Home / Blog / Saúde / Gestão Hospitalar: carreira e mercado de trabalho
Gestão Hospitalar: carreira e mercado de trabalho
o que é gestão hospitalar
Cursos online traçam um panorama sobre a carreira em gestão hospitalar, mostram o que se espera de um bom gestor, suas funções e como é o mercado de trabalho.
Equipe Foco Educação Profissional
24/07/2017

A saúde é um dos segmentos que envolvem diversos tipos de profissionais e serviços, gerando um complexo sistema que precisa ser eficientemente administrado. Isso demanda a necessidade de se ter profissionais gestores com um amplo conhecimento em vários aspectos, como os administrativos, econômicos e princípios médicos, além, é claro, de uma visão bem clara sobre o que é gestão hospitalar.    

Para adquirir conhecimentos e se preparar para se tornar um bom gestor na área da saúde há opções em várias modalidades de ensino, uma delas é por meio de cursos livres. No portal Foco Educação Profissional há o curso de Gestão Hospitalar, voltado a profissionais da área e a qualquer um que busque qualificação nesse campo ou que queira conhecer mais sobre o tema.

O curso de gestão hospitalar oferecido pelo portal oferece um conteúdo super atualizado, criado por um setor pedagógico dedicado e que aborda tudo o que é necessário para a qualificação de um profissional competente. Acompanhe o nosso artigo e conheça um pouco mais sobre um dos melhores cursos online em administração hospitalar.

O que é Gestão Hospitalar

Saber conceito de gestão hospitalar é o ponto de partida para os interessados nessa qualificação. É um dos primeiros itens tratados em cursos a distância, que trazem o panorama geral dessa temática, envolvendo conceitos, fundamentos, perfil do gestor, mercado de trabalho e outros.    

Gestão hospitalar – ou administração hospitalar – é todo o gerenciamento de elementos da área da saúde, como processos, sistemas, equipamentos, materiais e pessoas. Explicando o que é gestão hospitalar dessa forma, em poucas palavras, parece ser algo simples, mas pense em tudo que envolve o funcionamento de locais que prestam serviços de saúde. Há muita coisa além do atendimento aos pacientes, muitas pessoas envolvidas e vários processos que resultam nessa prestação de serviços. É pela gestão que passará a supervisão de convênios, por exemplo. Assim como também cabe à gestão o planejamento e controle de recursos (orçamentos, compras, despesas e receitas), as inovações nas unidades, o reconhecimento e a solução de problemas administrativos e uma série de outras questões burocráticas e administrativas pertinentes ao gerenciamento de entidades do segmento.   

Todas essas tarefas citadas acima, além das inúmeras que não foram elencadas, se encaixam em divisões dentro da gestão hospitalar, que são as seguintes: gestão documental, gestão financeira e contabilidade, gestão de recursos humanos, gestão de estoque e farmácia hospitalar e gestão clínica. Cada uma delas tem seus processos específicos e todas são de controle e supervisão do gestor hospitalar.   

 

A carreira na área de Gestão Hospitalar

A carreira na área de gestão hospitalar é bastante promissora, uma vez que, apesar do termo "hospitalar", não são apenas os hospitais que absorvem profissionais com essa qualificação, mas também outras instituições que dispõe de serviços voltados à saúde e bem-estar das pessoas. Veremos mais adiante como é o mercado de trabalho para a área e conhecer as instituições que carecem de gestores bem capacitados.   

É importante salientar que essas instituições têm atributos bem específicos e que o seu gerenciamento é diferente do de empresas ou escritórios, por exemplo. Um exemplo claro disso é o funcionamento de um hospital, que tem normas de segurança para o atendimento de seus pacientes, as quais o profissional da área de gestão hospitalar deverá saber, exatamente por ser uma de suas funções. Outros exemplos dizem respeito ao profissional conhecer sobre o transporte e armazenamento de medicamentos, e também sobre o funcionamento de convênios de saúde, citando alguns exemplos.   

Quem tem interesse em seguir carreira em gestão hospitalar pode contar com cursos EAD de capacitação nesse campo. Quem já tem formação administrativa e quer redirecionar a carreira, pode ter certeza de que um curso de gestão hospitalar abrirá novas portas em sua vida profissional. Os cursos online com certificado podem também atualizar os conhecimentos de quem já atua em instituições de saúde e validar créditos nas atividades complementares de cursos técnicos e de graduação. 

