A administração passou por grandes mudanças nas últimas décadas. A profissão de administrador foi uma das que mais avançou no país nesse período de transformações – e o profissional dessa área será, cada vez mais, imprescindível para o desenvolvimento e até mesmo a sobrevivência das organizações, sejam públicas, privadas ou do terceiro setor.

Esse cenário destaca a importância da formação profissional nessa área – seja pela graduação, por cursos técnicos e até mesmo por cursos livres. Capacitação, atualização ou aperfeiçoamento podem ser conseguidos por meio de um curso de administração online, essencial para quem deseja crescer na carreira.

A administração é a ciência que prepara as pessoas para que consigam atuar em várias frentes - em áreas que, para muitos, parecem não estar relacionadas. Isso faz com que o administrador seja um dos profissionais mais completos do mercado de trabalho.

Enquanto a administração passava por transformações, a tecnologia também evoluía, e estudar essa ciência passou a ficar mais fácil com a ajuda da internet e a chegada dos cursos online. Como tudo só tende a melhorar, nos últimos anos os cursos a distância ampliaram o leque de opções a quem busca expandir o conhecimento e passaram a figurar excelentes opções a quem quer estudar com autonomia e dentro de sua disponibilidade de tempo.

No portal Foco Educação Profissional tem um excelente curso online de administração, que traz ao cursista tudo o que essa ciência pode fazer por uma organização – desde as primeiras teorias até as tendências modernas de administração. Trata-se do Curso Online Administração – Prática e Fundamentos, cujos tópicos são assunto deste nosso artigo. Acompanhe, conheça mais sobre o assunto e aproveite as dicas que damos ao longo do texto.

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Planejamento: planos e estratégias da administração + dica de curso online 

O processo de planejamento de uma empresa elabora as suas metas para o futuro, aponta as alternativas para conseguir alcançá-las, as avalia e escolhe a melhor. É necessário agora, um plano de ação, que será escolhido de acordo com o seu grau de abrangência e impacto na organização. Os planos de ação correspondem a níveis organizacionais diferentes e podem ser táticos, estratégicos ou operacionais.

Planos estratégicos

Eles apontarão para os serviços e produtos que a organização ofertará, assim como os mercados e os consumidores alvos. Indica também como a organização atuará em relação à concorrência.

Planos táticos

Um curso online de administração pode também definir os planos táticos como administrativos, funcionais, intermediários ou departamentais. Eles correspondem às funções organizacionais, como logística, operações, recursos humanos, finanças e marketing. Esse plano indicará o que cada gerência fará em seu setor para atingir os objetivos estratégicos traçados.

Planos operacionais

Esses planos estabelecem as ações e os recursos que serão necessários para atingir cada objetivo traçado. O plano estratégico é elaborado e o plano operacional o coloca em prática. São muito bem detalhados, para que seja possível uma execução dirigida e prática.

O planejamento empresarial determina que as organizações desenvolvam, de forma organizada e disciplinada, um conjunto de tarefas visando metas que as levem a um futuro mais próspero. Cursos na área administrativa preparam os profissionais dessas organizações para que, em momentos como esse, deem o melhor de si e levem suas organizações ao sucesso.

Etapas do planejamento estratégico

Quando se faz um planejamento estratégico se pensa a longo prazo, abrange a empresa como um todo e tem cinco principais etapas:

  1. Avaliação do desempenho da organização por meio de um diagnóstico até aquele momento: estratégias de atuar no mercado, fatores competitivos em comparação aos concorrentes e resultados alcançados são alguns dos pontos avaliados.
  2. Análise do ambiente externo. Nesta etapa são identificadas as ameaças e oportunidades do ambiente em que a empresa atua.
  3. Análise do ambiente interno. Nesta fase são identificadas as forças e fraquezas da organização. Podem ser avaliados o desempenho e recursos das principais áreas funcionais como marketing, logística, suprimentos, finanças etc.
  4. Escolha da estratégia. Formular alternativas de estratégias para atingir os objetivos da organização e saber quais caminhos seguir, definindo elementos importantes para o futuro, como o papel da organização na sociedade e os resultados concretos que se pretende conseguir.
  5. Implementação do pano estratégico por meio dos planos táticos e operacionais. Cada área estabelecerá o que é necessário para se alinhar com o plano estratégico estabelecido.

