Quem nunca teve dúvidas sobre o funcionamento do ensino a distância? Para muitas pessoas os cursos online podem significar um verdadeiro bicho de sete cabeças, para outras, podem ser motivo de desconfiança, por isso, o artigo que inaugura o nosso blog vem trazer luz sobre o ensino a distância. Falaremos dos temas mais comuns relacionados a cursos online e que geram mais dúvidas nos momentos que antecedem a matrícula ou a aquisição de um curso. Fique conosco e entenda um pouco mais dessa que é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil e no mundo. 

Antes de mais nada, é importante contextualizar o atual cenário que vivemos em relação aos cursos ead, as informações poderão te surpreender.

Cenário dos cursos online no Brasil

A Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), desde de 2012, faz um levantamento anual sobre os cursos online no país, o chamado Censo EAD - Ensino à Distância -, ou Relatório Analítico de Aprendizagem a Distância no Brasil. O estudo diz que o EAD está presente em todas as unidades da federação brasileira, tanto em capitais quanto nos interiores. Só no sudeste, o número de empresas e instituições de ensino compõe 42% do total.

Um dado interessante diz que apenas 79 das 368 instituições de ensino que responderam o Censo EAD 2015 atuam fora do seu estado de origem – então, palmas para o Foco Educação Profissional que atende todo o Brasil, disponibilizando os cursos EAD e também entregando o certificado físico quando requisitado pelo aluno matriculado.

O Senso também revela que os cursos livres, esses oferecidos pelo Foco, continuam liderando em relação à quantidade de matriculados. Em 2015, foram quase 4 milhões de matrículas em cursos livres, isso de um total de pouco mais de 5 milhões. Esse número representa a incrível marca de 78% das inscrições gerais em todas as modalidades do EAD. Ainda, esse número representa um aumento de mais de 1,1 milhão de matrículas em relação a 2014.

É inegável que a educação a distância só vem crescendo no Brasil, ano após ano. Um dos fatores se deve a popularização da internet banda larga, que faz com que o acesso não seja um empecilho às pessoas que moram em regiões mais afastadas. Por sua vez, o preço também não pode ser deixado de lado, o investimento no EAD é consideravelmente menor, e quando eu digo consideravelmente, acredite, a diferença entre os valores de um curso online e um curso presencial pode passar de 10 vezes. Alguns fatores explicam o porquê da diferença ser tão grande, como o quadro de funcionários reduzido e a sede física menor, esse, porém, é tema para outro artigo que em breve lançaremos aqui no blog do Foco Educação Profissional.

Mas cá entre nós, é preciso desmistificar uma coisa: mesmo com o crescente avanço do setor, muita gente ainda mantém um pé atrás com os cursos online. Talvez por medo de não terem os certificados reconhecidos. BOBAGEM, os serviços online chegaram para ficar, e se tratando de cursos, a perspectiva é de ainda mais crescimento. Os certificados em cursos online são perfeitamente aceitos, assim como os certificados de cursos presenciais. Como eu disse, essa é uma realidade que veio para ficar, a prova disso está no elevado número da oferta de disciplinas online em cursos que antes, eram 100% presenciais. Superada essa etapa, você deve estar se perguntando? Por que investir em EAD? Calma, foco na leitura que eu já te falo.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Vantagens dos cursos online

O EAD pode ser um pouco misterioso para algumas pessoas, então vou elencar aqui alguns bons motivos para não deixar essa possibilidade passar em branco:

• Melhor custo benefício: como eu disse acima, as instituições de EAD possuem custos muito mais enxutos se comparados a instituições que ofertam cursos presenciais. Isso possibilita que a matrícula e demais taxas sejam bem menores.

• Comodidade e conforto: estudar quando e onde quiser é uma baita vantagem, afinal, ninguém melhor que você para conhecer a sua rotina e seu horários. Image poder chegar em casa, depois de um dia estressante no trabalho, tomar um banho quente, relaxar por tempo e só depois iniciar os estudos, seria ótimo, não é mesmo?

