ou o lucro.

Para Philip Kotler, o maior especialista no assunto, “marketing é uma função organizacional e conjunta de processos que envolvem a exploração, criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, além da administração do relacionamento de modo que beneficie a organização e seu público interessado”.

O guru do marketing revela que, entre tantas técnicas, a mais vantajosa é aquela que destaca a marca e aos poucos a torna uma verdadeira referência a ponto de o consumidor reconhecê-la facilmente. Com base em quatro pilares – produto, preço, praça e promoção – o marketing atual vai muito além de uma simples propaganda ou de uma venda direta, tanto que se aplica a inúmeros contextos diferentes.

Você sabia que existem centenas de tipos de marketing? Conforme vai se renovando, surgem novos termos, embora todos tenham o conceito empírico enraizado em seus objetivos. De qualquer forma, há particularidades e características interessantes que fazem dessa disciplina altamente popular, presente em muitos periódicos e cursos online excelentes. Além de um curso de marketing online, ao conhecer as ramificações você pode se especializar em um tipo específico – por isso que listamos 13 tipos primordiais para você conhecer e se encantar.

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13 principais tipos de marketing

Inbound e outbound marketing

Pontuados pelas tendências da internet, inbound e outbound marketing são dois termos que apresentam conceitos contrários. No primeiro caso, trata-se de um marketing de atração, aquele que desperta o interesse do público e faz com que as pessoas procurem e gostem de uma marca. A partir de estratégias direcionadas para um grupo específico, visa tanto a criação de valor quanto uma fidelização "natural".

O outbound, por sua vez, remete aos velhos padrões de marketing, em que o fornecedor vai atrás do cliente para oferecer seus produtos e serviços – usando as mais diversas estratégias e canais. Ambos os tipos são recorrentes e funcionais atualmente, embora o inbound esteja em forte ligação com o meio digital e o comportamento das personas no ambiente online, seguindo a metodologia principal de atrair, converter, fechar e encantar. Segundo o Hubspot, é um modelo bem complexo, mas que "ajuda a consolidar uma marca e capturar mais leads qualificados, além de colaborar para a conversão dos leads, aumentando o número de clientes e mensurando os resultados".

Marketing estratégico

Como o próprio nome revela, seu conceito é baseado no estudo completo das estratégias utilizadas em um planejamento de marketing. Nesse contexto, inclui-se algumas variáveis principais e suas ramificações, consideradas primordiais para a estrutura de qualquer campanha.

Além dos 4 Ps, dos quais já citamos aqui – produto, praça, preço e promoção – há ainda os compostos mercadológicos, conhecidos como 4 As – análise, adaptação, ativação e avaliação – e os 4 Cs, focados especificamente no cliente: consumidor, custo, comunicação e conveniência.

O marketing estratégico complementa grande parte dos tipos de marketing, já que todos precisam usar e estudar esses artifícios para avaliação de desempenho, mensuração de resultados, avaliação e renovação das estratégias, entre outros pontos. Por isso está presente na grade de estudo de grande parte deles, bem como parte do conteúdo de um bom curso de marketing online também.

Marketing direto e indireto

O marketing direto tem como objetivo utilizar uma base de dados por meio de canais diversos seja telefone, e-mail, SMS, venda porta a porta, entre outros. Acontece quando o consumidor demonstra interesse na marca ou realiza uma compra. A partir dessa ação, ele passa a pertencer à base da empresa e receber frequentemente uma série de ofertas de produtos e serviços que podem ser de seu interesse – o e-mail marketing é um exemplo clássico.

Já o marketing indireto preza pela sutileza para atingir o inconsciente dos clientes, não é à toa que é chamado também de marketing invisível. Tem como objetivo se desvencilhar de uma propaganda, apresentando o produto discretamente. Sabe quando aparece uma marca na cena de um filme ou quando o personagem da novela usa um produto "naturalmente"? Esses são os exemplos mais tradicionais de marketing indireto.

Marketing de relacionamento

Prezar pela fidelização e relacionamento com o consumidor é uma ação primordial em praticamente todas as estratégias de marketing. Imagine quando o produto/serviço é tão bom a ponto de ganhar admiradores que, além de estar em sua base de dados, ainda a promovem e mantém uma relação extremamente positiva com a marca? Esse é o objetivo de muitas organizações e o ponto alto do marketing de relacionamento.