O portal Foco Educação Profissional tem também outros cursos EAD que somarão ao currículo de quem pretende se tornar um gestor hospitalar ou de quem quer dar um salto na carreira. Como exemplo, dois cursos de extrema importância para esse profissional: o Curso Online Descartes de Resíduos em Laboratórios e o Curso Online Gerenciamento de Equipamentos Hospitalares, ambos integrantes do pacote master. Há muitas outras opções, mas o que queremos, neste momento, é mostrar que os cursos a distância de nosso portal podem fazer uma grande diferença em seu currículo, e que cada um desses cursos ajudem a capacitar e formar um profissional mais completo, pois abordam áreas correlatas ou subdivisões da gestão hospitalar.   

Lembramos que um ponto importante para que se tenha destaque na carreira – tanto na de gestão hospitalar quanto em outras - é a constante atualização. O profissional que recicla seus conhecimentos e que busca novidades em sua área de atuação é bastante valorizado. Há que se ter mente também que qualquer investimento feito em capacitação, atualização ou aperfeiçoamento é compensado e volta como forma de uma boa colocação no mercado de trabalho, uma promoção ou progressão na carreira.

Outro ponto importante: um curso de gestão hospitalar, ou qualquer outro curso online do portal, pode significar o início de uma bem-sucedida carreira. Isso porque pode ser feito por qualquer pessoa com interesse no assunto e que pode descobrir que esse é o seu caminho profissional.

Perfil e funções do gestor hospitalar   

Um gestor, seja em qualquer campo de atuação, precisa ter algumas características e habilidades que são gerais à função. Por exemplo: ele deve ser um bom articulador e coordenador, ter uma visão ampla de todos os aspectos do negócio, ser capaz de atuar diretamente em vários processos das atividades, desde o planejamento até a execução e, principalmente, saber como liderar a sua equipe. Algumas pessoas são líderes natas, enquanto outras podem desenvolver a sua liderança. Tudo isso é válido também para quem pensa em trabalhar em cargos dentro do setor da saúde. Um bom gestor hospitalar precisa ter a noção exata sobre o que é gestão hospitalar e sobre as suas especificidades, como noções de administração, contabilidade, legislação, marketing e conhecimentos médicos.    

Os hospitais são as instituições mais tradicionais no segmento de cuidados com a saúde e até algumas décadas não eram encarados como empresas e sim, como instituições de caridade. Eram normalmente administrados por médicos, pessoas da comunidade ou enfermeiros. Nada garantia que o gestor conhecesse as práticas administrativas, caso fosse um médico ou enfermeiro. Se fosse alguém que entendesse de administração, não havia a certeza de que entendesse de práticas hospitalares. Mas os tempos mudaram e a evolução trouxe a qualificação de pessoas especificamente para esse fim: de gerir sistemas de saúde. Para isso, precisa-se de pessoas que trabalhem com conhecimentos técnicos de administração associados ao entendimento dos assuntos dos serviços de saúde.   

Formas de qualificação como os cursos online com certificado colocam no mercado pessoas capacitadas a dar a sua contribuição na administração hospitalar. E não qualificam somente na área específica, mas também em outras necessárias à formação desse profissional que o mercado exige, como o curso online Liderança, que ajuda quem quer adquirir habilidades e competências de um líder, de alguém que fará de sua equipe, um time de sucesso.

Além do curso sobre liderança, outros cursos EAD do portal também complementam essas habilidades e somam forças ao Curso Online Gestão Hospitalar, proporcionando ao cursista a oportunidade de conseguir aquela vaga de emprego tão desejada e enviando ao mercado de trabalho profissionais altamente qualificados.   

