Tempo e produtividade são duas coisas que as pessoas mais valorizam atualmente. Em meio a tantos compromissos sociais e profissionais, fazer tudo rápido e de modo efetivo sempre atrai. Porém, às vezes nem tudo funciona do jeito que queremos.Tem coisas e situações que precisam ser feitas com cautela, caso contrário, acabam virando um problemão e até causando prejuízos. Não é à toa que muita gente diz que a pressa é inimiga da perfeição.

Quando se trata dos estudos, não dá para fugir à regra. Fazer uma faculdade, se profissionalizar com cursos online e qualquer outra opção depende de dedicação e empenho. Por mais que você queira que tudo aconteça sempre em tempo recorde, perceberá que é sempre bom aproveitar o máximo e não se auto sabotar. É justamente nesse contexto que se encaixa o tema de nosso artigo.

Há muitas pessoas procurando, principalmente nos mecanismos de busca da internet, sobre cursos online rápidos com certificado. Ou seja, aquele certificado de curso que é emitido rapidamente, até no mesmo dia da matrícula, para que seja usado amplamente para vários objetivos. Ao se deparar com instituições que usam essa tática como divulgação de seus cursos EAD, vários indivíduos ficam animados, pois pensam apenas no "papel", sem se atentar a outros fatores que só depois são percebidos.

Sabia que o velho marketing dos cursos online com certificados rápidos já caiu por terra e pode até gerar prejuízos futuros? Pois é. Vamos te dizer o porquê neste artigo. Entenda, definitivamente, quais os perigos desse padrão e fuja de uma vez por todas dessa cilada.

Cursos online rápidos com certificado: é possível mesmo?

O que um certificado representa?

Conquista. Para muita gente, o valor de um certificado de curso é justamente esse, e não tem como discordar. Independente da modalidade realizada, carga horária, desafios e avaliações, receber o comprovante do tempo e dedicação que você teve ao estudar é satisfatório e gratificante. É como se fosse uma coroação, um reconhecimento desse investimento. Para se ter ideia, na graduação há até um evento para comemorar esse fato.

Embora em outros casos não seja necessário tanta festa, é inerente a muitas pessoas comemorarem e se sentirem felizes com seu certificado em mãos. Ele servirá para variados objetivos e, mais do que isso, o conhecimento adquirido poderá ser colocado em prática seja no trabalho, nos próprios estudos e em outros planos.

Se você investe nos cursos online com certificado, tendência atualmente e alternativa testada por milhões de pessoas, além da qualidade do conhecimento adquirido, pode usar seu comprovante em várias situações, seja para se aperfeiçoar na área que gosta e atua ou até para aprender uma nova profissão. O valor é grande e essencial, tanto que dá para:

  • apresentar o certificado na faculdade como parte das atividades complementares à graduação, prática comum em muitas universidades;
  • usar na prova de títulos dos concursos públicos, para conseguir uma boa colocação na classificação geral de acordo com suas qualificações;
  • para progressão de carreira em sua função, conquistando uma vaga na empresa em que trabalha e na área em si;
  • incluir no currículo como parte de sua capacitação, atualização ou aperfeiçoamento em determinados campos (idiomas, aplicações, programas de computador, entre outros), apresentando em uma entrevista de emprego, por exemplo;
  • fortalecer seu conhecimento para ser tanto um bom profissional quanto um cidadão mais consciente, ficando por dentro de uma série de assuntos e tendo um comprovante de tudo isso.

Esses são apenas alguns exemplos interessantes de como usar seu certificado, seja de cursos online ou de outras opções. Agora, pare e pense: para tudo isso, não dá para ter em mãos qualquer coisa, não acha? Ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, a qualidade é essencial para todos as metas.

E aí que entra o primeiro motivo para ficar de olho nos cursos online rápidos com certificado. Será que são boas apostas? Vale a pena escolher logo aquele que promete o papel em tempo recorde, apenas para comprovar algo que você precisa no momento, deixando de lado toda a experiência e o empenho em estudar para aprender bastante? Pode ter certeza que não.

