Fazer cursos online é um ótimo negócio. Essa tendência tem crescido grandiosamente nos últimos anos. Para se ter ideia, em 2015 a modalidade atraiu mais de 3 milhões de pessoas, segundo dados da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. No ano passado e neste ano, provavelmente o número se manteve ascendente, visto que as pessoas estão atrás de ferramentas mais efetivas e práticas para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar em determinada área.

Nessa perspectiva, cada vez mais instituições investem em cursos online com certificado em setores variados. No Foco Educação Profissional, por exemplo, são mais de 20 campos que vão da administração à saúde, da educação ao turismo. Por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, carga horária variada, certificados de excelência e outras vantagens exclusivas, indivíduos com diversos objetivos podem estudar com a máxima eficiência, a hora que quiser.

Se apenas essas abordagens e pontos positivos acerca dos cursos EAD já chamou sua atenção, pode se preparar para se surpreender ainda mais. Fizemos este artigo justamente para você entender passo a passo o valor, as qualidades e o poder dos cursos online atualmente. Saiba como se caracteriza essa modalidade, para que serve, onde você pode usar os certificados, como escolher uma boa instituição, quais os melhores cursos a distância, além de todos os benefícios possíveis.

O poder e as vantagens dos cursos online

O que são cursos online? Como funciona essa modalidade?

Primeiramente, é importante definir o que são cursos a distância e para que serve essa modalidade tão famosa atualmente. Você já deve ter visto vários comerciais e peças publicitárias falando dessa alternativa considerada mais flexível, pois dispensa o método convencional de frequentar uma sala de aula.

De fato, com o ensino a distância você pode estudar online, remotamente. Isso vale para uma graduação, pós-graduação, extensão e cursos livres. Cada um conta com suas peculiaridades, carga horária diferenciada e modificações conforme as metas de cada um. No caso do nosso artigo, vamos tratar especificamente da última opção.

Os cursos livres online são propostas versáteis, com duração variável e método essencialmente democrático, para pessoas de todas as faixas e com planos distintos. Além disso, eles dispensam o reconhecimento do Ministério da Educação para serem ministrados e são classificados como Cursos Livres de Educação Continuada e são disponibilizados nas modalidades atualização, aperfeiçoamento e capacitação. Nesse contexto, vale esclarecer que reconhecimento do MEC serve apenas para cursos de graduação (a faculdade propriamente dita) e pós-graduação (especialização).

Logo, instituições de todos os portes podem oferecer uma infinidade de cursos EAD para que as pessoas se profissionalizem e fiquem a par de muitos assuntos. Um professor, por exemplo, pode fazer um Curso Online Comunicação Alternativa para se aperfeiçoar no atendimento aos alunos com deficiência. Já uma pessoa desempregada pode começar a fazer um Curso Online Segurança do Trabalho para se capacitar e saber tudo que permeia esse campo tão fundamental para várias empresas.

Essas são apenas algumas funções interessantes dos cursos online que fazem dessa modalidade tão crescente. Conforme já dissemos, milhões de pessoas apostam nessa opção, descobrem o que é educação a distância e todas suas vantagens. Escolhendo instituições de qualidade e renomadas como o Foco Educação Profissional, por exemplo, além de contar com uma referência no mercado, o aluno pode delimitar a melhor carga horária para avaliação, investir apenas um valor único para ter acesso aos melhores cursos a distância e ainda garantir um certificado impecável, aceito amplamente em diversos locais.

Certificados de cursos online: onde usar?

Fazer cursos online com certificado é muito proveitoso. Ao terminar o conteúdo de interesse, você pode realizar a prova final, selecionar a carga horária que deseja ser avaliado e, após esse processo, receber o comprovante. O ideal é que você assimile toda a matéria durante um bom tempo, faça anotações, estude bastante e pense no último procedimento quando estiver realmente preparado.