O perfil que se espera de um gestor hospitalar reúne algumas características como:    

  • Saber posicionar-se como um líder, inspirando as pessoas a segui-lo e exercer a tomada de decisões;   

  • Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas;    

  • Ter habilidades de negociação, bem como de comunicação;    

  • Ter pensamento estratégico, raciocínio crítico, analítico e lógico;   

  • Trabalhar com criatividade, adotar e aperfeiçoar processos;   

  • Ter postura ética, entre outras.   

curso online Gestão Hospitalar

As funções do cargo de administrador hospitalar  

Ao longo do texto, já citamos algumas funções do gestor. Agora, vamos detalhá-las para que você tenha uma ideia de tudo que envolve a função a ser desempenhada por esse profissional. Conheça algumas delas:   

Gerenciamento de equipes de trabalho   

Determinar e organizar os horários de trabalho, as escalas e os plantões das equipes de médicos e enfermeiros, bem como dos times de apoio e administrativa. Também faz parte do gerenciamento do quadro de funcionários a supervisão de seus trabalhos, avaliando se há o padrão de qualidade exigido pelas normas e leis.   

Preservação da infraestrutura   

Disponibilizar a infraestrutura devida e necessária e mantê-la segura e em condições de uso. Equipamentos médicos, salas de cirurgia e leitos da emergência são alguns exemplos do que deve estar sempre funcionando bem e atendendo as necessidades da instituição e dos profissionais.  A infraestrutura dos setores administrativos não pode ficar de fora, pois dela também depende o funcionamento da instituição. A função do gestor também é de mantê-la em condições, assim como de implementar melhorias tecnológicas.   

Manutenção de equipamentos   

Os equipamentos hospitalares devem estar sempre em condições de atender, em segurança, as necessidades dos profissionais que trabalham na instituição. Cabe ao gestor fazer o controle da manutenção preventiva dos mesmos, evitando que estraguem, atrapalhando o bom andamento dos atendimentos a pacientes. Também é de sua alçada definir a empresa que será a responsável por esse trabalho de manutenção.   

Organização dos processos de compras   

O gestor é o responsável por gerenciar o orçamento disponível para a compra de equipamentos, materiais e medicamentos que precisam ser comprados. É de sua responsabilidade fazer as cotações, entrar em contato com os fornecedores e determinar quando a compra deverá ser feita.   

Controle do almoxarifado   

O administrador hospitalar é quem determina a forma como os produtos serão armazenados, assim como o controle do que se utiliza, seja de medicamentos, materiais de uso diário como os utilizados para o tratamento de ferimentos e também os materiais de limpeza. A boa logística hospitalar é considerada um dos pontos fortes de uma boa administração, uma vez que, se bem controlada, significa menos desperdício e custos mais baixos.   

Tratamento dos resíduos hospitalares   

O gestor tem que estar antenado aos cuidados com o meio ambiente, pois também será de sua responsabilidade o descarte do lixo hospitalar, ambulatorial e de laboratórios. Há regras ambientais específicas para o descarte e que devem ser rigorosamente seguidas e cabe a esse profissional garantir que isso aconteça.   

Supervisão de planos e convênios   

O mercado de saúde suplementar, que são os planos e convênios médicos, també deve ser de conhecimento do administrador hospitalar. Ele deve estar sempre inteirado sobre o funcionamento, as regras e as mudanças desses serviços, além de ser a pessoa que supervisiona e que toma decisões a respeito de planos e convênios.   

Monitoramento de dados e índices

Uma boa gestão dependerá bastante do trabalho de monitoramento de índices e de dados. Isso auxilia na organização administrativa, financeira e assistencial. Para fazer esse trabalho, o gestor contará com alguns indicadores, como taxa de ocupação, tempo médio de permanência, intervalo de substituição, indicadores de rentabilidade e faturamento. Esses dados são essenciais para o bom funcionamento da administração hospitalar.  

É claro que, em cada uma dessas funções haverá outros profissionais envolvidos, mas é o administrador que precisa gerir, além dos processos, esses profissionais. Parece muito? É sim, é muita coisa a controlar e administrar, mas disso surge outra ferramenta que é imprescindível a esse administrador: o planejamento estratégico. Um planejamento bem pensado, com recursos e pessoas administrados de forma adequada resultarão na união de forças para que se alcance o real objetivo da instituição/empresa: servir ao bem-estar e à saúde dos pacientes.  

Desafios da carreira em gestão hospitalar   

Assim como qualquer outra carreira, a de gestão hospitalar traz vários desafios. Alguns dizem respeito ao próprio perfil do profissional, e se referem à sua capacidade de adaptação a flexibilidade, já que por sua natureza, o setor de saúde é imprevisível e bastante dinâmico. A demanda pelos serviços de saúde varia o tempo todo: a qualquer momento pode haver um surto de alguma doença, por exemplo, e isso implica em ter mais profissionais trabalhando, em mudanças nos horários, plantões, nas compras de materiais e medicamentos. Aliás, esse é outro grande desafio: saber controlar os suprimentos, evitando o desperdício e a manutenção de estoques elevados, o que ajuda a controlar os gastos.    