Se o certificado é uma conquista, quando você nem liga para a procedência dos cursos EAD e se importa apenas em consegui-lo rapidamente, com o tempo perceberá que está fazendo um péssimo negócio. Sabia que você pode até passar por uma situação vexatória com isso? Esse é "apenas" um dos problemas em fazer cursos com certificado rápido, aqueles que muitas instituições dizem ser ótimo – só que não.

Por que certificados rápidos são problemáticos?

Para que você entenda, imagine que você comece a fazer um curso de inglês hoje para ter um certificado e apresenta-lo em uma entrevista de emprego para aquela vaga dos sonhos. Não dá apenas para colocar no currículo que você conhece o idioma, é preciso mostrar realmente essa capacidade de acordo com seu nível.

No mercado, há muitos cursos EAD e presenciais de inglês em carga horária e com metodologias variadas. O ideal é optar por aqueles qualitativos, que tenham um bom conteúdo e métodos excelentes. A partir daí, você começa o curso e vai aprendendo gradativamente, fazendo anotações, exercícios, estudando tudo que é abordado para que seja avaliado e, no final, esteja com seu comprovante.

Pense bem: esse processo está longe de ser simples e é impossível de ser feito em pouco tempo. Mesmo que siga uma linha mínima de duração - 5 horas, descrita na maioria dos portais de cursos online com certificado -, não dá para fazer tudo isso em um ou dois dias. Nem mesmo se você tiver disponível totalmente.

Está aí o outro problema dos cursos online rápidos com certificado. A ideia é aproveitar ao máximo, por mais que seja curto. Ah, mas eu já conheço o assunto e só preciso do comprovante. Ainda nesse caso, para tê-lo em mãos, é necessário seguir parâmetros estabelecidos pela instituição e se sair muito bem na prova final – nesse caso, nos referimos aquelas escolas que realmente se preocupam com seus cursos a distância, claro.

Falamos isso porque esse fato de ter um certificado de curso online rapidamente é amplamente divulgado por muitos locais, que se valem desse péssimo marketing para conquistarem mais e mais clientes. Nesse caso, a ideia é ter alunos e, consequentemente, mais lucro. Quanto mais gente, melhor. Não há preocupação em oferecer um bom ambiente virtual de aprendizagem, conteúdos atualizados e demais vantagens essenciais: a ideia é apenas emitir um certificado de curso online como se não tivesse valor nenhum.

Assim, essas instituições se aproveitam da pressa e pouco conhecimento das pessoas para venderem seus cursos online. No início, parece um ótimo negócio, mas depois você vai perceber o quanto é uma cilada – e até uma perda de tempo, sabia? Em vez de investir nessas alternativas fáceis, de baixa qualidade e defasadas, você poderia se matricular em um curso bom, que realmente faça diferença em seus planos pessoais e profissionais.

Lembra que falamos que ter um certificado de curso rápido pode te fazer até passar vergonha em algumas situações? Então, isso pode acontecer na entrevista de emprego, por exemplo. Se você decidiu optar pelo curso de inglês mais rápido e com o documento ''na hora'', ao ser questionado pelo entrevistador sobre esse conhecimento, pode se ver em uma armadilha criada por si mesmo.

Caso não tenha assimilado nada do conteúdo do curso ou simplesmente o conteúdo era ruim mesmo, quando perguntarem sobre a metodologia e seu aprendizado, você pode ficar perdido, sem saber os detalhes que deveriam ser básicos. Afinal, quando há a dedicação em algo, é natural se atentar a todos os pontos e até avaliar se foram positivos ou negativos para seu objetivo.

E isso vale para qualquer lugar. Quem vai usar o certificado para horas complementares na faculdade, terá que informar ao colegiado do curso a respeito de sua procedência. Na prova de títulos, muitos órgãos são exigentes e só aceitam comprovantes de instituições de qualidade. Já no dia a dia na sua função, é totalmente incoerente dizer que fez um curso específico e, na hora de usar os conhecimentos para algo prático, não ter noção nenhuma e não saber qual caminho seguir.