Agora que você já sabe o que é educação a distância, é importante entender que o certificado serve para coroar toda sua dedicação e empenho ao estudar por tanto tempo. Lembre-se que os cursos EAD, assim como qualquer curso, dependem do máximo esforço para que você aprenda com excelência. Depois de receber seu comprovante, dá para utilizá-lo de diversas formas:

Horas complementares na faculdade

Seja em um modelo presencial ou uma graduação que considera o ensino a distância, uma variedade de cursos universitários exigem atividades além da sala de aula que sejam contadas como horas complementares. Nessa hora, valem muitas propostas interessantes, assim como os cursos a distância. Você pode estudar online aqueles que têm tudo a ver com a sua graduação e apresentar o certificado na instituição para que as horas sejam abatidas. Além de contar com todas as vantagens EAD, você ainda pode aprender bastante sobre alguma área associada à sua formação.

Prova de títulos em concursos públicos

Quem está pensando em investir nos concursos públicos também pode escolher os melhores cursos a distância para ajudar nessa meta. Você pode usá-los para se preparar para a prova e ainda usar os comprovantes na etapa de prova de títulos, muito importante na classificação final dos aprovados. Como se sabe, quanto melhor colocado você estiver, maiores são as chances de ser chamado e conseguir aquela vaga dos sonhos.

Especialização em assuntos diversos 

Os certificados de cursos online servem também para se aperfeiçoar e aprofundar em determinado assunto relativo ao seu campo de atuação. Um professor de educação infantil, por exemplo, pode ir além de suas qualificações e aproveitar as vantagens EAD para ficar por dentro do que é bullying nas escolas, como lidar com crianças com deficiências, o que é psicomotricidade na educação... são várias possibilidades que agregam muito valor ao conhecimento e podem ser colocadas em prática sempre. E isso vale para qualquer profissão.

Enriquecer o currículo para o mercado de trabalho 

Seu currículo precisa de um plus? Não dá pra ficar atrás nesse período em que está difícil conseguir uma boa vaga de emprego. Logo, é imprescindível usar boas ferramentas para incrementar sua formação profissional e se destacar tanto na entrevista quanto no mercado de trabalho em si. Nesse caso, os cursos a distância também são ótimos aliados. Você pode realizar cursos de idiomas, de softwares gerais, de administração e de diversas áreas que podem enriquecer seu currículo e garantir muito sucesso. Aqui no Foco Educação Profissional, são mais de 20 áreas do conhecimento e cerca de 700 cursos para você escolher e estudar online quantos quiser.

Conseguir progressão de carreira 

Ficar estagnado na mesma função na empresa é ruim, ainda mais quando você realiza as mesmas atividades há anos. O ideal é progredir sempre, sobretudo nas corporações que dão chance por isso. Então, quanto mais você estiver qualificado e pronto para assumir um cargo acima do seu, maiores são as chances de conquistar tal objetivo. Nesse caso, se você é um funcionário que se atualiza sempre, faz cursos pertinentes à área e tem sempre boas soluções para os problemas, com certeza uma hora se destacará. A ideia é pensar em um ótimo conjunto de fatores, trabalha-los e, com o tempo, esperar a recompensa.

vantagens cursos online

7 vantagens incríveis dos cursos online

Apostamos que você já está bem animado depois de saber o que é educação a distância e como os cursos online são perfeitos para diversos objetivos. Mas, não pense que já acabamos. Ainda há muito que abordar sobre essa modalidade incrível. Para fechar nosso artigo, selecionamos 7 vantagens incríveis dos cursos a distância que você precisa conhecer.

Flexibilidade

Sempre vamos salientar o quanto os cursos EAD são flexíveis. Essa é uma de suas principais qualidades, pois o aluno se torna o responsável pelos seus estudos e pode fazer de acordo com seus planos e obrigações. Ao contrário de um curso livre, uma graduação ou uma pós no modo presencial, os cursos a distância permitem que você escolha a carga horária, o melhor horário para estudar online, como deseja ser avaliado, além de pesquisar por boas instituições em meio a tanta variedade. Essas são alternativas que encantam e deixam qualquer pessoa mais livre, indo além de conceitos engessados e que acabam se tornando desanimadores.

Versatilidade

A versatilidade dos cursos online é outro benefício que encanta. Pessoas de todas as áreas e com os mais variados objetivos podem apostar nessa modalidade, pois sempre haverá algum deles para metas distintas: atualização, capacitação, aperfeiçoamento, enfim, para a qualificação de acordo com cada plano. Além disso, como já dissemos, os certificados servem para muitos locais também. Portanto, é sempre bom aproveitar a democratização dessas opções e usufrui-las ao máximo.

