Aprimorar as habilidades e qualificar-se continuamente é essencial a quem quer crescer na carreira e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Não há espaço para quem se qualificou em determinada área e estagnou, não buscou formas de evoluir junto com a sua área de formação. Nem a desculpa de falta de tempo justifica, pois os cursos a distância existem exatamente para isso: encaixar nas mais complicadas agendas. Totalmente flexíveis, permitem que o cursista estude onde e quando quiser – e melhor, oferece opções diversas para capacitação, atualização e aperfeiçoamento.

Cursos online são perfeitos também para quem ainda não direcionou sua carreira, ou está dando os primeiros passos na vida profissional – nada melhorar que começar a valorizar o currículo desde cedo. O portal Foco Educação Profissional tem muitas alternativas a lhe oferecer, como um curso de assistente contábil, por exemplo.

A área contábil em constante mudança

A área contábil cresceu muito nos últimos anos e criou uma demanda por bons profissionais – de formação de nível superior, técnico e médio. Alguns fatores influenciaram ainda mais a importância dessa área (e continuarão influenciando): mudanças na legislação, alterações nas leis trabalhistas, obrigatoriedade do eSocial para todos os tipos de empresas e a convergência das normais nacionais de contabilidade para internacionais, citando alguns exemplos. Algumas dessas mudanças já entraram em vigor, outras entrarão em 2018, como o eSocial e as alterações na contabilidade para entidades cooperativas. Já a conversão das normas nacionais para internacionais vai se estender ainda por alguns anos, a previsão é de que vá até 2022. Sabe o que isso significa? É necessário atualização contínua, estar sempre se informando e estudando, reciclando os conhecimentos e se firmando como um profissional compromissado e engajado.

Somado a isso temos o fato de que a contabilidade direciona profissionais para vários setores, como o fiscal, tributário, RH e setor pessoal, entre outros. Ou seja, com cursos na área de contabilidade no currículo, as chances de conseguir uma boa colocação em várias funções aumentam. 

Como você pode notar, não há espaço para estagnação, tem que se qualificar e estar sempre atento às novidades na área. Por isso, vamos lhe dar uma prévia neste artigo de um de nossos cursos online com certificado voltados a capacitar profissionais a atuarem como assistente contábil. Nosso curso é dividido em módulos e traz noções básicas de contabilidade , práticas contábeis e um panorama geral sobre esse campo de atuação.

Curso de assistente contábil: noções básicas de contabilidade

Os assistentes são peças-chave de qualquer organização. São eles que fazem a parte operacional funcionar e que dão todo o suporte necessário ao setor. Estão entre suas principais funções:

  • Fazer e controlar relatórios e planilhas de contabilidade;

  • Fazer a classificação de despesas e registro de documentos;

  • Acompanhar as leis trabalhistas;

  • Analisar contas patrimoniais;

  • Fazer a classificação contábil de documentos; entre muitas outras.

Funções como cálculo de impostos e preenchimento de guias de recolhimento serão substituídas por "saber utilizar o eSocial", pois o novo programa de informações implantado pelo governo federal fará o cálculo dos impostos e emitirá as guias.

Veja a importância desse profissional ter noções básicas de contabilidade e tudo relacionado à área. Nosso curso online assistente contábil  proporciona um bom embasamento teórico, por isso é uma das melhores opções para qualificar um assistente contábil.

Outros cursos do portal somam forças ao curso de contabilidade online. Dentre eles, citamos o Curso Online e Social e o Curso Online Contabilidade Básica.

A partir daqui vamos falar um pouco sobre alguns temas que são parte integrante de nosso curso online, acompanhe atentamente também as dicas que estamos dando sobre outros cursos a distância que podem lhe interessar e ajudar na sua qualificação para a área contábil.

Contabilidade das instituições financeiras

Também chamada de Contabilidade Bancária, é aplicada para que se tenha o controle patrimonial das instituições financeiras, que desenvolvem as seguintes operações:

  • Empréstimos e financiamentos;

  • Operações especiais como câmbio, comércio internacional e crédito rural;

  • Descontos de títulos;

  • Captação de recursos no exterior para repasse; e outras.

É pela contabilidade bancária que os gerentes acessam as informações necessárias para que possam tomar decisões acertadas, que não afetem a estabilidade da instituição e que permita obter lucros. Isso acontece, principalmente, pela análise de custos, rentabilidade e riscos e o objetivo é zelar pelo patrimônio da instituição.

