Muitos profissionais procuram cursos online para adquirir conhecimento de um segundo idioma. Essa é uma solução bem eficaz, já que os recursos podem ser acessados a qualquer hora, de acordo com a disponibilidade do aluno para aprender inglês. Um curso online Inglês Básico deve ter a metodologia adequada para o ensino a distância.

É possível dominar a língua inglesa com o uso de ferramentas online aliadas ao estudo em menos tempo do que um aluno de curso presencial. Isso porque a internet proporciona uma experiência dinâmica e interativa. Além disso, no curso de inglês online, a matéria pode ser assistida nos momentos que o estudante estiver mais disposto e concentrado.

10 dicas essenciais para quem deseja estudar na internet e aprimorar os conhecimentos de inglês

Entenda como recursos online e hábitos simples podem ser usados para alavancar o aprendizado de um segundo idioma. É possível ter uma ajuda extra aliada ao curso online Inglês Básico para aprender inglês na internet. Veja a seguir dicas bem relevantes para quem precisa de um diferencial na carreira.

1. Estabeleça uma rotina e meta para conclusão de cursos online

As aulas web não têm um horário definido para serem assistidas. Esse é um grande ponto positivo da modalidade de ensino a distância. Portanto, o aluno deve definir um plano de estudos para atingir seus objetivos. Comece estabelecendo uma quantidade de horas para a tarefa, depois divida pelos dias reservados para essa atividade. Se tem horas vagas apenas aos finais de semana, uma possibilidade é dedicar 1h30 no sábado e 1h30 no domingo para cada aula de inglês.

Nos outros dias, use períodos ociosos para manter contato com a língua inglesa por meio de recursos extras, que serão mais detalhados ao longo do artigo. O tempo gasto no transporte público, a fila de espera no dentista e até mesmo aqueles minutos que sobram do horário de almoço são valiosos. A imersão por meio dos estudos deve ser constante, para que o idioma se torne parte do cotidiano, mesmo que em curtas sessões ao longo do dia. Quanto mais contato o aluno tem com o inglês, maiores são as chances de desenvolver suas habilidades.

2. Dê atenção aos exercícios de listening, eles são essenciais para aprimorar a conversação

Para ser um bom falante, primeiramente é preciso saber ouvir. Treinar o ouvido para reconhecer os sons característicos da língua inglesa é uma forma de melhorar a fala. Isso porque a entonação é diferente do português, as frases têm um certo ritmo padrão para cada língua.

Com o idioma nativo, o processo de fluência com a ajuda da audição funciona da mesma forma. Uma criança escuta várias vezes os familiares conversarem com ela e repetirem palavras para que sejam compreendidas. Depois de entender comandos básicos, a criança inicia a comunicação, conforme recebe novos estímulos.

Para estudar a pronúncia e entonação das palavras, dê preferência a áudios que acompanham textos, como diálogos ou trailers de filme com legenda em inglês. Geralmente os cursos à distância possuem esse tipo de material disponível para os alunos. Depois de escutar o conteúdo, lembre-se de ler as frases em voz alta para treinar a pronúncia.

Quem tem inglês básico deve optar pela leitura e interpretação de textos em inglês com menos palavras, com vocabulário mais acessível. Conforme progredir e entender melhor como falar inglês, selecione outros formatos maiores. Estudantes mais avançados podem ler audiobooks, livros de estórias que disponibilizam o conteúdo impresso e na versão áudio. Eles são classificados por nível, como beginner, para os iniciantes até os títulos de advanced learner, para aqueles que já tem mais compreensão do idioma.

3. Aproveite os estudos para se divertir

É claro que contar com os benefícios de cursos online com certificado agrega grande valor ao currículo. Isso porque no Foco Educação Profissional é você quem escolhe a carga horária, de 5 até 360 horas por em cada um dos cursos online. Ao contrário dos cursos presenciais, onde cada semestre tem cerca de 35 aulas e valor de investimento bem superior.

Isso significa que os cursos online proporcionam o desenvolvimento do aluno na aquisição da língua. Então, que tal unir o útil ao agradável e usar esse conhecimento em suas atividades favoritas? Todo mundo tem um filme que já conhece as falas de cor, principalmente aqueles dos tempos de infância. Então, uma dica é assistir novamente o filme no idioma original, para ter uma nova experiência e garantir a imersão com uma aula de inglês muito prazerosa.