Segurança

A segurança é um ponto alto ao estudar online, sabia? Quando você está em casa, realizando os cursos pelo computador, está livre de ameaças e outros problemas que podem ocorrer quando se está fora. Quem mora em grandes centros urbanos e usa transporte público está mais exposto a adversidades, como os terríveis roubos, por exemplo. É claro que é preciso ter cautela sempre e situações difíceis podem ocorrer em qualquer lugar que estamos, mas é fato que, em níveis de segurança, ficar em casa ainda é melhor do que em áreas externas.

Conforto

Falando nisso, além de mais seguro, em casa você pode contar com um ambiente confortável e propício para seus estudos. Dá para aproveitar todas as vantagens EAD estudando no seu quarto, na hora que quiser e com o silêncio necessário, sem aqueles barulhos de uma sala de aula e outros fatores que acabam prejudicando seu aprendizado. Basta ter disciplina e dedicação que você consegue grandes objetivos, absorvendo todo o conteúdo presente nos cursos online com certificado.

Autonomia

Com ótimas metodologias de aprendizagem, os cursos EAD garantem que o aluno tenha mais autonomia ao estudar. Somente o fato de não ter obrigação de frequentar uma sala de aula no mesmo horário, ter que cumprir carga horária imposta e seguir padrões determinados que nem sempre agradam já podem ser considerados fatores chamativos que mostram boas vantagens ao escolher o ensino a distância.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Praticidade

Com autonomia, conforto e versatilidade, vem a praticidade. Hoje em dia, ninguém quer perder tempo, ainda mais quando se trata dos estudos. A ideia é abraçar as melhores oportunidades e considerar os métodos mais interessantes sempre, que valorizem realmente o tempo, ainda mais se você tem uma rotina maçante. Que tal, então, em vez de ter aquela obrigação de fazer um curso presencial, dar chance para os cursos online com certificado? Assim, você pode chegar em casa após o trabalho ou outra atividade e, quando estiver relaxado, começar a estudar. Também há a possibilidade de começar um curso aos finais de semana, fazendo no tempo livre ou quando achar conveniente. Como alternativas práticas, os cursos online estão sempre a sua mão.

Economia

Por fim, uma das grandes vantagens dos cursos a distância é o preço. Em muitos casos, é latente a economia. Enquanto muitas instituições cobram valores astronômicos pelos cursos, muitas oferecem um preço justo e ótimo diferencial, tanto para o acesso quanto na certificação. Mas, nesse caso, é sempre bom pensar na média: escolha aqueles que estão com um valor íntegro, considerando as vantagens, metodologia, conteúdo, entre outros fatores.

Do mesmo modo que há escolas que se aproveitam para cobrar caro, há aquelas espertinhas que usam o chamariz dos cursos online grátis ou com certificados rápidos apenas para atrair pessoas. Mas, no fim, você percebe que é pura cilada, já que a qualidade pode ser péssima, o comprovante não é confiável, entre outros problemas que prejudicam seu aprendizado e fazem com que você perca tempo.

Faça uma boa escolha e conte com os melhores cursos online do mercado

O que não faltam são ótimos motivos para investir nos cursos online com certificado. Mas, em todo caso, é fundamental pesquisar bem par fazer boas escolhas, sobretudo quando se trata da instituição. Opte sempre pela transparência, profissionalismo e aquelas que são parceiras da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O Foco Educação Profissional, por exemplo, possui todos esses valores e conta com os melhores cursos EAD do mercado. São centenas de opções atestadas por mais de 140 mil alunos. Um dos maiores diferenciais do portal é a possibilidade de acessar todos os cursos online por um ano, investindo apenas um valor único de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). Além disso, o aluno conta com todas as vantagens EAD e pode se certificar de acordo com a melhor carga horária para seus planos. Conheça, entre em contato, tire suas dúvidas e inscreva-se já.

Gostou de saber mais sobre os cursos online? Conte pra gente o que achou do artigo e não deixe de compartilhar. Boa sorte e até mais.