Essas são apenas algumas situações, para que você compreenda o quanto uma decisão errada pode te prejudicar. No calor do momento e na afobação, queremos sempre o mais fácil, aquilo que é vendido como a solução dos seus problemas. Porém, não é à toa que muita gente diz que a pressa é inimiga da perfeição e quando a esmola é demais o santo desconfia. E, infelizmente, muitos se aproveitam dessa inocência e falta de conhecimento para ganhar dinheiro.

cursos online certificados rápidos

Como escolher uma boa instituição?

Nesse contexto de cursos a distância de excelência versus certificados de qualidade, a primeira coisa que você precisa ficar de olho é a instituição. Em uma pesquisa básica nos mecanismos de busca, você já elimina várias somente pela publicidade malfeita e pontos que mostram incoerência, seja por se valer de cursos com certificado rápido, cursos online grátis, entre outras estratégias ruins.

A ideia é ser objetivo e investir em um custo-benefício coerente. Uma escola séria e que respeita o aluno jamais criará conceitos que o farão se arrepender mais tarde, até porque o melhor marketing é ainda aquele "boca a boca", da indicação mesmo. Quantas recomendações de amigos você já considerou só porque eles afirmaram categoricamente que eram boas? Gera uma confiança, não é?

Pois bem, a partir do momento em que você conta com uma instituição íntegra, que tem um portal dinâmico, direto e informativo, dá para perceber que está tomando um bom rumo. Nesse caso, se você pesquisar no Google ou qualquer outro buscador, não pense que as primeiras opções são as melhores, ainda mais aquelas que são patrocinadas por anúncios.

Analise todos os portais, os benefícios e os conteúdos, bem como o plano de aulas dos cursos a distância e a carga horária disponível dos cursos com certificado. Tudo precisa estar claro e bem explicado. Se a instituição for parceira da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância e contar com ótimos depoimentos dos alunos nas redes sociais e demais canais, considere esses como pontos fortes a seu favor.

A variedade de cursos EAD, a duração e o preparo por setores pedagógicas exclusivos também são boas fórmulas para garantir a reputação do portal. Assim, o certificado de curso online será bem visto e aceito por qualquer lugar. Siga as melhores metodologias e esteja disposto a aprender no seu tempo: o comprovante final será consequência de todo seu esforço e você perceberá que foi muito compensatório.

Com a tendência dos cursos online, só resta a você se organizar e pensar na produtividade de modo efetivo e racional. Dê tempo ao tempo e evite fazer tudo na pressa, isso nunca funciona. Aproveite tudo ao máximo, ainda mais quando se trata de seus estudos e, assim, fuja sempre dos cursos online rápidos com certificado.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Valorize seu aprendizado e seu certificado

Pessoas que se destacam no mercado de trabalho e fazem um ótimo marketing pessoal sempre seguem alternativas que estão acima do padrão, que trazem ótimos valores e muita qualidade para seus objetivos. Toda escolha depende de uma boa avaliação e pesquisa, vendo o que é melhor de acordo com seus planos. Com os cursos a distância isso não é diferente.

Ao procurar pelos melhores cursos EAD do mercado, busque sempre o seu real aprendizado e contar com aquilo que trará qualidade a sua formação. Assim, você terá um certificado de curso impecável, que realmente mostra seu empenho e conhecimento acerca das áreas que se dispôs a estudar e se qualificar.

Agora que você já sabe tudo sobre esse tema, nossa dica final é investir em um portal que realmente acredita no potencial de seus alunos e está sempre pronto para oferecer ótimos cursos online com certificado, com tudo o que é fundamental para uma formação eficiente. O Foco Educação Profissional já foi atestado por mais de 140 mil pessoas, que confiam na qualidade das centenas de cursos online em mais de 20 áreas.

Todos os conteúdos são preparados por um setor pedagógico dedicado, atualizados para que todos aprendam com as melhores bases. Melhor que isso, você pode ter acesso aos cursos EAD e seus benefícios durante um ano investindo apenas um valor único de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). Não há mensalidades: estude tranquilamente, escolha sua carga horária e se qualifique em diversos campos, da administração à tecnologia. Incrível, não é? Inscreva-se agora e comece já.

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre certificado de curso online e tudo que permeia esse tema. Tem dúvidas? Comente. Aproveite para compartilhar o artigo também. Até mais.