Por meio do CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) é possível alcançar esse status e conquistar bons resultados. Atualmente há vários exemplos de corporações que seguem esse conceito à risca e já são vistas como referência – podemos citar a gigante Apple e sua cultura que faz com que milhões de pessoas se tornem verdadeiros fãs de seus produtos.

Marketing Multinível

Entre tantas dicas de marketing e caminhos a seguir, muitas empresas insistem em um modelo que vira e mexe está em destaque na mídia, redes sociais e demais canais: o marketing multinível (MMN). Trata-se de um modelo de venda direta entre fornecedores e clientes ou por meio de uma rede em que os revendedores têm participação ativa nos lucros da empresa de acordo com sua rentabilidade – ou seja, quanto mais representantes e vendas, maiores serão os ganhos para todos, gerando tanto o lucro direto quanto indireto.

Para se ter ideia, aqui no Brasil o MMN movimentou mais de 40 bilhões de reais no ano passado, revela a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). Com foco em vendas, treinamento e autonomia, é um tipo que vai muito além de pirâmide – a ideia é construir e solidificar uma marca por meio de uma rede estruturada de colaboradores. Sempre em alta, vale destacar que o MMN é parte do conteúdo de muitas palestras, feiras e cursos a distância relacionados ao marketing, administração e vendas.

o que é marketing

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo está relacionado tanto ao inbound marketing quanto ao marketing digital, utilizado por uma diversidade de empresas e pessoas ao redor do mundo e definido como uma das tendências modernas que mais geram resultados orgânicos.

A partir da criação de conteúdos relevantes é possível atrair, fortalecer o envolvimento e assegurar uma relação positiva da marca com o público. Para isso, é necessário um planejamento estratégico que inclui a definição de objetivos, personas, indicadores de performance, métricas, pesquisas e escolha dos melhores canais de divulgação. É um trabalho árduo, mas que rende ótimas vantagens desde que bem realizado e monitorado.

Endomarketing

Ao contrário das estratégias de marketing que têm como meta atrair o público externo, no endomarketing a aplicação é interna, com foco nos colaboradores de uma empresa e suas percepções a respeito da corporação. O grande objetivo é criar uma boa imagem frente aos funcionários e motivá-los a trabalhar em prol da organização – o que instiga e ajuda a aumentar a produtividade.

Fique atento: você pode aprender mais sobre endomarketing em um curso online direcionado, o Curso Online Comunicação Empresarial‍. Vale a pena conhecer melhor essa tendência e como utilizá-la da melhor maneira em seu negócio.

Marketing Social

Não só da divulgação de produtos e serviços vive o marketing. A promoção de ideias, atitudes, ações positivas e comportamentos também é preponderante nessa disciplina em um ramo conhecido como marketing social. Utilizado em larga escala por organizações não governamentais e esferas públicas (como campanhas de conscientização ligadas à saúde ou trânsito, por exemplo), também é importante para empresas privadas em publicidades voltadas à responsabilidade social.

Há vários casos de sucesso de corporações engajadas em causas voltadas ao meio ambiente e ao bem estar da população, além de materiais que especificam os pontos principais a se atentar nessa tendência. Quer uma boa ideia? Aproveite o Curso Online Responsabilidade Social Empresarial‍ e informe-se melhor.

Marketing Cultural

O marketing ligado à cultura também tem como objetivo fortalecer a imagem de uma empresa perante a sociedade. Imagine o caso de uma marca que patrocina um evento voltado a uma boa causa? Esse é um dos destaques do marketing cultural, que inclui tanto a associação da imagem da corporação a um show, filme, exposição, entre outros eventos; bem como a promoção de campanhas internas para que os colaboradores marquem presença e se engajem nesses projetos.

Dica: aposte nos cursos online com certificado para aprender mais sobre esse tipo de marketing. Realize o Curso Online Marketing Cultural‍ e entenda todos os detalhes desse ramo tão fundamental.

Marketing Digital

Como já explanamos aqui em nossas dicas de marketing, a internet é um dos principais canais para promoção de produtos e serviços, já que integra inúmeras plataformas e abre espaço para variadas abordagens. Nisso, a atenção ao ambiente online se tornou fundamental a qualquer empresa, destacando o marketing digital e todas as suas ferramentas.