As normas contábeis são expedidas pelo Banco Central, função delegada em 1978 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Os critérios e procedimentos contábeis para as instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central estão dispostos no COSIF, o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional. O COSIF é o instrumento que contém as regras específicas para registro das demonstrações financeiras das entidades que integram o Sistema Financeiro Nacional: classificação e mensuração de títulos e valores mobiliários, de depósitos, de operações de créditos e derivativos, entre outros.

Um ponto importante a observar aqui é sobre a importância de cursos na área de contabilidade neste contexto, considerando que conseguir uma vaga em instituições financeiras é por meio de processo público ou processo seletivo. Além disso, cursos online com certificado podem ajudar com pontos na prova de títulos (verificar sempre no edital).

Bancos comerciais

Fornecem o suprimento necessário de recursos para financiamento a curto ou médio prazo a pessoas físicas e jurídicas. São prestadores de serviços e um de seus principais atributos é a capacidade de criar moedas por meio de empréstimos efetuados - é pela moeda que os bancos realizam suas transações comerciais, por operações de compra, venda, empréstimo e financiamento.

São divididos em:

  • Privados: a maioria do capital social é de uma pessoa física ou jurídica

  • Públicos: a maioria do capital social pertence à União

Os padrões contábeis utilizados por essas instituições financeiras são bem similares, e por vezes idênticas, aos usados por empresas e outras organizações. Segundo a resolução 2.099/94 da CMN, essas entidades devem ser constituídas na forma de sociedade anônima e obrigatoriamente em sua denominação social deve ter a expressão "banco".

Esse conteúdo é aprofundado no curso de assistente contábil do portal. O curso online dispõe de um conteúdo completo sobre a contabilidade das instituições financeiras, desde os fundamentos das normas até exemplos e casos práticos das aplicações no dia a dia.

Curso de assistente contábil

Contabilidade internacional

A linguagem das informações contábeis varia conforme o país, pois é adaptada ao meio no qual está inserida – tanto que a contabilidade tem sua classificação como "ciência social aplicada". Entretanto, alguns fatores tornaram importante uma linguagem contábil mais globalizada, entre eles a criação da bolsa de valores e abertura do mercado nacional ao aporte de capital estrangeiro. As transações atravessam fronteiras, multinacionais e investidores de toda parte do mundo escolhem os mais diversos destinos para seus investimentos – em algum momento surgiria a necessidade de se ter regras normativas em comum que alinhassem a linguagem contábil.

As normas de contabilidade internacional

Conhecidas como IFRS – International Financial Reporting Standard, as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros são manifestações emitidas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade, o International Accounting Standards Board (IASB). É importante gravar essas siglas, pois são amplamente utilizadas pela identificar o Conselho e as normas.

O objetivo das normas internacionais é que a mesma linguagem contábil seja utilizada em demonstrações contábeis de órgãos governamentais, empresas e qualquer outro tipo de organização de diversos países. A adoção das IFRS ajuda, pela ótica tributária, os interessados no aspecto da globalização dos negócios, facilitando o entendimento das demonstrações - principalmente no Brasil, devido à nossa realidade: uma carga pesada de tributação.

Princípios da contabilidade internacional

Alguns princípios fundamentais norteiam as demonstrações financeiras e relatórios para que sejam retratados em um contexto internacional. São alguns deles:

  • Clareza, relevância, confiabilidade e equilíbrio ao elaborar demonstrações financeiras

  • Critérios de reconhecimento dos ativos e passivos, receitas e despesas

  • Dar informações sobre posição financeira e resultados que interessem a fornecedores, empregados, clientes e investidores

  • Os elementos de demonstração financeira devem incluir demonstração de fluxo de caixa e de resultado, balanço patrimonial, divulgações e notas com informações sobre o segmento do negócio

  • Princípios de avaliações nas demonstrações têm que conter elementos como custo histórico, custo corrente, valor realizável e valor presente

As normas internacionais têm sido implantadas aos poucos. Em 2018, 3 novas normas contábeis passam a vigorar e dizem respeito a: mensuração de receitas; instrumentos financeiros; e contratos de arrendamento.

A convergência das normas nacionais em internacionais foi pautada pela Lei 11.638/2007, e trouxe alterações profundas para a contabilidade brasileira. Conhecer as alterações que já ocorreram e, principalmente, saber o que vem pela frente é essencial a quem atua ou pretende atuar em áreas contábeis ou ligadas a ela.

É notória a necessidade de qualificação e atualização desses profissionais e fortalece a ideia de que um curso de contabilidade online é uma opção prática e funcional – considerando principalmente que cursos a distância são totalmente adaptáveis ao ritmo de cada pessoa e ao tempo que ela tem disponível.

