Equipe Foco Educação Profissional
15/09/2017

Formas de comunicação visual, relação com marketing + elementos gerais

A relação com a arte, os sinais gráficos e a imagética são alguns recursos coligados com diversas formas de comunicação presentes em nosso cotidiano, como a comunicação visual. Muitas pessoas, grupos e empresas estão investindo cada vez mais nessas linguagens para criar uma associação com o público e como um plano de marketing totalmente estruturado. Afinal, não dizem que uma imagem vale mais que mil palavras?

Parte do processo de comunicação, esse ramo também é tema do Curso Online Formas de Comunicação, um dos melhores cursos a distância do Foco Educação Profissional. Tanto a estética quanto os fundamentos e paradigmas dessa área são expostos em nosso curso online, uma opção preciosa para muitos profissionais de variados campos.

Para que você conheça essa importância e saiba como o curso formas de comunicação pode ajudar em seus conhecimentos, preparamos este artigo com informações gerais que vão lhe impressionar. Saiba mais sobre os fundamentos da área e qualifique-se com ótimos cursos online com certificado.

Fundamentos e formas de comunicação

Tema de livros, artigos, questões de provas e de muitos cursos online, os fundamentos da comunicação estão também em grande parte das disciplinas ligadas a esse campo. Se você pretende se especializar, é bom ter em mente como eles são descritos e caracterizados. Além do nosso Curso Online Formas de Comunicação, esse tópico está presente em muitos cursos a distância de prestígio do Foco Educação Profissional.

Nesse contexto, podemos definir como fundamentos e formas de comunicação todos os tipos e níveis de interação entre um emissor e um receptor por meio de mensagens codificadas dentro de um canal. Pode ser de modo formal ou informal, didático ou complexo, em condições abrangentes e globais.

Da comunicação verbal à escrita, da não verbal à visual, entende-se que esse é "um campo de saberes e técnicas que abrange manifestações coletivas e individuais, de instituições e relações de poder, dos efeitos dos meios tecnológicos que só são possíveis por causa do movimento" – revela Ana Cristina Monteiro, autora do livro "Fundamentos da Comunicação". É nessa redoma que podemos dizer que todos esses recursos são primordiais para qualquer relação social e objetivos infinitos.

O pleno domínio dos canais, das expressões de linguagem e de uma comunicação assertiva auxilia em pequenas e grandes metas. Um político, por exemplo, usa macetes para convencer os eleitores, assim como um líder em uma empresa. Já um professor pode se comunicar excelentemente para deixar as aulas mais instigantes e passar o conhecimento de modo eficiente aos alunos.

Esses são apenas alguns exemplos de como é interessante para muitos públicos ampliar os conhecimentos nessa área. O curso formas de comunicação que oferecemos no portal é um exemplo para compreender o tema perfeitamente e usar o melhor da comunicação para se destacar em seu campo pessoal e profissional.

Comunicação Visual

Comunicação não é apenas falada e tampouco somente escrita. Como dissemos, seu fundamento principal é estabelecer essa interação entre duas ou mais partes, de métodos infinitos e extremamente variados. Sendo assim, podemos dar ênfase também à importância da comunicação visual, outra pauta presente em nosso curso online relativo.

Trata-se de um tipo popular, uma das formas de comunicação que acontece por meio de símbolos e elementos visuais, como imagens, vídeos, desenhos e gráficos. O objetivo, claro, é a expressão de ideias e a transmissão de uma mensagem – quesito predominante na publicidade e no marketing atual.

Não é à toa que ramos ligados ao design e multimídia tem ampla relação com o processo de comunicação e se convergem com outros, como o jornalismo e a parte de mídias – rádio, TV e internet. Eles se complementam e mostram a importância dessa renovação à área, afinal, recursos e sistemas presentes em um canal podem migrar para outro e mudar tanto o foco quanto a linguagem dependendo dos costumes do público.

Elementos Básicos da Comunicação Visual

Para você entender melhor a comunicação visual, é bom conhecer quais são seus elementos básicos e como se apresentam em nosso cotidiano. Você percebe que todos têm presença marcante em muitas peças que vemos diariamente, comuns em diversas áreas também.

Segundo Donis Dondis, autor do livro "A sintaxe da linguagem visual", os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Parecem poucos, mas combinam de modo seletivo e forma toda a estrutura de uma obra – que, recebida e interpretada de formas distintas e particulares, tem como objetivo promover uma reflexão no público: a questão do gosto.

Gosto e Comunicação

Comum tanto à publicidade quanto à arte em si, a comunicação visual abre margem para essa relação de gosto e comunicação ao instigar o pensamento reflexivo e crítico do público, que pode receber a mensagem de infinitas formas. Uma ação pode parecer racional demais, mas não conseguirá exprimir um comportamento único.

Assim, verificamos o quanto a arte pode romper padrões, criar novos conceitos ou simplesmente transmitir uma mensagem. Cada indivíduo estabelece sua visão e é justamente esse o objetivo ao relacionar gosto e comunicação.

Como a abordagem de nossos cursos online também passa por essa parte estética, paradigmas da comunicação visual e a evolução de todo esse sistema de signos, trata-se de uma opção voltada para educadores e pessoas que lidam com toda a área artística também.

Principais formas de comunicação de marketing

A publicidade é parte de todo o processo de comunicação em que se objetiva chamar atenção das pessoas. O intuito pode ser tanto para propaganda de uma campanha (a mais conhecida), quanto o estabelecimento de uma marca, atiçar o olhar para algo específico, entre muitas outras metas.

Para finalizar nosso artigo vamos explanar as principais formas de comunicação de marketing, outro assunto que também é tratado em muitos cursos a distância do Foco Educação Profissional. Dentre as mais tradicionais, listamos:

  1. A propaganda, para promover um produto ou serviço usando vários canais;

  2. Os eventos, por meio de atividades interativas e experiências;

  3. Relações públicas, para fortalecer a imagem de uma pessoa, organização ou corporação;

  4. O marketing interativo, método moderno que usa a internet e todos seus conceitos para atingir os clientes;

  5. A promoção de vendas, para estimular uma compra por determinado tempo ou por meio de experimentação.

Especialize-se em comunicação com cursos online 

Comunicação e marketing têm um laço essencial e, mais do que nunca, estão presentes em muitas fontes, como cursos online com certificado. Um dos maiores objetivos de pessoas e empresas é fortalecer seu processo de comunicação com o público alvo, logo, criam-se muitas tendências voltadas a essa necessidade.

Dentre todas as formas de comunicação destacadas em nosso curso formas de comunicação, você pode contar desde os métodos históricos até os mais modernos. O conteúdo é completo e preparado por um setor pedagógico dedicado, perfeito para capacitação, atualização e aperfeiçoamento dos interessados – por isso, o Curso Online Formas de Comunicação já foi realizado por centenas de indivíduos.

Quer se juntar a eles? Basta se inscrever no Foco Educação Profissional investindo uma taxa única de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). Assim, você tem acesso a todos os cursos online com certificado do Pacote Master durante um ano: são mais de 1000 alternativas incríveis de diversas áreas. Especialize-se em comunicação e realize todos os cursos online que garantem saberes fundamentais a sua formação.

Se tiver dúvidas ou quiser deixar alguma observação sobre nosso artigo, comente. Esperamos que tenha gostado e esteja animado para aprender mais com o curso online de sua preferência. Boa sorte e até a próxima.

Equipe Foco Educação Profissional

.

amp_footer.blade
Quer receber todos os benefícios?

1.500 cursos por apenas R$ 238,80 (sem mensalidades).