Cursos a distância no campo administrativo abordam a administração de forma geral, mas também direcionam a temas específicos dentro dessa área, como o Curso Online Planejamento Estratégico, que destrincha esse assunto e trata de cada ponto relacionado necessário à elaboração de um planejamento estratégico efetivo.

Curso de administração online

Os tipos de planos operacionais

Como já foi dito acima, os planos operacionais viabilizam a execução do planejamento estratégico, mas também envolvem um processo de tomada de decisão.

- Procedimentos: guias contendo etapas e métodos que devem ser seguidos para colocar os planos em prática e executar as atividades. Dos procedimento saem as rotinas, expressas no formato de fluxogramas e listas de verificação.

- Orçamentos: são todos os planos operacionais que se relacionam com dinheiro e atividades específicas e normalmente compreendem o espaço de um ano. Orçamentos de despesas setoriais e fluxo de caixa são exemplos.

- Programações: elencam as atividades específicas de uma determinada área, assim como o tempo disponível para executá-las. Há ferramentas específicas para isso, como cronogramas, gráficos de Grantt e diagramas PERT (Program Evaluation Review Technique – Técnica de Avaliação e Revisão de Programas).

Os gráficos de Grantt seccionam as atividades em tarefas menores e dão uma visão mais detalhada e exata sobre o que deve ser feito, quando e por quem.O PERT é uma técnica que procurar descobrir a duração de uma atividade, com base em três estimativas: Otimista (O), Pessimista (P) e Mais Provável (MP). Há uma forma de cálculo para isso, veja:

PERT = (Pessimista + 4 x Mais Provável + Otimista) ÷ 6, exemplo:

Estimativa Otimista: 25 dias / Estimativa Pessimista: 40 dias / Estimativa Mais Provável: 30 dias → (40 + 4 x 30 + 25) ÷ 6 = 30,8 - ou seja, a atividade vai durar cerca de 31 dias.

Há outro cálculo que indica o desvio padrão, ou seja, uma estimativa de quantos dias a atividade poderá sofrer variação, para mais ou para menos. Os cálculos restantes e outras ferramentas da fase de “programações” podem ser vistos em cursos de administração, que tratarão desses tópicos vistos aqui com mais profundidade.

- Regulamentos: determinam o comportamento dos colaboradores em relação a determinadas situações. Pode ser uma relação de regras que coloque limites em seu grau de liberdade frente algum tipo de negociação. Por exemplo, o que um colaborador pode ou não fazer quando atender a uma reclamação de cliente.

- Avaliação de riscos: são planos que identificam, analisam e classificam os riscos envolvidos nas atividades do planejamento e criam ações para poder minimizá-los.

Dica: se você se está se preparando para concurso público, saiba que cursos online com certificado podem lhe munir de conhecimentos necessários e também, caso esteja previsto no edital, somar pontos à sua prova de títulos. Sem contar que, todos os cursos na área administrativa que você fizer irão valorizar bastante o seu currículo, independentemente da área em que você atua.

Organização, direção e controle empresarial

Organização

É o processo que consiste em dispor de recursos físicos e humanos para realizar as atividades necessárias para atingir os objetivos estratégicos e as metas estipuladas pela empresa. Há algumas etapas ou decisões no processo de organização: divisão do trabalho, definição de responsabilidades e níveis de autoridade dos envolvidos e desenho da estrutura organizacional.

A organização pode ser formal e informal. A informal se refere aos relacionamentos e interação entre os colaboradores que têm interesses em comum, em contraponto à formal, que estabele as posições hierárquicas, os cargos, funções e relações funcionais. A organização formal é estruturada e representada graficamente por organogramas, que estabelecem o tipo de estrutura da corporação e que são formados por alguns elementos básicos, indicando como funciona determinada organização.