Aqui podemos somar a administração de recursos públicos, tanto em casos de quando os recursos não são suficientes quanto em casos de atrasos e a gestão de pessoas (profissionais e pacientes), porque o gestor é quem faz a integração entre a instituição e os profissionais que nela trabalham, é quem ajuda a desenvolver as relações e quem deve conhecer o perfil de seus clientes internos e externos. Os desafios são vários, assim como em qualquer outra função, por isso a importância de uma boa qualificação.    

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Gestão Hospitalar e o mercado de trabalho   

O mercado de trabalho para quem segue ou pretende seguir a carreira em gestão hospitalar é bastante amplo. Há vários tipos de empresas/instituições (públicas ou privadas) que podem absorver esse profissional: postos de saúde, clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, farmácias, casas de repouso, ambulatórios e até mesmo SPAs.    

A tendência é que a busca por esse profissional se mantenha em alta, considerando que entre suas funções está a de trabalhar de forma criativa, inovadora e apresentar soluções e que algumas situações pedem soluções imediatas. Um exemplo: a necessidade de melhorias e mais serviços que atendam os idosos, uma vez que há um constante aumento na expectativa de vida da população brasileira – cabe ao gestor inovar, sugerir e criar esses novos serviços. Há, no Brasil, muitas estruturas de serviços já desenvolvidas, que precisam de bons gestores para promover melhorias e aprimorar o que já existe. Além disso, espera-se que os gestores hospitalares atuem também na implementação de novas estruturas assistenciais.  Além disso, há outros fatores que garantem que esse nicho se manterá aquecido, um deles é que a gestão hospitalar ainda não é realidade em muitos locais. Em algumas instituições, inclusive, ainda pauta entre o que há para ser implementado, ou seja, é uma carreira em ritmo crescente. 

O outro fator diz respeito ao crescimento da prestação de serviços na saúde: em 2015 o governo federal sancionou a Lei 13.097/15, que alterou parte do texto da Lei Orgânica da Saúde, n° 8.080/1990, e abriu para a entrada de capital estrangeiro na oferta de serviços à saúde. Apesar da divergência de opiniões sobre essa decisão do governo, o fato é que investimentos de fora farão o mercado crescer e, consequentemente, a oferta por vagas de emprego no setor.

Então leitor, essa pode ser a sua deixa para conhecer detalhadamente o nosso Curso Online Gestão Hospitalar e os outros cursos online que têm ligação com a temática da saúde. Lembrando que muitas áreas se ligam, direta ou indiretamente, a esses temas. Administração, Direitos Humanos, Assistência Social, Tecnologia e Meio Ambiente são algumas que permeiam o trabalho feito em hospitais, laboratórios e qualquer outro tipo de empresa pública ou particular que preste serviços de saúde.   

Cursos online: você bem qualificado para o mercado de trabalho

Se você busca qualificação no campo de gestão hospitalar ou se quer somente ficar por dentro de determinado assunto, deve conhecer os cursos a distância do Foco Educação Profissional. São mais de 800 cursos online com certificado (a certificação é opcional) e mais de 140 mil alunos já fazendo esses cursos. Faça você também a sua inscrição e comece agora mesmo a enriquecer o seu currículo profissional.

Os cursos online têm um excelente diferencial em relação aos cursos presenciais, que é a flexibilidade de horários. O cursista pode criar o seu próprio ritmo de estudos, de acordo com a sua disponibilidade.  Pode também estudar de onde estiver, sem que precise se deslocar, enfrentar trânsito, etc. Outra boa notícia é que em nosso portal o investimento é muito atrativo: uma taxa de matrícula de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) que dá direito ao acesso aos cursos durante um ano inteiro. É muito bom ou não é?   

Agora queremos a sua opinião sobre o nosso artigo. Deu para ter uma visão geral sobre a carreira em gestão hospitalar? Você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Use o espaço dos comentários e fale conosco. Até breve!  

Equipe Foco Educação Profissional
Equipe Foco Educação Profissional

.