Como ferramentas principais desse tipo de marketing podemos citar as redes sociais, o remarketing, os mapas de calor, o e-mail marketing, as landing pages, entre outras aplicações que se complementam – não é à toa que em todo curso de marketing online há muito espaço para essa ramificação que se renova constantemente.

Marketing Político

Uma área do marketing que chama atenção de estudantes e aspirantes à especialização nessa disciplina é o marketing político. O nome já diz tudo: trata-se do conjunto de estratégias voltado à promoção de um governo, um candidato, um partido ou uma organização política, seja para fortalecer sua imagem ou atrair mais seguidores/simpatizantes.

Comum em época de eleições, esse tipo pode utilizar infinitos artifícios para persuadir e chamar atenção do público. As propagandas políticas que vemos na TV são um exemplo claro de marketing político – um conceito que é tema de muitas palestras e eventos também.

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Marketing Pessoal

Com amplo destaque em nosso Curso Online Marketing, o marketing pessoal é cada vez mais considerado por indivíduos de diversas áreas de atuação. Ligado à persona, tem como meta promover determinado perfil com base em pilares como etiqueta, comunicação, ética, postura e aparência. Além de se tornar uma referência, aprimorar seus valores pessoais e profissionais ajuda em uma promoção de carreira, na conquista de uma vaga no mercado de trabalho e demais objetivos.

Aqui no Foco Educação Profissional também temos cursos online voltados a essa pauta, como o Curso Online Marketing Pessoal‍.

Marketing Esportivo

Por fim, o marketing também se complementa ao esporte, seja voltado aos eventos (como as Olimpíadas, por exemplo), marcas esportivas (times, atletas, clubes) ou organizações que pretendem associar seu nome a essas categorias ou modalidades específicas.

Um exemplo básico de marketing esportivo é o patrocínio de empresas privadas a times de futebol, seja na promoção da marca em estádios ou no uniforme dos clubes. Mesmo presente há tempos em várias possibilidades aqui no Brasil, com a realização da Copa do Mundo de futebol e das Olimpíadas no país esse setor ganhou ainda mais força e atraiu muitos profissionais.

Entre as nossas melhores dicas de marketing salientamos a importância de investir no mercado de marketing esportivo e nas tendências de comunicação esportiva, visto que esse setor pode evoluir tanto no futebol – o esporte mais popular no Brasil – quanto em modalidades que cresceram muito nos últimos anos: vôlei, atletismo, natação, canoagem, ginástica, entre outras.

Especialização em marketing: escolha a melhor área e qualifique-se

Além de explanar de modo geral o que é marketing, apresentamos algumas vertentes importantes desse campo tão vasto para você se familiarizar e escolher aquele que mais vale a pena investir. Mas, antes de sua escolha, é bom saber que no curso de marketing online do portal abordamos outros tipos interessantes, como o marketing internacional, telemarketing, mobile marketing, marketing de performance, entre outros.

Como dissemos, há centenas de tipos interessantes que fazem dessa área totalmente versátil, essencial para profissionais de comunicação, administração, vendas, entre muitas outras. Por isso, para ficar por dentro de todas as suas tendências e se aperfeiçoar cada vez mais é primordial estudar sempre com bons materiais, como cursos online com certificado de qualidade – especialidade do Foco Educação Profissional.

Além do Curso Online Marketing, o portal oferece mais de 1000 cursos a distância de diversas áreas preparados por um setor pedagógico dedicado e com o melhor conteúdo para sua capacitação. Para acessar todo esse material por um ano inteiro, basta se inscrever investindo uma taxa única de R$69,90. Você não precisa se preocupar com mensalidades e ainda realiza o curso online disponível no Pacote Master durante todo esse tempo.

Mais de 140 mil alunos já aproveitaram essa vantagem exclusiva que só o Foco Educação Profissional oferece. Quer se juntar a eles e dar um plus em seus estudos? Faça sua matrícula e não perca tempo. Se tiver alguma dúvida, deixe um recado pra gente. Esperamos que tenha gostado do artigo. Boa sorte e até a próxima.

Data Modificação  27/10/2017
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