• Segurança: fator importante nos dias de hoje, principalmente levando em conta a crescente onda de violência que as cidades vêm enfrentando.

• Economia: Outra coisa que está afetando muita gente, as altas tarifas no transporte público e no combustível. Sair de casa está cada vez mais caro, sem contar o lanchinho.

• Sem exigência de estudos anteriores: Se você está à procura de um curso de capacitação, atualização ou aperfeiçoamento, ou seja, um curso livre, saiba que não há restrições. Cursos livres online se destinam a toda e qualquer pessoa, mas isso é assunto para outro parágrafo.

Antes de falar sobre a destinação do EAD, para que não haja dúvidas, é importante dizer que os cursos livres ead são “cursos a distância, não regulamentados por órgão educacional, oferecidos livremente para público em geral, vinculado, ou não, a uma instituição.” (ABED).

Quem são as pessoas que fazem cursos online?

Como citado acima, os cursos livres se destinam ao público em geral. No Foco Educação Profissional, também funciona assim. Qualquer pessoa interessada pode se matricular para ter acesso a mais de 1.000 cursos EAD

Normalmente, quando as pessoas buscam cursos online, elas o fazem por 4 motivos principais:

1. Capacitação profissional: a busca por conhecimento e capacitação é um dos fatores que movimenta o mercado de trabalha. Estar atualizado com as tendências, tecnologias e ferramentas de trabalho será sempre um diferencial a qualquer profissional.

2. Progressão na carreira: esse motivo está muito ligado ao funcionalismo público. Normalmente servidores públicos possuem os chamados “planos de carreira”. Tais planos possibilitam promoções em níveis salariais e também a nível de cargos a depender. A certificação seria o que possibilitaria a ascensão do servidor. O plano de carreira também pode ser praticado por empresas privadas. Lembrando que cada empresa adota o método de promoção que achar melhor.

3. Provas de títulos em concursos públicos: a prova escrita em concursos públicos pode ser apenas uma de varias etapas do processo. As provas de título normalmente não são eliminatórias, não entanto servem como fator de classificação. Se você estiver pensando em prestar um concurso público, pense que alguns certificados em cursos livres poderão fazer com que você seja aprovado. Sempre consulte o edital para não fazer confusão a respeito dos títulos e das formas de comprovação.

4. Atividade complementar: alunos do ensino superior precisam apresentar certa carga horária em atividades complementares. A quantidade da carga total de créditos complementares é estipulada pela instituição, sendo que o MEC define que o mínimo e o máximo de horas.

Seja qual for o seu motivo, mesmo que ele não esteja lista acima, aqui no Foco Educação Profissional, você tem opção de certificados em todos os nossos cursos online, dispostos em áreas como: educação, administração, direito, educação infantil e muito mais.


Modalidades de ensino à distância

Depois de algum tempo trabalhando com ensino à distância, pude perceber o quão é fácil às pessoas se confundirem quanto à modalidade de ensino que procuram. Iniciar um curso online, antes de tudo, é um processo de escolhas, tanto do curso pretendido, quanto da modalidade. Portanto, se você está em dúvida sobre qual tipo de ensino fazer, fique atento aos próximos parágrafos.

Já falei a respeito de cursos livres, que é uma modalidade que independe de órgãos de regulação, ou seja, as instituições ou empresas não dependem da autorização do MEC para funcionarem e ofertarem seus cursos. Os cursos livres são amparados pela Lei 9.394/96 e também pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Os cursos de extensão online ou presenciais geralmente são oferecidos por instituições de ensino superior. Ou seja, são cursos de caráter extensivo a graduação. Normalmente são abertos a toda comunidade e, assim como os cursos livres, não dependem de autorização do MEC ou de outros órgãos reguladores para o seu funcionamento.

Já os cursos de especialização em nível de pós graduação lato sensu devem obrigatoriamente ser ofertados por instituições de ensino superior e dependem de autorização e reconhecimento para funcionarem, conforme a Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.