E para os fãs de videogame, um desafio é jogar um título que contenha várias falas dos personagens, como por exemplo os games de RPG. É preciso entender a história para avançar no jogo, além de prestar atenção a certas dicas dadas durante os diálogos. Esse é um modo de aliar técnicas de como falar inglês a um passatempo agradável.

Cursos relacionados que podem te interessar:

4. Tenha em mente que o inglês é diferente do português e não há nenhum problema nisso

É comum que alunos iniciantes estranhem as estruturas do novo idioma, sempre fazendo comparações com a língua nativa. Em vez de perder tempo tentando entender o porquê das diferenças, vale mais a pena assimilar o uso de cada estrutura. As diversidades existem justamente porque cada língua é um "organismo vivo", moldado de acordo com os costumes dos falantes.

Você saberia explicar porque dizemos “acertar na mosca” em vez de “acertar precisamente o alvo”? Ou então,de onde surgiu a expressão “pagar mico”? Nós não pensamos na lógica do que falamos no idioma materno, apenas compreendemos em que situação cada expressão ou construção deve ser usada.

E para os casos que uma palavra tem vários significados, tudo dependerá do contexto. Os cursos EAD trabalham com módulos, que podem ser divididos em temas. Se o diálogo está relacionado a vocabulário de trânsito e carros, provavelmente a palavra “fine” será usada para mencionar uma multa recebida por um motorista infrator. A mesma palavra também pode significar “bem" ou "legal”, como em "I am fine" (Eu estou bem). Será que isso não existe em português? Sim. Sempre há um contexto para diferenciar a manga (fruta) da manga que é uma parte de camisa. No curso online Inglês Básico, deve acontecer da mesma maneira.

5. Treine a conversação com outros alunos de diversas nacionalidades

O aluno de cursos à distância não precisa ser solitário e guardar todo o conhecimento para si. Ele deve aproveitar as oportunidades do universo online para quebrar barreiras. O inglês é uma grande ferramenta que permite a comunicação de falantes de variadas localidades. Há sites gratuitos que permitem a conexão entre duas pessoas com os mesmos interesses para a troca de mensagens. Saiba que eles servem apenas como um complemento do curso, por isso é necessário manter a rotina de estudos normalmente. Um exemplo é o PenPal World, que traz diversos perfis de usuários, separados por país. Você pode falar com um nativo americano, irlandês, australiano ou britânico, basta escolher um membro. Além da troca cultural, esse tipo de site proporciona a chance de fazer novas amizades na web.

Essa dica é especial para aqueles que ficam em dúvida sobre como praticar conversação e fazer aula de inglês na internet. Há ainda outras formas de conhecer pessoas, inclusive brasileiros com o mesmo nível de conhecimento. Nas redes sociais, há grupos de estudantes que desejam interagir com outros usuários, seja por mensagem de voz ou texto.

6. Comece a pensar em inglês para estudar vocabulário

Já que nem sempre é possível sair por aí batendo papo com alguém fluente no idioma, há um recurso que pode ser usado a qualquer momento. Conforme estiver realizando tarefas simples do dia a dia, tente pensar em inglês. Pode começar com coisas simples, como “Onde está o meu celular?”. Quando não conseguir completar alguma frase, anote a palavra que estiver faltando para depois consultar no dicionário disponibilizado nos cursos online de língua inglesa.

Para este exercício, não é preciso nenhum tipo de recurso, basta ter vontade de desafiar a si mesmo, criando uma conversa mental. Pouco a pouco, será mais rápido lembrar as estruturas aprendidas nos cursos à distância, em poucos segundos. A técnica funciona para memorizar e assimilar o conteúdo das aulas, sem grande esforço.

7. Use um caderno para anotar informações relevantes

Cursos online com certificado oferecem recursos digitais para que o aluno domine o idioma, com o benefício de poderem ser acessados de qualquer lugar. Isso não significa que é preciso dispensar um caderno para fazer anotações. O bloco de notas do celular pode ser usado para a mesma finalidade.

Escrever um pequeno resumo da matéria é um modo personalizado de absorver o conteúdo do curso online. Ao realizar esse tipo de registro, o estudante explica com suas próprias palavras as regras que aprendeu. Inclusive, há estudos que defendem a escrita à mão, porque estimula a memorização e concentração. Para quem está estudando um novo idioma, a possibilidade de relacionar a forma escrita à pronúncia também é uma vantagem do texto manuscrito.