A contribuição de um curso de assistente contábil é imensurável, pois os profissionais dessa função estão na linha de frente desse cenário de mudanças, que traz, além das vantagens, grandes desafios, conforme veremos agora.

Desafios e vantagens da implantação das normas internacionais de contabilidade

A convergência das normais nacionais às internacionais traz oportunidades ímpares no campo da contabilidade. A principal delas é a valorização do profissional contábil, independentemente de qual cargo ocupe e qual função exerça. Esse profissional – ou futuro profissional - pode acompanhar a transformação nas normas, assim como várias outras mudanças que sempre acontecem na legislação, por meio de cursos na área de contabilidade. Também quem está se graduando em cursos administrativos deve fazer cursos online voltados às áreas de contabilidade e afins para reforçar a base de seu aprendizado.

Outras oportunidades que podemos citar são:

- Profissionais habilitados a atuarem em qualquer lugar do mundo;

- Demonstrações financeiras transparentes e confiáveis;

- Os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados em diversos setores, como consultoria, educação, controladoria, auditoria, esfera pública, escritórios contábeis etc.

Por outro lado, os desafios vão trazer bastante trabalho aos profissionais da área - novos aprendizados, adaptação e outros de nível mais amplo, veja alguns:

- Dificuldade de interpretação;

- Reformulação do processo educacional;

- Capacitação, atualização e aperfeiçoamento de profissionais;

- Nível insatisfatório no conhecimento de inglês pelos profissionais, entre outros.

Este último contexto nos leva bem além das noções básicas de contabilidade e do conhecimento técnico na área. Outras habilidades passam a ser exigidas – e podem ser contempladas por um curso online específico, como um reforço à habilidade de interpretação de texto e o aprendizado de inglês.

Considerando todas as nossas dicas, nosso curso de contabilidade online e os cursos de apoio, um excelente assistente contábil estará se formando, e em uma fase em que profissionais contábeis estão bem em alta no mercado, principalmente se possuírem domínio das mudanças que estão ocorrendo em áreas fiscais, contábeis e administrativas em geral.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Legislação tributária

Chegamos a mais um tópico de nosso curso online Assistente Contábil: a legislação tributária. Cheia de regras, detalhes e siglas, a legislação tributária é um campo que exige bastante atenção, pois é muito importante.

Ligada ao Direito Tributário, esse conjunto de normas jurídicas compreende leis ordinárias, complementares, legislação infralegal e dispositivos constitucionais que constituem e deliberam sobre tributos e todos os aspectos relacionados a eles (imposição, arrecadação e fiscalização, por exemplo).  Decretos, normas complementares, convenções e tratados internacionais também constituem a legislação tributária.

Veja alguns conceitos da legislação tributária:

♦ Impostos: tributo gerado por situações não ligadas à atuação da administração pública e sim, do próprio contribuinte. Ocorre sempre que um contribuinte obtenha algum tipo de renda, compre um bem, realize operações financeiras ou faça a contratação de algum tipo de serviço.

♦ Taxa: cobrada como indenização ao Poder Público pela prestação de serviços como taxa de licenciamento de veículo, por exemplo.

♦ COFINS: tributo federal que ajuda a financiar programas sociais. É cobrado de pessoas jurídicas. Não é cobrado de micro e pequenas empresas que optaram pelo Simples Nacional. A alíquota é sobre o faturamento bruto, sendo 3% para empresas no regime cumulativo e 7,6% para as do regime não cumulativo.

Por esses exemplos você já se deu conta do glossário que há na legislação tributária, visto de forma completa em nosso curso online Assistente Contábil.

Foco Educação Profissional: sua melhor opção em cursos online

Chegou a hora de lhe contarmos sobre as vantagens de você estudar em nosso portal. A mais importante é sobre nossos cursos online com certificado, elaborados com toda competência por um setor pedagógico dedicado a disponibilizar um conteúdo atual e bem completo, que dê um forte embasamento teórico ao cursista.

Outra vantagem é sobre a gama de opções - são mais de 1.000 cursos online em várias áreas do conhecimento, e olha que incrível: você pode fazer quantos cursos do Pacote Master quiser durante um ano, investindo apenas R$ 69,90 e sem mensalidades adicionais.

Faça agora mesmo a sua inscrição e comprove o que mais de 140 mil alunos já comprovaram: a excelência e qualidade de nossos cursos. Aproveite e compartilhe essas informações e nosso artigo com seus conhecidos, colegas e amigos. Deixe também o seu comentário - e volte mais vezes. Até breve!