É importante dizer que, conforme a Resolução, os cursos de pós-graduação denominados de aperfeiçoamento não dependem de autorização para funcionamento. Dessa forma, se o seu pensamento estiver voltado à capacitação como forma de ascensão ou ingresso no serviço público é sempre bom ficar a atento aos editais de concurso ou normas da sua empresa ou repartição pública.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Certificado ou diploma?

O nome é diferente, mas pode significar a mesma coisa. O mais comum é atribuir o termo “diploma” ao comprovante de conclusão de curso superior e o termo “certificado” ao comprovante de cursos livres. As instituições de ensino superior, também são obrigadas por lei a emitir o histórico escolar, caso o aluno solicite. O mesmo não acontece com os cursos livres.

Informação importante: segundo o portal do MEC, “as taxas de emissão do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão de Curso, bem como da expedição e do registro de diplomas estão incluídos nas mensalidades pagas pelos serviços educacionais prestados pela instituição, conforme a interpretação dos artigos 22, XXIV, e 24, IX, da Constituição Federal, combinados com os artigos 48, § 1° e 53, VI, da Lei n° 9.394/96 (LDB) em face dos artigos 2° e 3°, da Lei n° 8.078/90, e nos termos da Lei nº 9.870/99.” Lembro mais uma vez que essa resolução diz somente sobre os cursos do ensino superior.

Lembre-se, seu certificado ou diploma, é um documento e para que ele tenha valor, é preciso que a instituição que o emitiu garanta mecanismos de validação. Dessa forma, quem o receber poderá efetuar uma consulta para garantir a sua validade. Hoje, a forma mais eficiente de se validar uma certificação é online. Aqui, no Foco, você consulta certificados de forma simples e rápida, por QR Code ou no próprio site.

Riscos dos cursos EAD

Quando falamos em cursos a distância, nem tudo é um mar de rosas. É preciso ficar muito atento aos chamados cursos online grátis. Algumas empresas fazem uma verdadeira corrida contra o tempo para oferecerem o maior número de "cursos" possíveis. Quando você ver algum lugar anunciando cursos online grátis com certificado, desconfie, muito provavelmente você estará acessando conteúdos sem o menor cuidado. Apenas dispostos de qualquer forma, sem levar em consideração a experiência do usuário. Empresas que oferecem cursos online grátis podem ser na verdade, apenas máquinas de venda de certificados.

Existem muitas pessoas que deixam as coisas para a última hora. E solicitar um certificado sem ter feito o curso é algo que infelizmente é comum em nosso país. Essa, no entanto, não é uma prática legal, e as empresas e pessoas que se arriscam estão sujeitas a penalidades. Emitir documentação falsa é crime. No Foco Educação Profissional, o período mínimo de estudos é respeitado, ou seja, o aluno estuda o conteúdo a seu tempo, porém receberá o certificado após o cumprimento do tempo necessário. Afinal, um certificado de um curso que possui 120 horas não pode ser liberado em 24 horas. A pessoa que busca por certificados rápidos pode pagar um alto preço por isso e acabar tenho sua certificação invalidada na instituição recebedora. Por isso a minha dica é a seguinte: precisando de certificados? Programa-se, matricule-se e estude, essa é a melhor forma para se capacitar em cursos livres.

A falsificação é algo que assombra as empresas recebedoras, isso ocorre tanto no EAD quanto em instituições de ensino presencial. Por isso, como dito acima, só inicie seu processo de certificação em locais onde você possa consultar a validade do seu certificado. Segurança um é das palavras chaves quando falamos em cursos online.

Maximizando as oportunidades

Aqui no Foco Educação Profissional, quem se matricula possui acesso a todos os nossos cursos durante 1 ano. São mais de 1.000 cursos a distância dispostos diversas áreas do conhecimento. E o melhor tudo, não há mensalidades. O investimento é de apenas R$69,90. Taxa única. Todos os cursos possuem opção de certificado. Faça sua inscrição e saiba mais.

Deseja saber mais sobre o EAD? Possui alguma dúvida que não está no presente no artigo? Comente, pergunte, fique a vontade, este espaço é seu.