8. Mude o idioma de seu celular e demais aparelhos eletrônicos

Se você usa carro como meio de transporte, provavelmente possui um GPS ou um aplicativo no celular, como o Google Maps. Da próxima vez que precisar seguir os comandos de voz, tente colocar o aplicativo em outro idioma para testar os conhecimentos aprendidos no curso de inglês online. Em uma viagem para o exterior, é essencial saber as direções, já que não é difícil ficar perdido em um local desconhecido. Ao dar informações, o falante da língua vai utilizar frases bem semelhantes às do GPS, como “vire à direita na rua X”.

Um modo prático de se familiarizar com estas estruturas ensinadas nos cursos EAD é usá-las sempre que possível. Caso tenha receio de não conseguir achar o caminho correto, use o GPS em inglês quando voltar para a casa, em sua rota normal, como um exercício de listening. Quando estiver mais confiante, tente chegar a um destino que não conhece, com os recursos do aparelho em língua inglesa. O mesmo vale para o celular ou tablet, que traz a opção de alterar o idioma do sistema. Esse é mais um estímulo para pensar em inglês durante as tarefas do cotidiano.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

9. Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais são cheias de materiais em inglês que podem ser usados nos estudos, de forma bem dinâmica. Os memes, posts de piadas e trocadilhos, são os mais populares do Facebook e Twitter. Por que não usá-los para entender melhor a língua inglesa? Com texto curto, o meme exige a interpretação de uma piada feita com o auxílio de uma imagem engraçada.

Analisando o contexto, o usuário consegue assimilar a mensagem e, quem sabe, dar boas risadas. O campo de comentários é outro prato cheio para o aluno de cursos online com certificado que deseja testar seus conhecimentos em inglês. Nesse espaço, falantes nativos dão suas opiniões e até mesmo criam novas piadas sobre o assunto.

Pesquise páginas de outros países, conforme seus interesses. Se quiser, pode também seguir seus artistas internacionais favoritos ou conferir grupos de discussão que tratam de determinados tópicos. Já no Twitter, vale a pena conferir os trending topics mundiais e ler em inglês o que os usuários estão comentando sobre as hashtags mais populares.

10. Acesse bons dicionários online para ampliar o vocabulário

Há quem goste de consultar o bom e velho dicionário de papel. Mas, esse tipo de livro tem a desvantagem de ficar desatualizado em pouco tempo. Com a internet, diversas expressões surgem mais rapidamente. Por isso é bom utilizar um dicionário online e contar com informações atualizadas constantemente. E para quem está matriculado em cursos EAD, a internet é usada para assistir às aulas. Portanto, em caso de dúvida, basta abrir uma nova aba no navegador e acessar o recurso com apenas alguns cliques.

Outro ponto a favor dos dicionários online é que a maioria pode ser consultada gratuitamente. Há inclusive sites que trazem a pronúncia das palavras e o filtro de pesquisa para inglês britânico ou americano. Um exemplo é o Longman Dictionary of Contemporary English. Os significados e exemplos de uso das palavras são em inglês. Caso o aluno precise da tradução em português, o conhecido Michaelis é ideal, porém mais limitado.

Já o site Linguee mostra traduções comuns de expressões, não apenas de palavras isoladas. Ele serve para ilustrar frases que contenham a expressão procurada em uso, além de mostrar o equivalente em português.

Falar inglês não é um bicho de sete cabeças. Principalmente para quem pode usar ferramentas online que permitem uma maior imersão. Hoje em dia, a internet proporciona acesso a notícias, vídeos, áudios e variados tipos de materiais gratuitos. O uso de tais elementos aliados a um aprendizado a distância agrega muito conhecimento em menos tempo.

Seguindo as dicas e se dedicando ao curso de inglês online, em poucos meses você vai perceber um grande avanço no idioma. Com empenho, dedicação e os conteúdos disponibilizados na internet, é possível potencializar os estudos sem complicação. Aprender inglês é muito mais simples do que parece! Aproveite para se inscrever em uma das várias opções oferecidas pelo Foco Educação Profissional, portal com cursos preparados por um departamento pedagógico exclusivo. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!