Empresas de todos os portes, organizações em geral, influenciadores e uma diversidade de profissionais precisam de um site para divulgação de seus serviços, ideias e qualquer informação que seja relevante para o público. De um pequeno blog a um grande e-commerce, montar uma página na internet ajuda a destacar qualquer negócio.

Embora existam plataformas especializadas em que dá para estruturar qualquer site, como o Wordpress e o Joomla, contar com aplicações para design e programação é fundamental para deixá-lo responsivo, seguro, acessível e usual. Um site bonito e equilibrado consegue mais visitantes, aumenta as conversões e se torna até uma referência.

É nessa linha que destacamos a importância do trabalho do web designer, profissional cada vez mais procurado por muitas pessoas e corporações. Aprender a desenvolver sites rende muitos serviços, sobretudo para aqueles que se preparam constantemente com um curso de web design online. Quanto mais atualizado, maiores serão as oportunidades na carreira e a conquista de uma boa vaga no mercado de trabalho.

Essa função te chama atenção? Confira, então, aspectos gerais, saiba o que é web design na prática e qualifique-se com os melhores cursos online do mercado.

Anote essa dica: além do Curso Online Web Design para iniciantes, o Foco Educação Profissional oferece mais de 1000 cursos a distância de áreas como informática e tecnologia. Bacana, não é?

Curso de web design online: rotina de trabalho do profissional

O que é web design e quais são as tarefas mais comuns do profissional atuante nessa função? Da criação de sites à manutenção de sistemas para internet, a rotina é intensa e repleta de atividades - listamos as principais para você conhecer e se familiarizar.

Criação e desenvolvimento

Criar e desenvolver toda a estrutura de um site, dos elementos mais simples aos mais complexos, é uma das tarefas mais corriqueiras de um web designer. Inclui-se nesse padrão entender sobre layout, semântica, linguagens de programação, SEO, estética, acessibilidade para diferentes dispositivos... tenha em mente que a rotina é massiva e necessita de um profissional disposto a aprender sempre.

Ficar por dentro de softwares usuais é fundamental para um bom web designer. Aprimore seus conhecimentos em programas como Dreamweaver, GIMP, inDesign, Fireworks, Photoshop, entre muitos outros. 

Atendimento e briefing

Independente da atuação autônoma ou por empresas, cabe ao web designer atender a demanda de clientes para saber quais são seus desejos e ponderações na criação/manutenção de uma página ou plataforma online. Nesse processo, ele precisa coletar todas as informações essenciais para começar o trabalho. Mesmo que no início o profissional ainda tenha seus serviços delegados por um diretor ou gerente da área, com o tempo ele pode ascender e conquistar uma promoção – para isso, é fundamental se qualificar com bons cursos de web design.

 

Programação e codificação 

Mesmo que o trabalho do web designer seja em conjunto com programadores, em muitas situações será necessário lidar com os códigos e as diferentes linguagens em um projeto, ainda mais para realizar testes. Ter noções de PHP, CSS, HTML e Javascript facilita o trabalho e agrega ótimos conhecimentos à formação.

Uma ótima notícia é que você pode ficar a par desses sistemas e de vários softwares estudando com cursos a distância. Além do Curso Online Web Design para iniciantes, oferecemos diversas opções complementares, como o Curso Online HTML 5 .

Atualização e manutenção

Desenvolver um site do zero pode parecer animador para o profissional, mas em muitos casos o trabalho é de atualização e manutenção de uma página já existente – que geralmente está cheia de erros. Parece uma função chata e maçante, mas você poderá pegar bons macetes realizando trabalhos mais complexos. Quem é iniciante ainda pode recorrer a dicas de web design e cursos online de atualização para tirar todas as suas dúvidas.

Alteração no projeto 

Muitos projetos parecem incríveis para você, mas há clientes com opiniões diferentes que solicitarão alterações e você deve estar preparado para lidar com isso. Cordialidade e paciência ajudam bastante, afinal, cada um tem um padrão que considera mais satisfatório. Em todo caso, uma boa conversa deixa tudo alinhado, assim você explica sua visão para o cliente e entende quais são suas ponderações. 

Trata-se de um panorama geral para você compreender o que é web design e a realidade desse ofício para os profissionais. É uma área bastante instigante que exige indivíduos multitarefa, dispostos sempre a conhecer novas tendências. Há sempre uma infinidade de materiais auxiliares que dão aquela força para se capacitar, como um curso de web design online e uma série de cursos online com certificado que podem ser realizados em qualquer hora e lugar.

curso de web design online

Dicas para ser um profissional de sucesso

O campo de atuação de um web designer é abrangente, já que muitas organizações e pessoas investem cada vez mais nas ferramentas de internet para divulgarem seus trabalhos. Sendo assim, o profissional pode atuar tanto no setor correlato de empresas – junto a especialistas de outras áreas, como animação, redação/conteúdo e edição de vídeos/imagens – quanto de modo independente.

Para montar um portfólio atrativo que chame atenção dos contratantes, o designer deve buscar alternativas qualitativas e reconhecidas no mercado. A graduação é um bom caminho, assim como a capacitação com cursos de web design renomados e certificados. Escolher opções com conteúdo completo e atualizado é fundamental - especialidade de todo curso online do Foco Educação Profissional.

Além das qualidades profissionais, é inerente ao web designer trabalhar alguns valores pessoais também, já que os desafios serão latentes. Paciência, motivação, dedicação e o jogo de cintura para lidar com pessoas diferentes são algumas qualidades ressaltadas. Acompanhar as tendências e praticar com frequência são diferenciais que ajudam a moldar seu perfil profissional e te deixam mais preparado para as adversidades e obstáculos que naturalmente surgirão.

Desde que você esteja preparado, qualquer contratempo se resolve rapidamente, de modo responsável e sem crises. Nunca se intimide e busque sempre se qualificar para não ficar atrás. Além de dicas de web design interessantes, os cursos online com certificado do portal revelam também ótimos macetes para não passar apuros nessa área.

 Após o curso de web design online para iniciantes, é bacana apostar em outro curso online para reforçar seus conhecimentos na [area, como o Curso Online Web Design Avançado‍.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Web design para iniciantes: capacite-se e inicie sua carreira

O Curso Online Web Design para iniciantes é uma alternativa perfeita para os interessados se familiarizarem com esse ramo tão requisitado atualmente. Nesse curso online, você fica a par de todas as dicas de web design e conhece a realidade dessa área pertinente para muitos locais – afinal, todo mundo precisa de um site, blog, loja virtual e plataformas web que destaquem um serviço, um produto, uma causa, uma ideia, entre muitas outras informações.

Aposte nos melhores cursos a distância do mercado e não deixe sua atualização profissional de lado. Matricule-se no Foco Educação Profissional investindo apenas uma taxa única de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) para ter acesso a todos os cursos online do Pacote Master por um ano inteiro, estudando com total flexibilidade e versatilidade.

Contar com ótimos cursos de web design é o primeiro passo para se tornar um profissional de destaque. Aproveite os cursos online com certificado do nosso portal e indique essa ideia para seus amigos também. Tem dúvidas? Deixe um recado. Boa sorte e até a próxima.