Elementos básicos da estrutura organizacional

- Especialização do trabalho: é a divisão das tarefas em trabalhos separados de acordo com o grau de especialização dos funcionários.

- Amplitude de controle: é o número de pessoas que se reportam a um chefe. Pequenas amplitudes caracterizam rigidez de comando e grandes amplitudes definem uma maior delegação de poder aos subordinados.

- Hierarquia: distribuição de controle em níveis verticais, exemplo: executivos, gerentes, supervisores e equipes.

- Autoridade e responsabilidade: autoridade é direito de dar ordens e esperar obediência – está diretamente ligada aos conceitos de hierarquia e amplitude de controle. Já a responsabilidade equivale ao grau de autoridade que a pessoa ocupa na organização.

- Centralização e descentralização:  a centralização depende do grau de autoridade e poder de decisão que poucas pessoas têm na organização, está relacionada às pequenas amplitudes. Quando ocorrem as grandes amplitudes, em que a autoridade é distribuída e chega aos níveis hierárquicos  mais baixos, acontece a descentralização.

- Delegação: um dos instrumentos da descentralização, também conhecida por empowerment. É o processo pelo qual são passadas autoridade e responsabilidade para os níveis inferiores na hierarquia. Há algumas técnicas utilizadas na delegação de autoridade:

  • Delegar a tarefa inteira: ao invés de dividi-la o gerente dá a tarefa toda para uma só pessoa, proporcionando um melhor controle sobre os resultados.

  • Delegar para a pessoa certa: cabe ao gerente conciliar a tarefa com o talento da pessoa, pois nem todos têm as mesmas capacidades e motivações.

  • Dar as informações adequadas: para a tarefa ser bem sucedida, o colaborador precisa receber informações sobre “o quê, por que, quando, como, onde e quem”. Deve entender bem a tarefa, assim como os resultados esperados e os recursos disponíveis para a realização.

  • Avaliar e recompensar o resultado: se o resultado não alcançar as expectativas, o gerente deve apontar os erros e as consequências, se foi como o esperado, o trabalho deve ser recompensado com delegação de novas tarefas ou recompensas financeiras.

Departamentalização: É o fracionamento da estrutura organizacional (seções, diretorias, coordenações, departamentos etc), com o objetivo de agrupar atividades que tenham a mesma linha de ação e de acordo com suas similaridades e a fim de coordenar pessoas e recursos de forma mais eficiente.  A departamentalização pode ser feita por funções, processos, clientes, produtos ou serviços ou região.

Quer saber mais sobre os elementos da estrutura organizacional? O curso de administração online do Foco Educação Profissional vai bem a fundo nessas questões e lhe dá um embasamento de peso para você enfrentar os desafios do mundo corporativo. Além disso, outros cursos online com certificado do portal, também direcionados a práticas administrativas, aprimoram o seu conhecimento e valorizam o seu currículo.

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Direção e controle

À direção empresarial cabe articular e orientar as ações dos colaboradores, realizando atividades como transformar o planejamento estratégico em ações e planos diários, dar ordens específicas, instruir e comunicar, supervisionar e avaliar os esforços e motivar os colaboradores. Já o controle empresarial é o processo no qual são definidos os padrões de desempenho, onde os dados e as informações das ações realizadas são coletados e comparados com o que foi previamente estabelecido. Após a comparação, caso seja necessário, são tomadas ações corretivas.

Organogramas, fluxogramas e layouts

Outros tópicos estudados em um curso de administração online são as representações gráficas que indicam a hierarquia e os processos de uma organização.

Os organogramas definem os níveis hierárquicos dos colaboradores e organizam de forma a ficar claro quem deve responder a quem dentro da empresa, mostrando os cargos de forma mais objetiva. Os organogramas fazem parte da organização estratégica e têm grande importância, pois definem as responsabilidades de toda a equipe.

Os fluxogramas são a representação gráfica da sequência das ações e atividades de um processo. Eles mostram o que deve ser realizado em cada etapa, assim como os materiais ou serviços que entram e saem dele, quais as decisões necessárias e as pessoas envolvidas.

Os layouts são representações gráficas ligadas diretamente à produção, e representam a distribuição do espaço das organizações. Eles tratam dos arranjos físicos e panorâmicos dos locais de trabalho e têm como objetivos principais a redução do custo de manuseio de materiais, permitir facilidade de supervisão e de manutenção, garantir a eficiência na produtividade de mão de obra e outros elementos que buscam alcançar os objetivos com o menor investimento de capital.

O Curso Online Administração – Prática e Fundamentos

Ao optar por fazer um curso online voltado à ciência administrativa, você está ampliando conhecimento e o campo das oportunidades. Cursos na área administrativa listam entre os mais buscados por quem quer se qualificar.

A administração é útil – e necessária – não somente às grandes organizações. Microempreendedores também precisam saber como administrar o seu negócio e as ferramentas, métodos e práticas que podem auxiliar a alcançar os objetivos desejados.

Qualquer pessoa pode ser contemplada com os benefícios de conhecer a administração, pois seja qual for o campo de atuação, ele sempre demandará ações de planejamento, coordenação, direção e controle. Por isso nosso curso online Administração – Prática e Fundamentos tem muito a lhe oferecer, e com todas as vantagens dos cursos a distância: investimentos mais baixos que de cursos de administração na modalidade presencial e flexibilidade de horários, adequando-se ao ritmo de cada cursista.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O mercado de trabalho para administradores

Os efeitos da crise fizeram com que muitas empresas brasileiras fechassem as portas. Por outro lado, só em janeiro deste ano, o país criou quase 200 mil novas empresas – considerando de forma geral, inclusive microempreendedores individuais. O que esses dados têm em comum? Tudo envolve administração, até mesmo o trabalho do pequeno empreendedor. Nesse cenário, os cursos de administração são os grandes aliados para qualificar quem está encarando o trabalho árduo no mundo corporativo, principalmente em época de crise.

Mesmo com a crise, existem oportunidades, quer ver? Profissionais especialistas em fusões e aquisições ganham, mais do que nunca, evidência, assim como o analista de crédito e risco. O comércio precisa continuar vendendo para se manter, o que abre espaço para quem tem a habilidade de prospectar clientes e criar soluções para o aumento de vendas. As gestões com foco em sustentabilidade continuam em alta, além disso, o profissional capacitado no campo administrativo pode atuar com auditoria e consultoria. Por isso, um curso online pode ter um peso bastante significativo no currículo de um profissional e abrir algumas portas.

Além disso, se for um curso online direcionado a algum tema estratégico, pode significar um salto na carreira. Um exemplo? Uma pessoa da área médica pode se qualificar em administração e ficar apta a assumir um cargo de gestor hospitalar - a gestão hospitalar é uma das grandes necessidades dos sistemas de saúde. Gestão hoteleira, gestão escolar, gestão rural e muitas outras em destaque no mercado de profissões, pedem o domínio da ciência de administrar, tema de cursos online de qualidade.

Curso de administração online é no Foco Educação Profissional

No nosso portal há diversos cursos online voltados à área da administração, como Curso Online Administração – Prática e Fundamentos, que foi o tema deste artigo.

Mas não é só isso: são mais de 1.000 cursos online com certificado, sobre os mais variados temas e campos do conhecimento, preparados por um setor pedagógico dedicado a disponibilizar conteúdos atualizados e de fácil compreensão, para lhe dar embasamento necessário conforme as suas necessidades.

Para ter acesso ao nosso curso online de administração e todos os demais, basta que você faça a sua inscrição no portal, investindo uma taxa única de R$ 69,90 que lhe dá direito ao acesso a todos os cursos do Pacote Master, durante um ano inteiro. Não deixe para depois, mais de 140 mil alunos já passaram por aqui, agora é sua vez.

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